PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Embora aplicações de água sanitária em cuidados antienvelhecimento para a pele estejam sendo atualmente estudadas (e até então, tenham produzido alguns resultados positivos), o uso de água sanitária na pele do rosto é desencorajado pelos médicos. Defensores da popular tendência do "Branqueamento facial" dizem que a água sanitária possui um efeito curativo e regenerador, que deixa a pele com um brilho jovial. No entanto, é importante lembrar que a água sanitária é uma substância cáustica e pode causar estragos em sua pele se usada incorretamente. A partir do passo 1, você encontrará algumas informações úteis sobre a origem da tendência do branqueamento facial e sobre porque você deve evitar tentá-lo em casa. Você também vai encontrar sugestões sobre algumas alternativas mais seguras para branquear, incluindo remédios caseiros e produtos de clareamento sem receita.

Método 1
Método 1 de 3:

Perigos do uso caseiro de água sanitária

PDF download Baixe em PDF
  1. A recente tendência que remete ao uso de lixívia em tratamentos faciais teve seu começo em um estudo realizado na faculdade de medicina da Universidade de Stanford. Esse estudo descobriu que a água sanitária diluída ajuda a curar e renovar a pele de ratos com dermatite.
    • O objetivo desse estudo foi encontrar uma solução para a dermatite de contato — uma condição desagradável de pele que muitas vezes afeta pacientes em tratamento de quimioterapia e radioterapia. No entanto, pesquisadores acreditam que, no futuro, a água sanitária também poderá ser um ingrediente-chave no tratamento de problemas de pele causados pelo envelhecimento e danos causados pelo sol.
    • Embora este estudo indique que água sanitária pode ser a resposta para muitos problemas de pele, é importante lembrar que as cobaias do teste foram ratos , não seres humanos. Testes em humanos ainda têm de ser realizados.
    • Além disso, as várias aplicações da lixívia como ingrediente em produtos domésticos de beleza exigem um estudo mais aprofundado. [1]
  2. Outro ponto a considerar é o fato de que os pesquisadores de Stanford usaram uma taxa de diluição muito específica em seu estudo: 0,0005%, para ser exato.
    • A maioria das águas sanitárias domésticas tem uma concentração entre 5% e 8%, tornando-os significativamente mais fortes do que a solução considerada segura para uso durante o estudo.
    • Mesmo que você tente diluir a lixívia antes de usar, seria muito difícil conseguir uma concentração de.0,0005% sem o conhecimento necessário sobre métodos de diluição, ou as ferramentas necessárias.
    • Os efeitos do uso de uma diluição maior do que o 0,0005% não foram estudados e podem ter um efeito adverso sobre a pele. [2]
  3. Embora os pesquisadores estejam atualmente estudando as aplicações da lixívia em produtos antienvelhecimento e de rejuvenescimento da pele, o uso doméstico de água sanitária para limpeza de pele não é recomendado por eles.
    • Na verdade, muitos médicos se posicionam fortemente contra isso. Segundo a Dra. Mona Gohara, professora de Dermatologia na faculdade de medicina de Yale "A água sanitária é irritante demais e não deve ser usada como produto de limpeza facial. Se usada incorretamente, lixívia pode causar ressecamento e inflamação extrema". [3]
    • Enquanto Dr. Daniel Shapiro, um renomado cirurgião plástico de Phoenix afirmou "Eu não recomendaria experimentos faciais com a lixívia em casa. Eu até acho a água sanitária um produto potencialmente promissor no tratamento antienvelhecimento, mas ainda não chegamos lá. Ainda temos um grande caminho pela frente". [2]
  4. Ela é uma substância corrosiva e em altas concentrações pode fazer um buraco em aço inoxidável. [4] E mesmo em baixas concentrações, a lixívia pode queimar a pele, deixando-a vermelha, ressecada e irritada. Portanto, embora o uso de lixívia no rosto objetive tornar a pele clara e brilhante, talvez você acabe até com o efeito oposto.
  5. Antes de tudo, dilua a água sanitária. A diluição usada pelos pesquisadores de Stanford estava menos concentrada do que a água de uma piscina. [5]
    • Já que é difícil trabalhar com quantidades muito pequenas de água sanitária, é mais fácil e seguro usar uma grande quantidade de água ao ao invés disso. Portanto, você deve fazer a solução de água sanitária em sua banheira misturando 1/4 xícara de água sanitária com 40 litros de água morna (ou uma banheira cheia).
    • Quando estiver pronto, transfira um pouco da solução de lixívia para um frasco plástico ou recipiente, onde possa ser armazenado para uso posterior. Não coloque a garrafa de lixívia na geladeira ou em qualquer lugar que ela possa ser confundida com uma bebida.
    • Faça um teste em uma pequena área da pele antes de aplicar a solução de lixívia a todo o seu rosto. Use um chumaço de algodão para aplicar um pouco de lixívia na pele abaixo do queixo. Espere 24 horas para constatar alguma vermelhidão, ressecamento ou irritação antes de prosseguir.
    • Se nenhuma irritação ocorrer e você decidir prosseguir com o tratamento de lixívia, aplique apenas uma camada fina da solução de água sanitária diluída por todo o rosto (evitando cuidadosamente os olhos, boca e narinas) e deixe por um período máximo de dez minutos.
    • Enxágue a lixívia de seu rosto usando um produto para limpeza de pele e água corrente. Feito isso, hidrate imediatamente a pele. Se ocorrer alguma irritação, não repita o tratamento. [6]
    • É altamente recomendável que você consulte seu médico ou dermatologista antes de usar lixívia na sua pele. Há muitas opções mais eficazes e seguras no mundo para quem deseja clarear a pele, lidar com acne ou sinais de envelhecimento.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando produtos alternativos para clareamento de pele

PDF download Baixe em PDF
  1. Uma opção muito mais segura do que usar água sanitária é usar produtos de clareamento projetados especificamente para o rosto. Esses produtos podem ser comprados sem receita.
    • Cremes clareadores faciais são projetados para iluminar a pele e esconder o indesejado pelo facial. Eles devem ser usados de acordo com as instruções na embalagem.
    • Você deve interromper o uso desses produtos se ocorrer alguma irritação.
  2. A hidroquinona é um eficaz clareador da pele que usa retinoides (vitamina A ácida) ao invés de lixívia.
    • A hidroquinona é usada principalmente para o tratamento de descoloração da pele e manchas escuras, pois reduz a melanina na pele. Cremes que contém hidroquinona só devem ser usados à noite, já que tornam a pele muito sensível à luz UV.
    • Embora soluções com baixos teores de hidroquinona estejam disponíveis para compra sem receita médica, é importante estar ciente de que produtos contendo hidroquinona foram banidos em grande parte da Europa e Ásia devido às suas propriedades cancerígenas potenciais.
    • Logo, você deve consultar seu dermatologista antes de usar qualquer produto que contenha hidroquinona. [7]
  3. Se você simplesmente está buscando clarear sua pele e conseguir uma aparência mais jovem e orvalhada, então cremes de clareamento são o que você procura.
    • Esses cremes estão disponíveis para venda e geralmente contém agentes de clareamento naturais, tais como o ácido kójico, ácido glicólico, alfa-hidroxiácidos, vitamina C ou arbutin.
    • Esses ingredientes também inibem a produção de melanina e reduzem a pigmentação da pele, além de serem mais seguros do que a hidroquinona.
  4. O sol é um grande culpado quando se trata de descoloração da pele, manchas escuras e sinais de envelhecimento em geral.
    • Consequentemente, é imperativo que você proteja seu rosto dos prejudiciais raios UVA; para fazê-lo, basta usar diariamente o protetor solar.
    • O uso diário do protetor solar protegerá sua pele e evitará muitos dos problemas de pele associados à exposição ao sol, incluindo câncer de pele.
    • Você deve usar um protetor com um fator no mínimo 30 e um chapéu para proteger seu rosto da luz solar direta. Você ainda deve usar protetor solar no inverno, já que os raios UVA podem atravessar as nuvens e causar danos ainda que não esteja quente. [8]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Usando remédios caseiros

PDF download Baixe em PDF
  1. O ácido cítrico contido no suco de limão fresco é um eficaz agente clareador natural; ele pode ser usado para iluminar a pele, minimizar a descoloração e o aparecimento de manchas escuras.
    • Esprema o suco de meio limão e dilua na mesma quantidade de água. Mergulhe uma bola de algodão no líquido e aplique no rosto com batidinhas (claro, focando nas áreas que deseja clarear).
    • Deixe o suco de limão descansar por 10 a 15 minutos, e, então, lave com água corrente fria e aplique um hidratante nutritivo (já que o suco de limão pode ressecar a pele). Repita várias vezes por semana para obter melhores resultados.
    • Uma palavra de advertência: nunca exponha sua pele ao sol enquanto o suco de limão estiver no seu rosto, pois o ácido cítrico torna sua pele extrassensível e aumenta o risco dos danos causados pelo sol. [9]
  2. A cúrcuma tem sido usada nos tratamentos de pele indianos durante centenas de anos graças às propriedades suavizantes, despigmentantes, antienvelhecimento e anti-inflamatórias.
    • Para fazer uma máscara que não manche sua pele, misture 1 colher de chá de açafrão com 2 colheres de chá de farinha de arroz e 3 colheres de sopa de iogurte (ou leite, ou ainda, creme de leite).
    • Aplique a máscara em seu rosto e deixe descansar por 10 a 15 minutos, ou até endurecer. Enxágue com água morna e esfregue com movimentos suaves. [10]
  3. A Aloe vera é uma suave e hidratante substância natural que acalma a pele avermelhada e inflamada, além de combater a descoloração.
    • Para usar, simplesmente pegue uma folha de Aloe vera e esprema para produzir uma seiva clara e gelatinosa. Esfregue esta seiva em todo o seu rosto e deixe assentar na sua pele por quanto tempo quiser.
    • A Aloe vera é extremamente suave e segura de se usar, então você pode aplicar a seiva com muita frequência. [11]
  4. Devido ao seu teor elevado de vitamina C, acredita-se que o suco da batata funciona como um clareador da pele. A vitamina C é usada em muitos produtos para clareamento da pele.
    • Para experimentar, simplesmente corte uma batata bem lavada ao meio e, em seguida, esfregue a polpa exposta sobre a pele que você deseja clarear. Deixe durante 10 a 15 minutos e depois lave. [12]
    • Acredita-se que pepinos e tomates têm propriedades semelhantes de clareamento da pele, já que também contêm quantidades elevadas de vitamina C.
    Publicidade

Dicas

  • Banhos de água sanitária têm se provado eficazes no tratamento do eczema e psoríase no corpo, já que ela mata os estafilococos na pele. Para fazer um banho de lixívia, basta diluir uma tampa cheia (e não mais) de água sanitária em uma banheira cheia de água morna. No entanto, é importante consultar um médico antes de prosseguir com a ideia. [13]
Publicidade

Avisos

  • Toda vez que você usar um produto clareador, faça uma prova de toque no seu pulso com 24 horas de antecedência para confirmar que você não é alérgico.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 43 706 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade