PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Animar seu namorado pode ser bem difícil, especialmente se você achar que já tentou de tudo e não consegue nem fazê-lo sorrir. Embora exista uma variedade de coisas divertidas para planejar e de palavras a usar para fazer com que ele se sinta melhor, no fim das contas a coisa mais importante é estar presente para ele e mostrar o quanto se importa.

Parte 1
Parte 1 de 3:

O que fazer

PDF download Baixe em PDF
  1. Caso seu namorado seja do tipo que gosta de ficar sozinho ou com você quando está chateado, você provavelmente não deve arrastá-lo para uma festa ou chamar seus 50 melhores amigos. Mas se ele for do tipo que se energiza ao estar perto de outras pessoas e que está sempre rindo e se sente envolvido quando há outros por perto, marcar uma saída social com pouca pressão pode fazer com que ele se sinta melhor.
    • Tente deixar o evento sem álcool o quanto puder. Mesmo que a bebida faça com que seu namorado se esqueça dos problemas por um tempo, ela vai acabar deixando-o pior. Afinal de contas, o álcool é um depressor. [1]
    • Se você e seu namorado saírem com os amigos enquanto ele está chateado, seja sensível às necessidades dele. Se ele quiser ir para casa mais cedo, respeite essa necessidade.
  2. Quem disse que vocês estão velhos demais para Banco Imobiliário ou Perfil? Escolha um jogo que os dois adoravam quando eram crianças ou um que ainda joguem de vez em quando e passem uma noite juntos ou com mais 2 ou 3 amigos jogando jogos de tabuleiro e se divertindo de maneira simples. Faça pipoca ou leve uns salgadinhos que lembrem a infância e tornem a noite divertida. [2]
    • Essa estratégia dará mais certo se seu namorado não for muito competitivo nos jogos. Você não quer que ele acabe mais chateado por perder propriedades no Banco Imobiliário.
    • Você pode até levá-lo para uma loja e dizer a ele para escolher o jogo que quiser. Pode parecer brega, mas vai animá-lo com certeza!
  3. Pense: tem alguma coisa que seu namorado sempre quis tentar ou fazer, seja checar aquela pizzaria nova ou assistir "Twin Peaks"? Desde que seja algo simples e que não exija muita energia emocional, você pode surpreendê-lo com sua sensibilidade separando uma noite para algo que ele sempre quis fazer.
    • Você não deve forçar: não faça uma reserva em um restaurante caro quando seu namorado não estiver a fim. Mas, se for uma atividade simples ou que exija pouco e que vocês possam fazer juntos, tente fazê-la.
  4. Se o seu namorado precisar ser animado por causa de algo não muito sério, uma das melhores coisas que você pode fazer é tirá-lo de casa. Apenas ficar perto de outras pessoas tomando um ar puro e deixando o sol aquecer seu rosto pode ter um grande impacto no humor dele e fazer com que ele se sinta menos só. Se ele ficar em um quarto escuro o dia todo, é claro que vai ficar chateado, mas se você puder fazer com que ele saia, mesmo que só para uma caminhada curta, esse gesto pode influenciar bastante o humor dele. [3]
    • Dar a ele um objetivo curto em vez de dizer que só quer sair de casa pode ajudar. Dizer que quer ir tomar um café ou fazer outra tarefa simples pode dar mais propósito ao passeio.
    • Se ambos estiverem fazendo dentro de casa algo que poderiam facilmente fazer fora, como ler, tente fazer com que ele faça a mesma coisa em um parque para que não pareça que ele está fazendo muito esforço.
  5. Tire seu namorado de casa para caminhar, correr, andar, jogar frisbee ou bater uma bolinha. Não importa o que vocês farão, mas é importante ativar as endorfinas dele e ajudá-lo a se mexer um pouco mais. Até ir para a academia juntos por meia hora pode impactar bastante o humor dele. Se ele estiver chateado, mas não tão mal a ponto de não conseguir sair de casa, separar um tempo para exercícios pode ajudar a animá-lo.
    • Quando seu namorado está chateado, ele tem muito mais tendência a ficar parado, comer coisas não saudáveis e prestar menos atenção no próprio corpo. Se vocês forem ativos juntos, será mais fácil tirá-lo desses hábitos.
    • Claro que, se ele parecer muito fraco e cansado, pode não estar muito a fim de mais nada além de uma caminhada, e você não deve tentar forçá-lo a se mexer demais.
  6. O sexo ou outra forma de intimidade nem sempre pode fazer com que seu namorado se sinta melhor, e ele pode se sentir ainda pior se você agir como se só puder melhorar o humor dele com intimidade. Ainda assim, ser mais afetuosa da maneira correta pode animá-lo. Abrace-o, dê um beijo nele e coloque os braços ao redor dele para fazer com que ele se sinta menos só. Aperte a mão dele, coloque uma mão no ombro dele, passe os dedos pelo cabelo dele ou faça o que souber que fará com que ele se sinta melhor. [4]
    • Se o seu namorado estiver muito triste e quiser distância, não force o afeto. Preste bastante atenção a como ele responde ao seu contato: se ele responder de maneira positiva e chegar mais perto, continue. Mas se ele parecer se afastar, vá devagar com o afeto físico por hora.
  7. Outra maneira de animar seu namorado é surpreendê-lo com sua comida favorita. Você pode comprar um prato no restaurante favorito dele, fazer brownies para ele, presenteá-lo com um sundae ou até convidá-lo para fazer a massa preferida dele. Esse gesto não só fará bem para o paladar dele, como mostrará o quanto você o ama e se importa com ele.
    • Se ele estiver sozinho em casa, chegar com o prato favorito dele também pode deixá-lo ainda mais animado.
    • Se ele estiver seriamente deprimido, pode não querer comer muito. Mas se ele só estiver chateado por causa de uma nota ruim ou de algo que não vá durar, a comida pode ser o melhor remédio.
  8. Leve seu namorado para um parque, um local gramado próximo ou até seu quintal e faça um piquenique simples e gostoso com ele. Prepare os sanduíches favoritos dele, leve algumas guloseimas de que ele gosta e separe um refrigerante, água aromatizada ou outra bebida de que ele goste. Você não deve elaborar demais, pois ele só precisa ver seu esforço para animá-lo. Essa pode ser a surpresa de meio-dia perfeita para quando você souber que ele está chateado. [5]
    • Não precisa fazer um esforço maior para deixar a situação romântica; o mais importante é que seja divertido e leve e que ele realmente se sinta bem.
    • Leve histórias em quadrinhos, revistas de esportes ou outras coisas de que ele goste para tornar o piquenique ainda mais divertido ou animá-lo se ele não quiser conversar.
  9. Convide seu namorado, faça pipoca, compre outros alimentos típicos de cinema, como M&Ms e faça com que ele escolha um filme favorito da infância para assistir. Pode ser "Os Goonies", "Rocky, um lutador", "Se brincar o bicho morde" ou qualquer outro que ele adorava quando criança e que não vê faz tempo. Não importa o quanto o filme seja bobo ou se seu namorado tem medo de não gostar mais dele agora; assim, a sessão se tornará ainda mais divertida.
    • Fazer um cinema em casa aconchegante para ele pode ser uma opção melhor do que levá-lo para o cinema se ele não quiser sair ou ficar perto de muita gente.
  10. Claro que, se seu namorado estiver mal, faz sentido que você queira fazer tudo o que puder para animá-lo e deixá-lo melhor, porém às vezes a melhor coisa que você pode fazer é ser compreensiva e dar um tempo para ele, sabendo que ele vai melhorar logo. Você não deve forçá-lo a fazer coisas demais ou pressioná-lo para ficar de bom humor, ou pode acabar fazendo com que ele se sinta pior.
    • Embora você possa pensar que seu namorado só pode se sentir melhor perto de você, ele na verdade pode ficar pior, pois sentirá que você está tentando animá-lo e ele não consegue melhorar. Ele pode querer apenas um tempo sozinho para organizar seus sentimentos, e você precisará lidar bem com isso.
    • Outra possibilidade é a de que seu namorado queira sua companhia, mas não queira fazer muita coisa. Se esse for o caso e ele estiver muito mal para fazer mais do que comer ou falar com você, não tente forçá-lo a fazer mais.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

O que dizer

PDF download Baixe em PDF
  1. Se seu namorado estiver chateado, a melhor coisa que você pode fazer é conversar com ele sobre esses sentimentos, o que pode ajudar a fazer com que ele se sinta melhor extravasando e explicando a situação pela qual ele está passando para alguém que se importe com ele. Você não precisa pressioná-lo e fazer com que ele fale demais sob pressão, mas deve deixar que ele veja que você está ali se ele quiser conversar. Ele ficará mais animado e poderá lidar melhor com suas emoções.
    • Se ele ficar muito irritado ou emotivo ao falar com você sobre o problema, vocês podem parar ou fazer uma pausa. Ele não precisa contar tudo de uma vez.
    • Quando ele falar com você, pratique a escuta reflexiva: ouça o que ele disser e repita nas palavras dele, mostrando que se importa de verdade com ele e que entende a situação. Deixe ele terminar de falar antes de dizer qualquer coisa e não interrompa ou dê conselhos se ele não pedir. [6]
    • Faça contato visual, elimine as distrações e deixe que ele veja que tem toda a sua atenção.
  2. Deixe claro que você está disposta a ouvir o que ele tem a dizer ou a apoiá-lo, mesmo que ele não queira dizer muito. Sua presença é mais importante do que tudo, portanto deixe que ele veja que você se importa e que estará disponível para quando ele precisar. Deixar claro que você se importa com ele pode animá-lo e fazer com que ele veja que você quer que ele se sinta melhor. Vocês não precisam fazer um milhão de coisas, só passar um tempo juntos.
    • Deixe que ele saiba que você está lá para ele em pessoa e no telefone, quando vocês não estiverem juntos.
    • Lembre-se de que ele pode estar se sentindo incomodado com o fato de estar chateado, por isso é importante que ele saiba que você estará lá haja o que houver.
  3. Embora conversar com ele e ouvir seus problemas possa fazer com que ele se sinta melhor, às vezes ele pode estar se sentindo tão sobrecarregado ou tão triste que mal pode falar. Se esse for o caso, não o force a falar sobre o assunto nem faça milhares de perguntas ou tente tranquilizá-lo de novo e de novo. Talvez ele não esteja pronto para falar sobre o que aconteceu ou talvez ele só esteja rabugento por causa de algo pequeno, e relembrar o assunto só vai fazer com que ele se sinta pior; seja qual for o caso, você deve procurar por sinais de que ele não quer falar e compreendê-los.
    • Claro que, se o seu namorado estiver incomodado com algo há semanas, então é importante falar com ele para que ele se abra antes que ele se sinta pior ou que esses sentimentos se acumulem dentro dele.
  4. Se o seu namorado estiver chateado porque perdeu uma partida de futebol ou não foi bem em uma entrevista, é provável que ele se recupere disso numa boa. Mas se algo mais sério tiver acontecido, como uma morte na família, seja sensível para o fato de que as coisas não vão melhorar tão rápido. Tente evitar clichês como "sua avó está em um lugar melhor" ou "as coisas acontecem por um motivo", pois eles podem deixar seu namorado ainda mais frustrado e chateado. [7]
    • Embora não seja fácil ajudar seu namorado quando ele estiver passando por algo realmente desafiador, o melhor que você pode fazer é compreender a dificuldade da situação, mesmo que não possa sentir o que ele está sentindo.
  5. Às vezes, o melhor que você pode fazer é deixar seu namorado saber o quanto ele significa para você; elogie-o de verdade, lembre-o de todas as coisas que você gosta nele e de todas as grandes qualidades que ele tem para ajudá-lo a se sentir uma pessoa maravilhosa que pode se recuperar do que quer que tenha acontecido; elogiá-lo pode ajudar especialmente se ele estiver chateado por causa de algo que fez com que ele duvidasse de si mesmo, como um comentário negativo do chefe ou uma nota ruim em uma prova.
    • Faça com que seus gestos saiam sinceros, não como se você só estivesse dizendo coisas legais para animá-lo. Pense um pouco sobre o que você mais gosta nele e deixe que ele saiba o quanto é especial e o quanto é importante para você.
    • Você também pode lembrá-lo de todas as vezes em que ele esteve presente para ajudá-la e mostrar que tudo bem ser aquele que precisa de ajuda.
  6. Embora falar para o seu namorado o quanto você se importa com ele possa causar um grande impacto, você também pode escrever uma carta para animá-lo e fazer com que ele veja por escrito o quanto é importante para você; escrever todas essas coisas também dará a ele algo que pode pegar e ler quando estiver para baixo.
    • Você pode entregar a carta para ele, lê-la ou até enviá-la por correio. Também pode enfiá-la na mochila ou em um dos livros dele.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Animando-o a longo prazo

PDF download Baixe em PDF
  1. Se seu namorado estiver deprimido ou muito chateado com um evento há bastante tempo, o importante é não se culpar. Você pode achar que o fato dele não se animar é sua culpa de alguma maneira, mas precisa saber que, às vezes, não há nada que você possa fazer para deixar alguém melhor, não importa o quanto tente. [8]
    • Se o seu namorado perceber que você está se culpando por não ser capaz de animá-lo, ele se sentirá ainda pior, como se estivesse fracassando não só porque não consegue se animar, mas também porque está desapontando você de alguma forma. Tente não deixar esse desapontamento transparecer.
    • Alguns problemas são tão sérios que só o tempo ou a ajuda profissional pode resolvê-los. Não jogue essa pressão sobre si.
  2. Se o seu namorado estiver passando por problemas emocionais e não parecer melhorar, fale com ele sobre fazer terapia. Conversar com um profissional pode ajudar seu namorado a ter uma noção melhor de sua situação e a compreender os passos que devem ser dados. Ele pode resistir à ideia e ela pode não ser para todos, mas você deve pelo menos sugerir essa opção para que ele saiba que ela está disponível. [9]
    • Essa conversa pode não ser fácil de ter, mas se ele tem estado chateado, triste ou distante há um bom tempo e não demonstrar sinais de melhora, é hora de agir.
  3. Se seu namorado estiver deprimido ou passando por uma situação bem ruim, você pode achar que é capaz de ser afetuosa e apoiá-lo o tempo todo. No entanto, a paciência de todo mundo tem limite e ninguém é perfeito, portanto não sinta raiva de si mesma se descobrir que não consegue ser assim o tempo todo. Você pode até se sentir irritada com seu namorado depois de um tempo, se perguntando por que ele não consegue se animar. Sentir-se dessa maneira é perfeitamente natural, e você não deve se condenar por isso. [10]
    • É normal que você queira que seu namorado seja igual a todo mundo, especialmente se ele estiver mal há um tempo. É importante ser honesta consigo mesma sobre os seus sentimentos e dar a si mesma espaço quando precisar.
    • Se você estiver realmente frustrada com ele por ficar de mau humor, especialmente se não for por algo sério, você pode falar com ele sobre o assunto. Mas se ele estiver de luto pela morte do pai, não diga a ele que está incomodada por ele estar tão triste o tempo todo. Em vez disso, explique a ele que o ama, mas que precisa de um tempo para si também.
  4. Se o seu namorado estiver deprimido mesmo, não tente fazer com que ele viaje no fim de semana, faça 5 aulas de ioga por semana com você e se encontre com seus 3 melhores amigos da faculdade. Ele pode mal estar conseguindo tomar conta de si mesmo e falar com você, e será pior ainda tentar fazer um milhão de atividades diferentes para sair da inércia. Dizer a ele para sorrir, sair mais ou seguir em frente não ajudará de verdade a não ser que você mostre um interesse sincero nos problemas dele, por isso você não deve tentar obrigá-lo a fazer coisas demais se seu problema na verdade for uma tristeza profunda e uma depressão que uma caminhada no parque não vai resolver. [11]
    • Claro que, se ele estiver mesmo deprimido ou muito chateado, um pouco de atividade, especialmente algumas das que estão na primeira seção, pode melhorar o dia dele. No entanto, você precisa entender que, se ele estiver profundamente triste, será um esforço para ele completar até as atividades mais básicas, portanto não exija demais dele.
  5. Embora possa não ser a coisa mais fácil de se ouvir, caso seu namorado esteja sofrendo muito, o melhor que você pode fazer é oferecer seu apoio e ser paciente com ele enquanto ele passa pelo que pode ser o período mais difícil da vida dele. Você precisará estar presente, não esperar que ele faça muita coisa e ajudá-lo a passar por esse momento. Se você realmente o amar e se importar com ele, e se o vir em seu futuro a longo prazo, precisará estar disposta a ser paciente para ele. [12]
    • É claro que a paciência de todo mundo tem limites. Se você sentir que está apoiando seu namorado há meses ou até anos, e ele não estiver mostrando nenhum sinal de melhora ou desejo de melhorar, não se sinta obrigada a ficar nesse papel para sempre.
  6. Se ele estiver passando por uma crise na vida, você pode achar que levá-lo para um piquenique ou fazer uma sobremesa para ele pode tirá-lo da fossa, mas a realidade é que o melhor que você pode fazer é renovar a confiança dele com sua presença. Deixe que ele veja que você está ali para ele e que não quer que ele vá dançar, ria mais ou faça milhões de coisas com você: você o ama e só quer que ele se sinta melhor. [13]
    • Ele só precisa da sua presença; não é necessário tentar um monte de coisas para animá-lo. Dê a ele seu amor e seu apoio e o resto virá com eles.
    Publicidade


Dicas

  • Não enfatize a importância da comunicação se ele não quiser sua ajuda. Só diga a ele para informar você se ele quiser falar e que você está lá para ele.
  • Se o seu namorado começar a chorar, não ria nem faça comentários rudes ou conte para mais ninguém. Ele obviamente está confortável o bastante para chorar na sua frente. Sente-se perto dele e o abrace. Se ambos forem bem próximos, podem até ficar na cama ou no sofá. Só a sua presença já ajudará bastante.
  • Sorria e seja a pessoa gentil e generosa de sempre. Ele vai apreciar o que você está fazendo.
Publicidade

Avisos

  • Seu namorado pode ficar bravo com você por entrar na "bolha" pessoal dele. Se ele enviar sinais que indiquem esse problema, afaste-se.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 88 344 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade