PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Admitir que não conseguiu o que queria ou que as coisas não saíram como o esperado pode ser difícil, mas superar essa sensação de decepção é ainda mais complicado. Se você tem dificuldade para aceitar algo que não está sob seu controle, não se preocupe: isso é possível. Identifique e valide o que sente e por que está magoado; mude a forma de encarar a situação e ajuste os seus pensamentos e atitudes; por fim, prepare-se para seguir em frente e deixar o passado para trás.

Método 1
Método 1 de 4:

Praticando a aceitação

PDF download Baixe em PDF
  1. . Se não conseguir especificar o motivo da dor, do sofrimento, da confusão e do ressentimento que está sentindo, narre todas as experiências e emoções no diário. Com sorte, você perceberá que certos pensamentos ou crenças o estão prendendo ao passado e aprenderá a identificar e expressar o que sente por meio das palavras escritas. [1]
    • Seja totalmente honesto no diário ao falar de pensamentos e sentimentos. Escreva sobre o que pode estar no caminho para a felicidade ou sobre os obstáculos.
    • Não se preocupe com a gramática, a clareza, o formato ou até em fazer sentido. Comece a escrever quando sentir que deve e pare quando achar que terminou.
    • Não se sinta obrigado a processar tudo logo de cara: você pode explorar o que sente ao longo do tempo e das vezes que escreve.
  2. . Se a sua mente for cercada de pensamentos negativos e de ressentimento, recorra à meditação consciente. Sente-se e pense: "O que estou sentindo?". Atente-se a pensamentos, sentimentos e sensações físicas; preste atenção, mas sem fazer nada. Depois de cerca de um minuto, passe a regular a respiração: sinta o ar entrar e sair, ainda atento ao corpo e ao que sente. Respire em cada experiência.
    • Sempre que ficar absorto em pensamentos, volte a se concentrar na respiração.
    • Não espere efeitos instantâneos com a meditação, ou você vai criar expectativas fúteis. É difícil dominar a meditação consciente e as suas variações de uma vez, mas tudo fica mais fácil com o tempo. Não desista, mesmo que fique frustrado no começo.
  3. Repita-os toda vez que não conseguir aceitar algo. Isso vai mudar o foco da sua atenção e fazer você entender que não há nada errado em superar o que aconteceu. Escolha uma frase que faça sentido para o seu caso, como "Eu desisto" ou "Tudo bem eu aceitar as coisas". Pense nela sempre que se sentir preso ou desconfortável. [2]
    • Alguns outros exemplos: "Eu não controlo tudo e isso não é problema" e "Aceitar as coisas me liberta das amarras".
    • Anote os mantras em post-its e cole-os em um lugar que veja o tempo todo, como o espelho do banheiro ou a tela do computador. Você pode até programar o celular para enviar alertas com essas frases de vez em quando.
  4. Você pode pensar em uma espécie de ritual sagrado ou simbólico para repetir toda vez que decidir aceitar algo. Por exemplo: anote o que pensa e sente sobre aquilo que não pode mudar em pedacinhos de papel e, depois, queime tudo para representar o futuro. Se precisar de ajuda, convide um amigo próximo ou um parente para participar desse processo.
    • Você também pode fazer um desenho da situação ou reunir alguns objetos que queira queimar, jogar fora ou doar. Largue tudo o que estiver associado àquilo que não pode controlar.
    • Por exemplo: se estiver pronto para superar um relacionamento nocivo, livre-se de tudo o que lembra a pessoa ou a relação e escreva uma carta para si mesmo dizendo que quer esquecer o passado. No final, queime-a.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Ajustando os pensamentos

PDF download Baixe em PDF
  1. Embora seja difícil não conseguir o que quer, você pode pelo menos reconhecer que está recebendo algo diferente — e isso é uma boa maneira de ser compassivo. Pense em como se sente e por que se sente assim. Não tenha medo de expressar tristeza ou mágoa, por exemplo. [3]
    • Diga algo como "É difícil não conseguir algo que eu queria" a si mesmo.
    • Discuta a situação com amigos para normalizar a experiência. Pode ser muito bom ouvir alguém dizer que o que você está sentindo é normal.
  2. É muito fácil perder a calma quando um relacionamento não segue um rumo esperado. Contudo, muitas vezes, isso são imperfeições, e não empecilhos. Discussões ou brigas nem sempre são sinais de abuso, por exemplo.
  3. Muitas pessoas associam a sensação de controle sobre tudo à sensação de bem-estar — e, assim, se sentem ameaçadas quando não têm poder sobre o que está ao redor. [5] Se não conseguir aceitar algo, pense no que pode controlar; e, se não conseguir controlar uma situação, controle pelo menos a sua maneira de reagir a ela. [6]
    • Por exemplo: talvez você não consiga mudar o fato de que não entrou na faculdade de medicina. Mesmo assim, é possível controlar a sua reação a tal reprovação, bem como o que sente (tristeza, mágoa, insuficiência etc.). Apesar disso, será que isso define a sua inteligência ou o seu valor? Não se deixe derrotar, mesmo que fracasse em algo.
  4. Por mais que algo pareça muito importante no momento, reflita sobre o que isso vai significar no futuro. Será que vai importar em cinco anos? Algo positivo pode acontecer, mesmo que não consiga o que quer? Mesmo que você fique decepcionado e perdido agora, não significa que não vai haver mais oportunidades legais adiante. [7]
    • Pense nas outras oportunidades que ainda vai ter. Mesmo que não consiga o emprego dos sonhos, por exemplo, pode se deparar com algo parecido ou até decidir seguir um rumo profissional diferente no futuro.
    • Pense também nas decepções do passado: você as superou? Elas impactaram a sua vida de forma irreparável ou você conseguiu seguir em frente? Tudo isso pode ajudar a expandir as suas perspectivas.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Seguindo adiante

PDF download Baixe em PDF
  1. . Isso faz parte do processo de superação. Se tiver um único objetivo, isso pode ser difícil. Por outro lado, se aceitar as coisas que mudarem, vai parar de viver no passado e aproveitar o presente e o futuro. É muito difícil se acostumar às mudanças no início, ainda mais para quem não tem poder sobre tudo. Porém, depois dessa fase do desconforto, você vai acabar aceitando as circunstâncias. [8]
    • Por exemplo: se quiser comprar uma casa, mas não conseguir um empréstimo no banco, entenda que você não vai comprar o imóvel. Ainda que fique decepcionado e frustrado, recomponha-se e busque outra casa legal.
  2. Pense no lado bom de aceitar aquilo que não se pode mudar. Mesmo que fique arrasado com o resultado de certos eventos ou sinta a dor da mudança, pense em pontos positivos. [9]
    • Talvez você perceba que é muito mais forte e resistente do que pensava; talvez tenha uma noção mais clara dos objetivos que quer cumprir ou da direção que quer seguir na vida; pode ser até que você comece a se autodescobrir e identificar quem são os seus amigos de verdade!
    • Por exemplo: se tiver dificuldade para superar um término, pode ser que você comece a enxergar quão importantes os seus amigos são nessa época difícil.
  3. . Se tiver que perdoar alguém para seguir adiante, vá em frente. Talvez você guarde rancor dos seus pais por se sentir abandonado quando jovem ou do seu ex-cônjuge por causa do divórcio, por exemplo. Se alguém lhe machucar e causar esse estrago, reflita sobre como o perdão pode melhorar as coisas. Não quer dizer que você tenha que esquecer o que aconteceu, mas sim superar a dor que sentiu por causa de terceiros. [10]
    • Por exemplo: escreva ou diga algo como "Vocês fizeram o possível, mas eu precisava de mais quando era criança. Agora que estou adulto, posso cuidar de mim mesmo. E perdoo vocês pelo que houve no passado." aos seus pais.
    • Você não precisa oferecer o perdão ou dizer à pessoa que a perdoa diretamente. Faça isso para si próprio, mesmo que o outro indivíduo já tenha falecido.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Buscando ajuda

PDF download Baixe em PDF
  1. Encontre pessoas que ouçam o que você tem a dizer e se preocupem com o seu bem-estar. Não ache que é um peso nas costas dos outros por querer falar sobre sentimentos. Quem gosta mesmo de você vai dar todo o apoio necessário nessas épocas difíceis. Por fim, embora seja melhor encontrar as pessoas cara a cada, até ligações telefônicas, e-mails e videoconferências servem. [11]
    • Dedique um tempo aos amigos regularmente. Se você se sentir isolado, estreite os laços com eles.
    • Lembre-se também de ser um bom ouvinte e ombro amigo para aqueles que precisarem. Isso vai diminuir a sensação de ser um peso nas costas dos outros. As amizades são vias de mão dupla; incentive os conhecidos a confiarem em você.
  2. Esse grupo pode ser ideal para conhecer pessoas em situações semelhantes às suas e compartilhar histórias, oferecer ajuda, dar e receber conselhos e criar laços afetivos. Se você se sentir isolado com os seus problemas, não enrole e comece a procurar algo do tipo imediatamente. [12]
    • Participe de um grupo de apoio local ou encontre algo na internet.
  3. Se não conseguir superar algo e achar que pode precisar de ajuda profissional, comece a fazer terapia. Pode ser que você tenha medo de adotar novos comportamentos ou hábitos e não saiba lidar com o estresse. Nesses casos, ligue para um terapeuta. [13]
    • Entre em contato com o seu plano de saúde para saber se ele cobre sessões de terapia ou ligue para clínicas de saúde ou hospitais em busca de indicações. Por fim, fale também com amigos e parentes.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 37 019 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade