Baixe em PDF
Baixe em PDF
Quebrar a asa é uma experiência traumatizante para pássaros, principalmente os silvestres, que dependem do voo para sobreviver. Se você encontrar um pássaro com uma asa machucada, seja ele doméstico ou não, é preciso agir rápido. Descubra se ele tem chances de se reabilitar. Caso sim, enrole-o em uma toalha limpa e coloque-o dentro de uma caixa de sapatos. Ele deve ficar aquecido e longe do alcance de crianças e outros animais. Ligue para o veterinário ou centro de zoonoses para descobrir onde deve levar o animal.
Passos
-
Use luvas para manusear o pássaro. Eles podem ser portadores de muitas doenças. Mesmo que queira ajudar, previna-se e jamais pegue um pássaro com as mãos nuas. Use luvas de proteção e lave as mãos imediatamente após pegá-lo.. Faça isso mesmo que ele seja de estimação, pois um pássaro machucado pode ficar agitado e machucá-lo se sentir dor ou sentir-se vulnerável. [1] X Fonte de pesquisa
- As melhores luvas são a de lona e a de jardineiro. Elas são mais eficazes na proteção contra as garras e o bico do animal. Ademais, o protegerão de potenciais doenças.
- Caso não tenha luvas no fácil, pegue-o com uma toalha.
- Se ele for um pássaro grande caçador, é melhor não por a mão nele. Ligue para o controle de zoonoses ou para alguma organização de resgate de pássaros de sua cidade.
-
Evite trazer o pássaro para perto do rosto. Mesmo os pequenos possuem bicos e garras afiados. Sempre que manusear um pássaro machucado, mantenha-o longe do rosto para se proteger. Isso vale até mesmo para seu próprio pássaro de estimação.
- Um pássaro com a asa quebrada se sentirá vulnerável e poderá atacá-lo com as garras e o bico.
-
Não dê comida ou água para ele. Normalmente, um pássaro machucado fica assustado demais para isso. Ajude-o rapidamente, mas evite dar água ou comida para ele enquanto cuida dele. [2] X Fonte de pesquisa
- Se você tentar dar água ao pássaro, ele pode engasgar. Não faça isso.
Publicidade
-
Enrole-o em uma toalha. Ele se sentirá muito melhor assim. Isso ajudará a manter o animal calmo e evitará que ele se mova e se machuque mais. [3] X Fonte de pesquisa
- Ao enrolá-lo na toalha, tente proteger a asa machucada. Com delicadeza, posicione a asa contra o corpo do pássaro (nunca a dobre) e envolva-o na toalha.
-
Coloque-o em uma caixa de sapatos. Para mais conforto, coloque outra toalhinha dentro da caixa de sapatos, e depois coloque o pássaro sobre ela. A caixa precisa ter tampa para que ele não escape. [4] X Fonte de pesquisa
- Se ele for muito grande, será necessário algo maior para guardá-lo. Pode ser uma caixa de papelão ou uma daquelas de transportar gatos.
- Seja lá qual for a caixa em que colocar o pássaro, ela precisa ter buracos de ventilação para que ele possa respirar lá dentro.
-
Mova o pássaro o mínimo possível. Mesmo que ele seja de estimação, só movimente-o quando absolutamente necessário. Assim você impede que ele se machuque ainda mais. [5] X Fonte de pesquisa
- Pegue-o usando uma toalha e coloque-o na caixa de sapatos. Não mexa mais nele a não ser que seja absolutamente necessário.
-
Providencie uma fonte extra de calor. Como ele está enfraquecido, pode ser que precise de ajuda para se manter aquecido. Experimente colocar uma garrafa de água morna na caixa com ele. [6] X Fonte de pesquisa
- Posicione-a de maneira que ele possa sair de perto caso ache muito quente. Como ele não pode se mexer muito enrolado na toalha, coloque a garrafa do outro lado da caixa e preste atenção no pássaro para ver se ele não dá sinais de estar muito quente.
- Se ele começar a ficar ofegante, retire a garrafa da caixa imediatamente. De tempos em tempos, destampe a caixa e veja como está a respiração dele.
-
Coloque o bichinho em um local quente e seguro. Assim ele ficará protegido enquanto você decide o que fazer. Mantenha-o em um local com pouca iluminação e tranquilo para ele se acalmar. [7] X Fonte de pesquisa
- Mantenha-o longe de crianças pequenas e outros animais; eles podem atacá-lo ou machucá-lo por acidente.
Publicidade
-
Avalie os ferimentos do pássaro. Examine-o e veja a gravidade da situação. Se ele parecer tonto, paralisado ou inconsciente, pode ter entrado em choque e é possível que seu problema não seja apenas uma asa machucada. Caso ele esteja acordado – e até mesmo tentando fugir –, isso é um bom sinal. Observe se há sangue ou ferimentos visíveis que possam ajudar a avaliar a gravidade da situação. [8] X Fonte de pesquisa
- Se você achar que a asa quebrada não tem conserto ou ele parece ter outros ferimentos ao mesmo tempo, talvez seja o caso para uma eutanásia.
- Caso seja necessário sacrificá-lo, leve-o ao um veterinário ou ligue para o controle de zoonoses.
-
Ligue para um veterinário ou especialista em aves. Se não souber o que fazer com o pássaro machucado, peça conselhos a um veterinário. Alguns oferecem assistência gratuita a pássaros sem dono que se machucam na natureza.
- O veterinário provavelmente não poderá abrigar um pássaro silvestre após sua recuperação (a não ser que você pague por isso), mas poderá oferecer algum tipo de ajuda.
-
Ligue para alguma organizações de resgate de pássaros de sua cidade. Ao encontrar um pássaro machucado na natureza, entre em contato com um resgate de pássaros e peça ajuda. Procure na Internet para encontrá-los. Elas poderão oferecer assistência médica ao animal, mas não terão espaço para abrigar ou reabilitar o animal. Pergunte a várias organizações quais serviços eles podem oferecer. Entre eles: assistência médica inicial, abrigo, serviços de reabilitação e cuidados médicos contínuos. [9] X Fonte de pesquisa
- Talvez seja preciso ligar para várias organizações até conseguir ajuda. Elas geralmente dependem de doações, e por isso podem estar sem suprimentos ou espaço físico.
-
Leve o pássaro para um resgate que não o sacrifique. Se os ferimentos parecerem passivos de cura, pergunte às organizações sobre a política de eutanásia delas. Pergunte de maneira específica, mencionando a asa quebrada. Algumas organizações acreditam que um pássaro com a asa quebrada nunca mais poderá ser feliz de novo sem poder voar e, por isso, devem ser sacrificados. Outras, no entanto, são de opinião de que é possível sim que sejam felizes após a recuperação do ferimento. [10] X Fonte de pesquisa
- Não adianta nada você ter todo o trabalho de ajudar o animal se for entregá-lo a uma organização que o submeterá a uma eutanásia.
-
Com cuidado, leve o pássaro para outro lugar. Seja lá pra onde for levá-lo, é necessário transportá-lo com segurança. Certifique-se de que a caixa está bem tampada para que ele não fuja, e movimente-a o mínimo possível.
- Caso for dirigir, coloque-a no banco do passageiro. Faça o mínimo possível de movimentos com a caixa.
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.wvdnr.gov/wildlife/magazine/Archive/03Spring/Want_to_Lend_a_Helping_Hand.shtm
- ↑ http://wildbirdrehab.org/help-ifoundabird/
- ↑ http://www.birds.com/bird-care/injured/
- ↑ http://wildbirdrehab.org/help-ifoundabird/
- ↑ http://www.massaudubon.org/learn/nature-wildlife/birds/helping-injured-birds
- ↑ http://helpwildlife.co.uk/sick-or-injured-wildlife/brokenwings/
- ↑ http://www.birds.com/bird-care/injured/
- ↑ http://www.birds.com/bird-care/injured/
- ↑ http://www.nwrawildlife.org/?page=find_a_rehabilitator
Publicidade