Baixe em PDF
Baixe em PDF
Leia este artigo para saber como retirar a senha de uma planilha protegida do Excel, assim como usar técnicas para tentar descobrir a senha de um arquivo do Excel criptografado. Não se esqueça de que, apesar de não ser difícil remover a senha de uma planilha bloqueada, não há como retirar a proteção por senha de um item criptografado. Apenas programas pagos poderão ser usados para que adivinhem a senha, um processo que pode demorar semanas (ou até mais) para terminar.
Passos
-
Compreenda em quais condições isso pode ser realizado. Quando apenas a planilha do Excel está protegida (ou seja, é possível visualizar o Excel, visualizar seu conteúdo, mas não editá-lo), este Método funcionará para retirar a proteção por senha tanto do Windows quanto no Mac e poderá ser utilizado nos dois sistemas operacionais.
- Não haverá como remover a senha se o arquivo do Excel estiver criptografado.
-
Verifique se o arquivo do Excel possui criptografia. A maneira mais fácil de verificar isso é clicando duas vezes nele; se a planilha abrir como sempre, ela estará protegida, mas o arquivo não.
- Um aviso pop-up deverá aparecer ao tentar acessar a pasta de trabalho do Excel.
- Caso a senha seja pedida logo após clicar duas vezes no item, ele está criptografado e esse método não funcionará; experimente o próximo .
-
Faça uma cópia da planilha protegida. Clique no Excel com a planilha a ser desprotegida e pressione Ctrl + C (Windows) ou ⌘ Command + C (Mac) e cole-o em outro lugar teclando Ctrl + V (Windows) ou ⌘ Command + V (Mac).
- Esse passo é necessário em caso de corromper acidentalmente a versão original do arquivo.
-
Habilite extensões de arquivos (pule este Passo no Mac). No Windows, é importante conseguir ver as extensões fazendo o seguinte:
- Abra o Explorador de Arquivos com o atalho ⊞ Win + E .
- Clique em “Exibir”.
- Marque a opção “Extensões de nomes de arquivos”.
-
Compacte o arquivo Excel em formato ZIP da seguinte maneira:
- Windows : clique com o botão direito no item, escolha “Renomear”, apague a extensão "xlsx" no fim do nome do arquivo e digite zip . O ponto deverá permanecer para que “zip” seja considerada a extensão. Aperte ↵ Enter e clique em “Sim” quando perguntado.
- Mac : clique no arquivo do Excel, escolha “Arquivo”, “Obter Informações” e apague o “xlsx” no fim. Substitua-o por zip , não apagando o ponto entre o nome dele e “zip”. Aperte ⏎ Return e clique em “Usar .zip”.
-
Extraia a pasta zip. O processo exato varia de acordo com o sistema operacional do seu computador:
- Windows : clique com o botão direito no zip, escolha “Extrair Tudo” no menu suspenso, e depois em “Extrair”. A pasta descompactada deverá abrir.
- Mac : clique duas vezes no zip e aguarde a pasta extraída abrir.
-
Abra a pasta "xl" clicando duas vezes sobre ela.
- Caso a pasta extraída não abra por alguma razão, clique duas vezes na pasta com o mesmo nome que a zip, primeiro.
-
Abra a pasta "worksheets", na parte superior da "xl".
-
Acesse a planilha em um editor de texto. Siga as instruções abaixo dependendo do sistema operacional de sua máquina:
- Windows : clique duas vezes na planilha que deseja desbloquear (“Planilha1”, por exemplo), escolha “Abrir com” no menu suspenso e clique em “Bloco de Notas”, no menu pop-out.
- Mac : clique na planilha que deseja desbloquear (“Planilha1”, por exemplo), escolha “Arquivo”, “Abrir Com” e “Editor de Texto”.
-
Remova o código de proteção da senha. Encontre a seção "sheetProtection" (dentro de "< >") e apague tudo de "<sheetProtection" até o fim ("/>"), no outro lado do algoritmo da proteção.
-
Salve as alterações e feche o editor de texto. Para isso, tecle Ctrl + S (Windows) ou ⌘ Command + S (Mac) e clique no “X” (ou no círculo vermelho, no Mac) no canto da tela.
-
Copie a pasta "worksheets". Clique no botão “Voltar” para retornar à pasta "xl", e logo depois acesse "worksheets". Pressione Ctrl + C (Windows) ou ⌘ Command + C (Mac).
-
Abra a pasta zip clicando duas vezes sobre ela.
-
Substitua a pasta “worksheets”, dentro da zip, pela que você copiou. Clique duas vezes na pasta “xl” e apague a "worksheets"; clique no espaço em branco e use o atalho Ctrl + V (Windows) ou ⌘ Command + V (Mac) para colar a pasta “worksheets” que você copiou.
-
Transforme a pasta ZIP novamente em um arquivo do Excel. Feche-a e use uma das seguintes técnicas:
- Windows : clique com o botão direito na pasta, escolha “Renomear” e substitua “zip” por “xlsx”. Aperte ↵ Enter e confirme com “Sim”.
- Mac : clique na pasta zip, acesse “Arquivo”, “Obter Informações” e substitua o “zip”, no título, por “xlsx”. Tecle ⏎ Return e escolha “Usar .xlsx” quando a opção aparecer.
-
Abra a planilha do Excel clicando duas vezes sobre ela e edite-a à vontade.
- Quando um erro aparecer, exibindo que a planilha está danificada, códigos que não deveriam ter sido removidos provavelmente foram retirados quando você tentou apagar o algoritmo de proteção de senha. Repita os passos acima, mas exclua apenas o texto entre “<” e “>” (além desses dois sinais).
Publicidade
-
Compreenda que pode ser impossível “crackear” a senha. Versões mais recentes do Excel, como a 2013, a 2016 e a 365 utilizam técnicas avançadas de criptografia, protegendo os arquivos contra métodos que programas de descoberta de senhas utilizam, já que será necessário esperar muito tempo para que o app consiga decifrar a senha (de semanas a anos, dependendo da força dela).
- Não há como “crackear” um arquivo do Excel sem comprar um programa especializado. As versões gratuitas deles funcionam apenas até o Excel 2010.
-
Confirme que o arquivo está protegido. Faça isso clicando duas vezes sobre ele; uma senha será pedida para que possa visualizar o conteúdo.
- No entanto, se a planilha abrir, talvez ela esteja apenas protegida contra edições. O método anterior poderá ser utilizado para desbloqueá-la.
-
Compre um “cracker” de senhas do Excel. Como a senha não possa ser removida do arquivo, você deverá recorrer a um aplicativo pago para descobrir a senha.
- O “Passware Excel Key” é o único “cracker” confiável para as versões do Excel até 2016.
- O “Accent Excel Password Recovery” e o “Rixler Excel Password Recovery Master” também funcionam, mas apenas até as versões 2013 do Excel.
-
Instale e abra o programa, o que depende tanto do próprio aplicativo quanto do sistema operacional do computador. Normalmente, você baixará um arquivo de configuração, clicará duas vezes sobre ele e seguirá as instruções para adicioná-lo ao computador. Abra-o após o fim da instalação.
-
Escolha o arquivo Excel através da interface do “cracker” e clique em “Abrir” ou “Selecionar”.
- Novamente, é um passo que depende do programa utilizado para descobrir a senha. No caso do “Passware Excel Key”, por exemplo, clique em “Remove a password” (Remover senha) para depois poder escolher o arquivo.
-
Execute o “cracker”. Pode ser necessário clicar no botão “Start” (Iniciar) ou “Run” (Executar) na janela do cracker para começar o processo.
- Alguns programas oferecem vários tipos de “ataque” (força bruta) para decifrarem a senha.
-
Aguarde os resultados. Infelizmente, os “ataques” por força bruta podem demorar algumas horas ou alguns meses para descobrir a senha do arquivo Excel; dependendo do conteúdo dele, o melhor a se fazer é desistir se o programa não decifrá-la após um ou dois dias.
- Caso o “cracker” consiga encontrar a senha, ela aparecerá em uma janela pop-up. Insira-a no campo que surgirá logo ao abrir o arquivo do Excel.
Publicidade
-
Pesquise "localização de senha online" para localizar um site que ajude você a remover a senha.
-
Clique em Desproteger seu arquivo.
-
Selecione o arquivo que você precisa desproteger usando Browse/Pesquisar.
-
Clique em Remover senha.
-
Aguarde a remoção da senha.
-
Baixe o arquivo desprotegido.
-
Se o seu arquivo for grande, você poderá baixar uma parte dele. Para obter o arquivo completo, você precisará de uma licença.Publicidade
Avisos
- Geralmente, não será possível descobrir a senha de um arquivo do Excel criptografado.
- A Microsoft não pode recuperar senhas do Excel que foram perdidas. [1] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Referências
Publicidade