PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Muita gente sabe como é horrível acordar, olhar para o espelho e ver que o rosto está cheio de espinhas que surgiram durante a noite. Você pode optar por não fazer nada — ou tomar atitude e recorrer a algumas técnicas para combater o problema. Leia as dicas deste artigo para saber o que fazer para chegar a um bom resultado em menos tempo.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Tratando a espinha

PDF download Baixe em PDF
  1. Misture uma colher de chá de sal marinho e duas colheres de sopa de água morna. Depois, aplique a solução diretamente no local afetado com um cotonete. Não enxague; o sal vai matar as bactérias e ressecar a espinha.
  2. O peróxido mata as bactérias que contribuem com o surgimento de espinhas. Ele pode ter várias concentrações, mas os frascos com 2,5% são tão eficazes quanto as fórmulas com 5-10% — e menos irritantes à pele. [1] Além disso, a substância ajuda a remover as camadas de pele morta, deixando a região mais clara e rejuvenescida.
    • Os benefícios começam a aparecer em cerca de oito horas.
  3. Assim como o peróxido de benzoíla, o ácido salicílico mata as bactérias responsáveis pelo desenvolvimento das espinhas, além de acelerar a remoção das células epiteliais mortas e estimular o surgimento de novas. Passe um pouco do ácido nas áreas afetadas depois de lavar o rosto.
  4. O óleo de melaleuca é antibacteriano e pode matar os micróbios que habitam os poros. Use um conta-gotas e molhe um cotonete com um pouco da substância e aplique-a nas espinhas, mas sem exagerar.
    • O óleo de melaleuca tem propriedades anti-inflamatórias que aliviam a vermelhidão e o tamanho da espinha. [2]
  5. Triture um comprimido e adicione água suficiente para formar uma pasta. Depois, use um cotonete para espalhar a solução no local da espinha, espere secar e deixe-a agir por uma noite inteira. A aspirina também é anti-inflamatória e ajuda a reduzir o tamanho da espinha.
  6. Os adstringentes fazem as células epiteliais se contraírem. Algumas alternativas farmacêuticas contêm ingredientes antimicrobianos e ajudam a combater as espinhas, reduzindo o seu tamanho. Veja alguns exemplos:
    • Adstringentes comerciais. Eles são vendidos em tamanhos e tipos variados. Compre algo que contenha peróxido de benzoíla ou ácido salicílico e que não agrida a pele.
    • Os adstringentes naturais também são eficazes. Dentre eles, estão:
      • Suco de limão : o ácido cítrico do suco mata as bactérias que causam as espinhas e contrai as células epiteliais. Corte um limão e esfregue as rodelas nas áreas afetadas. Depois, use um tonificante para balancear o pH da pele, pois o limão é muito ácido e pode desequilibrar o nível.
      • Casca de banana : a casca de banana ajuda a tratar as picadas de mosquito e outros insetos, além de reduzir o tamanho de algumas espinhas. Esfregue-a na área afetada.
      • Hamamélis : outro adstringente com várias utilidades. Compre algo que não contenha álcool. Aplique nas áreas afetadas e deixe secar.
      • Chá verde : o chá verde contém vários antioxidantes, o que ajuda a combater os radicais livres e reduzir os sinais do envelhecimento. Infunda um sachê em água quente, tire-o e coloque-o na área afetada por um tempo.
  7. O óleo de ovo reduz as espinhas e evita a formação de cicatrizes.
    • Lave as mãos com água e sabonete ou passe álcool em gel antes de usar o óleo de ovo.
    • Passe o óleo de ovo com cuidado nas pontas dos dedos e aplique nas espinhas duas vezes por dia até as cicatrizes desaparecerem.
    • Lave o produto depois de uma hora com uma loção adstringente neutra.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Reduzindo a vermelhidão

PDF download Baixe em PDF
  1. O gelo reduz o inchaço e limita a circulação na área. Aplique-o diretamente à espinha ou cubra-a com um curativo fino.
  2. O colírio (do tipo que reduz a vermelhidão dos olhos) também faz efeito nas espinhas, aliviando a irritação na pele. Pingue algumas gotas em um cotonete e aplique-o nos locais afetados.
    • Como o frio pode reduzir a inflamação na espinha, coloque o cotonete com o colírio na geladeira por uma hora antes de aplicar. Em seguida, ele vai fazer efeito instantaneamente.
  3. Os anti-histamínicos controlam o inchaço na pele. A maioria deles tem forma de comprimido, mas alguns são vendidos como chás ou agentes tópicos — e todos reduzem a vermelhidão. Veja alguns exemplos naturais:
    • Urtiga: pode parecer estranho, já que a urtiga encontrada na natureza pode produzir uma reação alérgica semelhante à das espinhas. Ainda assim, alguns médicos recomendam o uso de uma urtiga congelada para reduzir a quantidade de histaminas que o corpo produz.
    • As folhas de tussilagem podem ser eficazes. Os europeus usam a planta para curar problemas de pele há séculos. As folhas dela podem ser transformadas em uma pasta ou usadas como extratos e comprimidos.
    • O manjericão também é um bom anti-histamínico natural. Esquente algumas folhas de manjericão em vapor e aplique-as com cuidado às espinhas. A planta ajuda a proteger a pele dos agentes que podem fazer mal.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Dicas gerais

PDF download Baixe em PDF
  1. Não faça muita força e nem use toalhas ou outros itens e produtos sujos. As espinhas são causadas por bactérias — que, muitas vezes, habitam esses ambientes.
    • Esfolie a pele uma vez por semana com uma loção adstringente. A esfoliação tira a camada de células mortas na epiderme e é muito saudável.
    • Hidrate o rosto depois de lavá-lo. A pele também é um órgão do corpo e, assim como os rins, ela precisa de hidratação.
  2. Evite colocar a mão no rosto, mesmo que sem querer. As mãos são sujas e acumulam bactérias. Quanto menos você tocar a região dos olhos, do nariz e da boca, menos vai ficar exposto a possíveis problemas.
  3. Os exercícios físicos são excelentes para combater as espinhas, já que aliviam o estresse — fator que contribui diretamente com o problema, embora a comunidade médica não saiba explicar como. [3]
    • Encontre uma forma saudável de exercícios para aliviar o estresse e a ansiedade: participe de equipes desportivas, vá à academia ou algo do tipo. Tudo isso deixa a pele mais limpa.
    • Tome banho logo depois de fazer exercícios. Quem faz exercícios sempre sua (a menos que esteja fazendo tudo errado). A sujeira, o sal e as células epiteliais mortas acabam acumulando na pele.
  4. Minimize o consumo de açúcar para cuidar da saúde da sua pele. O açúcar pode provocar inflamação e o surgimento de novas espinhas. Doces, chocolate e refrigerante normal são alguns dos produtos que podem fazer mal.
  5. O álcool pode piorar os efeitos das espinhas. A substância desidrata o corpo, tirando a água essencial do organismo. Além disso, ela contém muito açúcar, que está relacionado ao surgimento de espinhas. De qualquer forma, no mínimo, consuma menos álcool, beba mais água e veja como o seu corpo reage.
  6. Não as estoure, coce, arranhe ou faça qualquer coisa do tipo, a menos que esteja passando algum remédio. Caso contrário, você vai piorar a vermelhidão e a inflamação. É mais difícil do que parece, mas espere até a espinha diminuir e sumir naturalmente.
    Publicidade

Dicas

  • Seque o rosto sem esfregar para não piorar a vermelhidão.
  • Nunca estoure as espinhas, pois os germes de dentro dela podem se espalhar pelo rosto e causar novas crises.
  • Beba água regularmente.
  • Tenha cuidado ao usar creme dental para combater as espinhas. Ele pode ressecar a pele. Sempre hidrate a região em seguida e, se possível, use um creme sem hortelã para não ficar tão irritado.
  • Tenha cuidado ao usar creme dental. Não o passe perto dos olhos, ou eles podem ficar irritados.
  • O suco de limão é mais eficaz que o creme dental, mas irrita a pele sensível.
  • Lave o rosto duas vezes por dia.
  • Aplique um cubo de gelo na área afetada para reduzir a vermelhidão por um tempo.
  • O gel de aloe vera é muito eficaz. Além disso, você pode aplicar babosa às espinhas.
  • Produtos como gel de aloe vera e sabonete de carvão podem limpar a área e reduzir a oleosidade. Aplique-os regularmente para evitar as espinhas.
Publicidade

Avisos

  • O creme dental irrita bastante a pele no início, mas não coce a região — ou a situação vai piorar mais. Recorra a outros métodos se a sua pele é sensível.
  • O peróxido de benzoíla pode ter alguns efeitos colaterais, como vermelhidão e inchaço leve no rosto. Faça um teste antes de aplicá-lo no rosto inteiro.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 2 696 579 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade