Baixe em PDF
Baixe em PDF
Para atingir seu melhor sabor, os melões cantaloupe devem amadurecer no pé (ou em "videiras"). Contudo, amadurecer este tipo de melão fora do pé por alguns dias extras pode melhorar ainda mais a cor, textura e suculência do fruto.
Passos
-
Verifique o melão quando sua cor começar a alterar. Nunca colha um melão quando a casca ainda estiver verde, uma vez que estes com certeza não estão no ponto. Uma vez que o melão tem a sua casca alterada para o amarelo ou bege, no entanto, já deverá estar maduro.
- Entretanto, não colha o melão com base apenas na sua cor. Um melão verde com certeza ainda não está maduro, mas um melão amarelo ou bege nem sempre está.
- Ainda assim, mesmo que não esteja maduro, observar a cor lhe dará uma ideia se a fruta está ou não próxima de seu ponto ideal.
- Você deve deixar o melão amadurecer completamente na videira ou pé. Ao contrário de outras frutas, os melões não desenvolvem açúcares após serem colhidos. Desta forma, o melão não ficará mais doce depois de ser retirado da árvore. A cor e a textura podem mudar depois disso, mas o gosto não.
-
Procure uma rachadura ao redor do caule. O melão normalmente está maduro quando houver uma pequena rachadura ao redor de todo o caule preso à fruta.
- Se você não estiver certo sobre a profundidade desta rachadura, pressione a lateral do caule. Coloque o polegar ao lado do caule e aperte. Com pouca força o caule deverá começar a se soltar por completo.
-
Colha o melão. Se a cor estiver adequada e houver esta rachadura em volta de toda a fruta, o melão cantaloupe deverá estar maduro. Ele deve ser colhido imediatamente.
- Não espere muito tempo para colher um melão maduro. Se o melão cair da videira por conta própria, ele já deverá estar passado e seu sabor e textura não serão os ideais.
Publicidade
-
Saiba o que esperar. Como observado anteriormente, o sabor do melão não vai mudar quando você o amadurecer fora da videira, uma vez que sua poupa não produz mais açúcar depois que ele é colhido. A textura, cor e a suculência da fruta podem melhorar, no entanto. Assim, este processo ainda é benéfico se você tem um melão recém maduro ou a ponto de amadurecer
-
Coloque o melão em um saco de papel opaco (como o saco de pão). Use um saco de papel marrom grande o suficiente para caber o melão com um pouco de espaço extra. O fruto não deve ser pressionado no saco com muita força. Idealmente, você deve deixar um pouco de espaço para o fluxo de ar dentro do saco.
- Certifique-se de fechar a boca do saco para iniciar o processo.
- O saco de papel fechado aprisiona o gás etileno produzido pelo melão conforme ele amadurece. A presença do gás etileno estimula a produção de gás adicional, acelerando o processo de amadurecimento.
- Não utilize sacos plásticos. Os sacos de papel são porosos, permitindo que o dióxido de carbono saia e o oxigênio entre. Sem este mínimo de fluxo de ar, o melão pode começar a fermentar.
-
Experimente colocar uma banana ou maçã na bolsa. Se você colocar uma banana ou maçã madura no saco, ainda mais gás etileno será produzido e o processo de amadurecimento será potencializado.
- Bananas e maçãs produzem quantidades notavelmente elevadas de gás etileno ao amadurecerem, fazendo destas frutas as melhores opções para isso.
-
Deixe o melão em temperatura ambiente até madurecer. Normalmente, o processo levará cerca de dois dias ou menos.
- Certifique-se de que o lugar que você for deixar o melão não é excessivamente frio ou quente. Você também deve evitar áreas com muita umidade ou com grandes correntes de ar.
- Monitore todo o andamento do processo para evitar que o melão passe do ponto.
Publicidade
-
Verifique a extremidade do caule. Se ao invés de colher, você comprou um melão, primeiro verifique se não há um pedaço grande do caule sobre a fruta. Se houver, desista de comprar, já que isso sugere que o melão foi colhido antes do tempo. Um melão como esse não irá amadurecer.
- Verifique também a casca em torno do final do caule do melão. Se houver rasgos na casca, isso também poderá ser sinal de que a fruta foi escolhida muito cedo.
- Certifique-se de que a ponta do caule está ligeiramente recuada, apontando que o melão se soltou com facilidade de seu pé/videira. Se o caule estiver saliente, isso também poderá indicar que a fruta foi colhida prematuramente.
- Você também deve evitar melões cantaloupe quando sua ponta do caule tiver manchas visíveis e úmidas ao redor. Isso pode sugerir que a fruta está passada.
-
Olhe para a "malha" sobre a casca. A casca deverá estar coberta por uma espécie de malha ou rede grossa e bem definida por toda a superfície da fruta.
- Essa malha pode, entretanto, soltar-se com mais facilidade em algumas áreas que em outras. Ela não precisa ser totalmente uniforme.
-
Observe a cor. Se você estiver comprando a fruta (e não colhendo do seu próprio jardim), verifique a coloração da casca antes de levá-la. A casca deve ter uma coloração dourada, amarela, ou bege/bronze.
- Uma casca de cor verde indica que a fruta não está madura.
-
Toque a fruta. Pressione suavemente o lado da "flor" do cantaloupe. Ao fazer isso, ele deve ceder levemente. Se parecer duro, deixe o melão amadurecer em temperatura ambiente por mais um ou dois dias.
- Por outro lado, se a casca estiver muito mole ou esponjosa, o fruto provavelmente estará passado.
- Da mesma forma, segure toda a fruta para analisá-la. Quando maduro, o melão parecerá pesado para o seu tamanho.
-
Cheire o melão. Cheire a fruta do lado da flor. O "botão" da flor deve estar logo abaixo do seu nariz e você deverá ser capaz de sentir uma fragrância familiar a de um melão maduro.
- Se você não sentir nada, deixe o fruto amadurecendo por mais umas 12 horas aproximadamente.
- Se você não estiver familiarizado com o cheiro de um melão, simplesmente busque por um perfume adocicado.
- A extremidade da flor é o lugar que amolece primeiro e onde aroma se desenvolve antes. Por isso, o perfume será mais forte e facilmente notado ali.
-
Terminado.Publicidade
Dicas
- Uma vez maduro, guarde o melão sem cortá-lo, na geladeira, por até cinco dias.
- Pedaços maduros e cortados devem ser cobertos e refrigerados por até três dias. Deixe as sementes intactas, uma vez que elas impedem que a poupa seque prematuramente.
- Pedaços maduros e em cubos devem ser refrigerados em um recipiente hermético por um a dois dias.
Publicidade
Avisos
- O cantaloupe não irá amadurecer depois de ter sido cortado, por isso, se você cortar abrir o seu melão e descobrir que ele ainda está verde, não há o que fazer para salvá-lo. Desta forma, esteja bastante seguro sobre o ponto da fruta antes de cortá-la.
Publicidade
Materiais Necessários
- Saco de papel opaco (saco de pão)
- Banana ou maçã madura
Publicidade