Baixe em PDF Baixe em PDF

Quando uma pessoa recebe o Espírito Santo e "fala em línguas" é uma língua espiritual, e há uma razão para isso. Ela tem um propósito e um uso, como uma ferramenta incrivelmente útil – e a Bíblia dá muitas informações sobre o seu uso [1] .

  1. Perceba que "falar em línguas" foi prometido por Jesus para acompanhar os que têm fé [2] : Esses sinais acompanharão os que crerem: em meu nome ...; falarão novas línguas; (Marcos 16:17) (Jesus).
  2. “Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.” (Atos 2:4).
  3. Compreenda que, quando fala em línguas, você está se comunicando com Deus – mesmo que, ocasionalmente, a língua possa ser compreendida por alguém como uma língua humana, como no dia de Pentecostes. O propósito fundamental é falar com Deus:


    “Pois quem fala em línguas não fala aos homens, mas a Deus. De fato, ninguém o entende; em espírito fala mistérios.”
    (1 Coríntios 14:2).

    .
  4. Use o dom de falar em línguas para edificar-se ou engrandecer-se espiritualmente [3] . Isto não é um egoísmo, mas o objetivo é que, quando estiver fortalecido em seu espírito, você pode ajudar a fortalecer ou a encorajar outras pessoas.
  5. Você tem controle do volume e da velocidade de sua fala, mas não do conteúdo. É como o exemplo da oração em língua: “Pois, se oro em língua, meu espírito ora, mas a minha mente fica infrutífera.” (1 Coríntios 14:14).
  6. Paulo agradeceu o dom de falar em línguas [4] ; é por isso que ele disse: “Dou graças a Deus por falar em línguas mais do que todos vocês.” (1 Coríntios 14:18).
  7. Quando estiver em público, é muito melhor falar na língua da região, a fim de beneficiar aqueles com quem você está falando. “Todavia, na igreja prefiro falar cinco palavras compreensíveis para instruir os outros a falar dez mil palavras em língua.” (1 Coríntios 14:19).
  8. Lembre-se, porém, de que a oração em línguas deve ser mais utilizada quando você estiver sozinho – já que não edifica os outros, que não conseguem entender suas palavras. (1 Coríntios 14:16-17).
  9. “Por isso, eu lhes afirmo que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: ‘Jesus seja amaldiçoado’; e ninguém pode dizer: ‘Jesus é o Senhor’, a não ser pelo Espírito Santo.” (1 Coríntios 12:3).
    • “Então purificarei os lábios dos povos, para que todos eles invoquem o nome do Senhor e o sirvam de comum acordo.” (Sofonias 3:9)
  10. Falar em línguas é definido como orar no Espírito , e devemos orar tanto para o Espírito (em línguas) como para a compreensão (na sua língua natural). (1 Coríntios 14:14-15).
  11. (Judas 1:20).
  12. (Efésios 6:10, Efésios 6:18)
  13. (Isaías 28:11, 1 Coríntios 14:21, Mateus 11:28-30.
  14. “Portanto, as línguas são um sinal para os descrentes, e não para os que creem; a profecia, porém, é para os que creem, e não para os descrentes”. (1 Coríntios 14:22). Isso não é uma contradição a quando Jesus disse que os crentes falam em línguas como um sinal. Pense sobre o que é um sinal. Sua cidade natal pode ter uma placa na entrada dizendo "Bem-vindo à Minhalândia" e também placas de rua locais para ajudá-lo a encontrar o caminho de volta; isso é muito útil para um visitante de primeira viagem, mas se você já mora lá, não precisa mais das placas para se localizar. No entanto, as placas permanecem lá, e ninguém quer que sejam removidas. Falar em línguas é algo semelhante: depois de saber que você tem o dom, não é mais um sinal, mas para alguém prestes a conhecê-la, isso é um sinal.
  15. Lembre-se de que, ao utilizar o falar em línguas ou até mesmo ao falar sobre o assunto, você deve fazer para edificar os outros, e que isso seja feito em um contexto de amor. (1 Coríntios 14:26, 1 Coríntios 13:1).
  16. não falem todos em línguas de uma só vez, em vez disso só até 3 pessoas podem usar o falar em línguas em qualquer reunião e alguém, então, deve se manifestar e interpretar as línguas, dadas a nós por Deus. Tudo deve ser feito com decência e ordem (com cortesia, por exemplo,) e as línguas não devem ser proibidas nas reuniões. (1 Coríntios 14: 23-27 e 39-40).
  17. Se você ainda não falou em línguas que não conhece mas gostaria de aprender mais, procure por artigos no wikiHow sobre o assunto e, acima de tudo, leia a Bíblia.
    Publicidade

Dicas

  • Experimente realmente falar em línguas. Muitas pessoas descobriram que, depois de orar em línguas por longos períodos (muitas horas, às vezes) suas preces foram atendidas; que Deus revelou alguma coisa para elas; que seu desejo de caminhar como um cristão aumentou – ou que seu desejo de contar aos outros sobre Jesus é maior e muitos outros benefícios.
  • Veja este link para ver exemplos de pessoas que tiveram uma experiência em “falar em línguas”.
  • Fale claramente quando você orar em línguas. Permita que o Senhor lhe faça seu instrumento plenamente. Deixe sua boca e língua se movimentarem de acordo com a vontade do Senhor e não murmure.
  • Não se preocupe se a sua língua parece gaguejada ou repetitiva (Isaías 28:11). Quanto mais você usar e bendizer a sua língua de oração, mais fluente ela se tornará.
  • Se você não tiver usado a oração em línguas por um longo tempo, e você não tiver certeza se você ainda tem o dom, busque o Senhor para usá-la novamente. Jesus disse que o Espírito Santo habita em nós para sempre. (João 14:16) Então, se você o teve uma vez, ele ainda estará em você.
  • Orar em línguas com os outros (família, amigos etc.), que também são capazes de orar em línguas, é uma grande bênção, se você souber que não haverá visitantes.
  • Você pode orar em línguas com não falantes de línguas (com a sua permissão), se você dizer a eles o que você vai fazer, para que eles não se surpreendam ou se assustem.
  • Se você ainda não tiver falado em línguas e gostaria de falar, então, leia sobre como receber o Espírito Santo de acordo com a Bíblia para mais informações.
Publicidade

Avisos

  • As línguas glorificaram a Deus – mas, como Paulo disse, a explicação tem de vir na língua de entendimento para que os outros possam se beneficiar:
    • " Todavia, na igreja prefiro falar cinco palavras compreensíveis para instruir os outros a falar dez mil palavras em língua. " (1 Coríntios 14:19).
  • Falar em línguas nunca foi concebido para pregar o evangelho. Mesmo no dia de Pentecostes, onde as línguas foram entendidas por aqueles que as escutaram, elas não foram compreendidas pelos falantes, e Pedro teve de explicar o que estava acontecendo na língua comum.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 248 863 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade