Baixe em PDF
Baixe em PDF
Os expoentes são números ou variáveis (letras) sobrescritos que mostram a potência à qual determinado valor está elevado — ou seja, quantas vezes ele é multiplicado por si mesmo. Por exemplo: elevar 5 à terceira potência é como usar o valor como fator três vezes na multiplicação, com 5 x 5 x 5 = 125. É possível adicionar expoentes ao Microsoft Word de diversas formas: como símbolos, como caracteres formatados na caixa de diálogo "Fonte" ou com as Ferramentas de Equação (também chamadas de Editor de Equações em algumas versões do programa). Siga as instruções dos métodos abaixo para saber o que fazer.
Passos
-
Abra a caixa de diálogo "Símbolo". Você pode usá-la para inserir símbolos especiais no texto do Word. A forma de acessá-la depende da versão do software.
- Nas versões de 2007 ou posteriores, que usam a interface de faixas de opções, clique no botão "Símbolo" (representado pela letra grega ômega), que fica na seção "Símbolos" da guia "Inserir". Depois, clique em "Mais Símbolos...", na parte inferior do menu das opções mais comuns para chegar à janela adicional.
- Nas versões de 2003 ou anteriores, clique em "Símbolo" a partir do menu "Inserir".
-
Escolha a fonte do expoente. Geralmente, ele fica na mesma fonte que o restante do texto; para isso, é só deixar a opção "(texto normal)" no menu suspenso. Se você quiser trocar, clique na setinha no canto inferior direito do menu suspenso e escolha a nova fonte da lista.
- Nem toda fonte inclui versões sobrescritas dos números e letras. Se for o caso da que você quer usar, troque de opção por alguma que suporte o formato.
-
Escolha que expoente você quer usar. Você pode rolar a barra à direita do menu para selecionar um expoente ou escolher dentre as opções do menu suspenso "Subconjunto": "Latim-1 Suplementar" (ou "Latim-1") ou "Sobrescritos e Subscritos". Os expoentes numéricos disponíveis são "1", "2", "3" e "n" (que representa uma variável). Clique no caractere que quiser usar.
-
Insira o expoente no texto. Clique no botão "Inserir", que fica na parte inferior da caixa de diálogo "Símbolo". Assim, você vai fechá-la e inserir o caractere no texto no local em que o cursor estiver.
- Nas versões 2007 ou posteriores do Word, o expoente vai aparecer na janela "Símbolos Usados Recentemente", que fica na parte inferior de "Símbolos", depois que você usá-lo uma vez. Caso queira tornar a usar, é só clicar no mesmo ícone.
- Você também pode usar a tecla de atalho para inserir o expoente. Ao selecionar um expoente, a caixa de diálogo "Símbolo" vai exibir a lista de atalhos ("Alt" + uma letra ou uma combinação de quatro dígitos). Pressione as devidas teclas para inserir o caractere sem passar por todo esse processo. Atenção: as versões mais antigas do Word podem não exibir essa lista de atalhos para alguns expoentes . Por fim, você também pode criar ou modificar o atalho com o botão "Tecla de Atalho".
Publicidade
-
Selecione o texto que você quer transformar em expoente (sobrescrito). Ponha o cursor na frente do número ou da letra que você quer formatar como sobrescrito. Depois, pressione o botão esquerdo do mouse e arraste o cursor por cima do restante do texto.
-
Acesse a caixa de diálogo "Fonte". Com ela, você não só vai poder mudar a fonte o tamanho do texto, mas também formatá-lo de diversas maneiras, incluindo como expoente. A forma de acessá-la depende da versão do software.
- Nas versões 2007 ou posteriores, clique na setinha diagonal no canto inferior direito da seção "Fonte", na guia "Página Inicial".
- Nas versões 2003 ou anteriores, clique em "Fonte", no menu "Formatar".
- O texto selecionado vai aparecer na tela "Visualização".
-
Marque o campo "Sobrescrito" na seção "Efeitos". O texto vai aparecer menor e destacado.
-
Clique em "OK". Assim, o Word vai fechar a caixa de diálogo "Fonte" e exibir o texto selecionado como sobrescrito.
- Além de representar expoentes matemáticos, você pode usar esse método para representar as cargas iônicas, que são escritas com sinais positivos ou negativos (o número que aponta quantos elétrons uma partícula ganhou ou perdeu em uma reação química) após os símbolos químicos. Não use números sobrescritos para representar átomos múltiplos de um elemento de determinada molécula; para isso, use números subscritos.
- Em vez de inserir o texto que quer sobrescrever antes, você pode abrir a caixa de diálogo "Fonte", marcar "Sobrescrito", clicar em "OK" e só depois digitar os caracteres. Depois, para desativar a opção, é só reabrir a caixa "Fonte" após digitar os números sobrescritos e desmarcá-la.
Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:
Adicionando expoentes com as Ferramentas de Equação (nas versões 2007 ou posteriores do Word)
-
Abra as Ferramentas de Equação. Clique no botão "Equação" (representado pela letra grega pi) na seção "Símbolos" da guia "Inserir". Depois, clique em "Inserir Nova Equação", na parte inferior do menu suspenso.
- Você também pode abrir o editor de um documento novo ou já existente, mas as Ferramentas de Equação só estão disponíveis para arquivos .docx ou .dotx, feitos em XML.
-
Selecione a opção "Subescrito-Sobrescrito", que fica na seção "Estruturas" da guia "Design". Ela é representada por um "e" elevado à potência de "x". Depois, o Word vai exibir um menu suspenso com as seções "Subescritos e Sobrescritos" e "Subescritos e Sobrescritos Comuns".
-
Selecione a primeira opção sob "Subescrito-Sobrescrito". Ela é representada por dois retângulos pontilhados, um maior que o outro. Depois, o Word vai exibir um par de retângulos semelhantes no campo "Equação" do documento.
-
Digite o número ou a variável (base) ao qual o valor vai ser elevado. Digite-o no campo maior à direita com o teclado. Esse caractere vai ser transformado em itálico automaticamente.
-
Digite o número ou a variável do expoente. Digite-o no campo menor à direita com o teclado. Esse caractere também vai ser transformado em itálico automaticamente.
- Você também pode usar só o teclado para digitar o valor da base e do expoente no campo "Equação". Comece com a base, faça o acento circunflexo (^) e termine com o expoente. Ao pressionar "Enter", você vai fechar o campo, o acento vai desaparecer e o expoente vai ficar sobrescrito.
- As Ferramentas de Equação das versões 2007 e posteriores do Word tratam as equações como texto normal, enquanto as ferramentas em si são fontes especiais de matemática.
Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:
Adicionando expoentes com o Editor de Equações (nas versões 2003 ou anteriores do Word)
-
Abra o Editor de Equações. Clique em "Objeto", no menu "Inserir". Depois, selecione a opção "Criar Novo" a partir da caixa de diálogo "Inserir Objeto". Por fim, clique em "Editor de Equações 3.0".
-
Clique no botão "Expoente", na parte inferior da barra de ferramentas "Equação". O Word vai exibir um modelo com um espaço para a base e outro para o expoente.
-
Digite o valor da base. Insira-o no campo maior à esquerda usando o teclado.
-
Digite o valor do expoente. Insira-o no campo menor, à direita.
- O Editor de Equações nas versões 2003 ou anteriores do Word trata as equações como objetos, e não texto. Ainda assim, você pode mudar a fonte e o tamanho, o formato e a posição dos caracteres.
Publicidade
Avisos
- Apesar de o Word oferecer diversas opções para criar expoentes e sobrescritos, eles ainda são considerados caracteres especiais. Nem todas as fontes suportam esse formato, e o texto com esses caracteres não retém o formato original quando é copiado para fora do Word. Se você tiver alguma dúvida, pode anotar o expoente como caractere normal, precedido por um acento circunflexo (as Ferramentas de Equação nas versões 2007 ou posteriores do Word vão fazer a conversão dos objetos. Para isso, clique na equação com o item a ser convertido para exibir o campo "Equação"; depois, clique na setinha no canto inferior direito; por fim, clique em "Linear", no menu suspenso "Opções de Equação").
Publicidade
Referências
- Rodney Ruff, Omaha, NE (EUA); usuário experiente do Microsoft Word.
Publicidade