Baixe em PDF
Baixe em PDF
É muito fácil acender um isqueiro Bic depois que se acostuma. Use o polegar para girar a roda acionadora de metal em direção ao disparador vermelho. Mantenha-o pressionado para liberar gás e gerar uma faísca que, por sua vez, produz a chama. Para apagar o fogo, basta soltar o disparador.
Passos
-
Segure o isqueiro de pé com a mão dominante. Envolva o acessório com os dedos para deixá-lo estável. Ponha a ponta do polegar no disparador vermelho, de modo que ele toque a roda acionadora de metal e fique confortável. Experimente várias posições até encontrar a ideal. [1] X Fonte de pesquisa
- O botão vermelho faz a ignição e libera o gás do corpo do isqueiro.
- Segure o isqueiro pelo menos 1,5 cm abaixo do protetor de metal, pois ele fica muito quente e pode queimar a sua mão.
-
Use o polegar para girar a roda acionadora para baixo, em direção ao disparador vermelho. Ponha um pouco de força para conseguir acender a chama em um movimento rápido e preciso. Se conseguir, vai produzir fogo pela parte superior do isqueiro.
- A faísca não é visível aos olhos, pois é gerada dentro do protetor de metal do isqueiro.
-
Pressione o disparador para manter a chama acesa. Depois de girar a roda, descanse o polegar sobre o botão vermelho. Enquanto segurá-lo, vai estar liberando gás do corpo do isqueiro e mantendo a chama acesa. Assim que soltar, o fogo vai se apagar.
- Não deixe o isqueiro aceso por mais de 30 segundos. Solte o disparador assim que acender o objeto que tem em mãos (como um cigarro), pois o protetor de metal vai ficar quente em pouco tempo e pode ser perigoso.
- Para estender a vida útil do isqueiro, não deixe a chama acesa por mais tempo que o necessário. A maioria desses acessórios tem uma pedra que dura mais que o fluido em si em situações normais; assim, é melhor religar o acessório do que deixá-lo aceso direto (quando estiver acendendo várias velas, por exemplo). Essa pedra provavelmente vai acabar depois do butano. Se o gás chegar ao fim, é porque você vai ter de comprar outro Bic.
Publicidade
-
Encontre a roda acionadora. Esse pequeno objeto serrilhado ajuda a produzir a chama. Quando girada em direção ao corpo do isqueiro, ela entra em contato com uma pedra, que, por sua vez, faz a ignição do gás a partir do tanque de fluido para gerar fogo.
-
Entenda a função do disparador. Quando pressionado, esse botão vermelho libera a válvula de gás do tanque de fluido. Para acender o isqueiro, você deve girar a roda acionadora e pressionar o disparador ao mesmo tempo.
-
Entenda como o isqueiro funciona de modo geral. Ao girar a roda, você cria a faísca; ao pressionar o botão, libera o gás; ao fazer ambos ao mesmo tempo, a faísca interage com o butano e envia uma pequena chama em direção ao topo do acessório. Ela continua acesa enquanto o botão estiver pressionado.Publicidade
-
Continue tentando. Se estiver usando um isqueiro Bic relativamente novo, pode ser que o problema esteja na técnica, não no acessório em si. Veja bem como posiciona a mão; você deve girar a roda com agilidade e força suficientes para gerar a faísca, além de manter o disparador pressionado.
- Os isqueiros Bic funcionam mesmo em climas chuvosos ou com muito vento. Se não conseguir acender o acessório, tente protegê-lo com a outra mão ou bloquear o vento de outra maneira para não apagar a chama. Dessa forma, vai criar um espaço seco, sem ar.
-
Tire a guarda de segurança do isqueiro . Embora tal procedimento deixe o acessório menos "seguro", ele pode facilitar o processo, já que você não vai ter de usar tanta força para produzir a faísca. Muitas pessoas que usam isqueiros Bic removem essa peça logo de uma vez.
-
Veja quanto fluido ainda há no isqueiro. Se ele não acender, pode ser que esteja vazio — o que fica bem evidente quando o corpo de plástico é transparente. Se ele for opaco, ponha-o contra uma luz, com a parte superior mais distante, e dê alguns petelecos nele. Afaste o polegar da roda acionadora e do disparador para não colocar fogo na própria mão e tente ouvir um chiado.
- Se o isqueiro estiver sem fluido, jogue-o fora. Não dá para reabastecer acessórios comuns.
- Um único isqueiro Bic deve acender cerca de três mil vezes. [2] X Fonte de pesquisa
-
Examine a roda acionadora. Se o isqueiro tiver bastante fluido, mas ainda assim não acender, o problema pode estar na hora da ativação. Acessórios baratos e gastos podem estragar depois de um tempo: embora produzam uma faísca visível, ela não é densa o bastante para ativar o butano.
- Se o isqueiro ainda produzir uma faísca, gire a roda acionadora pressionada aos poucos, tentando encostar na pedra que fica dentro do corpo. Se colocar força suficiente no movimento, vai conseguir acender a chama. Tenha cuidado: partes da pedra podem se espalhar e atingir sua pele ou roupa. Embora a probabilidade de se queimar seja pequena, acidentes ainda acontecem.
- Se a roda não produzir faísca, mas ainda houver butano no tanque, aproxime dois isqueiros pela ponta e acione o disparador do primeiro acessório para liberar gás. Depois, use a roda do outro, que funciona (mas que só está sem fluido), para produzir a chama.
Publicidade
Dicas
- Proteja o isqueiro do vento, ou o acessório não vai acender. Primeiro, determine a direção da brisa (lamba a ponta do dedo e levante-o para sentir o ar). Depois, bloqueie o isqueiro com seu corpo e/ou uma mão.
- Acenda os objetos com a ponta da chama. Chamas consomem oxigênio, e não há ar algum no meio do fogo.
- Só compre um isqueiro Bic se tiver idade suficiente (18 anos). Para isso, vá a lojas de conveniências, drogarias, mercados, papelarias etc.
- Quando se acostumar a acender o isqueiro, aprenda alguns truques. Veja vídeos do YouTube com tutoriais para aprender mais, mas tenha cuidado ao brincar com fogo.
Publicidade
Avisos
- Tenha muito cuidado com "truques" com o isqueiro. Nem todos os vídeos do YouTube são simples e práticos; alguns podem machucar. Vá com calma.
- Nunca segure o isqueiro pela parte de metal depois de acendê-lo, ou pode queimar a mão. [3] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 84 160 vezes.
Publicidade