Sentir-se desconfortável com a aparência de seu nariz pode fazer com que você o considere um obstáculo para o sucesso social e para a felicidade. [1] X Fonte de pesquisa Chakraborty, Rituparna; De, Sonali. “Body image and its relation with the concept of physical self among adolescents and young adults.” Psychological Studies. Vol.59(4), Dezembro de 2014, pp. 419-426. Esses pensamentos estão apenas em sua cabeça e normalmente não refletem o que as pessoas consideram mais importante em você. Saiba que é possível sentir-se atraente e feliz com um nariz diferente. Continue lendo para aprender a aceitar a aparência de seu nariz e a abraçar a beleza dele.
Passos
-
Identifique o motivo por trás da preocupação com a aparência de seu nariz. As pessoas tendem a ser influenciadas pela mídia e pela opinião dos outros. É possível que alguém tenha feito um comentário insensível quanto ao nariz ou que você tenha percebido uma imperfeição nele que o incomode desde então. Você talvez tenha ficado incomodado após comparar o nariz com o de amigos ou de pessoas famosas.
- Escreva os pensamentos negativos e pergunte-se o que não gosta no nariz. Ele é muito comprido, muito grande, muito pequeno, muito quadrado ou muito arredondado? Responder a essas perguntas o ajudará a identificar os julgamentos que você faz contra si mesmo.
-
Descubra quem ou o que influencia seu pensamento. Infelizmente, as pessoas podem dizer coisas insensíveis até mesmo para amigos próximos ou familiares. É provável que você dê razão para essas pessoas por confiar nelas. Por conta disso, um dos primeiros passos no combate da imagem corporal negativa é reconhecer a pessoa que está dizendo essas coisas.
- Considere o quanto as expectativas da sociedade e os padrões de beleza da mídia estão influenciando seu pensamento.
-
Pense em quando se sente confortável com seu nariz. Isso pode acontecer quando você está cercado de pessoas que o amam ou ao realizar uma atividade da qual goste muito, pois você não perderá tempo focando-se no nariz.
- É provável que você se sinta confortável por perto de algumas pessoas por saber que elas o aceitam como é. As pessoas que o amam sempre veem suas características mais belas. Lembre-se de que existem pessoas que o aceitam por quem é ao encarar o mundo.
-
Reconheça os momentos em que você apresenta pensamentos extremos quanto à aparência. Esses pensamentos negativos normalmente surgem quando imaginamos cenários ruins e extremos. [2] X Fonte de pesquisa Tornar o nariz o centro de sua vida é um comportamento extremo. Existem muitos aspectos que o compõem como pessoa, portanto, não se prenda nisso.
- Se você sente a necessidade de cobrir o nariz de maquiagem para disfarçá-lo, você está exagerando. Na realidade, as pessoas provavelmente sequer o notarão.
Publicidade
-
Reconheça que o nariz é uma parte do corpo que passa por muitas mudanças no decorrer da vida. O nariz de todo mundo muda de forma com o passar do tempo, pois a base dele enfraquece com a idade e a pele começa a cair. Ele pode parecer mais comprido ou largo conforme você envelhece. [3] X Fonte de pesquisa
- Não importa o que acha de seu nariz agora, ele mudará constantemente, assim como todas as partes do corpo.
-
Experimente um exercício de pensamento cognitivo. Esses exercícios o ajudarão a se lembrar das coisas que você considera mais importantes em si mesmo. Por exemplo, pergunte-se o que mais gosta em você e a resposta provavelmente será uma característica interna e não externa. Isso o lembrará de que a personalidade e as capacidades são mais importantes do que a aparência. [4] X Fonte de pesquisa Você reconhecerá também que possui o poder de definir seus valores e não precisa seguir aqueles impostos pela sociedade em que vivemos.
- Faça uma lista com as três características físicas de que mais gosta. Treine-se a pensar de modo positivo para aceitar seu nariz e vê-lo como algo belo. Por exemplo, diga "Eu gosto de meus olhos, eu possuo cílios compridos e tenho belos dedos".
- Liste as partes preferidas de sua personalidade. Talvez você diga "Eu sou trabalhador, um ótimo amigo e possuo um bom senso de humor".
- Junte as listas e organize-as em ordem de importância. Escreva uma frase para cada item.
- A maioria das pessoas que realiza esse exercício tende a dar mais importância para os traços de personalidade.
-
Aumente a autoestima. Escreva novamente uma lista com as características físicas que mais gosta em você. Caso tenha dificuldade em encontrar algo, pense nos pontos que o incomodam menos. [5] X Fonte de pesquisa
- Escreva uma frase positiva sobre cada uma das características. Por exemplo, diga algo como "Eu gosto dos meus olhos azuis, pois eles brilham".
- Utilize essas informações para realizar mudanças sutis no modo com o qual você age. Caso pense que seus olhos sejam uma ótima característica física, vista roupas que os destaquem ou aplique uma maquiagem que acentue o olhar.
-
Cale o crítico que há dentro de você. Após identificar a fonte dos pensamentos negativos, tente modificar o modo com o qual vê seu corpo. Ao se pegar fazendo comentários negativos sobre si mesmo, pare e se pergunte as seguintes coisas: [6] X Fonte de pesquisa
- Esse é um comentário gentil?
- Eu diria isso a um amigo?
- Isso me faz me sentir bem?
-
Substitua os pensamentos negativos por positivos. Após perceber estar sendo crítico consigo mesmo, pare e pense em algo positivo.
- Por exemplo, ao pensar algo como "Meu nariz parece ocupar o rosto inteiro", pare e pense de modo positivo: "Meu nariz é único. Qualquer outro nariz em meu rosto pareceria estranho. Eu sou uma pessoa linda".
-
Compreenda que a beleza é construída pela cultura. Diferentes culturas valorizam diferentes estilos e estéticas. Enquanto uma sociedade prefere narizes pequenos e empinados, outra pode preferir narizes largos e maiores. A beleza é um valor construído pelos seres humanos.
- Por exemplo, algumas culturas valorizam historicamente argolas e outras decorações que acentuam os narizes. [7] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Ignore as provocações . Muitas pessoas apenas ficam incomodadas com os narizes após serem provocadas por alguém. A melhor estratégia é ignorar a pessoa, pois ela só quer irritá-lo. Siga os passos abaixo: [8] X Fonte Confiável PubMed Central Ir à fonte
- Deixe para lá: não demonstre nenhuma reação. Mantenha a expressão facial neutra e evite demonstrar agressão com a postura.
- Feche a boca: não responda as provocações verbalmente, principalmente utilizando linguagem agressiva.
- Vá embora: deixe a situação, seja fisicamente – indo embora – ou mentalmente – focando sua atenção em outra coisa.
-
Redirecione a atenção para os outros. Preocupar-se com a aparência do nariz faz com que você ocupe o cérebro com algo inútil. Lembre-se de que as pessoas gostarão de você independentemente do nariz, basta ouvi-las de verdade. [9] X Fonte de pesquisa Lavanya, T; Margret, F. Maria. “The relationship between perceived body shape and self esteem among adults.” Indian Journal of Community Psychology. Vol.9(2), Setembro de 2013, pp. 338-349.
- Torne a pessoa o centro da conversa para garantir que ela não se concentre em seu nariz. Todo mundo se orgulha de algo, seja sua ocupação, família ou crença. Se estiver preocupado com o fato da pessoa notar seu nariz, ouça-a atentamente para descobrir do que ela se orgulha. [10] X Fonte de pesquisa Berner, Michelle L; Fee, Virginia E; Turner, Andrea D.“A multi-component social skills training program for pre-adolescent girls with few friends.” Child & Family Behavior Therapy. Vol.23(2), 2001, pp. 1-18. Após identificar isso, elogie a pessoa e, se possível, emende uma piada amigável relacionada ao assunto. [11] X Fonte de pesquisa Kuiper, Nicholas A; Grimshaw, Melissa; Leite, Catherine; Kirsh, Gillian. “Humor is not always the best medicine: Specific components of sense of humor and psychological well-being. Humor: International Journal of Humor Research. Vol.17(1-2), 2004, pp. 135-168.
- Focar-se nos outros pode ser desafiador, mas pratique isso para não pensar tanto no nariz em situações sociais, para se sentir mais positivo e para ser mais agradável com os outros.
Publicidade
-
Encontre inspirações com narizes únicos. O nariz não define o sucesso ou o fracasso de alguém, mas encontrar pessoas bem sucedidas com narizes únicos pode ajudá-lo. Essas pessoas podem servir de modelo para que você aumente sua confiança. Alguns famosos com narizes grandes ou únicos incluem: Barbra Streisand, Bette Midler, Andy Samberg, Sofia Coppola, Oprah Winfrey, e muitos mais.
-
Abra-se com um amigo de confiança. Converse com seu melhor amigo sobre como se sente quanto ao seu nariz. É possível que, ao expressar essa ansiedade em alto e bom som, você perceba que é o único que notou a estranheza do nariz.
-
Converse com um parente. É provável que alguém na família tenha um nariz parecido com o seu. Desabafe com essa pessoa e pergunte se ela já teve problemas de autoestima por conta disso. Descubra como ela lidou com isso.
-
Entre em um grupo de apoio de imagem corporal. Procure por um grupo em sua região que reúna pessoas desconfortáveis com a aparência.
-
Converse com um profissional de saúde mental. Caso ainda esteja com dificuldade para aceitar sua aparência, converse com um terapeuta ou psicólogo. Esses profissionais podem ajudá-lo a controlar essas emoções, além de sugerir estratégias de aceitação.
- Pergunte sobre o Transtorno Dismórfico Corporal (TDC). As pessoas que sofrem de TDC pensam que uma característica física, como um nariz diferente, é indesejável e atrapalha suas vidas. Essa característica domina a vida da pessoa completamente. [12] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Avisos
- Lembre-se de que a cirurgia plástica será uma solução temporária para o problema. Você pode sentir certo alívio, mas a negatividade quanto ao nariz pode continuar. É possível também que você transfira os sentimentos negativos para outra parte do corpo. É melhor aprender a aceitar seu nariz como é para viver feliz sem recorrer a cirurgias.
Referências
- ↑ Chakraborty, Rituparna; De, Sonali. “Body image and its relation with the concept of physical self among adolescents and young adults.” Psychological Studies. Vol.59(4), Dezembro de 2014, pp. 419-426.
- ↑ http://www.apsu.edu/sites/apsu.edu/files/counseling/COGNITIVE_0.pdf
- ↑ http://www.carolinafacialplasticsurgery.com/does-your-nose-grow-with-age/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/face-it/201202/3-ways-raise-your-beauty-self-esteem
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/face-it/201202/3-ways-raise-your-beauty-self-esteem
- ↑ http://www.huffingtonpost.com/2013/04/06/negative-self-talk-think-positive_n_3009832.html
- ↑ http://www.desiblitz.com/content/the-nose-ring-past-to-present
- ↑ http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2277292/
- ↑ Lavanya, T; Margret, F. Maria. “The relationship between perceived body shape and self esteem among adults.” Indian Journal of Community Psychology. Vol.9(2), Setembro de 2013, pp. 338-349.
- ↑ Berner, Michelle L; Fee, Virginia E; Turner, Andrea D.“A multi-component social skills training program for pre-adolescent girls with few friends.” Child & Family Behavior Therapy. Vol.23(2), 2001, pp. 1-18.
- ↑ Kuiper, Nicholas A; Grimshaw, Melissa; Leite, Catherine; Kirsh, Gillian. “Humor is not always the best medicine: Specific components of sense of humor and psychological well-being. Humor: International Journal of Humor Research. Vol.17(1-2), 2004, pp. 135-168.
- ↑ http://www.adaa.org/understanding-anxiety/related-illnesses/other-related-conditions/body-dysmorphic-disorder-bdd