Baixe em PDF Baixe em PDF

Acalmar uma pessoa brava exige muita paciência. Quando alguém está de cabeça quente, ouvir as palavras "fique calmo" pode deixar as coisas ainda piores. Ser um bom ouvinte e dar conselhos são duas coisas que costumam ajudar. Porém, quando a raiva de uma pessoa é explosiva e imprevisível, pode ser melhor se afastar em vez de tentar usar a razão.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Mantendo a calma

Baixe em PDF
  1. Quando alguém está fervendo de raiva, se você ficar com raiva também, as coisas só vão piorar. Concentre-se em manter a calma, caso contrário, qualquer coisinha vai virar uma grande discussão. Isso não significa que você deva deixar a emoção completamente de lado, mas tente não deixar seus sentimentos à flor da pele.
    • Uma forma de se manter neutro é deixando o ego de lado e não levar as coisas para o lado pessoal. [1] Responder de forma agressiva para defender sua reputação pode ser uma ação natural, mas é importante lembrar que, quando uma pessoa muito brava, ela não consegue raciocinar muito bem a menos que consiga se acalmar. [2]
  2. Quando alguém está muito bravo a ponto de não conseguir falar em um tom de voz normal, é muito fácil absorver essa negatividade e ficar na defensiva. Ao tentar conversar com uma pessoa nesse estado, saiba que a raiva dela provavelmente não tem nada a ver com você. [3] [4] Separe as emoções da pessoa das suas próprias para que você possa apoiá-la sem sentir que a raiva dela está direcionada a você.
  3. Quando as pessoas ficam bravas, elas geralmente trazem à tona situações ou conversas passadas, principalmente quando querem deixá-lo com raiva também. [5] Tente neutralizar isso mantendo o foco nas situações presentes e encontrando uma solução para o problema atual. Não deixe que a raiva dos eventos passados tome posse dos seus sentimentos.
    • Ao perceber que a conversa está indo em direção a eventos passados, tente dizer algo como "Podemos falar sobre isso depois. Eu acredito que precisamos focar no que está deixando você com raiva agora, e procurar uma solução para esse problema. Vamos resolver uma coisa de cada vez."
  4. Se alguém estiver gritando ou desabafando, você pode deixá-lo fazer isso, mas a melhor coisa é ouvir e não dizer nada. Se decidir falar, mantenha a voz baixa. Ao fazer isso, tente manter uma expressão fácil natural e uma linguagem corporal aberta. Você vai parecer mais calmo se não "fisgar a isca" e reagir à gritaria da outra pessoa. [6]
    • Existe uma diferença entre deixar uma pessoa desabafar e ser vítima de abuso verbal. Se a pessoa estiver reprimindo, xingando ou descontando a raiva dela em você, tente falar o seguinte: "Eu entendo sua frustração e gostaria de ajuda-lo. Mas não desconta sua raiva em mim, por favor."
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Diminuindo a raiva de alguém

Baixe em PDF
  1. Se você fez algo para deixar a pessoa brava, talvez ela só precise de um pedido de desculpas sincero. Pedir desculpas não é um sinal de fraqueza. Essa atitude mostra que você se importa com os sentimentos da outra pessoa. Reflita sobre a situação para ver se você fez algo de errado. Se for o caso, diga que você sente muito. Às vezes, isso pode ser tudo o que alguém precisa para se sentir melhor em relação ao que aconteceu.
    • No entanto, se você não sentir que fez algo de errado, não se desculpe somente para tentar acalmar a pessoa.
    • Um pedido de desculpas eficaz pode ser feito da seguinte forma: "Eu sinto muito ter investido o dinheiro das nossas férias sem falar com você antes. Não sei onde eu estava com a cabeça, e entendo o porquê de você estar brava comigo. Vamos tentar encontrar uma solução juntos, ok?"
  2. Quando uma pessoa está muito brava, ela passa a ser controlada pelas emoções, e não consegue acessar a parte racional do cérebro. Tentar usar a razão ou sugerir que a pessoa "fique calma" ou "seja sensata" provavelmente só vai alimentar a raiva e a sensação de que você não valoriza os sentimentos dela. [7]
  3. Seja um bom ouvinte . Quando as pessoas estão emotivas, elas querem compreensão. Escute o que a pessoa tem para falar. Olhe nos olhos dela, acene a cabeça em momentos apropriados e faça perguntas para saber mais. Uma pessoa que se sente ouvida tende a ficar mais calma.
    • É claro que pessoa bravas geralmente não gostam de responder perguntas, e elas podem ficar com muita raiva a ponto de achar que ninguém as entende. Tudo o que você pode fazer é tentar o seu melhor; se a pessoa não quiser conversar, não force.
  4. Eventualmente, todas as pessoas ficam nervosas. Às vezes, a raiva pode mascarar outras emoções, como mágoa, tristeza e vergonha. Qualquer que seja o motivo da raiva da pessoa, escute-a e responda de forma a validar os sentimentos dela (sem necessariamente concordar o tempo todo). É melhor evitar julgar a pessoa, pois isso pode ser visto como falta de apoio.
    • Exemplos de validação do sentimento da pessoa são frases como "isso deve ser muito difícil" ou "eu imagino como você deve estar se sentindo frustrada".
    • Exemplos de frases que podem piorar a situação incluem "deixa isso para lá" ou "eu passei exatamente por isso e já superei".
  5. . [8] A empatia pode ter a forma de compreensão do sentimento alheio, sentir a dor e sofrimento da outra pessoa ou ser capaz de se relacionar com as emoções dela. [9] Para demonstrar empatia, basta escutar a outra pessoa e compreender o que ela sente. [10]
    • Para sentir empatia por uma pessoa brava, tente parafrasear a fala dela. Você pode dizer "Bom, você está dizendo que está brava porque acredita que todas as responsabilidades da sua casa estão na sua mão."
    • Você pode querer dizer "Eu entendo como você se sente", mas saiba que nem sempre é uma boa ideia. A pessoa pode achar que ninguém sabe realmente como ela se sente.
  6. Você pode ter que interpretar a situação ou o nível de raiva da pessoa para determinar se essa abordagem é possível e se tem chances de funcionar. O humor pode lutar de forma efetiva contra a raiva porque ele altera os processos químicos do nosso corpo. [11] Fazer uma piada ou apontar para uma situação engraçada fazendo com que vocês dois riam pode aliviar a tensão do momento.
  7. Algumas pessoas gostam de falar mais, mas outras preferem processar os sentimentos sozinhas. Se a ideia de conversar deixa a pessoa mais brava ainda, dê a ela um pouco de espaço e tempo. [12] A maioria das pessoas demora cerca de 20 minutos para se acalmar quando estão bravas, mas esse período pode ser maior. [13]
    • Se você acredita que a pessoa precisa de um tempo sozinha, tente dizer algo como "Eu entendo que você esteja bravo, mas não acho que estou ajudando você a ficar melhor. Talvez você precise de alguns minutos sozinho. Estarei aqui quando você estiver pronto para conversar."
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Trabalhando em direção à solução

Baixe em PDF
  1. Se a fonte de raiva estiver relacionada a um problema solucionável, talvez você possa ajudar. Se ela estiver calma o suficiente para escutar palavras de razão, ofereça possíveis soluções e ajude-a a bolar um plano para resolver o problema. [14]
    • Em alguns casos, uma pessoa brava pode não conseguir raciocinar dessa forma. Avalie a situação e determine se é preciso esperar até que ela se acalme o suficiente para voltar a raciocinar melhor.
  2. É importante focar no presente ao processar os sentimentos de raiva, mas é preciso tentar mudar o foco da pessoa para o futuro quando estiver buscando por uma solução. [15] Isso pode ajudá-la a pensar de forma mais razoável e a buscar melhores resultados da solução em vez de continuar a se debater com a raiva do passado ou presente.
  3. Nem todos os problemas ou situações que deixam uma pessoa brava têm solução. Se esse for o caso, é importante enfatizar que a pessoa precisa trabalhar em cima das emoções dela e seguir em frente. [16]
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Sabendo quando ir embora

Baixe em PDF
  1. Caso a pessoa esteja deixando você bravo também, pode ser melhor deixá-la sozinha. Tudo piora quando duas pessoas irritadas ocupam o mesmo recinto. Sendo assim, é melhor ir embora antes de ficar bravo para evitar uma briga. [17]
  2. Raiva e abuso são coisas diferentes. A raiva é uma emoção humana normal com a qual precisamos lidar. O abuso é uma forma potencialmente perigosa e não saudável de interação com outra pessoa. Veja algumas estratégias que indicam abuso:
    • Intimidação física (que possa ou não levar à violência propriamente dita);
    • Fazer a pessoa se sentir culpada;
    • Xingar ou menosprezar a pessoa;
    • Controle ou repressão sexual.
  3. Se estiver lidando com uma pessoa que não consegue controlar a raiva e temer pela sua segurança, saia de perto dela imediatamente e vá para um local seguro. A violência doméstica é algo contínuo, e quando o abuso acontece uma vez, ele provavelmente acontece de novo no futuro. É muito importante manter sua família e a si mesmo física e emocionalmente seguros. No Brasil, o número de denúncia contra a violência à mulher é o 180. Veja alguns sinais de situações que incluem abuso:
    • Medo de deixar a outra pessoa brava.
    • Ele te humilha, critica e ofende.
    • Ela tem um temperamento violento e imprevisível.
    • Ela culpa você pelo comportamento abusivo dela.
    • Ela ameaça machucar você.
    Publicidade
  1. Knapp, H. (2007). Therapeutic Communcation: Developing Professional Skills. Thousand Oaks, California: Sage Publications.
  2. http://www.apa.org/helpcenter/controlling-anger.aspx
  3. https://www.mentalhelp.net/articles/putting-it-together-use-of-anger-management-techniques/
  4. http://uhs.berkeley.edu/facstaff/pdf/care/Understanding%20anger.pdf
  5. Corey, G. (2013). Theory and practice of counseling and psyhcotherapy (9th ed.). Belmont, CA: Thomson Brooks/Cole.
  6. Corey, G. (2013). Theory and practice of counseling and psyhcotherapy (9th ed.). Belmont, CA: Thomson Brooks/Cole.
  7. http://www.apa.org/helpcenter/controlling-anger.aspx
  8. https://www.psychologytoday.com/blog/skinny-revisited/201310/disengaging-fight

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 117 737 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade