PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O ajuste adequado do guidão proporciona o máximo conforto para o ciclista e o melhor desempenho tanto no asfalto como fora dele. O ajuste deve ser refeito todos os anos caso a bicicleta seja de uma criança em fase de crescimento. Por sorte, um jogo de chaves hexagonais, espaçadores e algo entre cinco e dez minutos são tudo o que você precisa para fazer o ajuste.

Método 1
Método 1 de 3:

Ajustando um guidão com uma mesa sem rosca

PDF download Baixe em PDF
  1. Para livrar as bicicletas de todo o peso inútil, a mesa (o conector em L que liga o guidão à bicicleta) tem, normalmente, pouco espaço de sobra. Se quiser fazer um ajuste maior do que o que ela permite, você precisará comprar uma nova mesa na bicicletaria local. Quando o guidão causa problemas sérios de comodidade (força o ciclista a esticar ou dobrar os braços demasiadamente para alcançar as manoplas), aconselha-se a compra de uma mesa mais curta ou mais longa do que a atual.
    • As mesas sem rosca têm um grande parafuso no topo e dois menores que as prendem ao quadro. Havendo apenas uma peça metálica maciça que conecta o quadro ao guidão, sua bicicleta possui uma mesa de rosca. [1]
  2. Deixe o seu corpo julgar qual a melhor altura para o guidão. Você não deve ficar curvado ou debruçado, e os cotovelos devem ficar ligeiramente flexionados. À parte disso, escolha a altura com base no seu conforto. Enquanto estiver testando a altura do guidão, peça que um amigo segure no lugar, prendendo a roda dianteira entre as coxas. Estas regras, em geral, valem tanto para o ciclismo de estrada como para o mountain bike :
    • Ciclistas de velocidade têm guidões baixos, que favorecem uma posição mais aerodinâmica. O guidão fica entre 5 cm e 10 cm abaixo do selim.
    • Ciclistas iniciantes, ou que privilegiem conforto a velocidade, muitas vezes deixam o guidão na mesma altura do selim ou pouco acima dele. [2]
  3. Com uma chave hexagonal, tire a cobertura da mesa. É ela que afixa o guidão à bicicleta, e portanto tem de ser removida para que a altura dele possa ser ajustada. Após tirar o parafuso longo e a cobertura, guarde ambos num lugar seguro, pois serão necessários mais tarde.
  4. Com o auxílio de uma chave hexagonal, afrouxe os dois parafusos laterais, que ficam na parte da mesa mais próxima ao assento. Afrouxe-os o suficiente para desencaixar a mesa do quadro da bicicleta.
  5. Tire o guidão lentamente, com cuidado para não esticar os cabos do freio e das marchas. Eles têm geralmente alguma folga, mas por precaução convém parar a bicicleta próxima a uma mesa ou cadeira aonde você possa colocar o guidão sem esticar os cabos.
  6. Responsáveis por ajustar a altura do guidão em mesas sem rosca, os espaçadores são pequenos anéis que se adicionam à espiga da bicicleta, quando se deseja elevar o guidão, ou dela são removidos, quando se deseja baixá-lo. A peça cônica na extremidade inferior da mesa, onde ela se conecta ao quadro da bicicleta, é a cobertura do rolamento e não pode ser removida . [3]
    • Se precisar de mais espaçadores do que os que têm à mão, compre-os em uma bicicletaria local.
  7. Por ora, não se preocupe demais com o alinhamento do guidão. Se algum espaçador foi removido, coloque-o por cima da mesa para não perdê-lo. Ele ficará preso pela cobertura da mesa.
  8. Não é preciso usar nenhuma ferramenta elétrica, já que é possível deixar o parafuso bem firme rosqueando-o manualmente. Esse parafuso não afeta o movimento do guidão, e portanto é aconselhável apertá-lo antes de fazer o alinhamento entre o guidão e a roda.
    • Se está manuseando peças delicadas, como um quadro de fibra de carbono, utilize uma chave de torque como precaução para não quebrar nada. [4]
    • Verifique se é possível virar o guidão livremente. Não sendo esse o caso, afrouxe o parafuso da cobertura da mesa até poder fazer curvas.
  9. Pare por cima da bicicleta, com o quadro entre as pernas, e deixe a roda dianteira perfeitamente alinhada a ele. Feche um olho e alinhe o guidão de tal modo que o centro esteja perfeitamente alinhado à roda dianteira. Guidão e roda devem ficar perpendiculares um ao outro para que a bicicleta possa ser conduzida apropriadamente.
    • Se for difícil manter o guidão no lugar desejado, aperte um pouco os parafusos. Assim, será necessário fazer um pouco mais de força para que ele se mova independentemente da roda. [5]
    • Alinhados os dois componentes, termine de apertar os parafusos.
  10. O headset , vale lembrar, é composto por todas as peças responsáveis pela condução da bicicleta (guidão, mesa, garfo, roda dianteira). O parafuso da cobertura da mesa mantém a estabilidade do headset , o que interfere na capacidade de fazer curvas. Para fazer a verificação, pare com a bicicleta entre as pernas e acione os freios dianteiros. Gire a roda para a frente e para trás e sinta se o manete do freio tremula ou se move sob suas mãos. Sendo esse o caso, afrouxe os parafusos laterais, aperte um pouco mais o parafuso superior, aperte novamente os parafusos laterais e faça uma nova verificação.
    • Se houver dificuldade para fazer curvas ou algum ângulo em que é mais difícil manobrar a bicicleta, afrouxe um pouco o parafuso superior da mesa. [6]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Ajustando uma mesa de rosca

PDF download Baixe em PDF
  1. Trata-se de uma peça única de metal que sobe do quadro, inclina-se para a frente e encaixa-se no guidão. Há um parafuso na junção entre o quadro e a mesa e outro entre esta e o guidão. Esse tipo de mesa, muito fácil de ajustar, é comum em modelos de bicicleta de marcha única, sem marcha ou mais antigos.
    • Há bicicletas que não têm um parafuso na união entre o quadro e a mesa, apenas entre a mesa e o guidão.
  2. Voltado para baixo, ele é responsável por criar a pressão que mantém a mesa no lugar. Com uma chave hexagonal, afrouxe-o sem removê-lo totalmente. [7]
  3. A rosca é o "anel" na junção entre o quadro e a mesa, e pode ser afrouxada com uma chave de boca.
  4. Para tanto, talvez seja necessário agitá-lo e retorcê-lo. Se a bicicleta é nova, marque a posição do guidão em relação à mesa com uma caneta permanente, a fim de que seja possível colocá-lo no mesmo lugar mais tarde.
  5. Retire a sujeira acumulada com uma solução de água e sabão, e seque a peça com um velho trapo. Para prevenir que a mesa fique presa no quadro, espalhe um pouco de óleo antiaderente nos 5 cm inferiores do tubo. [8]
  6. A posição dos manetes em relação ao ciclista depende muito do tipo de bicicleta que se usa. Isso posto, o conforto é o aspecto que se deve priorizar ao escolher a altura do guidão. Coloque-o numa posição em que ele possa ser facilmente manejado. [9]
    • Bicicleta para estrada: o guidão deve ficar ligeiramente abaixo do assento numa bicicleta de corrida para proporcionar ao ciclista máxima aerodinâmica e maior controle em altas velocidades.
    • Mountain bike : o guidão deve ficar abaixo do assento, o que desloca para baixo o centro de gravidade do ciclista e proporciona o equilíbrio necessário para se locomover em terreno acidentado.
    • Passeio: o guidão em bicicletas comuns deve ficar ligeiramente acima da linha do assento, o que aumenta o conforto do ciclista ao mesmo tempo em que minimiza o esforço.
  7. Ambos, sobretudo o parafuso, podem ser apertados manualmente, sem a necessidade de qualquer ferramenta elétrica. Você não vai querer espanar o parafuso ou apertá-lo a ponto de não conseguir removê-lo quando precisar reajustar a mesa. [10]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Ajustando o ângulo do guidão

PDF download Baixe em PDF
  1. Em mesas ajustáveis há um parafuso perpendicular à bicicleta no ponto de conexão com o quadro. Esse parafuso pode ser afrouxado, depois do que se pode ajustar a inclinação da mesa e então apertar o parafuso novamente. Havendo essa opção, convém mudar a inclinação da mesa antes de ajustar sua altura — apenas essa regulagem pode ser suficiente para deixá-lo confortável.
  2. A mesa é, conforme dito anteriormente, a peça perpendicular ao guidão e que o conecta ao quadro. Olhando a bicicleta de frente, é possível notar que há quatro parafusos, cada um disposto no canto de um quadrado que fica no centro do guidão. Afrouxe-os e você poderá rotacionar o guidão para cima ou para baixo.
  3. Segurar as manoplas deve ser tão confortável quanto tocar o teclado de um piano. Seus braços devem ficar ligeiramente flexionados e os freios têm de ser acessados com rapidez e conforto. Sua coluna deve ficar num ângulo de aproximadamente 45° em relação à cintura. Peça a um amigo para segurar a bicicleta enquanto você monta no selim e verifica a inclinação do guidão.
    • Regular o ângulo do guidão, por si só, oferece possibilidades mínimas de ajuste. Se você não consegue alcançar os freios, ou tem de se curvar ou esticar os braços em demasia, pode ser necessário comprar uma nova mesa. Ou talvez você esteja usando uma bicicleta grande demais para o seu tamanho. [11]
  4. Peça a um amigo para segurar a bicicleta, ou dê uma volta experimental numa área pequena e sem movimento. Lembre-se, no entanto, de apertar os parafusos antes disso, já que seu peso poderia forçar o guidão para baixo repentinamente e derrubá-lo da bicicleta.
    • O ângulo do guidão é, na maioria dos casos, uma questão de preferência. O mais indicado é aquele em que você se sente mais confortável.
    • Se seus dedos ficam dormentes ao andar de bicicleta, considere inclinar o guidão discretamente para cima. Isso diminuirá a pressão a que as palmas da mão estão sujeitas, melhorando a circulação sanguínea.
  5. Os parafusos devem estar bem afixados para que o guidão não se mova enquanto você usa a bicicleta. Por outro lado, não devem ser apertados a ponto de se espanarem ou de dificultar a remoção posterior dos parafusos.
    • Se você tem um torquímetro, ajuste-o para 5 Nm. [12]
    Publicidade

Dicas

  • Após alterar a posição do guidão, confira se é possível alcançar os freios e o trocador de marcha confortavelmente.
  • Não dobre os cabos de freio e de marchas ao ajustar o guidão.
  • Se o guidão não chega à altura que você gostaria, ajuste a altura do banco.
Publicidade

Avisos

  • Faça uma dupla checagem de todos os parafusos antes de usar a bicicleta outra vez para prevenir acidentes.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 110 280 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade