PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Quando uma pessoa não tem contato com outras no dia a dia e sente falta disso, ela pode acabar desenvolvendo uma condição chamada de “fome de pele”. Ela representa um anseio pelo toque físico, como um simples abraço, e se tornou muito comum em todo o mundo, principalmente após o isolamento social imposto durante a pandemia da COVID-19. Por sorte, há diversas maneiras de lidar com essa vontade, mesmo que não possa ou tenha como ficar perto de outros indivíduos na maior parte do tempo.

Método 1
Método 1 de 4:

O que é a “fome de pele”?

PDF download Baixe em PDF
  1. Muitas pessoas enfrentam esse “fenômeno” após ficarem muito tempo sem contato com outras. Ele nem precisa ser sexual; um abraço ou um ficar com o corpo junto de um amigo, desfrutando a companhia dele, também estão incluídos. Esta é uma parte importante da cultura humana, que alguns consideram tão vital quanto a necessidade de consumir água e alimentos. [1]
    • Mesmo que não goste da conexão corpórea com desconhecidos, você pode desenvolver esse anseio de ter a pele junto ao corpo de alguém, ao contrário do que poderia pensar.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Por que o toque é tão importante?

PDF download Baixe em PDF
  1. Quem nunca teve um dia horrível em que a única coisa que desejava era um abraço de um ente querido? Estudos demonstram que ser tocado, mesmo de maneira platônica, pode ajudar a diminuir os batimentos cardíacos e a pressão arterial. [2]
  2. Ele é uma excelente forma de fazer com que você se lembre de que é real e feito de carne e osso, como todos os outros seres humanos. Depois de ficar muito tempo sem tal aproximação, há maior chance de sofrer com solidão e emoções de exclusão social. [3]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Sintomas da “fome de pele”

PDF download Baixe em PDF
  1. Estudos apontam que sujeitos que têm menos conexão física com outros podem ter maiores problemas de saúde mental, como ansiedade ou depressão. [4] Caso já tenha sofrido com tais condições, a falta de toque pode agravá-las, mas, felizmente, há mecanismos e técnicas para lidar e aliviar o anseio e simular o contato pele a pele.
  2. Abraçar uma pessoa já fará com que os níveis de estresse diminuam quase que de modo automático. [5] É comum ter a sensação de que está mais nervoso ou cansado com as tarefas do dia a dia se já faz tempo desde a última vez que teve algum tipo de contato físico.
  3. O toque da pele é a forma que os humanos têm para se conectar e desenvolver laços uns com os outros, e a ausência dele com seus entes queridos pode fazer com que haja a impressão de há algo faltando em tais relações. [6] Por sorte, para mudar isso, basta voltar a encostar nos entes queridos assim que os ver pessoalmente.
  4. Quando estiver calmo, sua noite de sono deverá ser melhor, ao contrário dos momentos em que sentir a “fome de pele”, que fará com que acorde muito ou tenha dificuldade em adormecer. [7] Os problemas do sono devem sumir sozinhos assim que você encontrar maneiras de lidar com o pouco contato físico.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Estratégias para lidar com a “fome de pele”

PDF download Baixe em PDF
  1. O peso dessa manta mais pesada pode passar uma sensação semelhante de estar dando “amassos” com alguém. Entre na cama e puxe um cobertor ponderado para cima de você, em volta do seu corpo. O peso do tecido pode “enganar” seu cérebro, que pensará que você está sendo abraçado ou encostando o corpo em uma pessoa, satisfazendo a sede pelo toque. [8]
    • Em vez de um cobertor ponderado, você pode se enrolar em vários cobertores ou mantas.
    • Se possível, vista também vários moletons e calças de moletom.
  2. Por ser bem grande e mais longo, ele pode imitar a ação de “dar uns amassos” com alguém e minimizar a falta de contato; ademais, há estudos que indicam que abraçar objetos inanimados pode melhorar o estado mental e diminuir o estresse. [9] Compre um travesseiro de corpo que seja do seu tamanho, e, à noite, coloque-o na cama com você e segure-o bem junto de você.
    • Eles podem ser facilmente comprados em lojas de departamento.
    • Não quer gastar dinheiro com isso? Você pode abraçar um travesseiro de tamanho normal, que não vai simular tão bem o corpo de um humano, mas pode ser tão reconfortante quanto.
  3. A sensação que a água dá ao tocar a pele é parecida com a do toque humano. Ao perceber que está ficando nervoso ou ansioso, entre no chuveiro ou encha a banheira com água quente. Deixe o calor da água e do vapor o envolverem à medida que você fecha os olhos e relaxa. [10]
    • Você pode deixar o ambiente ainda mais agradável e calmante usando “bath bombs” e sabonetes com fragrância.
    • Está bastante estressado? Coloque uma música tranquila para tocar e acenda algumas velas para relaxar ainda mais.
  4. Líquidos aquecidos podem trazer a sensação de paz, então, prepare um chá ou café pelando e apenas segure a caneca com as suas mãos. Permita que o calor o aqueça de fora para dentro e respire profundamente algumas vezes, ao mesmo tempo. [11]
    • Caso experimente esse método à noite, tome um chá de ervas ou café descafeinado para não ter insônia.
  5. Muitos experimentam essa sensação de prazer e relaxamento ao ouvir algo que realize estímulos visuais, sonoros ou cognitivos, com calafrios ou arrepios que podem ajudar a satisfazer a “fome de pele”. [12] Procure por vídeos ASMR no YouTube ou no Google e ouça-os para que a calma e a tranquilidade comecem a invadi-lo!
    • Há milhares de estilos diferentes de vídeos ASMR para escolher. Alguns podem relaxá-lo, outros vão dar sono e alguns dão uma sensação de conforto.
    • Recomenda-se ouvi-los usando fones de ouvido de alta qualidade.
  6. Uma massagem relaxante pode ajudar a liberar a tensão e imitar o toque na pele. [13] Sente-se em uma posição confortável e massageie seus próprios ombros, pescoço, mãos, braços e pés durante 10 a 15 minutos, até se sentir mais calmo e confortável.
    • Para que ela seja ainda mais gostosa, passe um creme hidratante para as mãos.
    • Se possível, marque uma massagem profissional para melhores resultados.
  7. Conversar com um amigo ou parente pode melhorar a sensação de solidão, mesmo que não possam estar ao seu lado para dar um abraço e satisfazer a sua ânsia por contato físico. Bater um papo por chamada de voz ou vídeo, ou até pelo Zap, pode ser tão bom quanto conversar pessoalmente, de forma que eles continuem em sua vida onde quer que estejam e deixem o seu coração em paz. [14]
    • Marquem horários específicos para conversarem por ligação ou por vídeo. Assim, vocês podem bolar uma programação fixa e terão um momento, toda semana, para papear com alguém.
    • Se quiser, também é uma boa ideia marcar de fazer alguma coisa divertida, pela internet, com um ou dois de seus amigos e em um horário fixo, como tocar instrumentos musicais ou jogar games.
    • Se não for possível, ligue “aleatoriamente” para seus amigos, de preferência àqueles com quem não fala há tempos, para diminuir a falta de interação com os outros.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 12 921 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade