PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Os instintos de uma cadela grávida vão ajudá-la a responder e superar o processo de dar à luz a seus filhotinhos. O dono deve estar atento às maneiras de como pode ajudá-la (e os filhotes) a ficar saudável e segura.

Método 1
Método 1 de 4:

Preparando-a para o nascimento

PDF download Baixe em PDF
  1. Marque uma consulta com o veterinário para que ele possa avaliar a cadelinha, confirmando a gravidez e procurando qualquer complicação que possa haver. [1]
  2. Faça uma área ou cantinho para que a cadela possa aninhar pelo menos uma semana antes da data que acha que ela pode dar à luz. O ideal é que deixe um bom espaço para ela, colocando-a numa cama ou caixa espaçosa e revestida de toalhas e lençóis para maior conforto.
    • Escolha um local tranquilo, como um quarto que não é utilizado ou que possui pouco movimento, para que ela tenha privacidade e silêncio.
  3. Alimentos e água devem estar próximos da cadela para que ela tenha fácil acesso e não precise deixar os filhotinhos sozinhos, quando nascerem, para comer e beber.
  4. Ela deve comer alimentos para filhotes de alta qualidade e que tenham muitas proteínas e cálcio. Isto preparará o corpo dela para produzir grandes quantidades de leite.
    • Até que os filhotes desmamem, a mãe vai comer os alimentos iguais aos deles. [2]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Monitorando a cadela durante e depois do nascimento

PDF download Baixe em PDF
  1. Se a sua presença não a deixar ansiosa, fique olhando-a enquanto ela está no trabalho de parto. Não é preciso ficar "em cima" dela, pois a cadelinha ficará desconfortável durante as contrações, assim como uma mulher ficaria - é parte do processo.
    • Em muitos casos, os filhotes nascem no meio da noite, enquanto você dorme. Tente dar uma olhada na cachorrinha sempre que acordar durante a noite à medida que o dia em que ela deve dar à luz se aproxima.
  2. Ela deve dar um "banho" nos filhotinhos logo depois que eles nascerem. Dê alguns minutinhos para que ela comece a limpá-los através de lambidas. Caso ela demore mais que três ou quatro minutos, você pode ajudá-la a tirar a sujeira e esfregar os filhotinhos para que sequem e a respiração seja estimulada. [3]
    • Se necessário, corte o cordão umbilical com muito cuidado, deixando a distância de cerca de 4 cm do filhote e utilizando tesouras limpas.
  3. Entre uma e três horas após o nascimento, os pequenos devem começar a mamar, mas em alguns casos, pode ser necessário colocar o filhote na frente da teta e apertá-la cuidadosamente, para que um pouco de leite saia e ele "entenda" o que deve fazer.
    • Se o filhote não quiser mamar de jeito nenhum (ou se a cadela não deixa), pode haver algo de errado com o cãozinho, como uma fenda palatina. Abra a boca do bichinho e olhe para o céu da boca; a superfície deve ser sólida, sem nenhum buraco nos seios paranasais. Consulte seu veterinário se houver algum problema.
    • Talvez seja necessário alimentar o filhote através de um tubo ou mamadeira com um composto especial se eles não conseguirem mamar e estiverem ainda assim saudáveis.
  4. Depois que nascerem, conte-os para saber exatamente quantos são e controlá-los.
  5. A mãe pode querer comer a placenta, o que não é nocivo a ela. Por isso, não tenha pressa em tirá-la imediatamente dos bichinhos. Se ela não comer, jogue a placenta no lixo.
    • Em alguns casos, comer a placenta pode fazer com que a cadela vomite.
    • Lembre-se que cada cãozinho possui sua própria placenta.
  6. Os filhotes não regulam suas temperaturas corporais corretamente e precisam ser aquecidos. Pelos primeiros dias após o nascimento, uma área da caixinha onde nasceram deve ficar na temperatura de cerca de 29 °C. Depois, mantenha o local entre 24 °C e 26 °C.
    • Forneça calor extra com a ajuda de uma lâmpada perto da caixa onde nasceram. Se um filhotinho estiver com frio, ele não vai se mover muito. Verifique se o local está quentinho e se todos os filhotes estão perto da mãe e dos irmãos.
  7. Marque uma visita ao veterinário para verificar se está tudo bem com a mãe e que todos os cãezinhos estão saudáveis e crescendo.
  8. Se você também é dono do pai dos pequenos, faça com que ele fique em uma outra área, longe da mãe e filhotes, bem como qualquer outro cão da casa, pois eles não devem incomodá-los. Existe o risco de ocorrer uma briga entre os cães adultos, arriscando os filhotes, já que a mãe pode adotar uma postura bem agressiva de proteção a eles. No entanto, ela não deve ser punida por este instinto.
    • A proteção agressiva também pode ocorrer em relação aos humanos, logo, evite que crianças incomodem os filhotes.
  9. Ao menos que ela esteja imunda, espere algumas semanas para dar um banho nela com um xampu neutro de aveia, especial para cães. Não esqueça de enxaguá-la bem para evitar que fiquem resíduos com os quais os filhotes podem entrar em contato enquanto mamam.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Cuidado da nova mamãe

PDF download Baixe em PDF
  1. As cadelas lactantes precisam comer alimentos para filhotes de boa qualidade, que possuem alta concentração de proteína e cálcio. Desta maneira, ela poderá produzir grandes quantidades de leite. Mantenha a alimentação dela desta forma até que os pequenos desmamem.
    • Deixe-a comer o quanto ela desejar, que pode ser quatro vezes mais que quando ela não estava carregando os filhotes. Não há como alimentá-la demais durante este período, pois a criação de leite para os filhotes requer muitas calorias.
    • Saiba que as primeiras 24 a 48 horas após dar à luz ela provavelmente não vai comer muito. [4]
  2. Não adicione mais cálcio à dieta da cadela sem antes conversar com o veterinário, pois isto pode fazer com que ela desenvolva febre vitular, posteriormente. [5]
    • A febre vitular é causada pela diminuição significativa nos níveis de cálcio do sangue, ocorrendo entre duas e três semanas durante a lactação, na maioria dos casos. Os músculos da cachorra começarão a enrijecer e ela poderá desenvolver tremores, levando a convulsões devido ao nível baixo de cálcio no sangue.
    • Caso suspeite de febre vitular, vá imediatamente ao veterinário.
  3. Durante as primeiras duas a quatro semanas, a cadela ficará muito ocupada procurando e cuidando dos filhotes. Ela não vai querer ficar longe deles por muito tempo. Será importante que ela tenha acesso a eles, de forma que possa manter os pequenos quentinhos, limpos e alimentados. Leve-a para fazer xixi e cocô por apenas cinco a dez minutos.
  4. Faça um "corte higiênico" em volta das patas traseiras, rabo, e glândulas mamárias, caso o pelo seja longo demais para ajudar a limpar essas áreas após o nascimento dos filhotes.
    • Um funcionário do pet shop ou veterinário pode realizar este procedimento, se não sentir-se à vontade ou não tiver os equipamentos necessários.
  5. Infecções da glândula mamária (mastite) podem ocorrer e o quadro agrava-se rapidamente. Se você ver que as glândulas mamárias estão bem vermelhas (ou roxas), duras, quentes ou doloridas, há algum problema. Em alguns casos, a mastite pode até levar a cadela à morte.
    • Se você suspeita de mastite, leve a cachorra imediatamente ao veterinário, mesmo se precisar ser a um hospital veterinário emergencial, pois o tratamento deve ser urgente. [6] , [7] , [8]
  6. É normal observar corrimento vaginal na mãe por algumas semanas (até 8 semanas) após dar à luz. O corrimento pode ser de coloração vermelha amarronzado e com um aspecto pegajoso. Às vezes, até mesmo um leve odor será percebido.
    • Caso perceba que existe material verde, amarelo ou cinza ou ainda um odor desagradável, leve a cadela ao veterinário. Ela pode ter infecção no útero. [9]
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Cuidando de filhotes recém-nascidos

PDF download Baixe em PDF
  1. Eles devem mamar com o intervalo de poucas horas durantes as primeiras semanas. Eles devem alimentar-se a cada duas a quatro horas no mínimo. Filhotes dormindo são filhotes felizes; se eles chorarem demais, pode ser que não estejam alimentando-se corretamente. Veja se eles já desenvolveram uma "barriguinha" e se o pelo está bonito e brilhoso, mostrando que estão bem cuidados.
    • Tente pesar os filhotes numa balança digital para verificar se eles estão ganhando peso todos os dias. Após a primeira semana, os filhotes devem dobrar de peso. [10]
    • Não ignore um filhote que parece estar mais magro e menos ativo que os outros. Leve-o imediatamente ao veterinário. Talvez seja necessário adotar alimentação suplementar ou outro tipo de ajuda para ele.
  2. Após os primeiros dias, você deve ver todos os pequenos crescerem; porém, se um deles ainda parecer pequeno e magro, pode ser sinal de que a alimentação está sendo insuficiente ou que existe outro problema. Leve-o ao veterinário para que seja imediatamente examinado. Filhotes recém-nascidos, assim como humanos recém-nascidos, podem ficar doentes e desidratados rapidamente.
  3. À medida que crescem e ganham mobilidade, os filhotes deixarão a área mais bagunçada. Limpe-a depois que bagunçarem ou pelo menos 2-3 vezes por dia para que a caixa fique higienizada.
  4. Os filhotes precisam de uma socialização saudável em relação ao novo mundo deles, e parte dela é conhecer os humanos. Segure cada um deles várias vezes por dia. Faça com que os pequenos fiquem acostumados a serem tocados em todas as partes do corpo, para que não achem isto algo estranho quando forem mais velhos.
  5. Se você for vender ou doar os bichinhos, espere até que completem oito semanas de vida para que tenham novos donos. Em alguns locais do mundo, é até ilegal doar ou vender filhotes antes que completem este tempo de vida.
    • Os filhotes devem ter desmamado totalmente e comendo ração canina por conta própria antes que tenham uma nova casa.
    • É recomendado que você vacine e dê vermífugo ao filhote antes que ele vá para a nova casa. Consulte o veterinário e siga suas recomendações.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 200 948 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade