Baixe em PDF
Baixe em PDF
É difícil ser autêntico perto de quem se gosta! A presença dessa pessoa desperta emoções intensas, como a ansiedade e o nervosismo, [1] X Fonte de pesquisa que fazem com que seja quase impossível se comportar de maneira espontânea — não importa se esse sentimento vem de um desejo romântico ou de mera afinidade. Quem gosta de alguém tende a criar uma imagem idealizada que pode ou não corresponder com aquilo que a pessoa realmente é. E não force nada: o que tiver de acontecer, vai acontecer naturalmente.
Passos
-
Finja-se de ocupado. [2] X Fonte de pesquisa Isso pode ser feito de várias formas, mas o mais importante é mostrar à pessoa que você não vive esperando por ela. Tenha com você alguns utensílios com que possa se ocupar quando ela passar por você, por exemplo:
- Um livro ou uma revista.
- Uma caneta e um caderno.
- Um telefone celular.
-
Finja que a pessoa não está ali. Parece contraintuitivo, mas conquistar uma pessoa passa por ignorá-la. Não interrompa sua rotina por causa dela. Se você fingir que não se abala pela presença dela, vai parecer que está se comportando normalmente — o que pode ser difícil se a paixão for muito grande.
- Não deixe evidente o fato de que você está tentando ignorá-la. Sua atitude parecerá artificial, se você exagerar. Fique calmo e espontâneo.
-
Pareça ligeiramente entretido pela pessoa. Quando estiver na presença dela, evite encará-la diretamente por muito tempo. De vez em quando, direcione a ela um olhar espirituoso e volte a olhar para outro ponto do cômodo logo em seguida. Caso vocês façam contato visual, dê um sorriso discreto. [3] X Fonte de pesquisa
-
Pergunte a si mesmo: "Qual é a pior coisa que poderia acontecer?". Este é um ótimo método para se acalmar e se comportar naturalmente, pois nem a pior das consequências de parecer tenso ou desconfortável diante da sua paixonite representaria um risco a você e à sua vida. Manter esse senso de proporção o ajudará a relaxar quando estiver perto dela. [4] X Fonte de pesquisa
- Em situações assim, muita gente se sente vigiada pelas pessoas em volta, mas a realidade é que elas estão mais preocupadas consigo mesmas. Entenda que elas não estão prestando atenção em todos os seus deslizes. [5] X Fonte de pesquisa
-
Anuncie o que você pretende fazer. Você não quer perguntar diretamente ao seu paquera se ele gostaria de sair com você. Quando ele estiver por perto, comece a discutir com seus amigos os planos para o fim de semana, sem convidá-lo abertamente a fazer parte deles — se ele estiver interessado, vai entrar na conversa. [6] X Fonte de pesquisa
- Você pode até mesmo propor um evento que exige um grande número de pessoas. Isso deixaria a pessoa mais à vontade para se convidar.
-
Cumprimente a pessoa. É normal reconhecer a presença de quem está perto de você, e nada de ruim vai acontecer se você cumprimentá-lo ou apenas sorrir ou acenar. Dizer "oi!" ou "olá!" com um sorriso é uma reação espontânea ao contato visual e pode ajudá-lo a ser notado pela pessoa. Desse modo, você parecerá tranquilo e a pessoa é que se sentirá pressionada, pois terá de reagir ao seu cumprimento.
-
Faça amizade com os amigos da pessoa. Assim, a distância entre vocês dois se fecha e você terá menos razões para sentir nervosismo em sua presença. Converse com eles num tom informal, o que lhes passará uma boa impressão e os levará a falar bem de você para a sua paixonite.
- Não flerte com nenhum deles. Você não quer que eles achem que você gosta de outra pessoa ou, pior ainda, que um deles passe a gostar de você.
-
Combine autenticidade a um pouco de ousadia. Não tenha medo de chamar um pouco de atenção para si mesmo. Usar roupas em que você se sente confortável e atraente o deixará mais autoconfiante e chamará a atenção da pessoa por quem você é apaixonado.
- Por outro lado, ser muito chamativo pode espantá-la. Mas, se ela desaprovar seu comportamento, talvez seja o caso de repensar sua afeição por ela.
- Não tenha medo de ser você mesmo! A honestidade sempre cai bem.
-
Separe a pessoa de verdade da ideia que você tem dela. É comum projetar em quem é objeto do nosso desejo aquilo que queremos ver — o que nem sempre condiz com a realidade. Ninguém é perfeito, e ter a noção de que até a pessoa por quem você é apaixonado tem falhas pode ajudá-lo a agir mais naturalmente perto dela.
- Não se intrometa demais na vida dela, ou você pode espantá-la.
Publicidade
-
Reconheça que você gosta da pessoa. Talvez seja difícil assimilar esse fato, pois o verbo "gostar" costuma ser associado a sentimentos românticos, o que nem sempre é verdade. Também se pode gostar de alguém por uma afinidade de caráter ou por vê-lo como uma inspiração, sentimento que nos leva a querer igualar nossas qualidades às da pessoa. [7] X Fonte de pesquisa
-
Pergunte à pessoa se ela gostaria de sair com você. Esse tipo de afeição facilita a amizade. Você não precisa parecer desinteressado ou distante. Simplesmente aborde a pessoa e convide-a para algum programa de que ela gostaria de participar, como:
- Tocar música.
- Jogar boliche.
- Jogar golfe.
- Ver um filme.
- Jogar laser-tag .
- Praticar rafting .
-
Avalie o caráter da pessoa. Podemos sentir afinidade com alguém pelas razões erradas. Por exemplo, porque ele é muito popular na escola, mas nem todo mundo que é popular é boa gente. Se você não se sente confortável para apresentar seus amigos a essa pessoa, avalie se a admiração que você tem por ela é legítima.
-
Convide-a para sair com você e com seus amigos. Estar perto de gente conhecida vai deixar você mais à vontade. Proponha algum programa em grupo aos seus amigos e à pessoa por quem você se afeiçoou, e ela poderá ver como você age quando está desinibido.Publicidade
-
Treine a paquera com outras pessoas. Você não precisa passar a vida a esperar pela chance perfeita de falar com sua paixonite. Pode abordar qualquer um que achar atraente para pedir um chiclete, por exemplo. Conversar com pessoas atraentes melhora sua autoconfiança — o que você poderá usar a seu favor quando finalmente conversar com seu paquera. [8] X Fonte de pesquisa
-
Converse com um familiar. É difícil ficar em casa quando se está perdidamente apaixonado, mas seus pais podem oferecer conselhos valiosos baseados no que eles viveram quando tinham a sua idade. Se você fica envergonhado de discutir isso com eles, procure um tio ou um irmão em quem você confie. Compartilhar seus problemas ajudará a dissipar aquela tensão que você sente quando está perto de quem gosta.
-
Mantenha um diário. Registrar sentimentos e ideias é uma ótima terapia, não importa o formato do texto — memórias, epístolas, fluxos de consciência —, pois a escrita é um método de expressão que desenvolve e fortalece a mente. [9] X Fonte de pesquisa Encarar sozinho as próprias emoções é muito importante, e uma ótima oportunidade de refletir sobre como sua paixonite é uma pessoa normal, afinal de contas. Escreva o que sente, sem se preocupar com gramática ou erros de ortografia — escreva pensando apenas em você.
- Se você tem irmãos ou se sua casa vive cheia de amigos, faça isso num cômodo onde você tenha privacidade.
-
Faça atividades extracurriculares. Participar de clubes e esportes depois da aula é uma ótima maneira de se distrair da paixão. Esportes, principalmente, ajudam a manter a estabilidade física e mental. O sedentarismo tornará ainda mais difícil agir espontaneamente na presença da pessoa. Pense nas atividades físicas como uma forma de extravasar.
- Porque beneficiam a saúde psicológica, exercícios físicos reduzem o nervosismo de uma maneira geral. [10] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Dicas
- Ouça o que os outros têm a dizer a respeito de quem você gosta. Você não precisa concordar com tudo o que dizem, mas preste atenção.
- Não tente bancar o descolado ou misterioso. O tiro pode sair pela culatra e você acabaria parecendo chato ou esquisito.
- Normalmente, o melhor modo de chamar a atenção é justamente não tentar chamar a atenção.
- Não aja de maneira muito pegajosa. Seja você mesmo.
- Evite transparecer ciúmes se a sua paixonite sai com outros garotos ou garotas. Isso faria você parecer carente, o que não é uma boa maneira de se começar um relacionamento.
Publicidade
Avisos
- Não mantenha uma postura distante por tempo demais, pois suas chances de se envolver com sua paixonite diminuirão.
- Não se deixe levar pela imaginação. Enquanto a paixão durar, tente se ocupar com outras coisas, ou essa pessoa poderia se tornar o centro da sua existência, o que não somente o faria passar vergonha diante dela, como também afetaria outras esferas da sua vida.
- Não flerte excessivamente com a pessoa. A maioria das pessoas não acha isso atraente.
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/surviving-your-childs-adolescence/201209/adolescence-and-the-teenage-crush
- ↑ http://www.seventeen.com/love/dating-advice/advice/a7606/nervous-around-guys/
- ↑ http://www.seventeen.com/love/dating-advice/advice/a7606/nervous-around-guys/
- ↑ http://www.positivityblog.com/index.php/2014/11/05/overcome-nervousness/
- ↑ http://www.positivityblog.com/index.php/2014/11/05/overcome-nervousness/
- ↑ http://www.seventeen.com/love/dating-advice/advice/a7606/nervous-around-guys/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/surviving-your-childs-adolescence/201209/adolescence-and-the-teenage-crush
- ↑ http://www.gurl.com/2014/08/08/tips-on-how-to-become-more-confident-in-front-of-your-crush-advice/# 1
- ↑ http://psychcentral.com/lib/the-healing-power-of-writing-a-therapists-guide-to-using-journaling-with-clients/
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 67 893 vezes.
Publicidade