Este artigo foi coescrito por Kelli Miller, LCSW, MSW
. Kelli Miller é Psicoterapeuta, Autora e apresentadora de programas de TV e rádio em Los Angeles, California. Kelli possui uma clínica particular e é especialista em relacionamentos de casais e família, depressão, ansiedade, sexualidade, maternidade e muito mais. Kelli também coordena grupos de tratamento ao vício de álcool e drogas. Como autora, recebeu o Next Generation Indie Book Award pelo livro "Thriving with ADHD: A Workbook for Kids". Também escreveu "Professor Kelli's Guide to Finding a Husband". Kelli foi apresentadora do "The Dr. Debra and Therapist Kelli Show" no LA Talk Radio. Você pode conferir o trabalho dela no YouTube, em https://www.youtube.com/user/kellibmiller, no Instagram, em @kellimillertherapy e no website: www.kellimillertherapy.com. Recebeu seu título de Mestra em Assistência Social pela University of Pennsylvania e formou-se em Sociologia/Saúde pela University of Florida.
Há 12 referências
neste artigo. Você pode encontrá-las ao final da página.
Este artigo foi visualizado 6 387 vezes.
Você está namorando um rapaz que é um partidão? Então, nada mais normal que querer ser a melhor parceira do mundo! Infelizmente, a dinâmica muda um pouco quando você passa a se envolver demais na vida do seu companheiro — a ponto de agir mais como se fosse esposa dele. Não seja assim, ou o relacionamento corre o sério risco de dar errado (ainda mais se é recente)! Leia as dicas deste artigo para ver alguns comportamentos mais adequados para namorada.
Passos
-
Quanto mais você se amar, mais vai se colocar em primeiro lugar. Cultive sua autoestima fazendo coisas que tragam alegria à sua vida e reforcem seu valor. Entre no relacionamento sabendo o quanto você é especial e sem a pretensão de dedicar toda a sua energia ao rapaz. [1] X Fonte de pesquisa
- Para desenvolver sua autoestima , você pode criar o hábito de escrever um diário ou repetir um mantra positivo, como "Eu sou interessante, eu mereço o amor, eu sou forte".
Publicidade
-
Você não é obrigada a transar com seu namorado enquanto não estiver pronta. Algumas pessoas acreditam que deixar o sexo para depois do casamento é uma forma legal de marcar a mudança na relação. Outras, por sua vez, pensam que transar antes disso é uma espécie de teste de compatibilidade. [2] X Fonte de pesquisa Decida se você quer ou não ter intimidade assim com seu namorado e, em seguida, converse com ele sobre seus limites.
- Se você pretende se guardar até depois do casamento, diga "O sexo é algo importante em qualquer relacionamento, além de ser um compromisso sério. Eu queria esperar até depois que a gente se casar".
- Você também pode escolher esperar para transar depois de estar vivendo um relacionamento sério. Nesse caso, diga "Gosto muito de você e quero saber onde vamos chegar juntos. Eu também queria esperar pra transar quando a gente for exclusivo. Acho que me sentiria mais confortável assim".
-
Um pouco de mistério faz muito bem a qualquer relacionamento! Por mais que pareça natural revelar todos os detalhes da sua vida para seu namorado, muitas vezes é melhor guardar algumas partes. Tenha calma para não dar um passo maior que a perna e expor demais do ponto de vista emocional. [3] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo: em vez de falar do seu passado em detalhes, diga "Já explorei muito as minhas questões pessoais. Hoje eu adoro a pessoa que me tornei".
Publicidade
-
Você até pode ajudar, mas não faça tudo por ele. Muitas mulheres acham que têm que cuidar de seus namorados como se fossem as esposas — ou pior, mães — deles. Não adianta você cozinhar, lavar, passar e arrumar pelo rapaz! Essa não é sua função. Lembre-se de que ele já era bem grandinho antes de vocês começarem a namorar! [4] X Fonte de pesquisa
- Se você e seu namorado moram juntos, combine com ele um sistema em que vocês dividam as tarefas de forma igualitária. Do contrário, pode ser que alguém (provavelmente você) acabe assumindo mais responsabilidades.
-
Tente não colocar as necessidades do seu namorado acima das suas. Vocês dois têm a mesma importância no relacionamento — e, por isso, precisam ser prioridade um para o outro. Na hora de tomar decisões, mesmo as pequenas, não se sacrifique pelo rapaz. Por exemplo: [5] X Fonte de pesquisa
- Se você é vegetariana, mas seu namorado não, combine com ele de pedir delivery em um restaurante que tenha opções para os dois.
- Se você quer viver em uma cidade movimentada, mas seu namorado prefere um lugar mais pacato, combine com ele de achar uma cidade nem grande, nem pequena.
- É direito seu colocar suas próprias necessidades em primeiro lugar. Quase sempre é possível chegar a acordos e meios-termos, mas não pense que você está sendo egoísta por se priorizar.
Publicidade
-
Dê a si mesma a liberdade de comprar o que você quiser. Criar uma conta bancária conjunta é uma baita decisão — e algo que a maioria dos casais deixa para fazer depois do casamento. Como você quer agir como namorada, não esposa, é melhor manter suas finanças separadas das do rapaz por enquanto. [6] X Fonte de pesquisa
- Quando você e o rapaz combinarem suas finanças, as decisões financeiras dele vão passar a ser suas também. Ou seja: alguém pode acabar cometendo algum erro e gastando o dinheiro que o outro demorou a juntar!
-
Viva o relacionamento um dia de cada vez. Qualquer pessoa pode ficar deslumbrada com a ideia de casamento e de ter filhos, mas lembre-se de que talvez isso demore para acontecer com você e o rapaz. É muito melhor concentrar suas energias no presente! [7] X Fonte de pesquisa
- Mesmo se você e o rapaz estiverem empenhados em se casar, existe uma diferença enorme entre querer e fazer .
Publicidade
-
Não é nada realista criar expectativas de que uma pessoa possa mudar no futuro. Por mais que seja normal pensar que seu namorado poderia passar por alguma transformação (em ponto de vista, comportamento etc.), isso quase nunca acontece. Acredite quando ele mostrar quem é — afinal, provavelmente vai continuar assim. [8] X Fonte de pesquisa
- É claro que as pessoas mudam de ideia em relação a assuntos mais leves, como a prática de exercícios ou os hábitos do dia a dia. O que não muda são os valores morais delas.
-
Fale das coisas ruins o quanto antes para elas não virarem uma bola de neve. Nunca crie desculpas para o comportamento do seu namorado, ou ele só vai piorar com o tempo. Todo mundo pisa na bola, assim como todos são capazes de pedir desculpas. [9] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo: imagine que seu namorado estava impaciente e foi grosseiro quando chegou do trabalho. Talvez você pense "Bom, ele teve um dia tenso." Isso pode até ser verdade, mas outra ideia válida é "Eu não gosto quando você fala comigo nesse tom. Sei que o dia foi estressante, mas não precisa descontar em mim".
Publicidade
-
Mantenha sua independência mesmo estando em um relacionamento! É claro que você precisa sair com seu namorado de vez em quando, mas não viva em função dele. Quanto mais você tiver vida própria, mais vai se sentir independente. [10] X Fonte de pesquisa
- Que tal você investir em um novo hobby com um componente social?
-
Seus amigos podem ter um ponto de vista que você não tenha. Peça para eles dizerem se você está bancando a esposa. Nem sempre é fácil enxergar nossos próprios relacionamentos com clareza. Sendo assim, conte com seus amigos mais próprios de vez em quando. Se eles disserem que acham que você está se apressando demais, aceite a crítica construtiva e mude de comportamento. [11] X Fonte de pesquisa
- Fale com pessoas de confiança e que deem opiniões honestas. Não adianta conversar com alguém que não quer o seu bem — e que poderia até prejudicar você de propósito.
Publicidade
WikiHows Relacionados
Referências
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-angry-therapist/201802/you-have-love-yourself-you-can-love-someone-else
- ↑ https://www.loveisrespect.org/resources/what-are-my-boundaries/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/beautiful-minds/201101/the-most-powerful-law-attraction
- ↑ https://ideas.ted.com/how-to-split-the-chores-with-your-partner-minus-the-drama-and-fighting/
- ↑ https://www.joinonelove.org/learn/4-signs-your-relationship-is-based-on-inequality/
- ↑ https://www.nytimes.com/2021/08/27/your-money/money-relationships-marriage.html
- ↑ https://www.joinonelove.org/learn/18-ways-to-lovebetter-in-your-relationship-right-now/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/lessons-loving/201412/what-can-you-change-about-your-partner
- ↑ https://www.kent.edu/yourtrainingpartner/5-guidelines-dealing-difficult-behaviors
Sobre este guia wikiHow
Aviso Médico
O conteúdo deste artigo não foi feito para substituir orientações médicas, assim como exames, diagnósticos ou tratamentos. Entre em contato com um médico ou outro profissional de saúde sempre que quiser começar, mudar ou interromper qualquer tipo de tratamento de saúde.
Este artigo foi útil?
Artigos Relacionados
Inscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!
Inscreva-me!