Baixe em PDF
Baixe em PDF
É crucial ajustar a tensão da sua máquina de costura para garantir que seus pontos saiam consistentes e fiquem iguais dos dois lados. Mas, ainda que a tensão correta seja importante, até os costureiros experientes evitam os botões de ajuste das máquinas. Ajustar a tensão pode parecer uma tarefa difícil, mas depois que você entende alguns conceitos básicos, vê que não há nada de misterioso na tarefa, seja qual for a marca ou o modelo da máquina.
Passos
-
Encontre os guia-fios. Estes são os dispositivos metálicos que ajudam a regular a tensão. São várias voltas pelas quais você passa a linha antes de prendê-la na agulha. Elas evitam que a linha se enrosque e distribuem a tensão igualmente do carretel para o tecido.
-
Localize os discos de tensão e o regulador. Juntos, eles são chamados de conjunto tensor. Os discos apertam a linha conforme ela passa por eles, enquanto o regulador controla a quantidade de pressão nos discos. O regulador de tensão é simples: quando ajustado a um número maior (girado no sentido horário), os discos se juntam, aumentando a tensão. Girado para um número menor (no sentido anti-horário), os discos se separam, diminuindo a tensão. [1] X Fonte de pesquisa
- Nas máquinas mais velhas, há apenas dois discos de tensão, controlados por um parafuso ou botão. Nos modelos mais novos, há três discos controlados por um botão ou teclado na frente da máquina.
- A menos que você tenha uma máquina mais nova que faça ajustes de tensão superior automáticos, usar uma linha mais grossa sem reconfigurar o botão aumentará a pressão e diminuirá o movimento da linha superior.
-
Encontre a bobina. A mola de tensão dela exerce pressão na linha conforme esta sai da caixa. Sua máquina pode ser do tipo em que a bobina é encaixada na parte de baixo ou ter uma caixa de bobina em um compartimento abaixo da agulha. A quantidade de pressão exercida sobre a bobina é regulada por um pequeno parafuso na parte traseira da mola.
- Tanto a mola quanto o parafuso são fáceis de localizar quando a máquina tem uma caixa de bobina separada. No caso das máquinas cuja bobina é encaixada e a caixa está embutida, localizar o parafuso de tensão pode ser mais difícil, mas nada que não se resolva com uma breve procura.
- Em qualquer um dos casos, para aumentar a resistência, use uma chave de fenda pequena para girar o parafuso no sentido horário (para um número maior) ou anti-horário (para um número menor). Gire o parafuso aos poucos e nunca mais do que um quarto de volta entre os testes.
-
Entenda a tensão. É ela que mantém os pontos de cima e de baixo em igual tensão um em relação ao outro. Em outras palavras, ela mantém os pontos da frente e de trás iguais. Tanto a tensão superior quanto a inferior devem trabalhar juntas para criar pontos consistentes. Se os pontos de cima e de baixo não estiverem uniformes, pode ser porque a tensão não está correta na parte superior ou inferior. [2] X Fonte de pesquisa
- A maioria das máquinas de costura domésticas são da variedade de pesponto, ou seja, uma linha superior e uma inferior se entrelaçam. Quando isso não acontece da maneira correta, pode haver um problema de tensão.
Publicidade
-
Faça um teste. Usando um retalho, faça alguns pontos no meio do tecido e observe a superfície superior e inferior deles usando uma lupa se necessário.
- Lembre-se de que os pontos devem ficar uniformes dos dois lados do tecido. Se a linha estiver tensa a ponto de fazer o tecido franzir ou se o ponto estiver solto e se desmanchando, você pode ter problemas de tensão.
- Caso os pontos pareçam perfeitos e a máquina esteja costurando lindamente, não toque nos botões de tensão.
-
Identifique o problema. Você fez um ou dois testes e inspecionou as costuras. Um ponto perfeito terá linhas entrelaçadas entre as duas camadas de tecido, sem laços na parte superior ou inferior da costura e sem franzidos no pano.
- Uma maneira fácil de entender o equilíbrio das linhas é pensando em um cabo de guerra. A linha do carretel e a da bobina puxam uma de cada lado. Se as duas estiverem puxando com a mesma força, a costura ficará uniforme e consistente. Caso um lado puxe demais, a linha do outro lado ficará visível.
- Se a linha da bobina aparecer no lado superior da costura e a linha do carretel estiver reta, a tensão superior está muito forte. Caso a linha do carretel apareça do lado de baixo da costura e a linha da bobina estiver reta, a tensão superior está muito fraca.
-
Inspecione a máquina. Há vários elementos que podem estar causando problemas além da tensão. Cheque essas possíveis causas antes de ajustar os botões. [3] X Fonte de pesquisa
- Linha colocada incorretamente: toda a linha está passando pelos guias? A linha está livre para se desenrolar do carretel ou ela fica presa? A bobina está inserida corretamente?
- Máquina suja: as pontas da linha podem ficar presas entre os discos de tensão, ao redor da caixa da bobina e embaixo da chapa da agulha, o que pode aumentar a resistência e restringir o movimento da linha. Verifique todas essas áreas para ver se estão limpas.
- Partes danificadas: as agulhas e bobinas curvadas e as superfícies ásperas ou danificadas nos orifícios das agulhas, nos guia-fios, nos discos, no estica-fio, na chapa da agulha, no pé calcador, na caixa da bobina ou na área da bobina podem causar problemas. Faça uma inspeção geral na sua máquina e lembre-se de que até o menor dano pode distorcer a tensão.
-
Preste atenção às agulhas, às linhas e aos tecidos. Linhas de tamanhos diferentes no carretel e na bobina podem estragar os ajustes de tensão básicos. Uma agulha grande ou pequena demais também pode desbalancear os pontos. Caso um tecido leve esteja ficando franzido, experimente diminuir o tamanho do ponto para 1,75 mm. Todos esses pequenos detalhes podem estragar seu projeto, portanto preste atenção neles ao preparar a máquina.
- A linha de poliéster serve para qualquer coisa e é uma boa escolha para a maioria dos projetos de costura. Já a linha de lã é bastante grossa e, para usá-la, é necessário ajustar a tensão. [4] X Fonte de pesquisa
- Os tecidos grossos comuns incluem a lona e a juta, enquanto o algodão e o poliéster são tecidos médios comuns. Se você alternar entre tecidos grossos e algo mais leve, terá de ajustar a tensão para manter os pontos uniformes. [5] X Fonte de pesquisa
- As agulhas vêm em vários tamanhos para diferentes fins. Há as mais grossas feitas para jeans que não se partem quando estão sendo usadas, e as agulhas finas que não danificam tecidos delicados. Ao comprá-las, você pode consultar alguém na loja para encontrar a melhor opção para seu tecido. [6] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Encontre o botão regulador da tensão. Ele muda de lugar conforme a máquina, portanto você pode ver no manual para ter certeza. Caso você não tenha um manual, é o botão com números que não muda o tipo dos pontos ou o tamanho deles.
-
Ajuste a tensão superior, se ela estiver muito fraca. Para aumentar essa tensão, gire o botão de modo a aumentar os números. Experimente de meio a um número menor e teste os pontos em um retalho. Continue até que a costura fique uniforme em ambos os lados e você não possa mais ver a linha de baixo aparecendo em cima. [7] X Fonte de pesquisa
- Caso não consiga deixar a costura completamente uniforme, ajuste a tensão da bobina.
-
Ajuste a tensão superior, se ela estiver muito forte. Para reduzi-la, gire o botão de modo a diminuir os números. Experimente de meio a um número menor e teste os pontos em um retalho. Continue até que a costura fique uniforme em ambos os lados e você não possa mais ver a linha de baixo aparecendo em cima. [8] X Fonte de pesquisa
- Caso não consiga deixar a costura completamente uniforme, ajuste a tensão da bobina.
