PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A congestão nasal ocorre quando alergias ou resfriados fazem com que a cavidade nasal inche e haja o acúmulo de muco, dificultando a respiração.Ela pode ser mais do que incômoda, debilitando bastante o paciente. Por sorte, existem várias formas de tratar o problema e aliviar o acúmulo de muco quando um resfriado ou alergia atingir a pessoa. Este artigo mostra formas simples de reduzir a congestão com remédios naturais e medicamentos.

Método 1
Método 1 de 4:

Técnicas rápidas

PDF download Baixe em PDF
  1. A maneira mais simples de combater a congestão é forçando com que o catarro saia pelo nariz. Sempre leve um pacote de papéis de nariz ou lenços ao sair de casa.
  2. Muitas pessoas já comeram wasabi e quase expulsaram fogo pelo nariz. Isto ocorre porque comidas apimentadas deixam o muco mais fino e diminuem a congestão, mesmo que temporariamente. Quando o nariz estiver muito entupido, tente comer:
    • Pimentas, como jalapeño, habañero ou serrano.
    • Raiz-forte ou wasabi.
    • Gengibre picante.
    • Feno-grego.
    • Cebola e alho.
  3. Produtos com mentol (como a pomada Vick Vaporub) ajudarão a combater a congestão temporariamente, permitindo que a pessoa respire mais aliviada por uma ou duas horas. Passe um pouco do produto na parte superior dos lábios e sob o nariz, de forma que o vapor adentre as narinas e faça efeito.
  4. Na hora de dormir, coloque vários travesseiros um em cima do outro para erguer a cabeça e diminuir a congestão. O entupimento permanecerá, mas o indivíduo conseguirá respirar melhor e ficar mais à vontade.
  5. Esta é uma antiga técnica para aliviar a congestão nasal, sem utilizar remédios ou estimulantes, apenas os dedos. Fazer uma automassagem é fácil e eficaz. São três as massagens que podem ser feitas em casa, no trabalho ou em público.
    • Com o dedo indicador de cada mão, coloque-os em um dos lados da cavidade ocular, acima do nariz, mas abaixo da sobrancelha. Faça movimentos circulares e massageie os seios em volta do nariz de 20 a 30 segundos.
    • Com os dois dedos indicadores, coloque-os embaixo dos olhos. Novamente com movimentos circulares, massageie os seios da face em volta dos olhos por 20 a 30 segundos.
    • Por fim, posicione os dois polegares no osso da bochecha em ambos os lados e massageie-o circularmente outra vez. Massageie durante 20 a 30 segundos.
  6. Mergulhe uma toalha limpa em água quente e esprema-a até que ela fique úmida, não molhada. Sente-se e coloque-a sobre o rosto por alguns minutos; veja se o desconforto diminui após a dilatação das passagens nasais.
  7. O vapor quente passará pelos pulmões e adentrará a passagem nasal, deixando o muco mais solto e melhorando a congestão.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Remédios naturais

