Baixe em PDF Baixe em PDF

Originária do sudeste da Ásia, a manga é uma fruta bastante versátil. Com o tempo, passou também a ser cultivada em áreas tropicais como América do Sul, México e Caribe. Essa fruta pode ser consumida pura ou adicionada em receitas de saladas, molhos, vitaminas etc. A manga é rica em fibra, potássio, betacaroteno e vitaminas A e C. Além disso, as enzimas encontradas nessa fruta ajudam muito na digestão. A casca de uma manga pode variar bastante de cor; podem ser verdes, rosadas ou até mesmo amarelas. Embora muitas pessoas gostem de consumir a manga ainda verde, cujo sabor é bem azedo, a preferência geral são por aqueles frutos mais docinhos e maduros. Continue lendo para aprender a amadurecer uma manga.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Amadurecendo a manga

Baixe em PDF
  1. Deixe em temperatura ambiente de um dia para o outro e verifique a madureza pela manhã. Quando em contato com o papel, a manga vai produzir etileno, um gás inodoro que ajudará a acelerar o processo de maturação. [1] Depois de um dia (ou menos), a fruta vai ter um cheiro bem forte e já poderá ser consumida.
    • Lembre-se de não cobrir toda a manga com o saco ou o jornal. O gás precisa ter uma via de escape, ou a fruta corre o risco de mofar. [2]
    • Embrulhe uma maçã ou uma banana junto com a manga para acelerar o processo. Como essas frutas também produzem o etileno, acabam auxiliando bastante na maturação.
  2. Essa dica vem direto da Índia, onde as mães trabalhadoras escondiam as frutas dentro dos sacos de arroz. No México, o segredo era basicamente o mesmo, exceto que as pessoas trocavam o arroz pelo milho. Os ingredientes são diferentes, mas o processo e o resultado são iguais: ao invés de esperar uns três dias para a fruta amadurecer naturalmente, você poderá consumi-la em um ou dois dias (ou até menos).
    • A razão desse truque funcionar também é a mesma do jornal: o arroz e o milho permitem que o etileno permaneça em contato com a manga.
    • Como esse método é extremamente eficaz, você corre o risco de ter uma fruta madura demais. Por isso, verifique a manga de seis a 12 horas. Contanto que você não se esqueça da fruta, ela vai ficar deliciosa e madurinha!
  3. Esse método exige apenas tempo e paciência. Assim como qualquer outra fruta, a manga leva dias para ficar madura. Entretanto, essa é a maneira mais natural de obter uma fruta suculenta e gostosa. Consuma a manga quando estiver macia e o cheiro estiver tomando conta da casa.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Determinando a madureza

Baixe em PDF
  1. Para isso, a dica é aproximar o nariz da região do cabinho. Se o cheiro estiver almiscarado e forte, a manga está madura. Se você não sentir cheiro de nada, está verde.
  2. Se a superfície ceder levemente, ela está pronta para o consumo. A textura de uma manga madura é parecida com a de um pêssego ou abacate também maduros. Se a fruta estiver dura, significa que ainda está verde.
  3. Embora muitas variedades fiquem amareladas quando maduras, isso nem sempre acontece — a manga espada, por exemplo, continua verde! [3] Portanto, esqueça a aparência. É muito mais garantido verificar a maciez e sentir o cheiro.
  4. Muitas pessoas logo descartam frutas assim, pois geralmente estão começando a apodrecer. No entanto, quando o assunto é manga, isso não quer dizer muita coisa. Na verdade, significa apenas que a fruta tem um teor mais alto de açúcar. [4]
    • Caso os pontos pretos estejam muito moles, corte a manga e veja se a polpa está translúcida. Se estiver, jogue a fruta no lixo.
    • Se a manga apresentar somente alguns pontinhos pretos, use os outros sentidos para determinar se ela está boa para o consumo. Se o cheiro estiver gostoso, e a polpa estiver firme e bonita, pode se deliciar!
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Guardando a manga

Baixe em PDF
  1. Não é preciso embalar nem usar recipientes. Essa dica serve para desacelerar o processo de amadurecimento. A fruta deve durar até cinco dias.
    • Não coloque uma manga verde na geladeira. Um ambiente com temperaturas baixas acaba impedindo o processo de amadurecimento de qualquer fruta tropical.
  2. Descasque e corte a manga, se necessário . Nesse caso, você deve colocar os pedaços da fruta dentro de um recipiente hermético. Em seguida, guarde o pote na geladeira por alguns dias. No freezer, armazene por até seis meses.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Tipos de manga

Baixe em PDF
Variedade Aparência Curiosidade
Manga Ubá
Quando madura, a casca fica bem amarela Muito utilizada na preparação de sucos
Manga Espada
Bastante conhecida, é alongada e esverdeada É a mais consumida do país
Manga Ourinho
Bem pequena e geralmente colhida do chão Erroneamente conhecida como "manga-coquinho"
Manga-rosa
Um dos tipos mais populares, é grande e arredondada Leva esse nome por conta da cor da casca
Tommy Atkins
Tem uma casca vermelha, rosa e amarela É a variedade mais exportada do Brasil

Dicas

  • Quanto mais arredondada for a manga, menor a quantidade de fibras.
  • Na hora de determinar a madureza de uma manga, não confie apenas na cor da casca. É mais garantido verificar a maciez e sentir o cheiro.
Publicidade

Avisos

  • Não coloque as mangas verdes na geladeira, pois não conseguirão amadurecer.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Manga;
  • Jornal ou saco de pão;
  • Maçã ou banana;
  • Recipiente hermético;
  • Geladeira.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 109 427 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade