Baixe em PDF
Baixe em PDF
Você acordou inspirada para fazer as unhas, mas a tampa do seu esmalte favorito está emperrada? Não se enfureça! Antes de arremessar o vidro na parede, tente alguns truques simples para abri-lo! Com conhecimento e jeito, até a tampa mais travada pode ser facilmente aberta.
Passos
-
Use água quente. Esta é a primeira tentativa, pois é a mais acessível e costuma funcionar bem, embora não em todos os casos. De qualquer maneira, se não der certo você poderá passar para as próximas dicas sem maiores esforços. Faça o seguinte:
- Abra a torneira de água quente ou o chuveiro e deixe a água correr na temperatura que sair.
- Segure a tampa sob a água durante 30 segundos, girando lentamente. Não deixe a água cair no vidro, só na tampa.
- Seque a tampa e tente abri-la. O calor da água expandirá o material da tampa e amolecerá o esmalte seco que a está grudando, facilitando o trabalho de abri-la.
-
Deixe a tampa sob a água quente por mais tempo. Se 30 segundos não foram suficientes, deixe mais tempo. Ponha água quente em uma xícara e deixe-a em um lugar fora de alcance. Depois, faça o seguinte: [1] X Fonte de pesquisa
- Coloque o vidro de cabeça para baixo, para que somente a tampa fique submersa. Caso realmente precise, use duas canetas ou palitos de sorvete para equilibrar o vidro de esmalte.
- Deixe-o lá por cinco minutos.
- Retire o vidro da água, seque e tente abrir novamente.
-
Use elásticos para ter mais aderência. Talvez o problema não seja falta de força, mas de jeito ou aderência. Para resolver isso, enrole um ou dois elásticos de borracha bem apertados ao redor da tampa e dê um nó a cada volta, se quiser. A textura da borracha dará mais firmeza para segurar a tampa e girar.
-
Use removedor de esmalte para dissolver o esmalte endurecido. Caso encontre esmalte seco acumulado na base da tampa, o removedor poderá dissolvê-lo e abrir o vidro:
- Mergulhe um cotonete em acetona ou removedor de esmalte.
- Vire o vidro de cabeça para baixo e use o cotonete ensopado na abertura entre a tampa e o vidro.
- Deixe agir por um minuto ou dois, tempo que leva para o esmalte ser dissolvido, e tente girar a tampa. Repita esse processo se for necessário.
-
Use ferramentas se a tampa estiver realmente emperrada. Caso ainda não consiga abrir o esmalte, pode ser necessário usar instrumentos. Tenha cuidado ao manuseá-los, pois ferramentas comuns podem quebrar o vidro e fazer a maior bagunça. No entanto, existem várias opções:
- Use um quebra-nozes para segurar bem a tampa e girá-la.
- Prenda a tampa em na boca de uma chave inglesa e use a chave como alavanca para abrir o vidro.
- Segure o vidro de cabeça para baixo e prenda a tampa em um torno. Gire a embalagem pelo vidro e tire a tampa com cuidado quando perceber que a resistência cedeu, para não derramar esmalte.
-
Use removedor de esmalte para impedir que ele endureça no futuro. Quando conseguir tirar a tampa, use esse truque para não ter o mesmo trabalho no futuro: [2] X Fonte de pesquisa
- Coloque o vidro sobre uma mesa.
- Umedeça um algodão com removedor de esmalte e passe-o na parte de fora da abertura. Cuidado para não pingar removedor dentro do vidro.
- Retire o esmalte dissolvido com a parte seca do algodão e repita esse método até se livrar completamente dos pedaços endurecidos de esmalte.
Publicidade
-
Não bata a tampa do esmalte na mesa. Muita gente faz isso com jarras de vidro e tampa de metal (como conservas), mas isso não funciona nesse caso. A tampa dos vidros de esmalte é de plástico e ela não mudará de forma com isso. Além do mais, isso pode quebrar o vidro e esparramar todo o esmalte.
-
Não perca a paciência. Não conseguir abrir um vidro de esmalte em um momento de necessidade pode ser extremamente irritante, mas não perca a paciência. Usar uma chave de fenda para forçar a tampa ou tentar cortá-la com uma tesoura afiada terão o mesmo resultado: você provavelmente acabará quebrando o vidro e fazendo bagunça. Na realidade, tentar abri-lo de qualquer maneira que não a forma original é arriscado. [3] X Fonte de pesquisa
-
Não deixe o esmalte aberto. Quando conseguir abri-lo, resista à tentação de deixá-lo aberto, sempre deixe a tampa solta, mas no lugar. Ela é fundamental para impedir o contato do esmalte com o ar, o que pode secá-lo. Prefira limpar a abertura do vidro com removedor de esmalte e não aperte a tampa quando fechá-la.Publicidade
Dicas
- Lembre-se de segurar o vidro com firmeza para tentar abri-lo, mesmo que o esteja segurando de cabeça para baixo e torcendo a garrafa em vez da tampa.
- Tente segurar a tampa com um pano de prato se os elásticos não forem de grande ajuda.
Publicidade
Referências
Publicidade