Baixe em PDF
Baixe em PDF
Milhões de crianças no mundo inteiro não têm acesso a necessidades básicas como comida, saneamento básico, água potável, medicamentos, abrigo, educação, amor, diversão e família. Ainda assim, existem diversas coisas que você pode para ajudar algumas dessas crianças. Você poderia fazer trabalho voluntário, assim como também poderia arrecadar fundos e fazer doações. Caso queira se comprometer ainda mais, você pode ajudar crianças atuando como guardião legal ou como família de acolhimento. Acredite, toda ajuda é bem-vinda!
Passos
-
Dê aulas para estudantes desfavorecidos. A educação tem uma influência enorme no sucesso do desenvolvimento infantil, e você pode ajudar aqueles com dificuldades doando seu tempo ou dinheiro como professor particular ou como cidadão comum. Dê aulas de leitura, escrita, atualidades, matemática, ciências, história, português ou inglês, por exemplo. [1] X Fonte de pesquisa
- Entre em contato com escolas da região e veja se há algum programa de reforço ou de tutoria do qual você possa participar.
- Muitas pessoas optam por viajar para países necessitados para dar aulas especiais para crianças sem acesso a boas escolas.
-
Distribua roupas e livros. Pois é, muitas crianças não têm acesso a itens básicos que podem fazer a diferença nas vidas delas, como roupas, livros e brinquedos. Junte-se a um grupo ou instituição para recolher objetos novos ou com pouco uso para distribuí-los e fazer com que cheguem às crianças necessitadas. Se necessário, peça ajuda de alguma ONG para ampliar seu alcance e tornar as doações mais eficazes. Algumas coisas interessantes para se coletar incluem:
- Materiais escolares.
- Presentes de Natal.
- Sapatos novos.
- Roupas de frio.
- Livros didáticos.
- Instrumentos musicais.
-
Patrocine uma criança necessitada. Existem cerca de 400 milhões de crianças vivendo em pobreza extrema no mundo inteiro. [2] X Fonte de pesquisa Com doações mensais pequenas, você pode ajudar a bancar a alimentação, a saúde e as vestes de uma dessas crianças. Existem muitas instituições de caridade do tipo, atuando mundialmente, como por exemplo:
-
Entre em contato com instituições de caridade locais. Algumas ONGs podem precisar de ajuda na organização de inventários, supervisão de eventos e entrega de materiais para os pequenos. Entre em contato com a instituição de sua preferência e veja como pode ajudar, oferecendo seu voluntariado.
- Caso seja um profissional com habilidades específicas, você pode oferecer serviços gratuitos para reduzir as despesas administrativas da ONG, permitindo que eles usem os recursos inteiramente para as crianças. Por exemplo, você pode prestar serviços de contabilidade, construção e até mesmo auxílio legal.
- Caso a empresa esteja organizando um evento para arrecadação de fundos, ofereça sua ajuda com a venda de ingressos, organização de barracas ou limpeza.
Publicidade
-
Escolha qual tipo de ajuda gostaria de oferecer. O dinheiro pode ajudar as ONGs a alcançarem crianças necessitadas, mas é importante avaliar qual gostaria que fosse o destino dos seus fundos. Muitas instituições permitem que você escolha para onde destinar suas doações, incluindo coisas como:
- Alimentação.
- Estudos.
- Atendimento médico.
- Brinquedos e livros.
- Roupas.
- Água potável e saneamento básico.
- Abrigo e moradia.
- Manutenção de um orfanato.
-
Escolha uma causa infantil que seja reconhecida e respeitada. Existem muitas instituições diferentes para apoiar, com algumas focadas em causas específicas, como crianças com necessidades especiais ou educação. Outras focam mais no bem-estar geral dos pequenos. Antes de fazer uma doação, pesquise bem a organização para ver se eles focam a maioria dos financiamentos nas crianças mesmo. Algumas instituições de renome incluem:
-
Ajude a divulgar uma causa. Por mais que possa simplesmente dar dinheiro para uma instituição, outra opção ainda melhor é encorajar outras pessoas a doarem também. Divulgue a ONG de sua escolha para amigos e familiares, pedindo que ajudem também para causar um impacto ainda maior no mundo. Algumas opções de divulgação incluem:
- Redes sociais, como Facebook, Instagram, TikTok e Twitter.
- Blogs.
- Vídeos em redes sociais e no YouTube.
- Site pessoal.
-
Venda coisas. Outra ótima forma de se angariar fundos para ajudar crianças é vender algo e repassar o lucro para a caridade. Por exemplo, monte uma barraca na frente de cada, na escola ou em uma feira livre para vender produtos e repassar os lucros para a caridade. Divulgue isso para conseguir mais clientes, pois muitas pessoas vão estar dispostas a comprar só para ajudar. Algumas opções incluem:
- Bazar de usados na garagem ou na frente de casa.
- Venda de artesanatos, como pulseiras e peças de crochê.
- Venda de bolos.
- Barraca de limonada, café e outras bebidas.
-
Faça uma doação via crowdfunding. Existem diversas plataformas de arrecadação de fundos no sistema financiamento coletivo que permitem que você recolha pagamentos para ajudar ONGs de sua preferência. Procure por sites especializados nisso sempre que possível. Algumas opções:
- Vakinha.
- Kickante.
Publicidade
-
Torne-se um mentor. Existem diversas organizações que conectam crianças carentes e adultos estáveis capazes de guiá-las na vida acadêmica e profissional. Esses programas oferecem um sistema de apoio importantíssimo para jovens vulneráveis, e as crianças que têm mentores têm maiores chances de se formar no ensino médio e evitar as drogas. [11] X Fonte de pesquisa Alguns programas de mentoria incluem:
-
Trabalhe como advogado pro bono para crianças carentes. As crianças no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento podem não ter guardiões legais para representá-las no sistema judicial, e você pode se juntar a ONGs de direitos humanos para atuar como advogado de pequenos carentes, cuidando para que os interesses deles sejam respeitados. Obviamente, você precisa trabalhar como advogado certificado pela OAB local para isso. Seu papel será de proteger os direitos dessas crianças e atuar junto delas, formando um vínculo importantíssimo. [15] X Fonte de pesquisa
- Entre em contato com ONGs de direitos humanos e associações de serviços sociais na sua região para descobrir qual caminho seguir nesse trabalho. [16] X Fonte de pesquisa
- Em alguns casos, é preciso fazer treinamentos e firmar contatos com as ONGs e os tribunais para receber casos.
-
Avalie a possibilidade de atuar como uma família de acolhimento. Se tem espaço em casa e uma vida financeira compatível com a presença da criança, você pode levá-la para casa, transformando seu lar em uma instituição de acolhimento. Diferentemente da adoção, o Programa de Acolhimento Familiar (também conhecido como guarda subsidiada), tem como objetivo dar um lar temporário e estável para pequenos que foram retirados da guarda dos pais. [17] X Fonte de pesquisa O processo leva alguns meses, mas seu trabalho pode acabar mudando a vida de uma criança necessitada através de apoio, estabilidade e consistência em um momento tumultuado.
- Para atuar como família de acolhimento, é preciso se inscrever oficialmente em ONGs e entrar em contato com o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento. Para mais informações, entre em contato com a prefeitura de seu município e siga as instruções dos profissionais.
-
Cria sua própria Organização Sem Fins Lucrativos. Se realmente está dedicado em ajudar crianças necessitadas, você pode abrir sua própria instituição de caridade. O trabalho é pesado e envolve questões de preparos fiscais, angariação de fundos, gestão de recursos e estrutura organizacional. Antes de decidir se esse é o caminho certo para você, pergunte-se:
- Quais tipos de serviços minha organização pode disponibilizar para a região?
- Quais outras organizações de caridade do tipo oferecem serviços similares na região? Se houver alguma, talvez seja mais fácil trabalhar como voluntário nela.
- Como funcionará o financiamento da obra de caridade?
- Quem ajudará você a comandar tudo? Você provavelmente precisará de organizadores, arrecadadores de fundos, contadores, advogados e voluntários.
Publicidade
Dicas
- Encontre outras pessoas que sejam movidas pela mesma causa. Trabalhem juntos para aumentar as chances de sucesso.
- Sempre faça pesquisas sobre as organizações de caridade que for ajudar, para garantir que o dinheiro arrecadado não vá para a administração ou para cobrir outros gastos da ONG. O ideal é procurar as prestações de contas da empresa para ver se tudo bate.
- Lembre-se de que crianças desfavorecidas normalmente precisam de diversas formas de apoio, pois normalmente não conseguem arcar com tratamentos médicos, auxílio legal e materiais educacionais.
Publicidade
Avisos
- Você provavelmente não conseguirá ajudar todas as crianças, mas pode fazer a diferença na vida de uma delas.
- Sempre trabalhe com ONGs de boa reputação e que estejam registradas como sem fins lucrativos.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.povertyinsights.org/2010/05/27/why-low-income-students-need-tutoring/
- ↑ http://www.worldbank.org/en/news/press-release/2013/10/10/report-finds-400-million-children-living-extreme-poverty
- ↑ https://www.children.org/
- ↑ http://www.worldvision.org/sponsor-a-child
- ↑ https://support.savethechildren.org/site/SPageNavigator/sponsorship.html
- ↑ http://www.unicef.org/
- ↑ https://projetos.criancaesperanca.unesco.org/
- ↑ https://www.aldeiasinfantis.org.br/?utm_source=blogspcriancas
- ↑ https://graacc.org.br/?utm_source=blogspcriancas
- ↑ https://www.institutoayrtonsenna.org.br/pt-br.html?utm_source=blogspcriancas
- ↑ http://youth.gov/youth-topics/mentoring/benefits-mentoring-young-people
- ↑ https://inmed.org.br/programas/
- ↑ https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2018/11/projeto-da-ong-pro-saber-e-eleito-o-melhor-do-ano-por-programa-de-gestao-da-ambev.html
- ↑ https://www.globalcommunitiesbrasil.org/notiacutecias/mentoria-despertando-sonhos-atraves-de-voluntariado
- ↑ http://www.casaforchildren.org/site/c.mtJSJ7MPIsE/b.5301295/k.5573/National_CASA_Association.htm
- ↑ http://www.casaforchildren.org/site/c.mtJSJ7MPIsE/b.5301309/k.9D58/Volunteering.htm
- ↑ https://www.senado.gov.br/noticias/Jornal/emdiscussao/adocao/realidade-brasileira-sobre-adocao/programa-de-acolhimento-familiar-as-familias-acolhedoras.aspx#:~:text=%C3%89%20uma%20modalidade%20tamb%C3%A9m%20conhecida,assumir%20a%20crian%C3%A7a%20como%20filho .
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 5 711 vezes.
Publicidade