PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Aproveitar a vida é, frequentemente, considerado uma mentalidade; o resultado da reflexão, ação e gratidão. Embora a maioria das pessoas não tenha tempo suficiente para sair mundo a fora em busca da felicidade, a melhor forma de encontrá-la é por meio de mudanças práticas no dia a dia. Juntamente com algumas escolhas conscientes para valorizar as pessoas presentes em sua vida e dando-se espaço para fazer as coisas que você faz de melhor, as pequenas mudanças trarão grandes prazeres à sua vida.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Cultivando o seu bem-estar emocional

PDF download Baixe em PDF
  1. Os animais de estimação são fontes de amor, companheirismo e horas de entretenimento. Cuidar de um animal de estimação também traz benefícios à saúde, como a redução da pressão arterial e do risco de doenças do coração, maior sensação de bem-estar e conectividade, além do aprendizado de lições de empatia e carinho. [1]
    • Para obter um maior sentimento de proximidade com o animal, considere adotar o bichinho de estimação em algum abrigo local de animais.
  2. Ouvir música instiga a imaginação e a sensação de identidade própria, aumenta a autoestima e diminui o sentimento de solidão. [2] Ouvir música dá uma sensação de força. Dê o play no seu CD favorito – ou naquele CD que você pretende escutar há meses –, aumente o volume e acabe com as distrações para que você possa realmente experimentar as maravilhas da música.
    • Em alguns casos, foi comprovado que a música ajuda as pessoas a lidarem com a demência, proporcionando a elas uma sensação de fortalecimento. Além disso, a musicoterapia é útil para pessoas que sofrem de depressão e ansiedade. [3]
  3. As pessoas costumam dizer que a expressão facial é considerada a janela para a alma. Além disso, acredita-se que sua expressão facial pode influenciar seu próprio humor. [4] Sendo assim, lembre-se de sorrir livremente e garantir o seu bom humor. Se quiser, você pode até mesmo sorrir para você mesmo no espelho assim que acordar – o seu sorriso pode ser o suficiente para manter-se bem humorado durante todo o resto do dia.
  4. Uma pausa decente não significa ficar assistindo televisão ou navegando na internet. Significa tirar um tempo para fazer algo especial. Como forma de agradecimento para si mesmo, tire uma folga ou mude sua rotina – mesmo que isso signifique fazer um piquenique no seu quintal ou montar cabaninhas com seus filhos na sala. Fazer uma pausa que seja diferente da sua rotina pode fazer maravilhas com seu senso de diversão, de escape e de realização.
  5. É comprovado que pessoas com amplos círculos de amizades vivem mais tempo. [5] Claro, "Diga-me com quem andas que te direi quem és": seu comportamento recebe grande influência dos seus amigos. Dê preferência a conviver com pessoas positivas e interessantes para que elas lhe inspirem uma vida melhor.
    • Você tem evitado contato com um velho amigo? Ligue hoje mesmo para ele! Se não puder ligar, reserve um tempo para escrever um longo e-mail ou até mesmo uma carta.
    • Você se sente arrastado por uma amizade que não é saudável? Permitir o mau comportamento de seu amigo não vai lhe fazer bem algum. Reflita bastante e decida se é possível resolver as coisas com uma conversa sincera e profunda, ou então, simplesmente termine o relacionamento.
    • Você tem dificuldade para conhecer novas pessoas? Saia da sua zona de conforto. Frequente lugares novos, inicie conversas com desconhecidos, comece um novo hobby ou até mesmo faça alguma atividade social em grupo.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Annie Lin, MBA

    Coach de Vida e Carreira
    Annie Lin é fundadora da New York Life Coaching, um serviço de coaching de vida e carreira em Nova Iorque. Sua abordagem holística combina elementos da sabedoria oriental e ocidental, tornando-a uma coach muito requisitada. Annie já foi destaque em Elle Magazine, NBC News, New York Magazine e BBC World News. Possui MBA pela Oxford Brooks University. Annie também é fundadora da New York Life Coaching Institute, que oferece um programa breve de certificação em coaching de vida. Saiba mais em: https://newyorklifecoaching.com
    Annie Lin, MBA
    Coach de Vida e Carreira

    Aprenda a processar e expressar suas emoções. Saiba sempre como está se sentindo, e nunca tente ignorar os seus sentimentos através do abuso de substâncias (ou mesmo excesso de trabalho ou diversão).

    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Cultivando o seu bem-estar mental

PDF download Baixe em PDF
  1. Você não precisa de um médico para lhe dizer que o stress não é divertido. Porém, você sabia que até mesmo uma simples desordem no humor causada pelo stress, como uma depressão subclínica, é o suficiente para afetar seu sistema imunológico? Para falar a verdade, a duração do período de stress tem mais efeito sobre a imunidade do que a sua gravidade. [6] Para combater o stress, reconheça-o e pare de tentar enfrentá-lo sozinho. Encontre formas de se conter e liberar sua tensão de forma construtiva. Praticar esportes e exercícios físicos, criar um novo hobby ou passar tempo com amigos são todas ótimas formas de combater o stress. Você pode até mesmo tentar técnicas de imaginação guiada, ioga ou tai-chi. Se você tiver uma desordem grave de humor, procure ajuda e/ou medicações. [7]
  2. Você consegue mudar a causa do stress? Se for possível, faça-o. Em muitos casos, no entanto, o stress está vinculado ao trabalho, dinheiro ou à família. Durante tempos incertos, mudar de trabalho pode ser complicado. Sendo assim, você precisa encontrar formas melhores para lidar com ele.
    • Gerenciar o stress originado do trabalho ou da família pode ser feito se você for mais assertivo sobre suas necessidades e estabelecer limites. Ser assertivo e estabelecer limites incluem: dizer não às tarefas que sobrecarregam seus horários, tirar um tempo somente para você regularmente e evitar ligações relacionadas a trabalho quando você estiver relaxando em casa com sua família ou amigos, e vice-versa. [8]
    • Outras formas de controlar o stress gerado pelo trabalho consistem em trabalhar de forma mais inteligente, ou seja, quebrar grandes tarefas em tarefas menores, delegando-as a outras pessoas, se necessário. Além disso, faça uso dos recursos do seu local de trabalho, como eventos de treinamento e desenvolvimento profissional, para combater as práticas prejudiciais que impactam sua saúde e seu bem-estar. [9]
  3. Obter uma educação superior pode aumentar a sua autoestima e seu interesse pelo mundo. Mas ela não é para todo mundo e nem é a única solução. Ler, viajar, fazer aulas divertidas, ir a palestras e conhecer pessoas de outras culturas proporcionam o mesmo efeito. Tente fazer algum curso on-line – eles oferecem formas bastante estimulantes de aumentar seus conhecimentos e habilidades no seu próprio tempo. Busque e pratique novas atividades, em vez de fugir delas; e, sempre que puder, busque mais. Afinal, só se vive uma vez.
  4. Encontre um Hobby . Seja colecionar selos ou praticar uma luta, os hobbies e as atividades extracurriculares são necessários durante a busca de uma vida melhor. As rotinas maçantes acabam com a espontaneidade e a surpresa – deixe um pouco de flexibilidade na sua programação para que você não caia em uma rotina. Faça seu hobby ou atividade por amor, para ajudar a sua vida a "fluir melhor", e não por razões como acompanhar outras pessoas ou criar padrões sociais ilusórios.
    • Pesquisas comprovam que participar de uma atividade de lazer proporciona um impacto positivo à sua saúde física e mental e ao seu bem-estar. Os benefícios de um hobby incluem: menos cortisol, menor pressão arterial, menor índice de massa corporal e maior percepção das capacidades físicas. [10]
  5. Colocar seus pés para o alto e assistir ao seu programa favorito na televisão no final do dia com certeza é muito agradável. Porém, assistir a uma história passivamente não estimula muito a sua imaginação, além de poder deixar você inquieto e se sentindo um 'zumbi'. Para fazer algo diferente, encontre um bom livro no qual você possa perder-se por um tempo. Se você não se considera um leitor, pense mais além e encontre algo relacionado aos seus hobbies: se você gosta de futebol, leia um livro sobre o Pelé; se você se interessa por motocicletas, leia O Zen e a Arte da Manutenção de Motocicletas .
    • Faça anotações das passagens ou ideias que gostar. Mantenha um caderno próximo quando estiver lendo, pronto para anotar qualquer coleção de ideias ou inspirações que considere importe e que possam ajudar a direcionar seu propósito de vida para o futuro.
    • Leia vários tipos de livros e tente achar o seu gênero literário preferido, ou seja, o tipo de livro que você mais gosta. Não se preocupe se o tipo de livro que você gosta não é muito popular, o importante é você se divertir.
  6. Pratique a meditação . A meditação reduz o stress e aumenta o sentimento de tranquilidade. Meditar por alguns minutos por dia pode lhe proporcionar uma perspectiva positiva da vida e manter seus sentimentos relaxados e equilibrados. É importante manter uma boa postura corporal e meditar em um ambiente sem distrações.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Annie Lin, MBA

    Coach de Vida e Carreira
    Annie Lin é fundadora da New York Life Coaching, um serviço de coaching de vida e carreira em Nova Iorque. Sua abordagem holística combina elementos da sabedoria oriental e ocidental, tornando-a uma coach muito requisitada. Annie já foi destaque em Elle Magazine, NBC News, New York Magazine e BBC World News. Possui MBA pela Oxford Brooks University. Annie também é fundadora da New York Life Coaching Institute, que oferece um programa breve de certificação em coaching de vida. Saiba mais em: https://newyorklifecoaching.com
    Annie Lin, MBA
    Coach de Vida e Carreira

    A nossa especialista concorda: a meditação o ajuda a criar uma distância entre as suas emoções e você mesmo, pois o coloca no papel de observador. As emoções são energias que se movem pelo corpo, assim como nuvens que se movem pelo céu, mas é possível aprender a ser apenas o espaço no qual essas emoções ocorrem.

    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Melhorando o seu bem-estar físico

PDF download Baixe em PDF
  1. . Ninguém fica feliz quando está doente! Até mesmo algo simples – como tomar um multivitamínico que contenha vitamina A, C e E, selênio e betacaroteno – pode fortalecer sua imunidade. [11]
    • Ter um sistema imunológico forte permite que você reaja melhor ao stress ou doenças físicas. Outras estratégias, como exercitar-se regularmente, dormir bem e manter uma dieta saudável também são importantes para aumentar a imunidade.
  2. Exercite-se . O exercício estimula a liberação da endorfina, que transmite mensagens ao cérebro e são traduzidas em sensações positivas. [12] Exercitar-se regularmente não só combate a depressão, ansiedade e sentimento de solidão, como também fortalece o sistema imunológico. Até mesmo uma caminhada pode fortalecer seus anticorpos e células T-Supressoras. [7]
  3. Durma bem . O sono está ligado à saúde, aos níveis de stress e à qualidade de vida das pessoas. Além disso, quando você dorme, seu corpo produz células que combatem infecções, inflamações e estresse. Em outras palavras, ao dormir menos, você estará mais suscetível a doenças e vai prolongar o tempo necessário para sua recuperação. [13]
  4. A ciência tem descoberto que algumas bactérias amigáveis encontradas no solo ajudam o cérebro a produzir serotonina (que gera um efeito semelhante ao antidepressivo). [15] Caso tenha um jardim, vá até ele e cave. Caso contrário, considere a criação de um – se não quiser criar um jardim de flores, faça um com vegetais e ervas que você possa usar para fazer receitas saudáveis. Até mesmo a criação de um jardim com alguns vasos pode ser o suficiente para iluminar um pouco a sua vida.
    • Obviamente, também existem bactérias não tão amigáveis em seu jardim. Use luvas para proteger suas mãos, especialmente se existem gatos nas redondezas que usam seu jardim como banheiro. Também lave as mãos depois de brincar na terra!
  5. Alimente-se de forma saudável . É óbvio que se alimentar bem (alimentos frescos e não processados) proporciona uma infinidade de benefícios à saúde. Além disso, tirar um tempo para preparar comidas frescas lhe dá um impulso emocional: a comida cheira melhor, é mais gostosa e tem uma aparência mais bonita e, quando você se tornar um bom cozinheiro, cozinhar poderá ser uma maneira divertida de fugir da rotina. Além desses benefícios todos, cozinhar em casa também faz bem para o bolso. Se você é novo na cozinha, comece com algumas receitas rápidas e práticas que não façam você desistir. Quanto menos comida processada na sua alimentação, mais saudável você será. [16]
    Publicidade

Dicas

  • Embora este artigo tenha teorias científicas que o suportam, lembre-se de que aproveitar a vida depende de você mesmo. A felicidade não pode ser medida cientificamente, e a ideia de felicidade e realização de cada pessoa é diferente. Resumindo: você pode – ou não – escolher ser feliz; e a única pessoa que tem controle sobre isso é você mesmo.
  • A preocupação é uma forma inútil de gastar energia. Pegue a energia usada nas suas preocupações e faça algo, em vez de ficar aflito. Se você fica tão mal só de pensar nas coisas que lhe assustam, faça uma pausa ou tire um cochilo, e retorne depois para resolver seus problemas. Você vai se sentir muito melhor ao confrontá-los.
  • Use sua imaginação todos os dias. Pense de forma criativa e divirta-se.
  • Ter um diário para anotar seus progressos diários é uma boa ideia. Tente escrever de forma positiva, e narre situações do dia a dia. Desabafe nesse diário, ajuda muito a aliviar o estresse.
Publicidade

Avisos

  • Não existe uma "fórmula mágica" para atingir a felicidade. Leia e siga as dicas dos gurus da autoajuda. Porém, não as tome como uma verdade absoluta – se uma sugestão não funcionar para você, não insista nela. Em vez disso, encontre uma alternativa que funcione para você e siga com ela.


Publicidade

Referências

  1. Phys.org on pets, health, happiness, and healing, http://phys.org/news162660892.html
  2. Journals.Cambridge.org: The contribution of music to quality of life in older people, http://journals.cambridge.org/action/displayAbstract;jsessionid=C00A60705AC2F7CACF21B1F4E1A84B3B.journals?fromPage=online&aid=283212
  3. Journals.Cambridge.org: Music and the well-being of people with dementia, http://journals.cambridge.org/action/displayFulltext?type=1&fid=570884&jid=ASO&volumeId=27&issueId=01&aid=570880
  4. NCBI.NLM.NIH.gov on facial feedback hypothesis, http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/3379579?dopt=Abstract - Under the theory of “facial feedback hypothesis,” it has been shown that a person can alter his or her mood by sustaining a particular expression.
  5. NYTimes on friendship and lifespan, http://www.nytimes.com/2009/04/21/health/21well.html?_r=1
  6. APA on stress and immunity, http://www.apa.org/research/action/immune.aspx
  7. 7,0 7,1 ClevelandClinic.org on diet, stress, exercise, and the immune system, http://my.clevelandclinic.org/disorders/chronic_fatigue_syndrome/hic_diet_exercise_stress_and_the_immune_system.aspx Erro de citação Código <ref> inválido; o nome "Cleveland" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes; $2
  8. http://www.cmhc.utexas.edu/clearinghouse/files/TI043.pdf
  9. http://www.inc.com/jeff-haden/5-scientifically-proven-ways-to-work-smarter-not-harder-tues.html

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 84 458 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade