Baixe em PDF Baixe em PDF

O peeling de ácido tricloroacético (também chamado de peeling ATA) é um tratamento de pele que funciona aplicando o ácido referido no rosto. Os peelings de ácido tricloroacético podem ser usados para tratar diversos problemas de pele, como acne, tonalidade ou textura irregular, hiperpigmentação, rugas finas e cicatrizes, incluindo as causadas pela acne. Esse tratamento pode ser feito por um dermatologista, mas não costuma ser barato. Para poupar dinheiro, aplique o peeling em casa. Para tal, você terá que preparar a pele para receber o peeling, aplicá-lo, removê-lo e seguir as instruções de cuidados pós-aplicação.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Preparando a pele para o peeling

Baixe em PDF
  1. Esse tipo de peeling pode trazer benefícios para a pele, como remover os sinais do envelhecimento e da acne. Porém, existem algumas situações onde não é recomendado aplicar este peeling. Não use o peeling de ácido tricloroacético se você: [1]
    • Tiver cortes, lesões na pele ou fez uma cirurgia no rosto recentemente.
    • Está com a pele queimada de sol.
    • Está com feridas causadas pelo vírus da herpes simples.
    • Está grávida ou amamentando.
    • Tomou Roacutan no último ano.
    • Fez quimioterapia ou radioterapia recentemente.
  2. Para preparar sua pele para fazer o peeling ATA e tornar o tratamento mais eficaz, você deve usar um produto facial que contenha alfa hidroxiácidos, como ácido glicólico ou láctico. Existem vários cremes, loções e tônicos com estes ácidos no mercado. Comece a usar esses produtos aproximadamente cinco a sete dias antes de aplicar o peeling.
  3. Os peelings de ácido tricloroacético podem ser comprados pela internet ou por meio de um dermatologista. Assim que comprar a solução de ácido tricloroacético, leia e siga todas as instruções dadas pelo fabricante. Os peelings ATA são altamente ácidos, então é muito importante seguir todas as instruções.
  4. Assim, você conseguirá determinar se a solução de ácido é muito forte para você ou se você tem alergia a ela. Por exemplo, se quiser aplicar o ácido tricloroacético no seu rosto, teste-o em uma pequena área atrás de uma das orelhas. Essa área fica escondida, ou seja, não ficará visível se você tiver uma reação ruim. Sempre teste a pele perto de onde pretende usar o produto.
    • Enxágue a pele que está sendo testada quando ela começar a queimar.
  5. Assim, você saberá como será a reação da sua pele ao peeling. Se o lugar que você testou ficar coçando, vermelho ou inchado, você não deve passar o peeling na sua pele. Essas coisas são sinais de que você teve uma reação alérgica.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Aplicando o peeling

Baixe em PDF
  1. Imediatamente antes de aplicar o peeling ATA, você dele higienizar a pele. Se for aplicá-lo no rosto, tire toda a maquiagem. Lavar o rosto ajuda a tirar a oleosidade da superfície e permitirá que o peeling consiga remover uma camada de pele. [2]
  2. Alguns peelings de ácido tricloroacético virão com uma solução para preparar a pele que deve ser aplicada antes do peeling. Essas soluções ajudam a ressecar bem a pele e remover a oleosidade que sobrou.
    • Se você não comprou uma solução deste tipo, aplique hamamélis ou álcool isopropílico diluído na sua pele usando uma gaze.
  3. Se for passar o peeling de ácido tricloroacético no seu rosto, proteja algumas áreas sensíveis do contato com o ácido. Para fazer isso, pegue um cotonete e passe um pouco de vaselina nos seus lábios, na pele ao redor dos olhos e nas narinas. Isso evita que o ácido machuque essas áreas sensíveis. [3]
    • Se quiser, coloque óculos de segurança para garantir que o peeling não vai cair nos seus olhos, mas ainda é necessário passar vaselina no seu nariz e na sua boca.
  4. Ao manusear a solução do peeling, tome cuidado para que o ácido não tenha contato com outras áreas da pele. Por isso, você sempre deve usar luvas de látex para proteger as mãos do ácido. Isso é especialmente importante se for aplicar o ATA usando uma gaze, porque ele provavelmente vai chegar nos seus dedos. [4]
  5. Ponha um recipiente pequeno no balcão e despeje um pouco da solução nele. Isso facilita a tarefa de mergulhar o pincel ou a gaze na solução enquanto você aplica o peeling na pele.
  6. Mergulhe uma gaze no peeling. Aperte a gaze delicadamente. A gaze precisa estar molhada, mas não pingando. Isso evita que a solução escorra nos seus olhos. Aplique uma camada fina de peeling na área de pele desejada. Se estiver o passando no seu rosto, divida-o em partes. [5]
    • Por exemplo, comece aplicando a solução no peeling no lado direito do seu rosto, depois passe no esquerdo e aplique na testa por último. Isso evita que você a aplique na mesma área duas vezes.
    • Você também pode aplicar o peeling usando um pincel de maquiagem, mas os pincéis causam mais escorrimento.
  7. Assim que a solução for aplicada na pele, espere de dois a cinco minutos. O tempo varia dependendo da concentração do peeling, o número de peelings que você fez e o seu tipo de pele. É normal que a pele fique vermelha e pinique um pouco enquanto o peeling está no rosto.
    • Se a pele começar a ficar branca ou pinicar muito, comece a neutralizar imediatamente lavando o rosto com água.
    • As chances de isso acontecer com um ácido tricloroacético de concentração 15% ou superior é maior.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Removendo o peeling

Baixe em PDF
  1. Se vir sua pele ficando branca, você deve aplicar o neutralizador pós-peeling. Geralmente, esse produto vem no kit de peeling ATA. Passe o neutralizador na pele usando uma gaze ou um pano macio mergulhado no neutralizador.
    • Você também pode fazer o seu próprio neutralizador misturando duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio com uma xícara e meia de água.
  2. Depois que o peeling agir por cinco minutos, você deve tirá-lo jogando água no seu rosto. Você também pode usar uma toalhinha molhada para aplicar a água no rosto. Isso ajuda a remover o peeling da pele e a neutralizar a área. [6]
  3. Assim que sua pele estiver seca, passe uma pomada nela. Por exemplo, use óleo de meu ou Bacitracina para acalmar a pele após o peeling de ácido tricloroacético. Você deve reaplicar essa solução algumas vezes por, pelo menos, 48 horas após o peeling. [7]
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Recuperando-se do peeling

Baixe em PDF
  1. A pele vai descascar por, aproximadamente, cinco a sete dias após o procedimento e, durante este período, você deve evitar expor sua pele ao sol. Sempre use um protetor solar com fator de proteção 30 ou maior neste meio tempo. [8] Lembre-se de reaplicar a cada duas horas ou mais se molhou a pele ou suou.
  2. Os peelings de ácido tricloroacético ressecam a pele. Reabasteça os líquidos na pele bebendo bastante água. Tente tomar, pelo menos, oito copos de água por dia após a aplicação do peeling.
  3. Se você usou uma solução de ácido tricloroacético forte, a sua pele provavelmente vai descascar por alguns dias após o tratamento. Não fique a cutucando. Deixe-a descascar sozinha. Cutucar pode causar problemas na pele.
  4. Não aplique outro peeling durante este período. Mesmo que a pele pare de descascar antes de completar 14 dias após a aplicação, o peeling ainda está fazendo efeito no rosto e o resultado não vai aparecer de fato por 10 a 14 dias. Assim que o resultado estiver visível, você poderá saber se precisa fazer outro tratamento. Os peelings de ácido tricloroacético são bem fortes, então, se você notar resultados positivos após o primeiro, não é necessário fazer outro.
    Publicidade

Materiais Necessários

  • Solução para peeling de ácido tricloroacético.
  • Luvas de látex.
  • Gaze.
  • Neutralizador pós-peeling.
  • Toalha de rosto.

Dicas

  • Os peelings químicos ATA têm concentrações de 8%, 13%, 20% e 30%. Comece com um mais suave, de 8% e depois prossiga para os mais fortes. Isso previne danos à pele.
  • Os peelings de ácido tricloroacético podem ser feitos uma vez por mês, dependendo da concentração da solução.
  • Este tipo de peeling pode deixar sua pele descascando por, aproximadamente, cinco a sete dias, dependendo da concentração do ácido tricloroacético. Por conta disso, talvez seja melhor marcar o peeling durante as férias ou tirar alguns dias de licença após fazê-lo.
  • Os peelings de ácido tricloroacético podem ser neutralizados com água. É mito que o bicarbonato de sódio os neutraliza. Na verdade, aplicar uma substância abrasiva como o bicarbonato pode ser doloroso, porque a pele fica inflamada ou sensível após o peeling (ainda mais no caso de 15%).
Publicidade

Avisos

  • Se o ácido tricloroacético cair no seu olho, lave com água imediatamente e depois vá a um pronto-socorro.
  • Os peelings de ácido tricloroacético são fortes e podem danificar a pele se forem aplicados do jeito errado. Se essa é a primeira vez que você fazer um peeling químico sozinho, o melhor seria começar com uma solução mais suave antes de fazer o peeling ATA ou ir ao dermatologista para fazer a aplicação.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 27 686 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade