Baixe em PDF Baixe em PDF

Analisar um filme inteiro é muito legal, mas você sabia que dá para estudar cenas específicas? É só começar assistindo ao longa inteiro e tentando entender o que está acontecendo. Depois, revisite o trecho em questão várias vezes — sempre em busca de detalhes e com um bloco de notas em mãos. Por fim, você pode escrever a análise seguindo alguns parâmetros específicos. É bem fácil!

Parte 1
Parte 1 de 3:

Escolhendo e assistindo à cena

Baixe em PDF
  1. Escolha um filme que seja do seu interesse. Na primeira vez que você assistir, preste atenção a todos os detalhes para entender a história e cada cena individual. Coloque o celular no modo silencioso nesse momento para não se distrair e, no fim, anote o tema que você acredita que ele trata em uma folha de papel. [1]
    • Por exemplo: se quiser assistir ao filme Tropa de Elite , você pode dizer que o tema geral dele é a corrupção na polícia carioca e as suas ramificações na sociedade.

    Dica: um mesmo filme pode ter vários temas. Nesse caso, escolha aquele que você mais acha interessante e que tenha a ver com a cena da sua análise.

  2. Escolha uma cena que tenha entre dois e cinco minutos para a sua análise. Pense em um trecho importante para a história, que tenha peso e não seja um momento aleatório. Além disso, decida que elementos você pretende analisar, como atuação, edição, fotografia ou enredo. [2]
    • Por exemplo: se quiser analisar uma cena do filme Tubarão , você pode se concentrar no impacto que a música e a fotografia têm no enredo.
    • Analisar cenas que mostram apenas conversas entre personagens é tão interessante quanto estudar grandes cenas de ação. Nesse caso, você poderia discutir como os ângulos de câmera e os diálogos afetam a interpretação dos telespectadores.
  3. Reveja a cena sem distrações pelo menos duas ou três vezes. Preste atenção às principais ações e ao clima que se instaura entre os personagens, bem como qual é o papel deles no resto do filme. [3]
    • Deixe para pausar o filme e fazer anotações na terceira ou quarta vez que você for ver a cena. Nas primeiras duas vezes, concentre-se somente no que acontece na tela.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Analisando elementos da cena

Baixe em PDF
  1. Anote os eventos da cena em ordem cronológica para ter uma noção geral do que está acontecendo. Liste as principais ações, inclusive o assunto que os personagens estão tratando na sua conversa. Não precisa incluir cada quadro e mudança de ângulo, mas sim aquilo que contribui com a progressão do roteiro. [4]
    • Por exemplo: a primeira cena de Tubarão traz alguns adolescentes festejando em uma praia. Duas pessoas se afastam do grupo e uma entra na água, antes de ser atacada pelo tubarão.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Gavin Anstey

    Produtor de Vídeo, COO da Cinebody
    Gavin Anstey é COO do Cinebody. O Cinebody é um programa de vídeo acessível que dá a marcas a capacidade de criar conteúdo midiático rápido, autêntico e atraente com qualquer um. Gavin estudou Jornalismo na University of Colorado Boulder antes de começar sua carreira voltada à programação e à produção de vídeos.
    Gavin Anstey
    Produtor de Vídeo, COO da Cinebody

    Quais são os principais elementos de uma cena? O produtor de vídeo Gavin Anstey conta: "A iluminação sempre é um elemento importante. Ela é natural ou artificial? É ela que cria todo o clima da cena. Em seguida, o mais relevante é o talento. Os agentes em cena são talentosos? A maior parte da comunicação humana não é verbal, e sim linguagem corporal . Como os personagens incorporam e exibem emoções e sentimentos mesmo quando estão em silêncio? Por fim, os diálogos parecem reais e autênticos ? Ou são forçados e toscos ?"

  2. Estude a cena de uma perspectiva mais ampla para entender como ela influencia o resto do filme. Preste atenção ao que vem antes e ao que vem depois dela e anote todas as informações importantes ou temáticas que têm peso na narrativa geral. [5]
    • Por exemplo: a cena de abertura de Tubarão apresenta o tubarão ao telespectador e mostra que ele é uma ameaça aos humanos que estão no mar. Isso gera conflito ao longo do filme, já que o enredo acontece em uma cidade da costa norte-americana.
  3. Observe a linguagem corporal , os diálogos e as motivações dos personagens. Comece observando que personagens estão presentes na cena e listando o que você sabe a respeito deles (com base no resto do filme), como suas personalidades e seus objetivos. Preste atenção à performance dos atores, incluindo seus movimentos e suas interações uns com os outros. Ouça o diálogo e determine como as falas deles estão ligadas ao enredo do longa ou aos seus relacionamentos. [6]
    • Por exemplo: durante a cena do ataque em Tubarão , o filme mostra algumas crianças brincando na água, enquanto o Chefe Brody está tenso e preocupado com a segurança dos banhistas.

    Dica: preste atenção ao figurino dos personagens, pois ele também pode dar pistas sobre as intenções deles. Por exemplo: se um personagem estiver usando roupas escuras, talvez ele seja vilão ou tenha um plano sinistro em mente.

  4. Todos os elementos de um filme podem ser símbolos, desde os sonoros aos visuais, e ter relação com emoções, climas ou ações diferentes. Assista à cena mais uma vez e preste atenção a imagens e detalhes do cenário que pareçam importantes ou recorrentes. Anote tudo o que você detectar e reflita qual é o significado disso nesse trecho e no longa como um todo. Veja dois exemplos: [7]
    • Na cena final de Tropa de Elite , o aspirante Matias mata friamente um chefe do crime que foi responsável pela morte de um dos seus amigos. Isso simboliza que o personagem, que era ético e correto, foi assimilado pelo sistema corrupto da polícia carioca.
    • No fim de O Auto da Compadecida , Jesus aparece disfarçado de andarilho e pede um pedaço de pão aos protagonistas, incluindo João Grilo — que foi salvo da condenação eterna pouco tempo antes. O personagem ajuda o pedinte, simbolizando a sua mudança de espírito.
    • Até personagens podem ser símbolos. Por exemplo: o personagem Coringa, dos filmes do Batman (e dos quadrinhos, claro), costuma representar o caos e a anarquia.
    • Nem toda cena tem símbolos específicos que estejam ligados ao resto do filme. Não se preocupe se você não encontrar nada interessante.
  5. O enquadramento de um filme, também conhecido como mise-en-scène , está ligado à forma como elementos visíveis são dispostos na tela. Pause a cena e dê uma olhada em como os atores e o cenário estão dispostos. Observe que objetos estão mais próximos e mais distantes da câmera e tente entender o que recebe mais destaque. [8]
    • Por exemplo: se um personagem estiver de pé e olhando para outro, que está sentado, pode ser que ele seja mais importante e poderoso.
    • Se você estiver vendo o filme no computador, faça capturas de tela para analisar a cena quadro a quadro.
    • Preste atenção à iluminação e ao contraste entre luz e sombras na cena. Quadros mais escuros podem criar uma aura de mistério, ao passo que quadros mais claros indicam um clima de conforto. [9]
  6. O ângulo da câmera dita o que aparece na tela e indica onde o telespectador deve se concentrar. Veja se ele muda de vez em quando ou se é estático, pois isso também afeta o clima da cena como um todo. Observe ainda o que compõe cada quadro, bem como se há close-ups ou planos gerais. [10]
    • Por exemplo: cenas de ação costumam incluir bastante movimento e vários ângulos e cortes (o que deixa o telespectador mais empolgado), enquanto cenas de terror são mais estáticas e têm vários close-ups (o que deixa quem assiste mais tenso).
    • Preste atenção aos momentos em que a câmera tira o foco de um objeto ou personagem e o leva a outro elemento.
  7. A edição de um filme tem a ver com as mudanças entre os quadros que acontecem em cada cena — e o efeito que isso cria no telespectador. Atente-se à velocidade das transições e como elas afetam a ordem da narrativa. Depois, anote como tudo isso influencia o clima do trecho em particular. Veja exemplos: [11]
    • Se o filme mostrar um deserto e, logo depois, um copo d'água, talvez ele faça você achar que está com sede.
    • A edição da cena de abertura de Tubarão deixa o telespectador tenso: ele sabe que o tubarão se aproxima, mas a mulher na água não se dá conta de que está em perigo.
  8. Feche os olhos e ouça a música e os efeitos sonoros da cena. Depois, reveja o trecho com os olhos abertos e veja como esses sons estão em harmonia com a edição e as ações dos personagens, além de como afetam o clima geral do enredo. [12]
    • Por exemplo: a música no começo de Tubarão ajuda a gerar tensão, já que fica cada vez mais acelerada — até o animal atacar.
    • Se possível, veja a cena usando fones de ouvido. Você vai conseguir captar sons discretos e que não ouviria sem os acessórios.
    • Preste atenção também aos silêncios da cena, pois eles podem ser tão importantes quanto os efeitos sonoros em si.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Escrevendo a análise da cena

Baixe em PDF
  1. Dê uma olhada nas anotações que você fez enquanto via e revia a cena e compare tudo ao tema geral do filme. Depois, escolha um ponto específico para análise — que dê para defender ou contestar com vários elementos do trecho. Resuma isso em uma tese concisa e direta. [13]
    • Por exemplo: a tese da análise da cena de abertura de Tubarão poderia ser "O primeiro ataque do predador em Tubarão traz uma música instrumental que ganha um ritmo mais acelerado gradualmente, além de mostrar uma edição ágil e pontos de vista que criam tensão".
  2. Comece a análise com uma frase que já prenda a atenção do leitor em relação ao filme ou ao tema da cena. Em seguida, fale os nomes do longa e do diretor e o ano de lançamento. Por último, escreva a tese para indicar o que vem por aí no texto. [14]
    • Escreva de três a quatro frases na introdução da análise.
  3. No parágrafo seguinte, descreva as ações que acontecem na cena em ordem cronológica. Depois, escreva uma ou duas frases que discutam como o trecho se encaixa no restante das narrativas e no tema do filme. Isso tudo ajuda a situar o leitor. [15]
    • Escreva de quatro a cinco frases nesse parágrafo de resumo.
  4. Tente escrever entre dois e três parágrafos em que você discuta elementos específicos da cena, sempre corroborando a tese. Use exemplos específicos para reforçar os seus argumentos e explique como eles contribuem com a narrativa de forma geral. [16]
    • Por exemplo: se você for falar da cena de abertura de Tubarão , use o desenvolvimento para discutir a música, a edição e o ponto de vista dos ângulos da câmera.
    • Você não precisa usar todas as anotações que fez antes. Elas nem vão caber no texto!
  5. Faça uma paráfrase da tese para reforçar a ideia central da sua análise na primeira frase da conclusão. Depois, escreva duas ou três frases que resumam as ideias que você citou no desenvolvimento. E termine com uma frase que gere impacto no leitor em relação ao tema da sua análise. [17]
    • Por exemplo: você pode terminar a análise da cena de abertura de Tubarão discutindo como ela influenciou o gênero do terror.
    Publicidade

Dicas

  • Depois de analisar a cena, pesquise sobre ela e o filme na internet e veja o que outras pessoas dizem a respeito. Quem sabe você não nota algo que não percebeu antes?
  • Pesquise sobre o que estava acontecendo no mundo quando o filme foi lançado e veja se ele serve como metáfora para algum evento importante.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 14 644 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade