Baixe em PDF Baixe em PDF

A apresentação pode tornar um discurso um sucesso ou um fracasso. Os palestrantes convidados esperam que os organizadores (você ou outra pessoa) os recebam com boas-vindas fervorosas e que captem a atenção do público. Para isso, é preciso pesquisar bem as credenciais da pessoa e redigir um discurso que explique os benefícios da palestra. Por fim, basta que você memorize o texto e o proclame com empolgação para deixar qualquer convidado mais à vontade.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Pesquisando sobre o palestrante

Baixe em PDF
  1. Muitas vezes, pode ser que o próprio convidado tenha algo preparado para apresentar. Mesmo que não tenha, ele pode dar informações úteis. Se, em último caso, ele não estiver disponível, converse com as pessoas que o conheçam, como amigos ou colegas de trabalho. [1]
    • Se o convidado lhe der informações ou uma apresentação já redigida, use-a.
  2. Converse com os organizadores do evento ou o próprio convidado para determinar o ponto central da palestra. Assim, você vai poder adaptar o texto de apresentação para falar exatamente o que o público espera ouvir. [2]
    • Por exemplo: se descobrir que o convidado vai dar uma palestra que incentive o ingresso das mulheres no mundo da programação, explique como ele pode ensinar essas habilidades a adultas.
  3. Acesse a internet ou recorra a artigos, entrevistas ou sites associados ao convidado. Digite o nome dele em um motor de busca e selecione os detalhes que forem relevantes — como algo peculiar e que se adeque à apresentação. [3]
    • Por exemplo: ao ler a biografia de um professor no site da escola onde ele trabalha, talvez você descubra algo como " Fulano dedicou sua pesquisa de mestrado à identificação de dez novas espécies de aves".
    • Artigos de revistas e jornais e entrevistas também podem ter fatos interessantes, como " Fulano dedicou um ano dos seus estudos a trabalhos voluntários na Colômbia".
  4. Lembre-se do propósito da apresentação: chamar a atenção do público. Detalhes como problemas legais, de saúde ou de família são delicados demais — são difíceis de explicar e acabam criando uma imagem negativa. Além disso, também não é bom falar de posicionamentos políticos e críticas que outras pessoas tenham feito ao convidado, bem como da família dele.
    • Sempre peça a permissão do convidado antes de citar tais detalhes. Quando o fizer, explique por que eles são relevantes para a apresentação.
  5. Quando encontrar algo, preste bastante atenção à apresentação: busque detalhes que possam ser úteis; leia o texto em voz alta e separe as partes bem escritas; adapte-as para criar algo próprio. [4]
    • Não plagie discursos anteriores do convidado para redigir a apresentação; se ele falar algo diferente desta vez, você vai acabar dando falsas expectativas ao público.
  6. Talvez você encontre um detalhe que defina quem é o convidado, mas que seja desconhecido, como um assunto que discutiram em um contexto pessoal. Citar algo do tipo não rouba o foco do discurso e, muitas vezes, serve para deixar a plateia à vontade e humanizar o palestrante. [5]
    • Por exemplo: digamos que conheceu o convidado quando ambos trabalhavam em uma ONG que defende os animais. Cite essa relação no início do discurso, com algo como "Eu tenho certeza de que fulano vai inspirar vocês a darem mais atenção aos animais à sua volta".
  7. Se necessário, pesquise na internet ou fale diretamente com o convidado, um conhecido ou outro organizador do evento. Se você errar, vai passar a impressão de que não é profissional e perder credibilidade (além de prejudicar o próprio convidado).
  8. Refira-se a ele de forma correta para dar um ar profissional e mais credibilidade à apresentação. Se ele tiver doutorado, chame-o de "Doutor fulano "; se tiver mestrado, chame-o de "Mestre" (e assim por diante). Talvez ele tenha títulos que você sequer conheça. [6]
    • Mais uma vez, você pode perguntar ao próprio convidado como deve se referir a ele. Se não conseguir, pesquise na internet ou converse com outras pessoas.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Redigindo o texto de apresentação

Baixe em PDF
  1. Lembre-se da sua função: anteceder o palestrante. Não "domine" o palco do evento. Basta dizer algumas frases simples, incluindo as credenciais do convidado, para prender a atenção do público.
  2. Seu objetivo é explicar por que os organizadores do evento escolheram essa pessoa. É aqui que as credenciais são importantes; fale um pouco da área de especialização do palestrante: trabalhos e obras publicados, experiência profissional, histórias de sucesso etc. Mostre que ele é uma figura de autoridade, mas sem puxar o saco. [7]
    • Se o palestrante for falar sobre trabalho em equipe e cooperação, por exemplo, diga que ele conseguiu transformar o ambiente de trabalho em várias empresas renomadas.
    • Além disso, preste atenção ao contexto: não adianta falar da experiência com empresas se o palestrante vai falar sobre um assunto completamente diferente.
  3. Sua função é prender a atenção da plateia. Para isso, diga o que ela vai ganhar com o discurso (em detalhes relevantes). Se ele for falar de algo como estratégias de marketing, por exemplo, as pessoas vão querer saber o que podem aprender e aplicar nas próprias vidas. [8]
    • Você pode dizer, por exemplo: "Hoje, fulano vai provar que qualquer um pode criar uma boa estratégia de marketing, bem como que ser um pouco ansioso nem sempre é ruim".
  4. Provavelmente, os organizadores do evento escolheram você para discursar por causa da sua interação com o convidado. Para isso, não precisa conhecê-lo tão bem. De qualquer forma, o público vai notar a sua relação com a pessoa a partir das suas experiências e, assim, ficar mais interessado. [9]
    • Você pode dizer algo como "20 anos atrás, eu conheci um homem que me desafiou a ser uma pessoa melhor. Hoje, somos bons amigos".
    • Você também pode fazer um relato breve, como "Eu assisti a uma palestra de fulano em São Paulo e fiquei intrigado" ou " Fulano me falou das suas ideias hoje de manhã — e eu sei que vocês vão adorar ouvir".
  5. Relatos e comentários "engraçadinhos" podem até dar certo, mas consomem tempo e podem ser constrangedores ou irrelevantes para o restante da palestra. Pense muito bem antes de fazer algo do tipo. Em alguns casos, como depois de um evento cansativo ou maçante, a plateia até precisa de algumas risadas. [10]
    • Diga, por exemplo: " Fulano me inspirou a construir um armário em casa. Ele desmoronou em cinco minutos. Depois, eu ouvir o discurso dele outra vez. Aprendi tanta coisa que pude abrir minha empresa de marcenaria".
  6. Sua última fala deve puxar os aplausos da plateia. Pense de forma estratégica: é aqui que o público precisa mostrar empolgação com o palestrante. Por fim, esta é a única parte do discurso na qual você vai ter que falar o nome e o título do convidado. [11]
    • Diga, por exemplo: "Por favor, vamos dar as boas-vindas a Fulano !".
    • Se necessário, você também pode dizer o título do discurso. Isso é bom em grandes eventos, nos quais as pessoas venham de vários lugares diferentes.
  7. Quando terminar de redigir o texto, leia-o e veja como ele soa. O tom deve ser adequado para a situação. Faça os devidos ajustes, tire os detalhes desnecessários etc. Além disso, cronometre o tempo que precisa para falar. O ideal é falar sem se arrastar ou enrolar. [12]
    • Pense em como reagiria à apresentação se estivesse na plateia.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Fazendo o discurso

Baixe em PDF
  1. Um bom texto não deve ser improvisado; ensaie bem antes da grande hora. Se você tiver que consultar anotações em pleno evento, a plateia vai ficar incomodada. Em vez disso, memorize as palavras para pronunciá-las sem grandes problemas, de forma fluente e energética. Grave a si mesmo, peça ajuda a seus amigos etc. [13]
    • Se ficar muito tímido quando subir ao palco, tente recitar a apresentação na frente de um espelho. Quando se sentir confortável, ensaie para seus amigos e parentes.
    • Grave sua apresentação e ouça o áudio quando estiver sozinho. Depois, pense em trechos nos quais possa melhorar.
  2. Quando estiver esperando, talvez você queira repassar o texto algumas vezes. Isso é aceitável; só evite se cansar nesse processo de memorização. Tente se sentir mais seguro a partir dos seus ensaios e da sua própria empolgação quanto ao convidado. Assim, não vai parecer que só decorou tudo.
  3. Diga seu nome e título, caso alguém na sala do evento não conheça você. Seja breve para não perder tempo do resto da apresentação. Lembre-se de que vai chamar o convidado e, assim, não precisa demorar consigo mesmo. Por fim, se já tiverem dito seu nome antes, pule esta parte.
    • Diga "Boa noite. Meu nome é fulano e eu sou o organizador do evento".
    • Se alguém já tiver apresentado você antes, pule esta etapa.
  4. Já que ensaiou, você vai estar pronto para fazer a apresentação com entusiasmo e energia. Adote a postura correta e fique gradualmente mais animado — aumentando o volume e a autoridade sobre a plateia. Pense em como gostaria que a apresentação fosse se você estivesse no público: iria querer um motivo para prestar atenção ao convidado, certo? [14]
  5. Muitos palestrantes ficam nervosos ou perdem um pouco o controle. Assim, acabam enrolando as palavras. Vá com calma para não deixar a plateia confusa. Faça cada palavra se destacar e ser projetada a todos no evento.
  6. Quando chegar perto do fim, fique na posição correta e diga as palavras finais com força. Seja a primeira pessoa a bater palmas. Como o apresentador, você vai abrir o espaço para o convidado; assim, a plateia vai fazer o mesmo — e nada é pior do que aplausos forçados e sem animação. [15]
  7. Seus pés devem ficar apontados para ele, assim como seu olhar. Dê um sorriso largo e autêntico e fique parado, aplaudindo, até a pessoa chegar.
  8. Esse gesto é positivo e a plateia vai estar atenta. O aperto de mãos mostra uma conexão próxima entre as duas pessoas. Continue encarando o palestrante até ele chegar perto. Depois do cumprimento, saia do palco com confiança. [16]
    Publicidade

Dicas

  • Não recorra a clichês, como "Esta pessoa nem precisa de apresentação". Diga algo único e bem descritivo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 55 975 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade