Baixe em PDF Baixe em PDF

Uma tartaruga que se recusa a comer representa uma dor de cabeça para o dono. Não apenas ela corre o risco de morrer de fome como também pode estar doente. Este artigo vai ensinar você a fazer o seu bichinho comer e como proceder se ele estiver com falta de apetite. Muitos donos costumam ter dificuldades para alimentar suas tartarugas. Isto pode ter a ver com problemas no habitat ou ser um sintoma de alguma doença. Basta ajustar o espaço em que a sua tartaruga vive, ficar atento a sinais de problemas de saúde e ser um pouquinho criativo na hora das refeições para que o seu bichinho se alimente sem problemas.

Método 1
Método 1 de 3:

Descobrindo por que a tartaruga não está comendo

Baixe em PDF
  1. As tartarugas são répteis de sangue frio e não comem em temperaturas muito baixas. [1] Caso tenha uma tartaruga terrestre dentro de casa, construa uma área quente e uma fria no terrário. Durante o dia, a área fria deve ter em torno de 20ºC, e a quente, por volta de 30ºC. À noite, as temperaturas devem ficar entre 15ºC e 25ºC. [2]
    • No caso das espécies aquáticas, a temperatura da água deve ficar em torno de 25ºC, enquanto a da terra deve ficar entre 25ºC e 30ºC.
    • Caso a sua tartaruga viva fora de casa, ela vai sentir frio se a temperatura cair abaixo dos 15ºC. Talvez você precise colocar um aquecedor de cerâmica no cantinho da sua tartaruga para que a temperatura fique sempre ideal.
    • Use um termômetro para aferir a temperatura do habitat da tartaruga e fazer os ajustes necessários.
  2. Para ter um apetite saudável, as tartarugas também precisam de um certo nível de iluminação. As de espécies aquáticas precisam tanto de luz UVA quanto UVB. Deixe a tartaruga na luz por 12 a 14 horas, seguidas por 10 a 12 horas no escuro. [3] Já as terrestres precisam de pelo menos 12 horas de luz, diariamente. Você pode expor o seu bichinho diretamente ao sol ou iluminar o terrário com uma lâmpada UVB e uma incandescente. [4]
    • A sua tartaruga pode parar de comer se estiver sendo exposta à luz por menos de 12 horas por dia.
    • Caso a tartaruga fique do lado de fora da casa, você vai precisar ajustar a fonte de luz de acordo com as estações do ano. No outono e no inverno, por exemplo, em que os dias são mais curtos, pode ser que você precise de mais luz artificial, o que não será necessário no verão.
  3. Caso você já tenha resolvido todos os problemas no habitat da sua tartaruga e ela continue sem apetite, pode ser que ele esteja sofrendo de algum mal, como deficiência de vitamina A [5] , constipação, infecção respiratória e problemas de vista, ou simplesmente esteja grávida. [6] Fique de olho nos sintomas para saber se a sua tartaruga está doente e precisando de uma visita ao veterinário se ela não estiver comendo.
    • Ela pode estar sofrendo de deficiência de vitamina A se apresentar manchas esbranquiçadas no caso e estiver se recusando a comer. [7] Em tartarugas, a deficiência de vitamina A também está ligada a infecções respiratórias. [8]
    • Os sintomas de infecção respiratória também incluem chiado,dificuldade para respirar, espirros, nariz escorrendo, olhos inchados e letargia.
    • Caso a sua tartaruga tenha parado de comer e de ir ao banheiro, ela pode estar com prisão de ventre.
    • Caso a sua tartaruga tenha algum problema de vista e não consiga enxergar, ela também não vai comer. Veja se os olhos do seu bichinho estão limpos, brilhantes e sem resíduos.
  4. As espécies asiáticas, europeias e norte-americanas costumam hibernar durante o inverno. Pode ser que a sua tartaruga prefira seguir os instintos mesmo que você mantenha um bom habitat com bastante comida. Caso você já tenha checado as condições de iluminação e temperatura e a saúde física do seu bichinho e ele continue sem apetite, leve-o ao veterinário para descobrir se ele não está tentando hibernar. [9]
    • Apenas tartarugas saudáveis devem hibernar, já que o processo pode ser fisicamente exaustivo.
    • Caso o veterinário diga que a sua tartaruga pode hibernar, baixe gradativamente a temperatura do habitat em dois ou três graus por dia, ajudando a reduzir o metabolismo do bichinho.
    • Não deixe a temperatura chegar a menos de 10ºC. Depois de 10 semanas, aumente a temperatura aos pouquinhos, diariamente.
    • Continue alimentando a tartaruga até ela parar de comer.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Incentivando a tartaruga a comer

Baixe em PDF
  1. As tartarugas são atraídas por movimento e podem preferir se alimentar de animais vivos, como grilos, carunchos, traças, minhocas, lesmas, caracóis ou camundongos. [10] Os alimentos vivos também emitem um cheiro atrativo para as tartarugas. [11]
    • Tenha cuidado na hora de pegar minhocas para dar para a sua tartaruga. Não faça isto se a grama tiver sido tratada com algum produto químico. O ideal é comprar as minhocas em uma loja especializada.
    • Sua tartaruga também pode gostar de larvas, besouros, bichos-de-conta, lagostins, moscas, gafanhotos, larvas vermelhas e aranhas.
  2. A ração é uma parte essencial da dieta de uma tartaruga. Para deixá-la mais atraente, triture-a e misture com alguns alimentos vivos. Você também pode mergulhar as bolinhas de ração na água do atum enlatado para deixá-la com um cheiro mais forte e convidativo. [12]
    • A ração também pode ser molhada em suco de frutas ou bebidas esportivas não cafeinadas para encorajar a tartaruga a comer.
    • Caso tenha uma tartaruga terrestre, coloque a comida embaixo d’água. Pode ser que o seu bichinho não goste muito de comer na terra. [13]
  3. As tartarugas são atraídas por alimentos de cores fortes, como morangos, tomates, mamões, mangas, melancias, pétalas de rosas e outras frutas e legumes coloridos. Não é bom dar frutas para uma tartaruga com muita frequência, mas você pode usá-las para incentivar o seu bichinho a comer.
    • Combine alimentos vivos e coloridos para ter resultados ainda melhores, já que as cores e o cheiro forte serão duplamente atrativos para a tartaruga.
    • É mais importante dar legumes do que frutas para uma tartaruga. Experimente mergulhar os vegetais em água de atum para incentivar o seu bichinho a comer.
  4. Talvez a sua tartaruga não esteja comendo porque não gosta da comida que você está dando para ela. Você pode variar, por exemplo, servindo legumes e ração fatiados molhados em suco de larvas vermelhas em um dia, e mangas com ração molhada em água de atum no dia seguinte. É essencial descobrir as preferências alimentares do seu bicho de estimação.
    • Pode ser uma boa ideia montar um diário de refeições, registrando como sua tartaruga reage a elas, para descobrir de que alimentos ela gosta mais.
    • Experimente colocar a comida na terra e na água para ver se isto afeta o apetite da tartaruga.
  5. As tartarugas tendem a ser mais ativas de manhãzinha e preferem comer bem cedo. Muitas tartarugas se recusam a comer quando são alimentadas em outras horas do dia. [14] Experimente botar a comida para ela entre 4h30 e 5h30 [15] ou o mais perto possível do nascer do sol.
    • Além da questão do horário, também pode ser necessário ajustar a rotina de alimentação com base nas estações do ano. Caso a sua tartaruga viva do lado de fora, por exemplo, as manhãs de inverno podem ser frias demais para que ela consiga comer. Alimente-a um pouco mais tarde durante a estação.
    • As tartarugas terrestres também gostam de comer em manhãs chuvosas, quando minhocas e lesmas são facilmente encontradas. [16]
  6. Caso ela não responda a nenhum alimento ou alteração no habitat, marque uma consulta com o veterinário. Não apenas ela pode estar sofrendo de alguma doença como também está correndo riscos devido à falta de alimentação. Um exame profissional aumenta as chances de identificar o problema e solucioná-lo, evitando que a tartaruga fique cada vez mais doente.
    • O ideal é procurar um veterinário de répteis, que terá ainda mais conhecimento para tratar a sua tartaruga. [17]
    • Caso não consiga achar um profissional especializado, entre em contato com o zoológico local, a Sociedade Protetora dos Animais ou o departamento de veterinária da universidade mais próxima. [18]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Oferecendo uma dieta saudável

Baixe em PDF
  1. Ela deve se alimentar de frutas, legumes e carnes. Caso a tartaruga seja aquática, a dieta dela deve ser composta de 65% a 90% de carne (minhocas, caracóis, moluscos, camundongos congelados, ração) e 10% a 35% de vegetais (mostarda-marrom, couve, cenoura ralada, uvas, manga, melão). No caso das espécies terrestres, a dieta deve ser de 50% carne (grilos, carunchos, lesmas, caracóis) e 50% vegetais (frutas silvestres, feijão-verde, abobrinha, flores).
    • As tartarugas jovens precisam de mais carne do que as mais velhas. [19]
    • Estas são apenas algumas regras gerais. A dieta da sua tartaruga vai depender da espécie a que ela pertence.
    • Dê sempre alimentos frescos para a sua tartaruga.
  2. O seu bichinho deve receber todas as vitaminas e nutrientes necessários de uma dieta balanceada. Porém, muitas tartarugas precisam de suplementos de cálcio. Você pode resolver o problema com pastilhas de cálcio ou ossos de siba [20] inteiros ou em pó. [21] Dê os suplementos para a tartaruga uma vez por semana. [22]
    • Coloque os ossos ou as pastilhas no habitat da tartaruga para que ela possa roê-los.
    • Você também pode passar pó de cálcio na comida da tartaruga.
    • Outra opção é dar um multivitamínico para répteis para a sua tartaruga duas vezes por semana.
  3. O seu bichinho vai crescer feliz e saudável se comer de quase tudo em moderação. Porém, existem alguns alimentos que nunca devem ser dados a uma tartaruga, como: [23] [24]
    • Laticínios (ex.: queijo, iogurte).
    • Doces, chocolate, pão, açúcar refinado e farinha.
    • Alimentos processados e enlatados, ricos em sódio e conservantes.
    • Qualquer tipo de alho ou cebola.
    • Ruibarbo.
    • Abacate.
    • Sementes de frutas.
    Publicidade

Dicas

  • Consulte o veterinário se tiver alguma dúvida sobre a dieta da sua tartaruga.
  • Ofereça uma dieta variada para o seu bichinho. Experimente alimentá-lo com frutas e vegetais da estação.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 153 843 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade