Baixe em PDF
Baixe em PDF
Todo mundo precisa começar de algum lugar. Se quer aprender a andar de skate, mas não sabe diferenciar um ollie de um elbow , veio ao lugar certo. Você poderá aprender a comprar os equipamentos certos para aprender a direcioná-lo, a manter-se em pé sobre a prancha confortavelmente sem cair e, ainda, algumas dicas auxiliares para lhe ajudar a se manter firme e realmente andar de skate. Veja o Passo 1 para maiores informações.
Passos
-
Tente se manter sobre a prancha sem cair. Não há forma certa de ficar sobre o skate, então coloque-o sobre um solo estável, como grama ou carpete, onde ele não rolará facilmente, e descubra o que parece confortável para você. Coloque um pé à frente do outro, alinhados aproximadamente com os parafusos dos eixos.
- A posição regular foot indica que o seu pé esquerdo está à frente do direito. De modo geral, isso significa que você se empurrará com o pé direito e andará com o esquerdo.
- A posição goofy foot indica que você mantém o pé direito à frente, significando que se empurrará com o esquerdo. Apesar do nome, não há nada de "atrapalhado" em relação a essa posição de pés. Ela é tão comum quanto a anterior.
- A posição mongo foot é um pouco mais incomum, referindo-se ao ato de usar o pé frontal para se empurrar. Geralmente, isso parece um pouco mais estranho para a maioria dos skatistas, mas, se ela parece ideal para você, siga em frente! Não existe jeito errado.
-
Tente se empurrar. No concreto plano, mantenha-se sobre a prancha com o pé frontal e dê um passo longo e equilibrado com o pé traseiro, para gerar inércia.
- Quando iniciantes começam a andar, frequentemente tendem a dar diversos passinhos pequenos, no lugar de passos longos. É melhor empurrar com um movimento longo, que tornará o trajeto mais suave e lhe assegurará o equilíbrio necessário.
-
Alterne a posição. Ao se movimentar, você precisa alternar os pés lateralmente, como quando você estava se mantendo sobre a prancha ainda na grama, e trazer o pé que empurra levemente sobre a cauda. Os joelhos devem estar levemente inclinados, mas você deve se manter geralmente ereto, com as costas retas, para aprender a se equilibrar corretamente. [1] X Fonte de pesquisa
- Em uma posição correta, o pé frontal deve estar logo atrás dos parafusos do eixo frontal, e o traseiro, na parte mais caudal da prancha. Essa é a posição mais estável e segura.
- Essa é a coisa mais difícil de aprender quando se está iniciando, mas a boa notícia é que você estará andando tranquilamente tão logo a aprenda. Não tenha medo!
-
Aprenda a virar. Para virar, você transferirá o peso para frente ou para trás a partir do calcanhar, dependendo de sua posição e do fato de você querer ir para a direita ou para a esquerda. A quantidade de pressão utilizada dependerá em quão apertados estão os seus eixos e quão longa será a curva. Pratique no nível do solo, ao iniciar, alternando a posição de andar, e então fazendo a curva com segurança sem cair.
- Para evitar algo ou virar o skate apenas um pouco, virar dando um chute na prancha é uma habilidade útil. Com o pé traseiro, pressione um pouco a cauda shape (para levantar as rodas frontais) e gire o corpo na direção que quer virar. Faça isso de uma só vez, mas tome cuidado para não usar muita força ou pode cair. Além disso, talvez seja uma boa ideia não executar a manobra enquanto estiver em uma descida.
-
Tente parar. Há muitas formas diferentes de parar um skate, e muitas delas são mais avançadas. Para iniciantes, o modo mais fácil é geralmente ficar mais lento gradualmente e parar colocando o pé no chão, ou com uma parada de tail . Algumas pessoas não gostam de fazê-la pelo fato de desgastar a cauda da prancha, mas muitos skatistas utilizam um parador de plástico projetado para lhe ajudar nas paradas, fazendo-a uma boa opção para iniciantes.
- Para usar a manobra, você colocará o peso do corpo quase todo no pé traseiro, com o corpo quase todo na cauda da prancha, e deslize o shape até que ele pare. Algumas pessoas não gostam de fazê-lo porque pode acabar danificando o skate, mas muitos modelos possuem protetores plásticos feitos justamente para servir de freio (uma boa opção para os iniciantes).
-
Esqueça truques, por agora. A principal coisa que impede o prosseguimento e aprendizado contínuo dos iniciantes é o fato de quererem pular diretamente para a execução de ollies antes mesmo de aprender os passos básicos. Você vai chegar lá, com prática, mas, assim como você precisa aprender um acorde de guitarra antes de fazer queixos caírem com solos animais, você precisa aprender a empurrar o skate e andar sobre ele confortavelmente. Você precisa aprender a se manter nele antes de começar a pular. [2] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Aprenda a cair. Nenhum skatista na história está isento de quedas. Elas podem ser desencorajadoras, mas aprender a cair pode lhe ajudar a garantir que você não se machuque seriamente. Sempre use um capacete para manter a cabeça segura, e busque usar protetores de pulso, que podem receber o impacto da maior parte das quedas e evitar as feias lesões recorrentes no mundo do skate.
- O problema mais comum é normalmente andar sobre pequenos pedregulhos que prendem as rodas ou atingir uma rachadura que subitamente lhe faz perder o equilíbrio. Esteja atento ao terreno enquanto você anda, mas mantenha os olhos erguidos para manter o equilíbrio tanto quanto possível.
-
Pratique com outros skatistas. Como música e outros esportes, andar de skate é mais fácil de aprender quando você tem bons modelos de quem aprender. Junte-se com skatistas mais experientes para observá-los e aprender o máximo possível, colhendo dicas e truques ao longo do caminho. Peça conselhos e seja honesto quanto à sua experiência.
- Assegure-se de não ser instigado a tentar algo para o qual você não está preparado. Se você sair andando de skate com um grupo de caras fazendo ollies em um lance de escadas, pode acabar se machucando gravemente se está até agora aprendendo como parar sem cair. Vá devagar. Você vai chegar lá eventualmente.
-
Assista a muitos vídeos da prática do skate. Vídeos do esporte são o coração da cultura skater. Compilações e tutoriais estão amplamente disponíveis gratuitamente pela internet. Você pode encontrar exibições virtuosísticas de proezas no esporte, bem como dicas auxiliares voltadas para iniciantes. Aprenda como realizar truques e manobras mais avançadas e técnicas com vídeos.
-
Tente andar de skate em descidas. Deixar que a gravidade lhe ajude ao longo do caminho é um passo importante ao se aperfeiçoar e tornar-se um skatista mais avançado. Pode ser assustador da primeira vez em que você estiver descendo e não precisar empurrar, de modo que aprender a lidar com isso e manter-se no controle da prancha é algo bom para se aprender cedo.
- Para manter o equilíbrio, agache-se um pouco mais baixo e use os braços para evitar balançar de um lado para outro. Mantenha os calcanhares tão imóveis quanto possível, já que, a velocidades mais altas, movimentos menores criam ondas maiores, aumentando a probabilidade de você perder o equilíbrio.
-
Experimente truques apenas quando você estiver pronto. Quando você se sentir mais confortável com a prancha e conseguir manter-se sobre ela sem cair, poderá estar pronto para tentar fazer um truque ou dois. É para isso que você tem treinado tanto, afinal de contas! Os melhores e mais fáceis truques para iniciantes são:
-
Continue a praticar. Siga em frente! Aprender a andar bem de skate requer tempo e esforço. Não é algo que você conseguirá a fazer da noite para o dia, mas, ao ir devagar e praticar o máximo possível, você se aprimorará e se sentirá mais confortável com a prancha. Tente não se sentir desencorajado.Publicidade
-
Compre uma prancha que se adeque aos seus interesses. Há diversos estilos e marcas de pranchas disponíveis para todos os níveis de habilidade e preferências. Visite uma loja local de skates para observar as opções presentes e receber conselhos de skatistas mais experientes a respeito da escolha da prancha adequada ao seu tamanho e ao que você espera dela:
- Long boards , ou pranchas longas, são ótimas para longos percursos e também fáceis de serem manuseadas por iniciantes. Se você tem interesse em algo fácil de andar e sair por aí, ou em algo que lhe leve de um lugar a outro, uma long-board é definitivamente a opção adequada. Elas não são boas para truques e manobras, então, se você tem interesse em praticar ollies , não será a melhor opção.
- Classic boards , ou pranchas clássicas, são o que você pensa quando se lembra da palavra "skate". Com extremidades moldadas perfeitamente para a execução de manobras, chutes e pulos, e fáceis de direcionar, essas pranchas são excelentes para andar por aí em altas velocidades, embora exigirão maior prática para conseguir equilíbrio de início. Se quer eventualmente treinar em um half-pipe , essa é a escolha perfeita.
- Custom boards , ou pranchas personalizadas, são construídas e montadas por sua conta, com ferramentas básicas. Geralmente, skatistas mais avançados e experientes personalizarão suas rodas, eixos, rolamentos e a própria prancha a partir de diferentes opções disponíveis. Você provavelmente não construirá uma prancha personalizada logo de início.
-
Configure a prancha adequadamente para iniciantes. Você não vai querer uma prancha incrivelmente encurvada e eixos frouxos quando estiver começando. Embora essas características sejam boas na execução de alguns truques, torna-se muito mais difícil manter-se equilibrado enquanto se anda sobre a prancha — e provavelmente vai se cansar depois de certo tempo, se não conseguir sequer se manter em pé. Para o começo, o ideal é uma prancha relativamente plana com eixos firmes para aprender.
-
Compre um bom par de tênis para skate. Tentar subir no skate com coturnos militares ou chinelos havaianas é uma ótima maneira de se machucar feio e torcer o tornozelo. Calçados para skate têm o tipo certo de sola para aderir à prancha e lhe assegurar tanto a proteção quanto o apoio, tornando-os ideais para o aprendizado do skate. Vans, Airwalk e Etnie são todas marcas específicas voltadas para o skate, embora muitas companhias atléticas agora fabriquem calçados perfeitos para a atividade.
- Se você não conseguir encontrar uma marca para skate em particular, o que você deve buscar é uma sola plana. Evite o tipo de pisada texturizada presente em tênis de corrida ou tênis e, ao invés disso, busque algo como um calçado plataforma, com uma superfície plana na base.
-
Sempre vista roupas protetoras e um capacete. É essencial que você tenha um capacete para a prática do skate, com uma superfície suave e uma cinta de proteção bem justa para evitar danos à cabeça. É provável que caia bastante no início, de modo que se torna importante garantir a sua própria segurança com o uso de um capacete. Eles também ficam muito estilosos!
- Adicionalmente, joelheiras, cotoveleiras e proteções para os pulsos são também aparatos de proteção comuns, em especial quando se é um iniciante. Ao se acostumar um pouco mais com a prancha, você provavelmente não precisará vestir todas as proteções todas as vezes em que for andar de skate, mas a qualquer momento em que estiver aprendendo um truque novo, e especialmente ao aprender inicialmente a se manter em pé sobra a prancha, equipamentos almofadados adicionais são uma excelente ideia.
- Não há nada de errado em evitar idas ao pronto-socorro, principalmente se você estiver se iniciando no esporte. Não deixe que ninguém diga que "verdadeiros skatistas" não usam equipamento de proteção — algo simplesmente imaturo, estúpido e completamente errado de se dizer.
-
Encontre um bom lugar para praticar. Idealmente, você deve preferir concreto liso, sem muitas irregularidades e rachaduras que apenas atrapalharão o seu aprendizado à medida que você se move. Eventualmente, você poderá andar de skate sobre superfícies irregulares com segurança, mas é mais fácil aprender em um estacionamento ou local asfaltado não-movimentado plano e liso.
- Tem sido cada vez mais difícil encontrar lugares que dão as boas-vindas a skatistas, dada a injusta reputação que o esporte tem em algumas cidades. Não seja um skatista que dá aos defensores da lei um nome sujo: assegure-se de ter permissão para andar de skate ao fazê-lo, e evite causar danos a propriedades que não pertençam a você.
Publicidade
Avisos
- Sempre use equipamentos de proteção (capacetes e aparatos almofadados) e ande com outra pessoa. Você pode sofrer lesões graves ao tentar executar truques ou manobras e cair no concreto, se não tiver cuidado — especialmente como iniciante.
- Não ande de skate em locais proibidos por sinalização.
Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 241 763 vezes.
Publicidade