Baixe em PDF
Baixe em PDF
Montar uma granja é uma coisa, mas obter uma renda de verdade a partir dela é outra totalmente diferente, que faz de você não apenas um granjeiro, mas também um empresário que depende dos mercados que pretende atingir e da parte da indústria de frangos pretende adentrar. Há dois setores principais nessa última: a de produção de ovos, que envolve galinhas geradas e criadas justamente para esse fim; e o de produção de carnes, que envolve a criação de frangos que serão abatidos. Independentemente do setor que escolher, é necessário tomar decisões sensatas tanto nos aspectos gerencial quanto financeiro para que o negócio seja lucrativo.
Passos
-
Elabore um plano de negócios. Isso é uma das coisas mais importantes de toda o projeto. Nele estarão definidos os objetivos e os modos pelos quais eles serão alcançados. Estará incluso também a maneira com a qual você pretende operar seu negócio, não apenas do ponto de vista de um produtor, mas também no de um banqueiro, advogado, contador e talvez até mesmo no de um ajudante contratado.
-
Tenha terras, capital e equipamentos. Não é possível abrir ou manter uma granja ou um negócio na área sem esses itens de suma necessidade. Dependendo do modo (em cativeiro ou à solta) pelo qual os frangos serão criados, serão necessárias construções, celeiros ou gaiolas. É preciso terrento para as construções e para cultivar os alimentos de que os animais precisam. Os equipamentos e o maquinário são necessários para limpar os celeiros, retirar animais mortos, cuidar da plantação e executar outras tarefas.
-
Pense quanto à melhor maneira de criar as galinhas. Há duas principais: uma envolve criá-las presas em um celeiro com temperatura e iluminação controlados e a outra envolve criá-las à solta, deixando-as viver e se locomover da maneira mais natural possível pela fazenda.
-
Decida que setores da da indústria do frango você deseja adentrar. Basicamente, há dois tipos que podem ser escolhidos: o da produção de carne e o da produção de ovos. Cada um deles envolve a geração e a criação das aves para seu fim específico. Os ovos das aves de ambos os setores, que não serão comercializados, poderão ser colocados em uma incubadora e os pintos gerados poderão ser criados até atingirem a idade adequada para serem vendidos para as granjas e, em seguida, serem criados como botadores ou para o abate. O negócio de incubação de ovos e criação de pintos frequentemente é separado do da criação de frangos em si. Há também o setor do abate em si, que é separado dos dois últimos e envolve o sacrifício das aves para obter a carne, que talvez você possa explorar.
- Muitas granjas, principalmente aquelas nas quais os animais são criados soltos, operam em mais de um desses setores. Cabe a você escolher se pretende adentrar um ou mais deles.
-
Se for possível, tente encontrar um nicho de mercado. Se a região em que você se encontra é popular para criar frangos de uma certa maneira (mais em cativeiro do que à solta), você poderá desejar adentrar um nicho de mercado como, por exemplo, o de consumidores mais interessados em obter produtos obtidos de frangos criados soltos.
-
Fique conhecido por consumidores e potenciais consumidores. Para fazer propaganda, simplesmente faça com que as outras pessoas saibam que você tem ovos ou carne para vender. Muitas vezes o boca-a-boca é uma alternativa muito mais barata e ainda assim o meio mais popular para difundir seu negócio, em comparação com pagar por propagandas em um jornal local que podem ser lidas por apenas poucas pessoas. No entanto, não há mal em fazer isso e nem em montar um site para promover seu produto.
-
Mantenha anotações referentes à operação e à área contábil do negócio. Isso permite saber, a qualquer momento, se você está ganhando dinheiro ou não.
-
Crie os animais de acordo com as leis federais, estaduais e municipais.Publicidade
Publicidade