Baixe em PDF
Baixe em PDF
Se você é dono de um hamster anão e tem a intenção de apresentá-lo a outro, saiba que isso é possível. No entanto, é importante garantir que os dois hamsters sejam compatíveis e possam viver juntos em harmonia antes de deixá-los na mesma gaiola.
Passos
-
Verifique se os dois realmente são hamsters anões! É importante ter certeza absoluta de que ambos os espécimes são hamsters anões, tendo em vista que o hamster sírio, por exemplo, é solitário e possivelmente brigará até a morte com o outro hamster.
- Verifique se ambos os hamsters anões são da mesma espécie, pois o hamster anão russo Campbell e o hamster anão russo Winter White são bastante parecidos.
-
Avalie a idade, o tamanho e o temperamento dos hamsters antes de colocá-los no mesmo ambiente. Eles devem atender aos seguintes critérios:
- Não devem ter mais do que sete semanas de idade; a idade de quatro a seis semanas é a mais recomendada para apresentar um hamster ao outro. A partir da sétima semana de idade, os hamsters serão considerados adultos e será quase impossível apresentá-los a outro hamster.
- Ambos os hamsters devem ter aproximadamente o mesmo tamanho para evitar que o maior brigue com o menor.
- Os hamsters anões não devem ter passado mais do que cinco a sete dias sozinhos. Após viverem sozinhos por alguns dias sem serem apresentados a outros hamsters, eles não tolerarão viver com outro espécime.
- Caso não queira que eles se reproduzam, não apresente hamsters de sexos diferentes.
Publicidade
-
Verifique se a gaiola é grande o suficiente para abrigar ambos os hamsters. É necessário que haja espaço suficiente para eles se moverem livremente, podendo manter distância um do outro sempre que precisarem. A gaiola deve ter mais do que 2300 cm quadrados, tendo em vista que este é o tamanho mínimo recomendado para apenas um hamster.
-
Coloque o novo hamster anão em uma bola e o hamster anão que você já tinha em outra bola. Isso servirá para que eles não atrapalhem. Deixá-los em uma bola não é importante, mas eles devem estar fora da gaiola para que você possa executar o procedimento descrito no próximo passo.
-
Faça uma limpeza geral na gaiola. Enxágue todo o ambiente com água ensaboada, incluindo a gaiola. Ou seja, além da gaiola, limpe tudo o que estiver nela. Em seguida, coloque uma forração fresca. Isso servirá para que o hamster antigo não saiba onde está.
- Evite deixar o cheiro de qualquer um dos hamsters no ambiente. Utilize um produto desinfetante que seja seguro para animais de estimação.
-
Introduza a cama, a garrafa de água, a rodinha, a vasilha de comida e os brinquedos do novo hamster. Mantenha os itens do hamster antigo na gaiola, porém lembre-se de lavá-los. Introduza todos os itens do novo hamster à gaiola limpa.Publicidade
-
Faça uma tentativa com esse método primeiro. Se ele não funcionar, tente o próximo método.
-
Apresente os hamsters lentamente. Após colocar a forração fresca na gaiola, coloque o novo hamster no ambiente primeiro ou, se for apresentar um macho a uma fêmea, coloque o macho primeiro. Siga as ordens descritas à risca.
- Deixe o primeiro hamster cheirar o ambiente por cerca de 45 minutos. É importante deixá-lo explorar a nova gaiola.
-
Deixe o macho ou o novo hamster na gaiola por 30 minutos a uma hora.
-
Em seguida, coloque o outro hamster na gaiola. Eles provavelmente interagirão de maneira próspera, mas também pode ser que eles se recusem a cooperar!Publicidade
-
Se o método anterior falhar e os hamsters começarem a brigar, execute o plano B.
-
Repita o processo delicado de limpeza da gaiola. Em seguida, adicione uma separação. Divida a gaiola com uma cerca de arame a qual os hamsters não consigam ultrapassar (esse método é particularmente eficiente em aquários).
-
É importante que os hamsters consigam ver, cheirar e ouvir um ao outro. Lembre-se de introduzir os itens necessários dos hamsters de cada lado da gaiola, incluindo comida, água e brinquedos.
-
Coloque os dois hamsters na gaiola. Deixe-os em seus espaços separados na gaiola por pelo menos uma semana. Troque a água e a comida sempre que necessário.
-
Reapresente os hamsters. Após uma semana, remova a separação e deixe os hamsters explorarem os arredores.
-
Se esse método não funcionar de primeira, repita o processo mais uma ou duas vezes.
- Os hamsters são criaturas sociáveis e geralmente gostam da companhia dos outros.
Publicidade
-
Coloque as gaiolas dos hamsters lado a lado. Faça-o de forma que eles possam ouvir, cheirar e, se possível, ver um ao outro. Troque o lado de cada gaiola diariamente.
-
Coloque um hamster na gaiola do outro. Para isso, você pode colocar o primeiro hamster em uma caixa, em seguida introduzindo o segundo hamster à gaiola do primeiro, e finalmente colocando o primeiro hamster na gaiola do segundo. No início, os hamsters podem se demonstrar estressados, pois basicamente interpretarão que estão no território de um inimigo, mas quando se acostumarem com o cheiro do outro hamster, poderão ser deixados no local por mais tempo. Nas primeiras vezes, deixe um hamster na gaiola do outro por apenas algumas horas, incrementando o tempo gradualmente até que eles fiquem o dia inteiro. Esse procedimento deve ser feito diariamente.
-
Utilize um habitat grande o suficiente para abrigar dois hamsters. O local deve ter pelo menos 1 metro de comprimento e um piso extenso. Além disso, é importante que o hamster antigo nunca tenha entrado em tal habitat: dessa forma, o ambiente será considerado neutro por ele.
- Utilize uma cerca de arame para dividir a gaiola. Ela deve ser dividida de forma que os hamsters possam ficar perto um do outro mas não possam se atacar.
- Organize cada metade da gaiola como se fosse uma gaiola completa, em seguida colocando um hamster de cada lado. Após três a cinco dias, comece a trocar o lado de cada hamster. Esse procedimento pode levar cerca de uma semana, dependendo do progresso dos hamsters.
-
Após aproximadamente uma semana, retire a cerca de arame para que os hamsters possam se ver e se cheirar. Apenas coloque ninhos e esconderijos que tenham mais de uma saída para evitar que um hamster encurrale o outro, possivelmente iniciando uma briga. Inclua comida, água e brinquedos suficientes para cada hamster. Se os hamsters começarem a brigar, será necessário continuar trocando-os de lado, utilizando a cerca de arame. Se esse método falhar continuamente, conforme-se com o fato de que alguns hamsters anões simplesmente se recusam a viver com outros. Se os hamsters se cheirarem, agirem de maneira cautelosa e perseguirem um ao outro sem brigar, é provável que estejam se dando bem. Observe-os bem, principalmente durante a manhã, ao final da tarde e à noite. Eles podem parecer amigáveis durante o dia, mas brigarem durante a noite, portanto, mantenha-se atento. Se os hamsters brigarem e machucarem um ao outro, provavelmente não é uma boa ideia continuar tentando apresentá-los.
-
Por mais que os hamsters estejam vivendo em harmonia, fique atento. Os hamsters coabitando por bastante tempo (mais de um ano) podem começar a brigar repentinamente. Lembre-se de providenciar duas garrafas de água, comida suficiente para dois hamsters, ninhos, esconderijos, dois de cada brinquedo e duas rodas de exercícios, dessa forma evitando briga entre os hamsters. Se os hamsters brigarem ou provocarem um ao outro frequentemente, será necessário separá-los.Publicidade
Dicas
- Jamais coloque dois hamsters sírios juntos. Eles brigarão até que estejam gravemente machucados ou até a morte.
- Providencie comida, água, brinquedo e rodinhas suficientes para ambos os hamsters. Isso reduzirá a briga e a disputa entre eles.
- Sempre fique atento a brigas, por mais que os hamsters já tenham vivido juntos por bastante tempo.
- Apenas prossiga para o próximo passo quando ambos os hamsters se demonstrarem confortáveis.
- Não coloque mais do que três hamsters anões juntos. O ideal é que eles vivam sozinhos ou em pares.
- Esse método se aplica apenas a hamsters anões e pode não ser eficaz para apresentar outros tipos de animais pequenos (como porquinhos-da-índia). Não utilize esse método com outros animais de estimação.
- Quando felizes e em um ambiente propício, os hamsters serão menos propensos a se estressar e a brigar. O ideal é que as gaiolas sejam grandes e tenham bastante brinquedos, entre outras distrações. Isso facilitará o bom relacionamento entre os animais.
- Se os hamsters começarem a brigar, separe-os. Providencie água e comida suficiente, uma gaiola grande, além de brinquedos e tubos para manter os hamsters entretidos. Esses itens ajudarão os hamsters a se distraírem, possivelmente diminuindo a frequência das brigas. Cada hamster deve ter uma rodinha para que possam se exercitar. Eles precisam correr pelo menos o equivalente a 6 km por dia.
Publicidade
Avisos
- Alguns hamsters gostam de viver sozinhos; se você insistir em introduzir outro espécime ao ambiente, ambos podem acabar se machucando gravemente.
- Leve o animal ao veterinário se ele se machucar.
- Esteja ciente de que os hamsters podem acabar brigando eventualmente.
- Se os hamsters machucarem um ao outro, separe-os com a cerca de arame para que eles tenham tempo de se acalmar e se recuperar antes de entrarem em contato um com o outro novamente.
- Um hamster macho e uma fêmea geralmente se darão melhor do que dois machos ou duas fêmeas, mas lembre-se de que eles podem se reproduzir. Pense bem antes de apresentar hamsters de sexos opostos.
- Se os hamsters brigarem e começarem a sangrar, leve-os ao veterinário.
- Esse método pode não funcionar com outros animais pequenos.
Publicidade
Materiais Necessários
- Uma gaiola (se possível, um aquário) com bastante espaço e múltiplos ninhos.
- Forração limpa (por exemplo, aparas de madeira). Não utilize forração de cedro ou pinheiro, pois elas podem ser fatais.
- Desinfetante que não seja prejudicial à saúde de animais.
- Alimento para hamsters.
- Cerca de arame (que não seja afiada).
- Brinquedos.
- Água.
- Dois potes de comida, ou um pote grande.
- Forração (por exemplo, papel reciclado).
- Esconderijos.
- Duas rodinhas (providenciar uma rodinha para cada hamster diminuirá as chances de conflito entre eles).
Publicidade