Baixe em PDF
Baixe em PDF
No mercado atual, dentre todos os produtos que não conseguem cumprir suas funções, não há nenhum que seja encontrado em tão grande quantidade quanto amoladores de facas (exceto, talvez, máquinas para fazer exercícios sem esforço). No entanto, há muitas maneiras de afiar uma faca que realmente funcionam. Este artigo destaca os erros mais comuns.
Passos
-
Escolha a inclinação para afiar a faca. Se você já sabe que ângulo foi usado para afiá-la, mantenha o mesmo. Usar uma inclinação diferente da original consome mais tempo e esforço.
- Se você desconhece o ângulo apropriado, pergunte ao fabricante de sua faca ou pesquise em uma loja de facas de boa reputação.
- Caso decida se arriscar, escolha um ângulo de 10° a 30° para cada lado. Quanto mais deitada você deixar a faca, mais afiada ficará o fio, mas o resultado durará menos. Por outro lado, quanto mais em pé, mais tempo vai durar a afiada. Um bom meio-termo seria uma inclinação entre 17° e 20°.
-
Lubrifique a pedra de amolar usando óleo mineral. Um óleo de consistência leve facilita o deslize da lâmina sobre a pedra, além de evitar que as partículas que se desprendem do metal acabem entupindo os poros da mesma.
- Verifique as orientações do fabricante para a lubrificação da pedra. As pedras de amolar mais comuns são feitas de carborundo para serem usadas tanto úmidas quanto secas, mas se forem lubrificadas com óleo, podem ser destruídas. Porém, há algumas pedras que são feitas especificamente para serem lubrificadas com óleo.
-
Mantenha o ângulo certo com uma guia. Se não tiver uma, você terá que controlar a inclinação da faca manualmente, o que é muito difícil e requer uma ótima percepção de ângulos.
- Uma das partes mais difíceis da tarefa de amolar uma faca é acertar o ângulo. Para facilitar esse processo, experimente passar canetinha nos dois lados da lâmina. Conforme você vai afiando, confira se a tinta está saindo.
-
Comece pelo lado mais áspero da pedra. Ele é usado para preparar a lâmina para ser afiada.
-
Para deixar o fio de corte simétrico, amole a faca arrastando-a pela pedra na direção oposta à que você usaria se quisesse cortar uma fina camada de pedra. Isso criará uma rebarba e prolongará a vida útil da pedra.
-
Continue amolando no ângulo definido até alcançar por volta da metade do aço. Não é necessário medir com precisão. Para lâminas de um gume (amolação Scandi, amolação com buril, etc.), não vire a faca quando for orientado a fazê-lo neste artigo.
-
Vire a faca e amole o outro lado da lâmina até criar um novo corte. A maneira mais fácil de saber se você já removeu uma quantidade suficiente de metal é permanecer amolando até surgir uma rebarba . Rebarbas são formadas naturalmente pelo aço quando um chanfro é desgastado até encontrar o outro.
- Na maioria das vezes, as rebarbas serão pequenas demais para serem vistas, mas você poderá senti-las passando seu polegar pelo fio da lâmina. Pedras mais puras produzirão rebarbas ainda menores.
-
Vire a pedra para ficar com o lado menos áspero para cima e comece a afiar o outro lado da lâmina. O objetivo é tirar as rebarbas criadas ao afiar-se com o lado mais áspero da pedra. Dessa forma o fio da lâmina ficará mais afiado.
-
Vire a faca e continue afiando com o lado menos áspero da pedra.
-
Comece a alternar os lados. Passe a faca uma só vez sobre a pedra, e então vire a lâmina e faça o mesmo do outro lado. Repita esse processo várias vezes para um melhor resultado.
-
Se desejar, você pode continuar até que o fio fique bem liso, sem rebarbas. Assim ele cortará melhor ao ser empurrado contra a tábua de cortar. Por outro lado, a falta das rebarbas vai dificultar a tarefa de cortar cascas de tomate, por exemplo.Publicidade
-
Use um afiador de aço para manter o corte . O ideal é afiar a faca usando a pedra certa e manter o resultado com o afiador.
- O uso regular de um afiador de aço adia a necessidade de afiar-se com uma pedra amoladora. E isso poupa bastante o fio da lâmina, aumentando a vida útil da mesma.
- Mas como age o afiador de aço? Ele realinha o metal na lâmina, mantendo o formato correto. Comparado a uma pedra amoladora, ele não chega a remover uma quantidade considerável de metal da lâmina.
-
Se você é destro, segure o afiador com a mão esquerda. Ele deve estar um pouco inclinado e longe do seu corpo. A ponta deve estar mais alta do que o cabo.
-
Com a mão direita, segure firmemente a faca. Enquanto seus quatro dedos seguram o cabo, o polegar fica em cima da parte cega da faca, bem longe do fio que corta.
-
Segure a faca em um ângulo de aproximadamente 20° em relação ao afiador. Esse ângulo serve apenas como referência. Independentemente do ângulo que decidir ou que acabar adotando, mantenha-o durante todo o processo. Se você mudá-lo enquanto afia a faca, o resultado não será tão satisfatório.
-
Mantendo um ângulo de cerca de 20°, deslize a lâmina pela metade superior do afiador. Procure começar o movimento pela parte da faca que fica mais próxima da sua mão e terminar o deslize com a ponta da lâmina passando pelo afiador.
- Para obter o domínio desse movimento, é preciso mexer o seu braço, mão e pulso. O segredo é o pulso. Se ele não mexer, você não vai conseguir passar toda a lâmina pelo afiador.
-
Mantendo um ângulo de cerca de 20°, deslize a lâmina pela metade de baixo do afiador. Use a mesma técnica: mexa o braço, mão e pulso em um movimento suave. Não aperte a faca contra o afiador; o peso da lâmina já é o suficiente. Após completar uma afiada da base até a ponta da lâmina, um ciclo está feito.
-
Faça de 6 a 8 ciclos toda vez que for usar a faca.Publicidade
-
Vire uma xícara de cabeça para baixo. Ela pode ser uma ferramente surpreendentemente eficaz. A porcelana da xícara é um material áspero e resistente o suficiente para que possa obter bons resultados. Na verdade, alguns afiadores até mesmo usam a cerâmica para fazer a manutenção do fio da lâmina.
-
Mantendo um ângulo de cerca de 20°, deslize várias vezes um lado da lâmina pelo fundo da xícara.
-
Mantenha o mesmo ângulo, mas desta vez para afiar o outro lado da faca.
-
Alterne os lados da lâmina nas últimas duas ou três afiadas. Após deslizar um lado da faca pela xícara, vire a lâmina e repita do outro lado. Faça isso várias vezes.
-
Termine o processo após 6 a 8 passadas por um afiador de aço. Ele serve para aparar rebarbas ou outras irregularidade no fio de corte.Publicidade
Dicas
- Pedras de amolar elétricas ser operadas com muito cuidado. O calor gerado durante o processo de afiação pode temperar e suavizar o aço, fazendo com que a faca perca seu corte rapidamente com o uso.
- Facas de cozinha mais baratas perdem sua capacidade de corte com facilidade. Porém, não desanime. Elas são afiadas facilmente, mas ficam cegas com muita rapidez. O problema é que o fio de corte não dura muito porque o aço é muito fraco. Tente usar um ângulo mais acentuado.
- Alguns especialistas recomendam que você amole a faca como se estivesse tentando cortar uma camada bem fina da pedra. Não faça isso! É um conselho ruim, e ao tentar seguir este método, a maioria das pessoas acaba não segurando a faca no ângulo correto. A tendência natural lhe faz levantar a lâmina até que você veja e sinta o corte funcionando. Com isso, você aumentará o ângulo de corte e tornará os chanfros mais espessos com o passar do tempo, e o resultado final só tende a piorar gradualmente. Quanto mais você amola, mais a lâmina fica cega.
- As pedras de amolar funcionam melhor com um lubrificante, o qual ajuda a manter as partículas estranhas fora dos poros. Use óleo mineral ou pedras lubrificadas a água. Tenha em mente que uma vez que já tenha começado a usar óleo para lubrificar uma determinada pedra, você não poderá passar a usar água.
Publicidade
Avisos
- Não passe a ponta do dedo pelo corte para ver se ele está afiado. Para evitar cortes desnecessários, segure um pedaço de papel e tente cortá-lo com a faca afiada.
- Se você não retirar metal suficiente para criar um novo corte em sua lâmina, uma parte do corte cego continuará lá. Lâminas cegas (ou que contenham alguns pontos cegos) são capazes de refletir luz no próprio fio da lâmina. Uma faca bem afiada não terá nenhum ponto brilhante em seu fio quando você segurá-la diretamente sob a luz. Para que a lâmina pare de refletir luz, você deve retirar material suficiente dos dois lados do chanfro.
- Se você estiver usando uma pedra lubrificada a óleo, não a lubrifique com água; se fizer isso, os poros da pedra ficarão entupidos e ela se tornará inútil.
- Tenha sempre muito cuidado com facas recém-amoladas (ou com qualquer faca em geral), pois elas são uma das principais causas de acidentes caseiros.
Publicidade
Materiais Necessários
- Faca
- Uma superfície plana e áspera: pedras de amolar, rochas, lixas...
- Uma guia de ângulos ou uma mão firme
Publicidade