Baixe em PDF
Baixe em PDF
A autoestima, ou o que sentimos em relação a nós mesmos, é apenas uma parte de nossa psique. Caso tenha autoestima elevada, pode ser complicado ver um amigo ou ente querido sofrer com esse problema e, apesar de não ser possível fazer com que esses indivíduos se sintam melhores em relação a si mesmos, você pode oferecer apoio e modelos de autoestima positiva.
Passos
-
Seja um bom amigo. Ao fazer isso, você pode funcionar como se fosse um terapeuta, ouvindo atentamente a pessoa e conversando com ela do fundo de seu coração. [1] X Fonte de pesquisa Pode ser complicado manter uma amizade com alguém emocionalmente instável, mas lembre-se de que este estado é temporário (pelo menos é o que esperamos) e que a pessoa está tentando melhorar.
- Esforce-se para passar um tempo junto a seu amigo; sujeitos com baixa autoestima geralmente perderão a capacidade de fazer planos com os outros, logo, você terá que tomar a iniciativa.
- Ouça-o e faça contato visual enquanto conversam. Mostrar que está interessado e que se importa com o que essas pessoas falam pode ajudar a elevar a autoestima deles. [2] X Fonte de pesquisa
-
Evite tentar "controlar" os pensamentos da pessoa. Você se arrisca a aliená-la ao dizer como ela deve pensar sobre si mesmo ou agir. [3] X Fonte de pesquisa Em vez disso, apoie-a da maneira que é e tente incentivá-la a adotar cuidados mentais mais saudáveis (com você servindo de modelo, por exemplo).
- Ao tentar "contra-atacar" a negatividade da pessoa, ela pode não responder positivamente. Por exemplo, se ela disse "sinto-me uma idiota", pode não ajudar muito retrucar com "não, não é: você é muito inteligente".
- Em vez disso, responda a essa frase com "fico triste por se sentir assim. Conte-me mais sobre o que a faz pensar isso”. Dessa maneira, você poderá oferecer um leque de opções para uma conversa mais produtiva. [4] X Fonte de pesquisa
-
Façam trabalhos voluntários juntos. As pessoas que sofrem de baixa autoestima geralmente não terão a sensação de "decepção" em relação a si próprias quando estiverem fazendo trabalho voluntário para outros. É possível melhorar a autoestima de um amigo de maneira sutil incentivando-o a realizar caridade com você.
-
Ofereça um ombro amigo para ele chorar. Caso o indivíduo queira conversar sobre os sentimentos ou sobre a raiz do problema da baixa autoestima, a melhor maneira de ajudá-lo é ouvir o que ele tem a dizer enquanto tenta pensar em uma maneira de resolver o que o incomoda. É comum que alguém, ao identificar a parte principal do problema de autoestima, perceba que os sentimentos negativos que possui vêm de fontes externas.
-
Sugira que ele pense de maneira diferente sobre si mesmo. Pergunte ao ente querido o que aquela "voz interior" que possui tem a dizer em relação a ele – provavelmente você descobrirá algo constantemente negativo. [5] X Fonte de pesquisa Tente ensinar tais indivíduos a serem mais "legais" com si próprios, encorajando-os a pararem com tal negatividade, transformando-a em algo positivo.
- Por exemplo, se a voz interna diz que a pessoa "faz tudo errado ao tentar relacionar-se com alguém", fale para transformá-la em "estou fazendo o meu melhor para ter um relacionamento saudável. Tentarei aperfeiçoar-me e ser um comunicador mais eficaz no futuro”.
- Ser positivo não significa que você deve ser perfeito.
-
Sugira, delicadamente, que o sujeito faça terapia. Caso sinta que ele possui problemas mais profundos e que você pode ajudá-los pessoalmente, tente aconselhá-lo a submeter-se à terapia, tanto cognitiva quanto comportamental [6] X Fonte de pesquisa , além da terapia psicodinâmica [7] X Fonte de pesquisa , que poderão auxiliá-lo nesse problema.
- Aborde o assunto com cuidado e delicadeza. Não é sua intenção alienar a outra pessoa ou fazê-la pensar que você a considera louca.
- Se já passou por terapia em algum ponto de sua vida, explique como ela o ajudou no passado.
- Não fique irritado se o indivíduo recusar imediatamente a sugestão. Provavelmente você plantou uma semente que crescerá aos poucos na mente dele - no final das contas, ele pode acabar decidindo consultar um terapeuta.
Publicidade
-
Dedique um tempinho para ficar ao lado do amigo com autoestima baixa. Apenas estar por perto dele (desde que você tenha autoestima elevada) já ajudará na falta de confiança. Aproveite as oportunidades para repassar a percepção que possui de si mesmo a ele, transformando-se em um modelo positivo de autoestima.
- Além disso, um indivíduo que sofre de baixa autoestima pode hesitar e desistir de pedir para ficar próximo de alguém, logo, é provável que você mesmo precise ter a iniciativa.
-
Trace objetivos e arrisque-se. Pessoas com este problema hesitam também ao arriscarem-se ou ao terem objetivos, pois têm medo de falhar. Ao criar objetivos e se arriscar, você será um modelo saudável de estilo de vida. Se possível, mostre a maneira de pensar que adotou à pessoa com baixa autoestima. Enfatize os seguintes aspectos:
- Qual objetivo que está definindo e por que.
- O que fará quando ele for alcançado.
- Como irá sentir-se caso não o atinja (por exemplo: se fizer meu melhor, mas não conseguir, aprenderei com a experiência e tentarei outra coisa).
- Os possíveis desdobramentos de arriscar-se.
- Qual será seu sentimento de acordo com cada resultado possível.
-
Dê voz ao seu interior. Todos nós possuímos pensamentos que guardamos para nós mesmos; é complicado saber se eles são anormais ao não termos nada com que compará-los. Conversar com alguém de baixa autoestima sobre a maneira que você fala e pensa sobre si mesmo pode ajudar a pessoa a ficar com uma perspectiva mais positiva. [8] X Fonte de pesquisa
- Enfatize que até mesmo quando as coisas não derem certo ou como esperava, o sujeito não deve culpar-se ou repreender-se.
- Diga que não supõe que outras pessoas estão o julgando ou pensando coisas negativas sobre você.
- Explique como se "elogia" pelos objetivos que completa e que ter orgulho próprio não significa arrogância.
- Esta "voz interna" deve mostrar o apoio que daria a um amigo querido e não coisas negativas que não desejaria a ninguém.
-
Explique que você não é perfeito. Para um indivíduo de baixa autoestima, qualquer um que apresenta confiança pode parecer perfeito, sendo muito autocríticos. Ao se compararem com qualquer indivíduo, fazem-no tomando os piores aspectos que consideram possuir e os relacionam com os melhores dos outros. Explique que você não é e não quer ser perfeito e que amar sua maneira de ser pode ser fundamental na ajuda a alguém com baixa autoestima.
-
Mostre que você aceita seu jeito de ser. Use suas palavras e ações para que o indivíduo saiba que você está satisfeito com seu modo de viver e que mesmo ao ter objetivos ou ambições, está contente com sua situação presente.
- Tente utilizar frases positivas como "Sou bom em...”, “Espero continuar a crescer em...”, “Eu abraço meu...” e “Sinto-me bem quando eu...”
-
Explique como define seus objetivos. Ao comunicar-se com uma pessoa de baixa autoestima, diga que você sempre avalia as áreas em que deveria melhorar (mas que não são necessariamente fraquezas) e que se ela fizer o mesmo, poderá criar uma maneira mais saudável de avaliar no que precisa se aperfeiçoar. [9] X Fonte de pesquisa
- Enquanto alguém de baixa autoestima pode pensar "sou um fracasso porque não consigo encontrar um emprego”, sugira uma melhor abordagem: "sou um ótimo empregado e estou me dedicando para achar um emprego adequado para mim”.
- Em vez de ficar falando "sou desorganizado demais" ou algo do tipo, "sou melhor em ideias de grande porte do que ao trabalhar com detalhes, mas estou me esforçando para ser mais organizado e ter mais atenção a eles” é muito melhor.
Publicidade
-
Perceba que talvez você não possa ajudar. No final das contas, a autoestima é um problema pessoal e indivíduos com tal condição precisam, antes de tudo, auxiliarem a si mesmos para melhorarem de verdade. Ofereça incentivo e apoio, mas esteja ciente de que não há como elevar a autoestima de um indivíduo que não coopera.
-
Identifique sintomas de baixa autoestima. Poder reconhecer os sintomas dessa condição o auxiliará no apoio a seu ente querido. Veja alguns que merecem atenção: [10] X Fonte de pesquisa
- A pessoa sempre realiza comentários negativos em relação a si mesma.
- Constantemente diz que qualquer coisa que não seja perfeita não serve.
- Apresenta pânico ou ansiedade ao estar próximo de novas pessoas.
- Desiste sem tentar ou ter medo de falhar.
- É extremamente defensiva ao sofrer leves provocações.
- Supõe que os outros estão sempre pensando coisas ruins sobre ela.
-
Pergunte ao sujeito sobre os pensamentos internos dele. Uma característica definitiva da baixa autoestima é a presença de pensamentos negativos, dizendo a si mesmo que não é bom o suficiente, que os outros o julgam negativamente e que se não for perfeito, não vale nada. Se um ente querido possui tais sentimentos, provavelmente ele sofre de baixa autoestima.
-
Intervenha antes que o problema se agrave. Esteja ciente que a autoestima pode diminuir ainda mais e não melhorar com o passar do tempo se não for tratada. Caso ache que alguém precisa de ajuda, converse com o indivíduo o mais cedo que puder. Pessoas com autoestima que diminui constantemente têm maior probabilidade de: [11] X Fonte de pesquisa
- Tolerarem relacionamentos abusivos.
- Tornarem-se abusivos ou agressivos.
- Desistirem de sonhos e objetivos por terem medo de falhar.
- Negligenciarem a higiene pessoal.
- Terem comportamento autodestrutivo.
Publicidade
Dicas
- Para melhorar a autoestima de alguém, talvez você precise ensinar a pessoa a amar a si mesma.
- Uma pessoa com baixa autoestima pode ter dificuldades para conseguir um emprego ou encontrar um melhor. Nesse sentido, é melhor encorajá-los.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.huffingtonpost.com/2014/07/20/low-self-esteem-what-not-to-say_n_5564397.html
- ↑ http://www.huffingtonpost.com/2014/07/20/low-self-esteem-what-not-to-say_n_5564397.html
- ↑ http://www.huffingtonpost.com/2014/07/20/low-self-esteem-what-not-to-say_n_5564397.html
- ↑ http://www.huffingtonpost.com/2014/07/20/low-self-esteem-what-not-to-say_n_5564397.html
- ↑ http://cmhc.utexas.edu/selfesteem.html
- ↑ http://www.centreforcbtcounselling.co.uk/lsesteem.php
- ↑ http://emotionalgenesis.com
- ↑ http://cmhc.utexas.edu/selfesteem.html
- ↑ http://cmhc.utexas.edu/selfesteem.html
Publicidade