-
Ajuste a tensão da bobina. Você deve sempre tentar ajustar a tensão superior primeiro, porque não precisa ajustar a tensão da bobina a menos que esteja usando um fio mais grosso ou mais leve do que o habitual. Se ainda assim precisar mexer no fio de baixo, localize a bobina na caixa ou no compartimento.
- Se a bobina não tiver caixa, uma maneira fácil de testar a tensão é pegar o fio que sai dela na mão. Caso ele não se desenrole, a tensão está muito forte e precisa ser solta. Se o fio sair sem esforço, a tensão está muito fraca e precisa ser apertada. Ao segurar o fio, ele deverá soltar apenas alguns centímetros. Nesse caso, a tensão está perfeita. [9] X Fonte de pesquisa
- Use uma chave de fenda pequena e gire o parafuso ao lado da caixa da bobina em um quarto de volta. Vire-o para a direita para aumentar a tensão e para a esquerda para diminui-la. Teste a tensão de novo e repita até o fio só ceder alguns centímetros.
- Da mesma forma, com uma bobina sem caixa, use uma chave de fenda e gire o parafuso em um quarto de volta, testando a tensão entre cada ajuste com uma costura em retalho. As mesmas instruções para apertar e soltar valem aqui também.
-
Teste a tensão até estar correta. Continue costurando em retalhos até acertar a tensão e obter pontos uniformes dos dois lados. Quando estiver satisfeito, comece seu projeto!DICA DE ESPECIALISTADesigner de RoupasDaniela Gutierrez-Diaz é uma designer profissional de estampas e de roupas na DGpatterns. Ela cria peças modernas e únicas para todas as ocasiões. O blog de Daniela, On the Cutting Floor, contém inúmeras dicas de costura e estampas apropriadas para vários projetos.
Nossa Especialista Concorda: Testar a tensão em um retalho ajuda você a antever seus resultados. Você conseguirá fazer os ajustes necessários na máquina antes de começar seu trabalho.
Publicidade
Dicas
- Ao começar a costurar, lembre-se de puxar as pontas soltas das linhas para a parte de trás da máquina e longe da área da agulha, ou você pode fazer um ninho de passarinho na costura. Essa é outra experiência comum e frustrante para novos costureiros.
- Ao testar a tensão com uma costura, escolha linhas de cores diferentes para o carretel e a bobina. A linha deverá contrastar com o tecido. Assim, ficará bem mais fácil ver e fazer ajustes mais precisos. Lembre-se apenas de mudar para a cor certa antes de começar a costurar.
- Começar um registro de tensão para sua máquina de costura é uma boa ideia. É só anotar em um caderno as tensões para certos tecidos, linhas e agulhas. Anote a marca, o tipo e o tamanho. Com isso, o processo de ajuste ficará muito mais simples no futuro.
- Lembre-se sempre de tentar a tensão superior primeiro. Em 90% dos casos, só ela precisa ser ajustada. [10] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.threadsmagazine.com/item/4302/understanding-thread-tension/page/all
- ↑ http://www.threadsmagazine.com/item/4302/understanding-thread-tension/page/all
- ↑ http://www.threadsmagazine.com/item/4302/understanding-thread-tension/page/all
- ↑ http://www.craftsy.com/blog/2013/10/types-of-sewing-thread/
- ↑ http://vintagefashionguild.org/coarser-or-thick-heavy-fabrics/
- ↑ http://www.schmetzneedles.com/needle-guide/#sthash.W9D0f8vV.dpbs
- ↑ http://www.threadsmagazine.com/item/4302/understanding-thread-tension/page/all
- ↑ http://www.threadsmagazine.com/item/4302/understanding-thread-tension/page/all
- ↑ http://www.threadsmagazine.com/item/4302/understanding-thread-tension/page/all
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 104 836 vezes.
Publicidade