PDF download Baixe em PDF
  1. Assim que puder tomar mais do que um banho quente, crie um tratamento por vapor para desentupir o nariz. Os tratamentos por vapor são utilizados há séculos em todo o mundo para reduzir a quantidade de muco em congestões nasais.
    • Ferva três xícaras d’água. Depois, retire a água do fogão.
    • Coloque um sachê de chá de camomila e deixe-o repousando enquanto a água esfria. Este passo é opcional.
    • Assim que o vapor ficar frio suficiente para não queimar sua mão, despeje a água ou chá em uma tigela.
    • Coloque o rosto sobre a tigela — tomando cuidado com o vapor quente — e cubra-o com uma toalha e inspire profundamente. Se não for possível fazer isto pelo nariz, pelo menos de início, inspire pela boca.
  2. Beba água ou sucos quanto mais for possível. Para obter rápido alívio da obstrução do muco das narinas, beba de seis a oito copos d’água. Isto fortalece o sistema imunológico e reduz o inchaço nas passagens nasais.
  3. Umidificadores – e o vapor no geral – são recomendados para congestão, já que o ar seco irrita as membranas dos seios da face, exacerbando os sintomas. [1] Portanto, o uso de ar úmido é muito aconselhado pelos médicos.
    • Caso não tenha ou não queira comprar um umidificador, há como construir um caseiro utilizando itens domésticos. Ferva água suficiente para preencher uma panela grande, retire-a do forno e coloque-a em uma parte segura do quarto; o vapor que sai da água vai umidificar o ambiente. Repita sempre que necessário.
    • Ao utilizar umidificadores, não é preciso deixá-los ligados por muito tempo. O ar ficará molhado como em uma floresta tropical. Basta usar o umidificador por algumas horas para deixar o ar mais “respirável”.
  4. Essa mistura é muito útil para descongestionar as passagens nasais sem aplicar nenhum medicamento. Adicione uma colher de chá com sal a uma xícara com água e mexa até dissolver. Pegue um conta-gotas e pingue algumas gotas da solução em uma narina enquanto a cabeça estiver inclinada para trás. Assoe o nariz para retirar a substância e faça o mesmo procedimento na outra narina.
  5. Umedeça as narinas através de um pote neti . Para algumas pessoas, o uso de potes neti alivia rapidamente os sintomas da sinusite sem a necessidade de remédios. [2] O pote neti afina o catarro e faz com que ele saia pela passagem nasal.
    • Todos os potes neti terão instruções próprias. Basicamente, é preciso fazer a solução de aplicação, que consiste em 470 ml de água morna e estéril junto com uma colher de chá com sal. Encha o pote neti com a solução salina.
    • Incline a cabeça e deixe-a em um ângulo de 45°, levando o pote neti até a narina superior. A solução entra por uma narina, passando pela cavidade nasal e saindo pela outra narina. Se o líquido cair na boca, cuspa-o. Assoe o nariz e repita os passos com a outra narina.
    • Pessoas que sofrem com forte sinusite ou alergia podem usar o pote neti uma vez por dia. [2] Assim que os sintomas melhorarem, o uso recomendado é de três vezes por semana.
  6. Apesar de ser a última coisa que deseja fazer, ficar em movimento ajuda o corpo a se aliviar. Uma maneira de diminuir a congestão rapidamente é fazer 20 flexões respirando apenas através do nariz. O cérebro sabe que precisa de mais ar e combaterá o inchaço nasal, deixando a coriza mais fina.
  7. Alguns óleos essenciais amolecem o muco e limpam os seios da face. Encha a banheira com água quente e pingue dez gotas de óleo de eucalipto, de melaleuca ou alecrim. Entre e fique repousando na banheira até que as passagens nasais fiquem limpas e a respiração não seja tão difícil.
  8. Apesar de ser uma medida que parece nunca funcionar, não trabalhe ou vá para a escola no dia em que estiver com o nariz entupido e durma o dia todo. Isto dá tempo para que o corpo combata o resfriado. Se estiver com dificuldade em dormir por causa da congestão, experimente usar um dilatador nasal, use um medicamento ou respire pela boca. Use um bálsamo labial ao respirar pela boca ou os lábios podem ficar ressecados.
  9. O estresse interfere no bom funcionamento do sistema imunológico. Quanto mais nervoso, mais tempo demorará para que os seios da face melhorem.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Soluções médicas

PDF download Baixe em PDF
  1. Tais medicamentos podem ser comprados em farmácias e vêm em diversos tipos:
    • Líquido: nafazolina (Neosoro), oximetazolina (Afrin) ou fenilefrina (Descongex Plus). [1]
    • Comprimidos: fenilefrina (Nasaliv) e pseudoefedrina (Loratadina). [1]
    • Nunca use um descongestionante líquido por mais do que três dias ou os sintomas poderão piorar. Além disso, os orais também não podem ser administrados após sete dias sem a liberação de um médico. Siga todas as instruções na bula.
  2. Junto com outros remédios para tratamento de alergias, os anti-histamínicos são benéficos no tratamento do entupimento nasal. Opte pelos modelos que também possuem descongestionantes na fórmula, tratando o corrimento nasal e espirros ao mesmo tempo que reduz a quantidade de coriza e pressão nos seios do rosto. Experimente os anti-histamínicos de variedade orgânica a seguir:
    • Urtiga. Alguns médicos recomendam o consumo de um preparado de urtiga, conhecido pela capacidade de diminuir a quantidade de histamínicos produzidos pelo corpo. [3]
    • A tussilagem também é eficaz como anti-histamínico natural. É muito utilizada na Europa no tratamento de problemas de pele. As folhas podem ser moídas até se transformarem em pasta ou a pessoa poderá consumir o extrato da tussilagem em pílula.
    • O manjericão funciona como anti-histamínico natural. Aqueça alguns pequenos ramos de manjericão para produzir um vapor que deve ser aspirado. O manjericão “acalma” o corpo, indicando que a quantidade de anti-histamínicos produzida pode ser diminuída.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

O que esperar de uma consulta médica

PDF download Baixe em PDF
  1. A congestão nasal possui várias causas e o tratamento adequado não poderá ser feito sem que o paciente informe os sintomas corretamente. Algumas das perguntas que poderão ser feitas são:
    • Há quanto tempo o nariz está entupido. Consulte um médico imediatamente se já se passaram sete dias.
    • Cor do catarro.
    • Outros sintomas, como febre, dores no corpo, tosse, etc.
    • Alergias conhecidas.
    • Se o paciente é fumante.
  2. A maior parte da congestão nasal ocorre como sintoma de resfriados ou infecções. Desta forma, os médicos deverão administrar medicamentos para combatê-las.
    • Caso tome qualquer outro tipo de remédio regularmente, informe ao médico.
  3. Neste procedimento, uma câmera será inserida no nariz para que o médico possa verificar o estado das vias superiores. Apesar de parecer desconfortável, anestésicos tópicos deixarão o local dormente. A pequena câmera é inserida nos seios da face para analisar se há pólipos, desvio de septo ou infecções. Caso os sintomas persistam mesmo com medicamentos, a endoscopia será o segundo recurso do médico.
    • A alternativa à endoscopia é o estudo radiológico (através de raios x), que é caro e pouco prático, mas que pode ser necessário em casos extremos ou difíceis.
  4. Esta técnica simples, que leva apenas 15 minutos, usa calor para abrir os seios faciais e limpar o bloqueio da coriza. O paciente recebe anestesia local e será liberado após cerca de uma hora.
    • É feita a inserção de agulhas quentes nas duas narinas, mas a maioria dos pacientes nada sente.
    • Haverá congestão durante a primeira e a segunda semanas durante a recuperação.
    • Caso o procedimento não funcione, ele pode ser repetido após algumas semanas.
    • O procedimento é geralmente feito no consultório de um otorrinolaringologista, não no hospital.
  5. Quando houver uma infecção ou congestão graves, há a necessidade de uma cirurgia endoscópica da sinusite através da inserção de uma câmera nas vias aéreas, que será utilizada para que o cirurgião retire as áreas contaminadas e abra as cavidades nasais.
    • A cirurgia é quase sempre ambulatorial. O paciente volta para casa no mesmo dia.
    • Praticamente não há dor. Dentro de mais ou menos uma semana, a recuperação será total.
    • Ocasionalmente, são necessários retoques, mas o índice de sucesso é muito alto.
  6. Este procedimento trata os cornetos, estruturas do nariz que levam à congestão. Através do laser CO2 ou KTP, eles são reduzidos em até 20 minutos. Não é preciso internação e o paciente pode voltar ao trabalho no mesmo dia.
    • Há possibilidade de congestão leve por uma semana antes de ela melhorar.
    • Será necessário aplicar anestésicos leves, sem inserção de agulhas.
    • A desvantagem da turbinectomia é o custo. Além disto, ela pode não ser oferecida em todas as clinicas. [4]
    Publicidade

Dicas

  • Não consuma laticínios ou chocolate, já que ambos podem levar ao acúmulo de coriza.
  • Evite água com cloro. O cloro presente em piscinas, por exemplo, pode irritar as membranas mucosas e piorar a congestão.
  • Ao sofrer com uma sinusite, consuma um analgésico (Tylenol, Advil, entre outros).
  • Se possível, use dilatadores nasais, que estão disponíveis em farmácias.
Publicidade

Avisos

  • Não passe pomadas vaporizantes sob o nariz se as narinas estiverem ressecadas e machucadas por assoá-lo demais. A pomada pode fazer com que as narinas ardam.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 108 869 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade