Baixe em PDF Baixe em PDF

O mofo, ou o Stachybotrys Chartarum, pode ser invisível e representar uma ameaça para a sua casa. Problemas graves de mofo devem ser tratados por profissionais, usando os produtos necessários para deixar a sua casa limpa. Para problemas menores, há soluções orgânicas com vinagre branco, que você mesmo pode aplicar.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Removendo o mofo

Baixe em PDF
  1. O crescimento de mofo na sua casa pode causar sérios problemas de saúde. Pessoas que têm sensibilidade ao mofo podem sofrer irritações na garganta, na pele e nos pulmões. Remova-o para deixar sua casa mais limpa, saudável e segura.
    • O mofo pode agravar alergias já existentes.
    • O mofo está ligado às doenças respiratórias e pulmonares.
    • O mofo pode causar tosse, chiados no pulmão e aumento dos sintomas de asma.
  2. O vinagre é um material natural e orgânico, mas a exposição constante ao produto pode causar irritações na pele. Proteja sua pele com luvar quando for mexer com vinagre.
  3. Não dilua o vinagre com água. Coloque vinagre suficiente para limpar toda a área desejada. [1]
  4. Cubra bem a região com o produto. Borrife bastante vinagre para dissolver o mofo. [2]
    • Se não tiver uma borrifador, use um pano descartável. Molhe bem o pano com o vinagre e esfregue na área mofada.
    DICA DE ESPECIALISTA

    "Se usar vinagre no banheiro, não o borrife no chuveiro ou em azulejos não-selados. A substância pode rachar os materiais."

    Marcus Shields

    Profissional de Limpeza de Lares
    Marcus é proprietário da Maid Easy, uma empresa de faxina residencial em Phoenix, Arizona. Seu conhecimento sobre faxina veio de sua avó, que trabalhava como diarista entre os anos 60 e 70. Depois de trabalhar no ramo da tecnologia por mais de uma década, ele voltou a indústria da limpeza abrindo a Maid Easy, levando os métodos de faxina de sua família aos habitantes de Phoenix.
    Marcus Shields
    Profissional de Limpeza de Lares
  5. Leva um tempo para que o vinagre comece a dissolver o mofo. Dê um intervalo de pelo menos uma hora e depois esfregue para remover o resto de mofo.
  6. Com uma escova, esfregue a região mofada onde você passou vinagre. Lave a escova em água quente regularmente enquanto limpa o mofo. [3]
    • Usar uma escova vai facilitar na hora de remover o mofo, assim como vai evitar que sua pele entre em contato com o vinagre durante a limpeza.
    • Encontre uma escova do tamanho apropriado para a limpeza. Use uma escova maior para cobrir mais área ou uma menor para limpar pequenas dobras e cantos.
  7. Depois de remover o mofo, passe um pano molhado em água quente e deixe secar. Se o mofo persistir, repita o processo todo até removê-lo completamente. [4]
    • O vinagre geralmente deixa cheiro, mas ele some dentro de algumas horas.
  8. O vinagre é conhecido por eliminar 82% das espécies de mofo. Se isso é verdade, ainda há 18% das espécies que são persistentes. Se o vinagre não parece resolver o problema, tente misturá-lo com bórax, água oxigenada, bicarbonato de sódio ou sal. [5]
    • Misture o vinagre com apenas um produto de cada vez. Se não funcionar com um, tente outro.
    • Nunca misture vinagre com alvejante, pois a mistura pode criar fumaças tóxicas e perigosas.
    • Se tais combinações não funcionarem ou se o problema for maior do que você imaginava, pode ser melhor contratar um serviço profissional para remover o mofo da sua casa.
    DICA DE ESPECIALISTA

    "Para remover mofo e minerais de um box, aplique uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre. Deixe descansar por 10-15 minutos e limpe."

    Marcus Shields

    Profissional de Limpeza de Lares
    Marcus é proprietário da Maid Easy, uma empresa de faxina residencial em Phoenix, Arizona. Seu conhecimento sobre faxina veio de sua avó, que trabalhava como diarista entre os anos 60 e 70. Depois de trabalhar no ramo da tecnologia por mais de uma década, ele voltou a indústria da limpeza abrindo a Maid Easy, levando os métodos de faxina de sua família aos habitantes de Phoenix.
    Marcus Shields
    Profissional de Limpeza de Lares
  9. Lojas de materiais de construção geralmente oferecem essa máscaras a um preço bem acessível. Siga as instruções da embalagem e prenda bem a máscara no rosto ao mexer com mofo. [6]
    • A máscara não é necessária se a quantidade de mofo for pequena ou se você está apenas fazendo uma limpeza do dia-a-dia.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Evitando uma nova proliferação de mofo

Baixe em PDF
  1. Não é preciso lavar a superfície. Borrife vinagre na área limpa e deixe ele agir para evitar que o mofo retorne. [7]
    • Mantenha uma garrafa de vinagre no seu banheiro e borrife nas superfícies e no teto de vez em quando.
    • Passe um pano com vinagre no chão para evitar a proliferação de mofo em áreas úmidas.
  2. Vazamentos podem ocorrer no telhado, no encanamento e pelas janelas. Limpe todos os vazamentos e resolva-os para manter sua casa sempre seca e livre de mofo.
    • Verifique seu telhado para ver se há vazamentos e substitua as telhas ou conserte uma área que esteja deixando a água invadir a casa.
    • Conserte quaisquer problemas de encanamento assim que surgirem para evitar goteiras e outros acúmulos de água.
    • Veja se as janelas estão bem vedadas e substitua a vedação daquelas que estiverem deixando a umidade entrar.
  3. Talvez seja bom investir em um desumidificador de ar se você mora em uma área úmida ou tem alguma parte da sua casa sem muita ventilação e que tenha tendência a reter umidade e atrair mofo.
  4. O mofo se prolifera em ambientes úmidos e escuros. Deixe que o ar e a luz do sol entrem no ambiente o máximo possível para controlar o mofo. Ligue ventiladores e aparelhos de ar-condicionado quando for cozinhar, tomar banho ou lavar a roupa.
    • A cozinha, o banheiro e a lavanderia devem ter sistemas de ventilação.
  5. Eles respigam água e podem permitir que o mofo se prolifere, então, limpe os filtros e o resto do aparelho com frequência para evitar que o mofo acabe sendo jogado para dentro da sua casa através do ar. [8]
    • Desligue o aparelho de ar condicionado da energia elétrica antes de fazer a limpeza.
    • É mais fácil aspirar a água de dentro para removê-la sem derramar.
    • Depois de retirar a água, lave o filtro e tampa para remover restos de mofo que podem ter se formado.
    Publicidade

Dicas

  • Coloque uma etiqueta no borrifador para lembrar qual é o propósito dele ao fazer limpezas no futuro. É sempre mais recomendável esvaziar a garrafa e enchê-la novamente com vinagre fresco, a menos que pretenda usá-la novamente em breve.
  • Se há muito mofo na sua casa, dilua um copo de alvejante em 3,5 litros de água para limpar a região mofada. [9]
Publicidade

Materiais Necessários

  • Luvas de borracha;
  • Vinagre branco natural (não use o artificial);
  • Borrifador (com 80% de vinagre e 20% de água);
  • Água;
  • Um balde com água limpa para lavar a escova;
  • Um pano de microfibra e/ou uma escova de cerdas duras;
  • Óculos de proteção e máscara, caso você tenha alergia ao mofo. A escova pode soltar os esporos de mofo, que podem contaminar a sua respiração e desencadear alergias.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 83 966 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade