Baixe em PDF
Baixe em PDF
Esteja você acampando, cozinhando ou apenas cuidando da sua vida, saber como apagar um incêndio corretamente o ajudará a estar preparado em qualquer situação. Você poderá acender uma fogueira sem nenhum problema caso saiba apagá-la adequadamente. Os passos contidos neste artigo o ensinarão a lidar com fogueiras, incêndios de cozinha e outros incidentes comuns. Continue lendo para obter mais informações.
Passos
-
Suprima o oxigênio de micro-ondas ou fornos em chamas. Fique calmo, desligue o dispositivo, feche a porta e observe o aparelho. Eliminar a fonte de calor faz com que pequenos incêndios acabem rapidamente. Busque o extintor e aguarde.
- Se o fogo não apagar, abra a porta cuidadosamente e use o extintor para apagar as chamas. Caso tenha qualquer problema maior, chame os bombeiros imediatamente.
-
Abafe o objeto. Se algo pegou fogo em sua frigideira, use a tampa para abafar as chamas. Esta é a maneira mais rápida e eficaz de impedir que o fogo se alastre.
- Se a frigideira ou panela estiver criando muita fumaça, tire-a da casa. Enxágue-a com uma mangueira para evitar a bagunça em sua cozinha. Certifique-se de usar uma luva grossa ou proteger as mãos antes de tocar na panela.
-
Use bicarbonato de sódio ou sal sobre chamas relacionadas com gordura. Se você estiver fritando bacon e a gordura pegar fogo, é possível usar o método da tampa, uma toalha levemente úmida para abafar o fogo ou polvilhar uma generosa quantidade de bicarbonado de sódio e sal sobre a gordura para absorver e eliminar a origem das chamas rapidamente.
- Você também poderá usar um extintor de incêndio nessa situação. Ele funcionará especialmente bem. Fique a uma distância segura da gordura e acione o extintor.
- Nunca utilize água ou farinha nesse caso. A farinha pode piorar o fogo. Além disso, como a água não se mistura com o óleo, ela pode acabar espalhando a gordura em chamas para outras superfícies próximas.
-
Em caso de incêndios elétricos, sempre chame os bombeiros. É perigoso tentar controlar ou extinguir incêndios elétricos, pois sua origem é muito difícil de rastrear ou antecipar. Saia de casa imediatamente, coloque sua família em segurança e chame os bombeiros. [1] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Mantenha o fogo sob controle. Não faça uma fogueira maior do que o necessário para aquecer o grupo e mantenha-a queimando continuamente, com grandes pedaços de madeira seca. Não use madeira verde no fogo e sempre esteja por perto supervisionando.
- Antes de acender o fogo, garanta que o buraco que conterá as chamas tenha um tamanho adequado. Considere comprar um fosso de metal pré-fabricado para tornar a fogueira mais segura.
- Nunca queime vidro, latas de alumínio ou qualquer tipo de aerossol pressurizado. Esses objetos são extremamente perigosos quando aquecem.
-
Deixe o fogo diminuir antes de apagá-lo. A melhor maneira de garantir que o fogo apague com segurança é deixá-lo arder por algum tempo sem renovar seu combustível, antes de jogar água sobre ele. Quando estiver pronto para apagar a fogueira, espalhe as brasas, pare de mexer no fogo e deixe-o morrer lentamente.
- Espere até ver as cinzas se acumularem onde havia brasas anteriormente. Coloque a mão sobre o fogo e monitore o calor que vem dele.
-
Despeje muita água sobre as brasas. Despeje a água lentamente, segurando o balde perto das brasas. Não despeje a água repentinamente; isso pode espalhar fumaça e cinzas que podem ser perigosas. Mire nas brasas e derrame a água suavemente, até que elas parem de estalar. Feito isso, jogue um pouco mais de água, só por segurança. Mexa nas brasas com um graveto para garantir que não haja nenhuma acesa.
-
Use terra ou areia como uma alternativa à água. Use uma boa quantidade desses materiais para cobrir as brasas. Continue fazendo isso até que as brasas fiquem frias ao toque.
- Nunca enterre um incêndio. Isso pode deixar uma brasa latente, que pode queimar raízes de árvore e se alastrar sem o seu conhecimento.
-
Certifique-se de que o local da fogueira esteja frio. Antes de abandonar o local, as cinzas devem estar frias ao toque. Não deverá haver fumaça ou calor detectáveis no local da fogueira. Verifique após alguns minutos para ter certeza.Publicidade
-
Veja quais recursos estão disponíveis para conter o fogo. Se houver uma fonte de água pressurizada ou mangueiras suficientes por perto, use-as para extinguir incêndios menores e para molhar combustíveis em potencial na área.
-
Se não houver água disponível, use uma ferramenta para limitar a ação do fogo. Cave uma trincheira rasa em torno do perímetro do incêndio ou raspe combustíveis em potencial, expondo tanta terra quanto possível. Concentre seus esforços na área que estiver a favor do vento, pois é para lá que o incêndio tende a se espalhar.
- Use equipamentos pesados, se disponíveis, para criar um aceiro maior, caso a situação exija isso. Um trator agrícola ou outro equipamento do tipo pode impedir consideravelmente o avanço das chamas.
-
Tente extinguir o fogo com água. Utilize baldes, vasos ou outros recipientes de água, caso nenhuma outra opção mais adequada esteja disponível. Se houver uma mangueira nas proximidades, use-a tão rápido quanto possível.
- Tente controlar as chamas molhando o chão na direção que o fogo parecer estar tomando. Antecipe a direção na qual o vento está soprando e use isso como uma vantagem.
-
Prepare-se para evacuar a área se o nível de risco for inaceitável. Caso precise fugir de um incêndio, escolha um caminho que possa ser feito rapidamente e ainda não tenha sido tomado pelo fogo. Se houver fumaça e calor intenso, cubra a boca com a camisa e, preferencialmente, molhe-a primeiro.
-
Chame os bombeiros. Um pequeno incêndio é uma coisa, mas chamas completamente fora de controle precisam da atenção imediata dos profissionais. Use seu bom senso e chame os bombeiros se o incêndio for grande demais para se controlar.Publicidade
-
Tenha sempre um extintor de incêndio de boa qualidade em sua casa. Considere a possibilidade de comprar modelos que alcancem mais facilmente certos locais e garanta que toda sua família saiba como usá-lo. Mantenha um no porão, um na cozinha e um em outro lugar na casa, próximo aos quartos. Extintores duram por vários anos, mas é sábio levá-los regularmente para uma avaliação e recarga, de forma a garantir que eles estarão prontos quando você mais precisar.
-
Mantenha seus alarmes de incêndio em bom estado de funcionamento. Verifique os alarmes todos os meses, certificando-se de que as pilhas estejam em bom estado. Um sistema de alarme pode lhe dar minutos importantes, que podem fazer a diferença entre um inconveniente e um desastre.
-
Faça a manutenção dos seus eletrodomésticos regularmente. Evite sobrecarregar tomadas. Por si só, isso evita consideravelmente a possibilidade de incêndios elétricos. Desligue regularmente os aparelhos não utilizados, a fim de evitar circuitos desnecessários.
- Use os aquecedores com sabedoria. Mantenha materiais inflamáveis e outros dispositivos longe deles.
-
Seja cuidadoso com velas. Mais de um terço dos incêndios em domicílios começam com velas. Nunca deixe velas acesas e verifique se elas estão suficientemente longe de cortinas ou outras coisas que poderiam começar um incêndio. Sempre as posicione em segurança e certifique-se de que as velas estejam inteiramente apagadas antes de deixá-las sem supervisão. [2] X Fonte de pesquisa
- Em vez de usar velas, considere o uso de aromatizadores elétricos. Você pode obter todos os benefícios aromáticos das velas sem o risco de incêndios.
Publicidade
Dicas
- Mantenha as fogueiras sob constante observação e controle. Antes de fazer fogo, certifique-se de ter água suficiente e as ferramentas necessárias para apagá-lo.
- Você sempre deve ter um extintor em sua cozinha. Outra boa opção é um cobertor antichamas.
- Se o incêndio for elétrico ou envolver óleo, não use água para apagá-lo. Nesse caso, use o extintor de incêndio ou outros equipamentos.
- Ao decidir como abordar um incêndio, considere suas próprias limitações físicas.
- Não tente apagar um incêndio elétrico, a menos que a energia esteja desligada.
- Use terra para conter o fogo, em vez de pedras, que podem se expandir e até mesmo explodir, caso atinjam determinadas temperaturas.
Publicidade
Avisos
- Caso duvide de sua capacidade de controlar ou extinguir um incêndio, entre em contato com as autoridades imediatamente.
Publicidade
Materiais Necessários
- Água.
- Alguns recipientes para transportar água.
- Ferramentas para remover o combustível do caminho do fogo.
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 64 795 vezes.
Publicidade