PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A patinação inline é muitas vezes chamada de "rollerblading" em inglês, porque a Rollerblade Inc. foi uma das primeiras empresas a produzir patins inline, nos anos 1970. Esses patins são divertidos e versáteis; é como patinar no gelo, só que no concreto. A patinação é uma ótima maneira de se exercitar e de se divertir. Depois de conhecer o equipamento e as técnicas básicos, você pode começar a explorar esse ótimo esporte ao ar livre.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Obtendo o equipamento

PDF download Baixe em PDF
  1. Na maioria das lojas de equipamentos esportivos, você conseguirá encontrar um par de patins usando o número dos seus sapatos. Os patins devem ficar bem justos, apoiando seus tornozelos eretos sem se tornarem desconfortáveis. É importante evitar patins frouxos, que podem facilmente resultar em tornozelos quebrados.
    • Os patins inline vêm em tipos diferentes: multiuso, speed , urbanos e stunt , além dos patins para cross-training especiais. Os patins multiuso básicos são bons para quem está começando. Experimente pares diferentes para ver quais ficam melhores.
    • Fique de pé nos patins. Seus calcanhares devem ficar firmes, não escorregando nas botas, e você precisa conseguir mexer seus dedos. Veja se o forro interno é grosso e tem acolchoado extra ao redor dos dedos para fornecer maior conforto.
  2. Nunca ande de patins inline sem usar um capacete para ajudar a proteger sua cabeça das quedas. Cole um pouco de fita reflexiva nele, e o objeto também alertará os motoristas da sua presença quando a visibilidade estiver baixa. Compre um capacete com uma marca de padrão de segurança nele.
    • Os capacetes devem ser certificados pelo Inmetro para uso com patins e ficarem bem justos na cabeça. Compre um item com alça para o queixo ajustável e aperte a alça para que o capacete não se mexa sobre a cabeça.
  3. Você pode ver as pessoas patinando sem nenhum equipamento de segurança, mas é importante usar alguns itens básicos quando estiver começando. Eles são baratos e ajudarão a evitar que você sofra ferimentos graves e caros. Compre:
    • Protetores de punho. Os protetores padrão cobrirão a parte superior da sua mão. Alguns também têm uma área que cobre a palma.
    • Cotoveleiras. Colocadas na área do seu cotovelo, elas protegem essa região frágil das quedas.
    • Joelheiras. Elas precisam ficar justas ao redor dos joelhos e serem presas para evitar que se movam durante a patinação.
  4. Vista camisetas de manga longa e roupas confortáveis durante a prática para se proteger de arranhões. Como a patinação inline é um exercício, use roupas que permitam a você manter seu corpo fresco e se movimentar facilmente.
  5. Só porque você está patinando melhor, não significa que é invencível. Você ainda tropeçará em um galho ou numa pedra de vez em quando e ainda cairá. O equipamento de proteção é importante para prevenir quebra de ossos e outros problemas ao cair em superfícies duras. Não tente dar uma de durão e praticar sem ele, ou corre o risco de se machucar feio.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Começando

PDF download Baixe em PDF
  1. Estacionamentos vazios, passarelas e outros espaços planos e uniformes feitos de concreto são ótimos para praticar. Veja se a patinação é permitida no local para não atrapalhar ninguém.
    • Verifique os estacionamentos sem uso. Procure por estabelecimentos com espaços amplos durante os finais de semana. Esses locais são perfeitos para praticar.
    • Olhe nos parques locais. As passarelas e as áreas de recreação podem ser adequadas para a patinação inline. Só veja se ela não é proibida e se não vai atrapalhar os outros usuários do parque.
    • Os parques especiais para patinação são comuns em muitas áreas, mas evite frequentar um deles enquanto estiver começando. Eles são ótimos para quem tem experiência, mas podem intimidar um pouco e serem um tanto velozes para os iniciantes.
  2. Fique de pé perto de uma parede ou de outro apoio para realizar esse exercício, com os pés separados em cerca de 15 a 25 cm e os joelhos dobrados e empurrados para a frente em uma posição de V.
    • Incline-se um pouco para frente a partir da cintura e estique os braços para frente para manter o equilíbrio. Olhe para frente. Procure se equilibrar nessa posição inicialmente para sentir a postura e os patins.
    • Mantenha os pés separados pela largura dos ombros e os joelhos levemente dobrados para se manter equilibrado e estável.
    • No começo, você pode tentar se acostumar com os patins andando um pouco na grama. Em seguida, volte para uma superfície lisa e fique na posição descrita acima.
  3. Quando for patinar pela primeira vez, vai parecer que você está andando com sapatos escorregadios. Aprender a manter seu peso sobre os patins é a melhor forma de se acostumar. Dê passos curtos antes de começar a patinar de verdade, ou seus pés escorregarão embaixo de você.
    • Conforme praticar, tente ir um pouco mais rápido a cada vez para encorajar seu senso de equilíbrio com movimento. Mantenha sua velocidade moderada.
    • Você provavelmente vai perceber que os seus pés estão se afastando enquanto tenta manter o equilíbrio. Fique equilibrado e continue, procurando aproximar os pés.
  4. Ao dar um passo para frente com um dos pés, dê impulso com o outro e deslize para frente sobre o primeiro pé. Leve o pé que deu o impulso para frente depois do passo e transfira seu peso para ele. Em seguida, dê impulso com o outro pé. Continue alternando os pés e você estará patinando. [1]
    • Aprenda a se equilibrar em cada perna enquanto desliza. Transfira o peso do pé de trás para o da frente ao dar impulso e deslizar. Comece bem devagar até que o movimento fique natural.
    • Pratique a patinação em um pé só apenas depois de um tempo. Quanto mais confortável você ficar em cada pé independentemente, melhor patinador será. Deslize sobre o pé esquerdo, depois sobre o direito, em turnos, e deixe o pé que não está deslizando fora do chão para ficar mais confortável.
  5. Embora alguns iniciantes prefiram parar batendo em algo, há diversas formas de interromper o movimento que não envolvem se chocar contra uma parede. Você ficará mais confortável sobre seus patins se aprender a parar direito.
    • A maioria dos patins inline tem freios na parte de trás. Para parar, coloque um pé na frente do outro e levante os dedos do pé da frente enquanto se inclina para trás, ajudando o freio a se esfregar no chão para deixar você mais lento. Pratique devagar. [2]
    • Quando ficar mais confortável sobre os patins, pode virar os tornozelos para dentro ou para fora para formar um V ou colocar um pé perpendicular ao outro para fazer um T. Essa técnica é muito usada na patinação no gelo, permitindo a você usar as rodas como freios.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Mantendo-se seguro

PDF download Baixe em PDF
  1. Quando cair, dobre os joelhos, estique os braços e caia para frente para segurar seu peso sobre os protetores dos pulsos e deslizar até parar. Se fizer direito, você deverá cair sobre as joelheiras e as outras proteções e poderá se levantar e tentar de novo.
    • Todo patinador cai em algum momento. Geralmente, a queda vai acontecer não quando você estiver começando, mas depois que ficar um pouco mais confortável e confiante. É importante usar sempre o equipamento protetor para se manter o mais seguro possível.
  2. Patine em uma velocidade moderada, mesmo quando estiver ficando mais confortável. É claro que é divertido ir rápido, porém é importante prestar atenção nos obstáculos que possam entrar no seu caminho e garantir sua segurança.
  3. Fique atento . É sua responsabilidade como patinador prestar atenção nos outros ao seu redor, não o contrário. Mostre aos outros usuários de passarelas, parques etc. que sua patinação não os ameaça. Lembre-se de:
    • Ficar de olho nos pedestres, nos caminhantes, nas crianças, nas pessoas que não perceberam sua presença, nos ciclistas e em quaisquer mudanças súbitas ao seu redor.
  4. Depois que estiver confortável se equilibrando, deslizando e parando, você pode começar a aprender elementos mais avançados da patinação inline, como dar voltas e se preparar para rampas, corridas, grinding e até competições.
    Publicidade

Dicas

  • Leve água para o caso de ficar desidratado. Com ela, você também poderá limpar seus cortes o bastante para voltar para casa.
  • Caso decida comprar patins usados, veja se eles estão em boas condições primeiro.
  • Procure por modificações disponíveis para os patins. Existem possibilidades diferentes, como trocar as rodas do meio, etc.
  • Depois de aprender a pisar, a melhor maneira de patinar no começo é formar um V juntando os calcanhares. Em seguida, comece a pisar para frente, fazendo um V, e você logo perceberá que está na verdade deslizando. Não dê passos altos ou largos e mantenha os joelhos dobrados.
  • Quando estiver começando, chame alguém para apoiá-lo caso caia.
  • Tome água quando estiver quente e considere usar protetor solar, um chapéu e roupas que forneçam uma boa cobertura.
  • Pratique no concreto seco, pois a chuva pode deixá-lo bastante escorregadio.
  • Leia a garantia do fabricante para ter certeza de que ela cobre os patins por um período de tempo decente.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Patins inline
  • Equipamento de segurança
  • Água

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 233 039 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade