PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Nem sempre é fácil lidar com uma namorada ciumenta, principalmente quando se sente que está sendo analisado injustamente o tempo inteiro. Seu objetivo deve ser tranquilizá-la nos momentos certos, ouvindo o que ela tem a dizer e conversando. Depois, analise o ponto de vista dela, pois pode haver motivos para o ciúmes. Tentem resolver o problema juntos como um casal, mas lembre-se: se o ciúmes se tornar exagerado e sem noção, talvez seja preciso dar fim ao relacionamento.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Tranquilizando sua namorada

PDF download Baixe em PDF
  1. Quando uma pessoa sente ciúmes, o ideal é deixar que ela se expresse. Mesmo que o sentimento seja infundado, não diga que ela está sendo irracional. Deixe-a falar como se sente e ouça-a sem fazer julgamentos.
    • Lembre-se de que ela pode saber que está sendo irracional. Nesse caso, dizer coisas como "De novo não" ou "Você sabe que não tem com o que se preocupar" não vai ajudar em nada a combater o ciúmes.
    • Em vez de interrompê-la, deixe que ela discuta as inseguranças com franqueza. Ela pode estar disposta a superá-las, desde que você a deixe falar sobre o assunto. Se possível, encoraje-a a compartilhar essas coisas fazendo perguntas como "Pode me dizer sobre o que a deixa insegura agora?".
  2. Nunca diga que sua namorada não deveria sentir o que está sentindo. Se ela está com ciúmes, é natural que você entre na defensiva, mas saiba que isso não vai ajudar a amenizar a situação.
    • Em vez de responder na defensiva, demonstre que está ouvindo. Por exemplo, não diga algo como "Você sabe que a Milena é só uma amiga".
    • Demonstre que está realmente ouvindo o que ela diz, mesmo que não concorde: "Entendo que você se sente um pouco ameaçada pela minha amizade com a Milena".
  3. Muitas vezes, o ciúmes do outro nos deixa acuados. Você pode acabar se sentindo frustrado ou vítima de injustiça, mas não se feche e não fique na defensiva. Responda o que é dito, por pior que seja a situação. Ao ignorar uma pessoa com ciúmes, o problema piorará.
    • Resista à tentação de ignorar sua namorada nesses momentos, mesmo que as acusações sejam exageradas e infundadas. Lembre-se de deixar ela falar! Respire fundo, se necessário.
  4. Ao falar focando em você, não se corre o risco de culpar o outro, pois as suas frases falarão dos seus sentimentos na situação, sem seguir um julgamento objetivo. Depois que sua namorada se expressar, fale na primeira pessoa. [1]
    • As frases na primeira pessoa normalmente tem três partes. Elas começam com "Eu...", seguido imediatamente dos seus sentimentos. Depois, você explica o comportamento que levou a esse sentimento. Por fim, diga o porquê de sentir o que está sentindo.
    • Por exemplo "Eu fico frustrado quando me interroga sobre passar um tempo com a Milena, pois quero poder sair com minhas amigas também."
  5. Às vezes, o ciúmes é uma insegurança mascarada. Em vez de reagir com nervosismo, reforce o valor que dá à sua namorada, lembrando-a de que a ama muito.
    • Por exemplo, diga algo como "Eu entendo que é estranho para você eu ser amigo da minha ex, mas tem um motivo para ela ser a ex. Eu amo você e o nosso relacionamento é tudo para mim".
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Analisando a situação

PDF download Baixe em PDF
  1. Um diálogo aberto e sincero sobre a origem desse ciúmes pode ajudá-los a superar o problema. Quando sua namorada estiver ciumenta, pergunte diretamente sobre o que ela teme. Se ela conseguir discutir a situação, vai ser mais fácil superar o problema e os medos. [2]
    • Pergunte com o que ela fica insegura no relacionamento ou no geral, pois isso pode explicar o ciúmes.
    • Nós temos ciúmes por diversos motivos. Ela pode ter medo de perder você ou simplesmente sentir que está sendo deixada de lado. Pergunte algo como "O que exatamente você teme que aconteça?".
  2. Por mais que o resultado pareça igual — possessividade, paranoia, controle, etc. — os problemas de confiança são diferentes do ciúmes. O ciúmes é uma inveja que surge através da comparação e muitas vezes é infundado, ao passo que o problema de confiança normalmente se desenvolve por conta do comportamento do parceiro ou de experiências passadas. Por exemplo, se traiu sua namorada antes, e ela fica irritada quando você sai sozinho com outra garota, não se trata de ciúmes, mas de um problema de confiança causado por um comportamento seu no passado. As duas coisas são bem diferentes.
    • Pergunte-se se você fez algo que possa ter ocasionado esse problema de confiança. Já traiu no passado? Tem um histórico de mentiras?
    • Os problemas de confiança também podem ter origem na própria pessoa. Como é a família da sua namorada? Quem nunca teve boas relações costuma ter mais ciúmes, pois o medo de perder o parceiro é maior.
    • É uma boa ideia procurar um terapeuta de casais, ou encorajar sua namorada a procurar terapia individual, se o problema for a confiança. Ela deve melhorar essa questão, principalmente se o problema veio de relacionamentos passados e não tem a ver com você.
    • Analise se o que você faz está alinhado com o que diz. Caso perceba que não reforça suas palavras com ações, use esse conhecimento para começar a fazer as coisas que promete.
    • Seja sincero, compassivo e assertivo ao se comunicar com sua namorada. Diga que deseja que o relacionamento de vocês seja muito sincero e real. Disponha-se a ouvir o que ela quer também.
    • Se o ciúmes continuar, mesmo que o relacionamento seja construído com base na confiança, sua namorada deve trabalhar para melhorar a autoestima e superar as próprias inseguranças.
  3. Depois de avaliar a relação, lembre-se do que aprendeu e use isso para lidar com o ciúmes. Quando sua namorada exagerar em uma situação, lembre-se da origem do ciúmes dela e não fique na defensiva. [3]
    • Em vez de ficar bravo, tente se lembrar do motivo do ciúmes. Por exemplo: "Sei que a Lígia está sendo injusta, mas ela foi traída por muitos dos ex-namorados".
    • Tente ter mais empatia por sua namorada. Converse calmamente com ela e ofereça ajuda para resolver o problema em questão. Por exemplo, diga algo como "Tem alguma coisa que eu possa fazer para ajudá-la a se acalmar?".
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Lidando com problemas ocultos

PDF download Baixe em PDF
  1. É possível que você esteja fazendo coisas que desencadeiem o ciúmes dela. Por mais que não se deva moldar todo o seu comportamento às inseguranças de outra pessoa, é possível reduzir certas coisas na presença dela. [4]
    • Por exemplo, experimente perguntar algo como "Tem alguma coisa que eu faço que a deixa com ciúmes?". Veja se pode ajudá-la a se sentir mais segura em momentos que você cria insegurança sem querer.
    • Por exemplo, ela pode ficar com ciúmes quando você faz planos com seus amigos e não a convida. Explique que você precisa de um pouco de tempo a sós com seus amigos, e que isso não tem nada a ver com como se sente em relação a ela. Lembre-se de demonstrar o quanto a valoriza ao fazer esses planos sem ela.
  2. Lembre-se de que o ciúmes costuma prejudicar bastante relacionamentos duradouros. Depois de ouvi-la, é hora de falar, pois ela precisa assumir responsabilidades pelas próprias ações. Diga como é afetado por toda essa situação. [5]
    • Fale com calma e gentileza. A ideia não é gerar uma discussão ou uma briga, portanto, diga algo como "Eu sei que não gosta que eu seja amigo da Milena, mas eu a conheço desde a segunda série. Me sinto controlado quando você não quer que eu saia com ela, pois eu valorizo muito esse relacionamento que tenho".
    • Seja muito claro quanto ao que está disposto a fazer e o que não está. Por exemplo, concorde em mandar mensagens mais frequentes quando sair com amigos, mas diga que não vai tolerar que ela ligue a cada cinco minutos para saber como estão as coisas.
  3. O ciúmes normalmente é causado pela insegurança. Ao melhorar a autoestima, sua namorada provavelmente será menos ciumenta. Em vez de ficar nervoso com a situação, encoraje-a a melhorar esses pontos.
    • Incentive-a a perseguir os próprios sonhos. Responda com animação quando ela experimentar algo novo e se forçar a sair da zona de conforto.
    • Elogie-a com frequência. Deixe-a ciente de que está bonita com a roupa que comprou agora, por exemplo.
  4. O ciúmes é normal em qualquer relacionamento, mas às vezes ele ultrapassa o limite do aceitável. Não se deve continuar em um relacionamento com uma parceira que tem ciúmes exagerado e inaceitável, portanto, aprenda a reconhecer os sinais de problema:
    • Sua namorada usa o ciúmes para controlar você? Algumas pessoas usam essa situação como desculpa para fazer exigências exageradas. Ela pode, por exemplo, usar o ciúmes para impedi-lo de ver amigos ou entes queridos.
    • Ela faz acusações infundadas e exageradas? Ela o acusa de traição sem evidências? Ela tenta entrar em contato com você a todo momento ou fuça nas suas coisas?
    • Se acredita que o ciúmes dela é infundado e sem motivo, avalie sinceramente se quer continuar nesse relacionamento.
  5. Lembre-se de que é impossível controlar as emoções do outro. Conheça os seus limites e, se ela os ultrapassar, saiba que você está certo de se retirar do relacionamento. [6]
    • Se o namoro esgota os dois emocionalmente, ele não é justo e nem ideal para nenhum de vocês. Caso sinta que está respondendo mensagens inseguras o tempo inteiro, sem pausas, saiba que você pode pedir um tempo ou encerrar a relação.
    Publicidade

Dicas

  • Ao lidar com uma namorada ciumenta, insista em resolver o problema, mesmo que ela pareça relutante. O ciúmes nunca vai embora sozinho.
  • Lembre-se de reconhecer os seus limites. Tudo bem tentar ajudar sua namorada a superar o ciúmes, mas você também tem direito de ter sua vida social própria e suas experiências. Se ela não permitir que você viva sua vida, é melhor colocar um ponto final na relação.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 49 967 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade