Baixe em PDF
Baixe em PDF
Todo mundo precisa de um dinheiro extra. Quer achar moedas e notas para engordar a carteira? Quer aprender a reaver algum direito? Continue lendo, pois há várias maneiras de se encontrar dinheiro por aí.
Passos
-
Um dos lugares mais fáceis de se encontrar dinheiro é o caixa. Por isso, olhe para o chão sempre que for pagar a conta do supermercado, do restaurante, da lanchonete, etc. Geralmente, as pessoas acabam deixando cair moedas e não ligam de pegar. Fique atento!
- Muitas pessoas usam cartões de crédito ou débito na maioria dos lugares, mas os bancos ainda lidam apenas com dinheiro. Por isso, quando estiver na fila, olhe discretamente para o chão perto da boca do caixa.
-
Sabe aquelas máquinas de venda automática de chocolates, sucos, salgadinhos e biscoitos? Esquecer o troco naquela fenda acontece com todo mundo! Crie o hábito de verificá-la sempre que passar por uma máquina dessas. Outra dica é observar o piso ao redor, pois muitas pessoas deixam as moedas caírem.
- Olhe a parte de devolução de moedas também, pois muitas pessoas colocam o dinheiro na máquina e saem sem comprar nada. O mesmo vale para os jogos de fliperama.
-
As lavanderias públicas estão se tornando cada vez mais populares no Brasil, não é? Pois bem, quando estiver em uma dessas, não se esqueça de olhar para o piso! Todo mundo esquece dinheiro nos bolsos de calças ou camisas e, na lavanderia, ele pode muito bem cair no chão. É possível encontrar bastante dinheiro dessa forma.
- Quando for utilizar a lavadora, veja se alguma cédula não ficou presa no filtro pega-fiapos. Mesmo se o dinheiro estiver rasgado, dá para usar.
- Esta etapa também é um aviso para verificar todos os bolsos antes de colocar as roupas para lavar.
-
Quando estiver no banheiro, olhe para o chão. Muitas pessoas deixam a carteira cair quando vão usar o banheiro, e nisso algumas cédulas ou moedas podem cair junto. Claro que ninguém vai ficar rico recolhendo moedinhas do chão, mas é melhor que nada. Não se preocupe com os germes, pois a moeda provavelmente tem mais micróbios que o banheiro inteiro.
-
Vai ver um jogo de futebol no estádio? Fique de olho embaixo das cadeiras. Nos estádios, tudo é bem caro, e quase todo mundo paga em espécie. Como o vento está soprando e as pessoas estão bebendo, muito dinheiro acaba se perdendo. Mas alguém logo vai achar, não é? Que seja você!
-
Observe a parte inferior de cercas, muros e paredes. Claro que as pessoas não saem por aí jogando dinheiro perto de cercas, mas o vento sopra e o dinheiro sempre acaba ficando perto desses obstáculos. Fique atento quando estiver caminhando pela rua.
-
Olhe embaixo das almofadas do sofá, pois esse lugar é uma armadilha clássica para as moedas. Quando as pessoas se inclinam ou deitam, o dinheiro acaba saindo do bolso e parando sob as almofadas. Às vezes, é até possível encontrar cédulas. Além de muitas migalhas, é claro.
- Olhe embaixo do sofá também, pois as pessoas deixam o dinheiro cair no chão, e ele acaba sob móvel.
-
Recolha latinhas de cerveja e refrigerante. Além de ajudar o meio ambiente, ganhará um dinheiro extra.
- Uma dica é sair pelo bairro recolhendo todas as latinhas que encontrar. Se morar perto de um bar, melhor ainda; o mesmo vale para praças ou parques.
-
Fique de olho aberto sempre que estiver indo para a escola, o trabalho, um encontro ou até mesmo no estacionamento. Procure por coisas brilhantes e, se parecerem promissoras, pegue. Outra dica é ficar de olho em coisas azuis, amarelas ou laranjas no cinza da calçada. Pode ser uma cédula!
-
Caso encontre uma quantidade muito grande de dinheiro, leve para a delegacia mais próxima. Muitas pessoas anotam os números de série das cédulas para ter como reavê-las em caso de roubos. Se o dono tiver feito um boletim de ocorrência sobre a perda do dinheiro, você vai ficar enrolado!
- Antes de devolver o dinheiro, peça para a pessoa informar o número de série. Se a pessoa não os tiver anotado, pergunte pelo menos o valor total.
- Se o dinheiro não puder ser rastreado, é seu por direito.
Publicidade
-
Muitas vezes, temos dinheiro para receber do governo, mas ele não se esforça muito para nos avisar disso. Certamente, milhões e milhões na forma de pensões, retornos de impostos, investimentos, dentre outros, não são reivindicados. Se achar que possa estar nessa situação, é preciso aprender a coletar o que seu por direito. [1] X Fonte de pesquisa
- Tecnicamente, o dinheiro já é seu. Não é possível reaver o dinheiro de outra pessoa, a menos que ela o nomeie como beneficiário. Contudo, a lei é diferente para cada tipo de dinheiro.
-
Se foi despedido, ou a empresa na qual trabalhava fechou as portas, é preciso verificar se tem direito a alguma indenização. Para isso, ligue 135 para falar com o Ministério da Previdência Social e tirar todas as dúvidas.
-
Peça a restituição dos impostos. Tem direito a recebê-la quem pagou Imposto de Renda a mais durante o ano. Porém, fique de olho no prazo! A restituição poderá ser requerida pelo contribuinte dentro do prazo de cinco anos. Para mais informações, ligue 146. [2] X Fonte de pesquisa
-
Veja se tem direito ao Abono Salarial. Se estiver cadastrado no PIS e tiver recebido pelo menos 2 salários por mês no ano passado, tem direito ao Abono Salarial. Para mais informações, ligue para (61) 2031-6000.
- Também é possível acessar diretamente o site do Ministério do Trabalho e Emprego. [3] X Fonte de pesquisa
-
Muito cuidado com fraudes! É comum recebermos e-mails falsos de bancos ou agências do governo exigindo taxas em troca da restituição do IRPF, por exemplo. Não caia nessa furada! Esses órgãos jamais exigem pagamento para que se receba por um direito.
- Nunca pague para receber um prêmio nem transfira dinheiro para desconhecidos.
Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 71 169 vezes.
Publicidade