Baixe em PDF Baixe em PDF

As ligações das empresas de cobrança podem ser um pesadelo. Se você atrasar, perder ou se esquecer de pagar suas contas, é normal receber esse tipo de ligação. Em muitos casos, os cobradores recorrem a assédio e deturpação para receber, e você não precisa aguentá-los. Existem leis estaduais e federais para garantir que você, como consumidor, seja tratado da forma correta. Caso esteja sendo assediado por uma empresa de cobrança, há diversas maneiras de fazê-la parar.

Método 1
Método 1 de 3:

Falando com os cobradores

Baixe em PDF
  1. Atenda ao telefone e veja se você tem dinheiro ou não, o que pode fazer para pagar durante essas ligações opressivas, ou até há algum engano. Somente depois que entender a razão das ligações é que deve tentar pará-las. Ignorar ligações de cobrança legítimas não vai acabar com elas.
    • Os cobradores têm o direito legal de cobrar a dívida. Não pagar o dinheiro devido às empresas pode ter efeitos adversos sobre seu nome na praça. Às vezes, você pode se esquecer de que deve dinheiro a uma empresa de cartão de crédito, a uma financeira ou ao banco. Se você não atender o telefone, pode não perceber que tem dívidas em aberto até receber uma notificação. [1]
  2. É comum que as empresas de cobrança confundam as pessoas. Aquelas com nomes comuns, como João da Silva ou Maria das Graças, não raro recebem ligações que pretendiam localizar outras pessoas com o mesmo nome. Às vezes, os cobradores ligam para todas as pessoas com o mesmo sobrenome em determinada região, procurando pelo devedor ou por seus familiares. [2]
    • Cuidado com as dívidas fantasma. Tratam-se de dívidas que você não deve legalmente, mas que uma empresa de cobrança inescrupulosa ainda está tentando cobrar. A dívida fantasma se refere a um valor já pago que uma empresa continua tentando cobrar. Se não pagar, a empresa não tem recursos para usar contra você, porém depois que fizer um pagamento, o dinheiro não será devolvido e você terá pouco ou nenhum recurso contra a empresa.
    • Os cobradores muitas vezes ameaçam tomar ações legais na esperança de receber mais rápido, mas as dívidas são questões civis e não podem ser usadas para entrar com ações penais. A única maneira de considerar o não pagamento de uma dívida como crime é se a soma original tiver sido obtida de maneiras ilegais, como roubo de identidade, fraude ou outra deturpação.
  3. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, nenhum cobrador pode fazer nenhum tipo de ameaça ou usar linguagem ofensiva. Informe quem está cobrando quanto a isso. Se a cobrança for fraudulenta ou desonesta, ele provavelmente ficará assustado.
    • Dever pode ser vergonhoso, e a maioria das pessoas não está disposta a deixar sua família ou seus amigos sabendo do problema. As leis estaduais e federais também não permitem que as empresas de cobrança falem sobre sua dívida a outras pessoas que não sejam seu advogado ou sem a sua permissão.
  4. Os advogados adoram ter gravações. Se o cobrador estiver usando métodos vulgares para intimidar você, comece a gravar. Logo no começo, informe o cobrador de que está gravando a ligação como evidência para abrir uma reclamação legal e formal. Se seu telefone tiver viva voz, use um gravador comum para gravar a conversa. A maioria dos celulares atuais tem aplicativos ou recursos para gravação integrados. [3]
  5. Não minta e finja ser outra pessoa, diga que morreu ou que se mudou. Sob as leis federais, todos esses atos são considerados fraude. As empresas de cobrança e os investigadores podem determinar facilmente se tal declaração é falsa. Como as ligações de cobrança são gravadas, sua mentira estará gravada também.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Parando as ligações de cobrança

Baixe em PDF
  1. A maneira mais fácil de parar as ligações é pagando sua dívida, mas você precisa tomar cuidado ao fazê-lo. Fale com o cobrador para montar um plano de pagamento. Muitos vão incentivá-lo a instaurar um débito automático. Seja qual for o plano acordado, escolha algo com que se sinta confortável. As empresas de cobrança fraudulentas adoram habilitar o débito automático e cobrar uma taxa exorbitante pelo serviço.
  2. O devedor pode pedir a essas empresas que parem de ligar. Diga a elas por escrito que prefere se comunicar apenas por correio. Envie quaisquer correspondências, incluindo disputas, à empresa e ao credor por meio de carta registrada e peça o envio de um aviso de recebimento. [4]
    • Existem amostras de cartas desse tipo disponíveis on-line. [5]
    • Guarde uma cópia da carta. A comunicação por escrito trabalha a seu favor, pois você terá um registro de tudo o que foi dito, enquanto as conversas por telefone só são gravadas na ocasião.
    • Se o cobrador continuar entrando em contato com você após sua solicitação escrita, é possível enviar uma notificação extrajudicial. Encontre um advogado especialista em direitos do consumidor que possa criar tal documento. Se o problema continuar, pode ser que você possa processar a empresa de cobrança.
    • Os cobradores também estão proibidos de entrar em contato com você no trabalho.
  3. Há muitos profissionais que se concentram na cobrança de dívidas. Eles poderão ajudar você se estiver devendo ou se um cobrador estiver assediando você de modo indevido. Esses advogados cobrarão uma taxa ou levarão uma porcentagem do que obtiverem em seu nome. [6]
    • A primeira coisa que um advogado fará é verificar a prescrição do seu empréstimo. Os empréstimos mais antigos, feitos décadas antes ou por parentes falecidos, às vezes podem ser a causa das ligações de cobrança. Essa prescrição existe em muitos locais. Se já tiver expirado, pode ser que você não esteja mais obrigado a pagar. Mesmo que a empresa continue cobrando, já não existe mais a obrigação legal do pagamento. Nesse caso, se você não quiser pagar, pode enviar uma notificação extrajudicial. [7]
  4. Elas talvez tenham encontrado uma maneira alternativa que funcione bem com essa empresa em particular. Cada empresa de cobrança é diferente. Às vezes, elas exigem o preenchimento de formulários. Outras só precisam de uma carta. Em vez de descobrir sozinho, peça ajuda a outras pessoas. [8]
  5. Denuncie as empresas de cobrança ao órgão de defesa de consumidor local. Esses órgãos geralmente são um pouco lentos para dar seguimento a este tipo de problema, mas se receberem reclamações suficientes a respeito de uma agência específica, a ira deles pode ser formidável. [9]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Configurando seu telefone para bloquear as ligações de cobrança

Baixe em PDF
  1. Somente depois de esgotar todas as outras opções é que você deve considerar o bloqueio das ligações. A maioria das operadoras oferece a rejeição de ligações anônimas. Se a parte que estiver ligando não exibir sua identidade por qualquer motivo, o telefone não tocará. Em vez disso, a parte ligadora será confrontada por um sistema da operadora que fará uma ou mais das seguintes atitudes:
    • Solicitar ao ligador que forneça as informações relacionadas à identificação da chamada.
    • Pedir ao ligador para deixar uma mensagem de voz bem curta que será repetida a você, dando uma chance de aceitar ou rejeitar a chamada, ou instruir ao ligador para ligar de volta revelando as informações necessárias.
    • Isso vai acabar com a maioria das ligações de cobrança.
    • Os números que não estiverem na sua lista de permissões não alcançarão seu telefone. As empresas de cobrança muitas vezes empregam o "spoofing" do ID de chamadas, enviando informações falsas ou alternativas para fazer com que você atenda. No entanto, um telefone configurado para receber ligações apenas de uma lista de permissões dá um fim rápido a essa prática, pois não aceitará números não reconhecidos.
    • Essa configuração pode ser adquirida da sua operadora, ou é possível alternar o serviço de telefonia da linha fixa convencional para um VoIP. Ele exige uma conexão de internet e funciona melhor com banda larga. A internet discada geralmente é insuficiente.
    • Existem diversos provedores de VoIP residencial que permitem a configuração com lista de permissões por uma pequena taxa mensal. Se você estiver se sentindo corajoso, pode configurar um PBX em casa usando o Asterisk, um software open source de sistema de telefonia que geralmente exige um computador dedicado. O "PBX in a Flash" é uma das funções do Asterisk e é bem adequado para o usuário de computador acima da média.
  2. Semelhante ao anterior, o sistema de lista negra permite todas as ligações, exceto as explicitamente bloqueadas.
    • Os serviços de telefone fixo geralmente limitam o consumidor a 20 números bloqueados enquanto os provedores de VoIP ou PBX caseiros, não têm tal limite. Além disso, esses serviços muitas vezes permitem que uma pessoa bloqueie todas as ligações de números gratuitos como 0800.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 188 557 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade