Baixe em PDF Baixe em PDF

As velas podem adicionar personalidade à sua decoração, estabelecendo um clima de paz e serenidade, além de darem um aroma agradável à sua casa. Embora as velas possuam diversos benefícios, é importante adotar medidas de segurança para evitar acidentes e ferimentos ao acendê-las. As velas não devem estar perto de qualquer objeto inflamável e não podem ser movidas depois de acesas. É preciso tomar muito cuidado ao acender velas e ao apagar suas chamas.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Preparando as velas

Baixe em PDF
  1. Deixe um espaço de pelo menos 90 cm entre a chama da vela e a superfície acima dela. Se houver mais de uma vela no mesmo ambiente, mantenha uma distância de 90 cm entre cada uma delas. Isso impede que as velas entrem em contato e produzam uma chama de maior intensidade.
  2. Itens inflamáveis incluem: cabelo, roupas, decorações, livros, papéis, carpete, móveis, roupa de cama ou cortinas. Prenda as cortinas e remova qualquer excesso de tecido.
  3. O suporte para a vela deve ser feito especificamente para o estilo da vela que será utilizada. Além disso, ele deve ser grande o bastante para coletar a cera derretida. Sempre coloque a vela em uma superfície resistente ao calor. Você também pode utilizar uma taça do tipo Hurricane que seja feita de um material não inflamável.
  4. Não coloque a vela embaixo de uma janela aberta. Correntes de ar podem empurrar a chama e iniciar um incêndio. Se a vela estiver perto de uma janela aberta, feche a janela ou mova a vela; se ela estiver em um lugar com corrente de ar, mova a vela para um lugar protegido.
  5. Crianças ou animais podem bater acidentalmente na vela e iniciar um incêndio. Velas, fósforos e isqueiros devem ficar sempre longe do alcance de crianças ou animais.
  6. Nunca abandone a vela acesa. Ao manter a vela sempre à vista, você impede que a sua propriedade, seus entes queridos e você mesmo corram perigo.
    • Você pode informar as outras pessoas presentes na sua casa de que há uma vela acesa.
  7. Sempre siga as recomendações do fabricante com relação aos suportes adequados, o tempo pelo qual a vela permanecerá acesa e como apagá-la. Não ultrapasse os limites estipulados pelo fabricante. [1]
    • Leia todas as instruções de uso da vela antes de utilizá-la. Toda vela é diferente, portanto as instruções deste artigo são apenas orientações gerais de uso.
  8. Detectores de fumaça e incêndio devem ser inspecionados todo ano para garantir que estão funcionando corretamente. Fazer uma manutenção de rotina, seja por conta própria ou com profissionais, é importante para verificar se os dispositivos estão funcionando corretamente para detectar incêndios. [2]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Acendendo sua vela

Baixe em PDF
  1. O pavio deve permanecer centralizado e na vertical para garantir que queimará corretamente. O reservatório para cera derretida deve estar limpo, sem a presença de pavio cortado, fósforos ou outros resíduos inflamáveis. [3]
  2. Com o dedo indicador e o dedão, segure o fósforo acesso próximo do pavio da vela. O pavio deve acender em apenas alguns segundos após o contato com a chama. Tente inclinar ligeiramente a vela para ter espaço para os dedos e o fósforo.
    • Se estiver com dificuldade para acender o pavio, tente segurar a vela com os dois dedos mais longos — o indicador e o médio.
    • Fósforos mais longos ou isqueiros utilizados para acender fogão também funcionam bem para acender velas mais difíceis.
    • Se não conseguir alcançar o pavio com um fósforo ou isqueiro comum, utilize um pedaço de macarrão espaguete. Acenda uma ponta e utilize-o como um fósforo. Como o espaguete pode ser apagado facilmente e não queima por muito tempo, ele pode substituir o isqueiro ou fósforo.
  3. Nunca mova ou toque a vela após acendê-la ou quando a cera estiver derretida, pois o suporte ficará muito quente.
  4. Uma boa regra é apagar a vela quando restar 5 mm de cera intacta ou quando houver apenas 1 mm de cera no recipiente. Dessa forma, o pavio permanecerá na vertical e a chama continuará sob controle.
    • Apague a vela se a chama estiver alta demais ou começar a tremer repetidamente.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Apagando a chama

Baixe em PDF
  1. A espevitadeira — ou simplesmente apagador de vela — é um utensílio capaz de cortar de forma segura o fornecimento de oxigênio à chama. Esse item permite que a chama seja apagada sem o risco de derramar a cera derretida. Se não tiver um apagador de vela, você pode utilizar uma colher de metal para apagar a chama.
    • Não utilize água para apagar uma vela. Misturar água gelada e cera quente pode derramar a cera e fazer com que ela pegue fogo. A água gelada também pode causar um choque térmico no vidro, fazendo com que o suporte para a vela quebre ou rache.
    • Não utilize uma faca ou objeto afiado para remover as gotas de cera que escorrerem. Isso pode riscar, enfraquecer ou quebrar o vidro. [4]
  2. Antes de sair do cômodo, verifique se a brasa não continua acesa e se a vela foi completamente apagada. Se houver um pouco de brasa vermelha ainda queimando, utilize o apagador de vela novamente.
    • Não toque na vela até que ela tenha esfriado completamente. [5]
  3. Se o pavio tiver menos de 1 mm de comprimento, isso significa que ele não pode mais ser utilizado. A partir desse momento, a vela deve ser descartada. Ao acender um fósforo, passe-o debaixo da água antes de descartá-lo para ter certeza que a chama foi completamente apagada.
    • Por precaução, coloque todas as velas utilizadas na pia ou em uma bandeja de metal.
    Publicidade

Dicas

  • Se o pavio for cortado bem próximo da vela, ele continuará queimando por mais tempo.
  • Utilize pequenos suportes de metal com tampa para que a chama queime em apenas uma direção. Além disso, essas peças ajudam a eliminar a fumaça gerada pela chama.
  • O fogo é imprevisível, portanto é importante ficar de olho no comportamento da vela.
  • Algumas velas religiosas, como velas votivas ou velas de Shabat, são feitas para que o pavio queime por inteiro. Para esse tipo de vela, tome cuidado redobrado. [6]
Publicidade

Avisos

  • Acender velas nas proximidades de uma fonte de oxigênio é algo muito perigoso. O oxigênio acelera a combustão e pode aumentar as chamas. Tome cuidado ao utilizar uma vela se houver um cilindro de oxigênio em casa.
  • Em média, 25 incêndios são causados por dia devido ao uso inadequado das velas, e 58% desses incêndios domésticos ocorrem porque algum material combustível foi deixado muito próximo da chama da vela.
  • As velas nunca devem ser utilizadas como luzes noturnas e devem ser monitoradas a todo momento.
  • Tome muito cuidado ao utilizar velas durante um apagão elétrico. Lanternas e outras fontes de luz alimentadas por bateria são opções mais seguras no caso de um apagão.
  • Ao utilizar velas durante um apagão, não as utilize para buscar coisas dentro de um armário ou para abastecer algum equipamento — como lanterna, aquecedor, etc. [7]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 56 408 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade