Baixe em PDF
Baixe em PDF
Encontrar a mistura correta de ar e combustível ajudará a estender a vida útil do motor. Se ele estiver rodando com muita força, é importante ajustar a combinação e encontrar a marcha lenta correta para diminuir o estresse, evitando que as peças trabalhem rápido ou devagar demais. Ajustar o carburador do carro é algo que pode ser feito em alguns passos simples e sem ferramentas especiais. Veja o passo 1 para obter mais informações.
Passos
-
Localize o filtro de ar e remova-o. Na maioria dos carros, você precisará retirar o filtro de ar para expor o carburador e ajustá-lo. Abra o capô e desligue o motor antes de encontrar o filtro e remover o conjunto. Desparafuse a porca-borboleta e todos os outros conectores e então retire totalmente o filtro de ar.
- Dependendo da marca, do modelo e do tipo de motor do veículo, o filtro de ar pode estar em várias partes diferentes. Consulte o manual do proprietário ou o guia de compra do seu carro.
- Na maioria dos carros, o filtro está conectado diretamente ao carburador.
-
Encontre os parafusos de ajuste na frente do carburador. Deverá haver dois parafusos na frente da peça, que são usados para acertar a combinação de ar e combustível.
- Muitas vezes, esses parafusos têm cabeça chata e podem ser girados com uma chave de fenda, ajustando a quantidade de ar e de gasolina que se mistura no carburador.
- Alguns carburadores possuem parafusos especiais e exigirão chaves especiais para removê-los (é o caso dos carros fabricados pela GM).
- Outros fabricantes podem ter seus próprios tipos de parafusos.
-
Ligue o motor e deixe que ele chegue à temperatura de operação normal. Verifique o medidor para saber quando chegar na temperatura certa e ouça o som do motor para ter noção dos ajustes que precisam ser feitos.
- Um motor com uma mistura pobre fará um som alto e agudo nas rotações mais altas quando a aceleração estiver aberta, como quando a marcha não engata direito. Mais combustível precisará ser adicionado.
- Um motor com uma mistura rica não vai necessariamente produzir uma mudança de som, mas você poderá sentir o cheiro. Diminua um pouco o combustível. [1] X Fonte de pesquisa
-
Ajuste os dois parafusos igualmente e encontre a mistura certa. O processo para acertar o carburador parece bastante com o de afinar uma guitarra ou outro instrumento de corda: você deve girar os parafusos de maneira igual, lenta e suave até encontrar o ponto certo. Não importa se o motor está com excesso ou falta de combustível, leve-o a uma mistura bem pobre girando ambos os parafusos um quarto de volta por vez no sentido anti-horário e depois traga-os lentamente até uma combinação uniforme.
- Acertar a mistura é uma arte imprecisa que exige que você conheça bem seu motor e ouça com atenção. Gire os dois parafusos para cima devagar e escute até que o ronco seja agradável. Qualquer som áspero ou de chocalho indica falta de combustível na combinação. Continue girando até encontrar o ponto certo.
-
Recoloque o conjunto do filtro de ar. Quando terminar de ajustar o carburador, coloque o filtro de ar no lugar novamente e você estará pronto para andar por aí.
- Caso precise acertar a marcha lenta também, espere até acabar antes de colocar o filtro de volta.
Publicidade
-
Encontre o cabo do acelerador e o parafuso de ajuste da marcha lenta preso a ele. Este estará vindo do pedal do acelerador e passando pela carcaça do ventilador até o carburador. Como sempre, consulte o manual do proprietário ou o guia de compra da sua marca e modelo de carro se não puder encontrar os parafusos.
-
Ligue o motor e deixe que ele se aqueça até a temperatura de operação. Assim como fez com a mistura de ar e combustível, permita que o motor se aqueça para que trabalhe em condições de operação reais.
-
Gire o parafuso de ajuste da marcha lenta para apertá-lo. Vire-o no sentido horário em não mais do que um quarto de volta e ouça o motor. A maioria dos manuais indicará uma velocidade ideal para a qual ajustar, mas você tem uma certa folga para trabalhar se preferir que a marcha fique mais alta ou mais baixa. Consulte o manual do proprietário para obter esse número e verifique o tacômetro enquanto ajusta.
-
Ouça o motor do carro procurando por sons de aspereza e reajuste conforme o necessário. Deverá levar cerca de 30 segundos para o motor se adequar à mudança que você fez, portanto não exagere. Gire de modo lento e ouça atentamente a resposta.
-
Recoloque o filtro de ar e termine o trabalho. Quando você acertar a marcha lenta para as especificações corretas ou de acordo com suas próprias preferências, desligue o motor e ponha o filtro de ar no lugar para encerrar o trabalho.Publicidade
Dicas
- Se depois de acertar o mecanismo da marcha lenta o motor não estiver andando com suavidade, volte a mexer no ar e no combustível e repita os passos para o ajuste destes e da marcha lenta.
- Apertar o parafuso de ajuste aumenta a marcha lenta enquanto soltá-lo, diminui a marcha.
- Se o seu carro estiver equipado com um tacômetro, você pode usá-lo como uma ferramenta para ajustar a marcha lenta (em revoluções por minuto ou RPMs). Verifique o manual do proprietário para obter as RPMs corretas.
Publicidade
Avisos
- Lembre-se de que, ao trabalhar com um carburador, você está mexendo em uma fonte de combustível. Tome todas as precauções necessárias ao trabalhar perto da gasolina.
Publicidade
Materiais Necessários
- Chave de fenda de cabeça chata;
- Alicate de pressão;
- Toalhas de papel.
Referências
Publicidade