PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Seu cachorro está com alguma infecção ou ressecamento nos olhos? Talvez seja o caso de aplicar colírio ou passar uma pomada na região afetada. Depois de levar o animal ao veterinário e receber o plano de tratamento, você certamente precisará fazer a aplicação em casa. [1] O primeiro passo é acalmar ou restringir os movimentos do cachorro e preparar o ambiente. Em seguida basta aplicar as técnicas descritas abaixo.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Preparando-se para pingar o colírio

PDF download Baixe em PDF
  1. Lavar as mãos nunca será um mau hábito. Como vai tratar uma área sensível a poeira, bactérias e pequenos detritos, você precisa priorizar a higiene para que o cão não corra riscos. O ideal é usar um sabonete bactericida, como o Protex.
  2. Seja lá o que for aplicar — medicamento em gotas ou em pomada —, já deixe o frasco ao alcance da mão. Você já deve imaginar que o cachorro não vai gostar muito da ideia, né? Portanto, tudo precisa ser rápido e eficaz.
  3. O nível de dificuldade vai depender do cachorro. Se ele for daqueles bem preguiçosos e calmos, você não terá grandes problemas. Caso ache que o totó vai se debater ou tentar mordê-lo, chame alguém de confiança para ajudar a segurá-lo.
  4. Se você estiver sozinho, é melhor pingar o remédio com o traseiro do animal contra uma parede ou móvel. Fica mais difícil de ele fugir assim.
    • Caso tenha alguém para ajudá-lo, peça para ele ficar em pé atrás do cachorro ou segurar o traseiro dele entre as pernas. Com as mãos livres, ele poderá ajudar a estabilizar a cabeça do cachorro. Se o animal for pequeno, coloquem-no sobre uma mesa.
  5. Se o cachorro for muito forte e for difícil pingar o medicamento com ele em pé, deite-o de lado e peça para seu ajudante segurar as pernas do animal contra o chão. Caso o animal comece a tentar mordê-lo e for impossível seguir as técnicas descritas até aqui, talvez seja o caso de colocar uma focinheira nele. Por um breve momento, ele não conseguirá abrir tanto a boca, facilitando as coisas para você. [2]
    • Deixe essas técnicas apenas para último caso. Não gere mais estresse que o necessário para o animal. Se conseguir aplicar o medicamento com tranquilidade, vai ser melhor para os dois a longo prazo.
  6. Antes da aplicação, faça uma limpeza na área. Coloque uma das mãos sob a mandíbula do animal para oferecer apoio para a cabeça. Em seguida, levante-a um pouco e, com papel higiênico ou algodão, limpe quaisquer fluidos que porventura tenham vazado.
    • Jogue fora imediatamente o algodão, papel ou paninho sujo.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Aplicando o medicamento

PDF download Baixe em PDF
  1. Envolva a cabeça do animal com a mão não dominante e segure o frasco de colírio com a dominante. Com o polegar da mão que segura a cabeça, puxe delicadamente a pálpebra para formar uma pequena bolsa. A esse espaço atrás da pálpebra, a que damos o nome de saco conjuntival, é um excelente lugar para se aplicar o medicamento. Apoie a mão com o frasco sobre a testa do cachorro. Se ele sacudir a cabeça, sua mão se mexerá junto. [3]
  2. Sem tocar a abertura do frasco no olho do cachorro, pingue a quantidade recomendada pelo veterinário dentro do saco conjuntival ou diretamente sobre o olho. [4]
    • Ao pingar o medicamento no saco conjuntival, você faz com que ele se espalhe por todo o olho com mais facilidade e evita pingar gotas fora dele. Se possível, segure a cabeça do cachorro por alguns segundos para que o medicamento se disperse antes que ele consiga sacudi-la (pois ele vai tentar). Desde que consiga mesmo pingar tudo certinho, você nem precisa se preocupar tanto, mesmo que ele dê uma chacoalhada depois de escapar. Esse tipo de medicamento é rapidamente absorvido. [5]
  3. O procedimento aqui será praticamente o mesmo que você precisaria seguir para pingar o colírio. O primeiro passo é restringir a cabeça do cachorro. Sem encostar a ponta do tubo de pomada no olho do animal, aplique uma tira do medicamento no saco conjuntival. Delicadamente, feche o olho do cachorro e massageie a pálpebra com os dedos para que o medicamento se disperse lá dentro. [6]
    • Se o cachorro se mexer bem na hora e você notar que não se aproveitou a pomada, respire fundo, limpe a sujeira e tente novamente. Com o tempo você pega a prática e fica mais fácil.
  4. Com cuidado, vá fazendo com que a pomada se espalhe pelo olho do cachorro. O ideal é fazer a massagem por uns 10 ou 15 segundos, pois a pomada não se espalha tão rapidamente quanto o colírio. [7]
  5. Siga sempre as instruções do veterinário. Em alguns casos, é necessário aplicar o colírio ou a pomada a cada duas horas; em outros, uma ou duas vezes ao dia. O importante é que você siga sempre as orientações do veterinário e da bula do medicamento.
    • Se for necessário tratar os dois olhos do animal (mesmo que só um deles aparente estar infectado), siga tudo à risca. Pode ser que o tratamento no segundo olho seja meramente preventivo, para que a infecção não tenha lugar nele.
  6. Quanto mais positiva for a experiência para o animal, mais fácil será medicá-lo no futuro. É tudo uma questão de condicionamento positivo. Pode acreditar que, se você fizer tudo certinho e com calma, o cachorro vai ir aprendendo a se comportar. [8]
  7. Se ele está precisando de medicamentos, é porque estava com o olho irritado antes, certo? Nesse caso, o colírio e a pomada podem ser uma nova fonte de irritação. Não existe milagre; faça de tudo para impedir que ele fique esfregando os olhos no chão ou com as patas. Se necessário, fique perto dele e o segure enquanto o medicamento faz a magia acontecer.
  8. Agora que já medicou o totó, não ache que acabou! Guarde os medicamentos. Na maioria dos casos, é possível fechar a embalagem e preservar o conteúdo. Atenção: não deixe medicamentos ao alcance de animais e crianças.
    Publicidade

Materiais Necessários

  • Pomada ou colírio;
  • Bola de algodão umedecida ou lenço limpo;
  • Lixeira para descartar os itens.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 26 212 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade