Este artigo foi coescrito por John Keegan
. John Keegan é um coach de namoro e palestrante motivacional em New York City. É proprietário da The Awakened Lifestyle, onde usa sua experiência em namoro, atração e dinâmica social para ajudar pessoas em busca de amor. Realiza workshops de namoro internacionalmente, passando por Los Angeles, Londres, Rio de Janeiro, Praga, dentre outros lugares. Seu trabalho já teve destaque no The New York Times, na Humans of New York e na Men's Health.
Há 9 referências
neste artigo. Você pode encontrá-las ao final da página.
Este artigo foi visualizado 36 333 vezes.
Descobrir o que o namorado precisa nos momentos de tristeza nem sempre é fácil. Qualquer parceira dedicada fará o possível para apoiá-lo, mas como agir em uma hora tão delicada? Por sorte, apesar de todas as pessoas serem diferentes umas das outras, há alguns métodos que vão colocar de volta um sorrisão no rosto do amado!
Este artigo é baseado em uma entrevista com o coach de relacionamentos John Keegan, fundador do site “The Awakened Lifestyle”. Leia a entrevista completa aqui
(em inglês).
Passos
-
Durante momentos de tristeza, ter alguém que te ouça é mais do que o necessário. Se o namorado estiver mal e quiser falar sobre algo que aconteceu, sente-se com ele e deixe-o falar à vontade, sem interromper e fazendo mais perguntas para ele continuar colocando “tudo para fora”. Apoie-o e incentive-o a superar a situação.
- Por exemplo, pergunte “Que sentimento isso causou em você?” ou “Foi isso que o deixou irritado?”.
- Não tente remediar a situação de imediato ao dar conselhos e ajudá-lo, já que isso pode dar a impressão de que você não ouviu com atenção o que foi falado.
- Pergunte se ele deseja falar sobre o assunto ao notar que o garoto não o aborda, e diga se há algo o incomodando ou o irritando.
Publicidade
-
Alguns homens encaram a tristeza como algo negativo. O namorado pode estar se sentindo um pouco envergonhado devido a esse desânimo, mas ele não precisa ficar assim. Ressalte que os sentimentos são válidos e é normal ficar emburrado ou irritado, mesmo que considere uma tolice.
- Diga, por exemplo: “Só quero que saiba que eu compreendo a razão de você estar chateado e não é nada fora do comum.”
- Se preferir, fale “Pode chorar, gritar ou o que sentir vontade. Não estou aqui para te julgar”.
-
Em vez de fazer suposições, tente saber o que o ajudaria. Em muitos casos, é complicado saber o que as pessoas precisam quando estão entristecidas, principalmente se o relacionamento for recente. Não se acanhe em perguntar o que o namorado gostaria que você fizesse para ajudar; a resposta pode surpreendê-la!
- Diga, por exemplo, “Eu quero te ajudar. O que posso fazer agora mesmo para que se sinta melhor?”.
- Leve em conta a linguagem do amor do garoto. Se ele gosta de ganhar presentinhos, compre uma lembrancinha. Já sabe que o amado aprecia contato físico? Abrace-o.
Publicidade
-
Em muitas oportunidades, os homens precisam de “espaço” para entenderem as próprias emoções. Caso ele diga que precisa ficar um pouco sozinho, ajude-o e fique um longe um tempinho, mesmo que seja a última coisa que você queira. Para não o deixar só em casa, vá para outro quarto ou coloque fones de ouvido para bloquear os ruídos. [1] X Fonte de pesquisa
- Talvez o rapaz precise ficar alguns dias sem conversar com você, principalmente se não morarem muito perto. Também pode ser que ele pare de responder mensagens ou não atenda suas ligações, mas tente não levar para o lado pessoal.
-
Distraia o boy convidando-o para ir tomar um sorvete ou assistir um filme. Tirá-lo da casa e fazer com que ele se distraia são ótimas decisões para quando o garoto estiver amuado. Organize um date para esquecerem os problemas e se divertirem!
- Se você mora longe dele ou o relacionamento for a longa distância, dê um presentinho em forma de dinheiro por Pix para que ele possa ir ao cinema ou tomar um lanche no shopping.
Publicidade
-
Reconectar-se com a natureza pode espantar a tristeza! Leve o namorado para explorar algum parque perto de casa ou para dar uma escapada para o litoral no fim de semana. Envie sugestões ou compre um ingresso para ele visitar um zoológico, assistir um filme ou uma peça de teatro se vocês não moram perto. O importante é que ele saia um pouco de casa para se desgarrar dessa depressão e tristeza.
- Convide-o para fazer uma trilha se o rapaz gosta de entrar em matas e conhecer ambientes naturais.
-
Quem não gosta de uma caixa de chocolates ou um café bem quentinho? Passe na casa do homem com um presente doce e delicioso ou uma garrafa de vinho; não precisa ser nada muito caro, já que uma lembrancinha vai demonstrar todo o seu afeto. Além disso, é uma ótima maneira de distrai-lo do momento complicado.
- Se o amado mora longe, envie uma cestinha com várias coisinhas que ele adora!
Publicidade
-
Escreva de punho próprio um recadinho demonstrando o que mais gosta no seu boy. Por exemplo: a personalidade irresistível, o senso de humor ácido, o estilo descolado ou a gentileza e paciência que tem com os outros. Coloque a cartinha em um envelope, feche e dê um beijinho para transferir todo seu afeto; deixe-a na caixa de correio dele ou entregue diretamente em mãos, se preferir. [2] X Fonte de pesquisa
- Caso a carta seja enviada durante um relacionamento à distância, ela poderá demorar um pouco para chegar. Talvez seja melhor enviar uma mensagem pelo celular para que suas palavras cheguem na hora!
-
Um pouco de humor pode animar o boy! Encontre memes que vão agradar o namorado e envie por WhatsApp ou através de uma rede social. Se preferir, ligue e conte uma piada engraçada por telefone; se estiver bem amuado, o rapaz vai gostar do seu senso de humor e de sua tentativa de animá-lo, o que pode ser decisivo para que deixe a fase triste para trás. [3] X Fonte de pesquisa
- Por outro lado, não use o humor se a tristeza for decorrente de algum problema grave. Em todos os outros casos, como ficar desanimado porque o time dele perdeu um jogo ou por estar chateado com o trabalho, isso vai funcionar muito bem!
Publicidade
-
Quais os aspectos preferidos de seu namorado? Contar o que ama nele vai deixá-lo mais animado e o lembrará por que vocês estão juntos. Pode ser o jeito carinhoso, a honestidade, a lealdade, a força ou a compaixão do garoto, que não apenas vai se sentir melhor, mas também terá o ego massageado! [4] X Fonte de pesquisa
- Caso não possa ver ele pessoalmente, grave um vídeo falando de tudo que mais gosta no jovem.
-
Pode ser difícil lidar com uma sensação profunda de tristeza. Psicólogos ou terapeutas, por exemplo, poderão ajudar o seu namorado se ele estiver muito triste ou enfrentando momentos complicados. Fale para ele marcar uma consulta para discutir seus sentimentos e as circunstâncias atuais; mesmo que não reaja bem de início, lembre-o de que, em longo prazo, ele se sentirá bem melhor. [5] X Fonte de pesquisa
- Há escolas e faculdades que oferecem acompanhamento psicológico gratuito para os alunos.
Publicidade
WikiHows Relacionados
Referências
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/mindful-dating/202012/when-your-partner-needs-space-and-you-crave-closeness
- ↑ https://psychcentral.com/blog/8-tips-for-writing-a-love-letter-to-your-spouse#1
- ↑ https://www.seventeen.com/love/dating-advice/advice/g488/cheer-up-your-boyfriend/?slide=4
- ↑ https://www.seventeen.com/love/dating-advice/advice/g488/cheer-up-your-boyfriend/?slide=5
- ↑ https://au.reachout.com/articles/saras-experience-helping-her-boyfriend-overcome-depression
Sobre este guia wikiHow
Este artigo foi útil?
Artigos Relacionados
Inscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!
Inscreva-me!