PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Praticamente todas as festas têm bebida alcoólica, porque ela deixa as pessoas mais à vontade, cria uma atmosfera agradável e pode até mesmo servir de decoração. No entanto, não tem por que a abstinência ser um problema. Você não bebe porque precisa dirigir depois, ainda não tem 18 anos ou simplesmente não gosta de álcool? Saiba que é possível se divertir do mesmo jeito, bastando seguir alguns passos simples, como participar dos jogos e atividades, ajudar as outras pessoas e aproveitar todas as formas de entretenimento disponíveis.

Método 1
Método 1 de 2:

Encontrando uma forma de diversão alternativa

PDF download Baixe em PDF
  1. Geralmente, a percepção do local onde você se encontra depende da forma como se prepara psicologicamente para ele. Se você ficar com receio do que possa acontecer e ansioso por não beber, será difícil aproveitar a festa. Por outro lado, as chances de se divertir mais aumentam quando você já sai de casa com uma postura e um pensamento positivos.
    • Pare e imagine o seguinte: a festa está incrível e você está se sentindo bem, comendo, dançando, circulando entre as pessoas etc. Esse exercício ajuda a deixá-lo mais animado e esperando pelo melhor.
    • Caso você tenha um objetivo profissional ou queira estabelecer contatos no evento, repasse o seu plano enquanto se arruma ou dirige. É uma preparação rápida para você se aquecer para as interações da festa. [1]
    • Por exemplo, convide os amigos para conversar e escutar música em casa antes de vocês saírem. Se não for possível, coloque a sua música preferida para tocar enquanto se arruma.
  2. Muitas pessoas bebem para ficar mais à vontade e se sentir menos estranhas. Você não precisa do álcool para ter o mesmo resultado. Basta fazer coisas que o deixem confortável antes de ir à festa. Não é porque você optou pela abstinência que tem que ficar se sentindo como se fosse um alienígena. Simplesmente vista uma peça que você ame e caia bem no seu corpo, seja um vestido de festa ou uma camisa xadrez.
    • Escolha a roupa com antecedência e veja se ela realmente é confortável. Assim você não fica desesperado até a hora de sair!
    • Em alguns tipos de evento não há tanta liberdade na escolha da vestimenta. Se o convite recomenda um tipo de roupa específico, siga-o. Você não sabe exatamente o que significa a indicação? Fale com o anfitrião alguns dias antes para ter a certeza de que está usando o traje apropriado. [2]
  3. Eles são uma das melhores oportunidades para se divertir em uma festa sem precisar beber. Esse tipo de atividade acaba juntando pessoas que não pertencem ao mesmo círculo de amizades, melhora as interações e deixa todo mundo mais animado. Aproveite para conhecer melhor outras pessoas e fazer novos amigos! Certos jogos são mais comuns, como os de cartas, mas algumas festas oferecem também outros tipos: tabuleiro, videogame, charadas, imitação etc. [3]
    • Você não sabe se o anfitrião fornecerá jogos para os convidados? Leve o seu. Pergunte antes de ir à festa se seria legal levar o seu jogo. É bem provável que ele não só diga “sim”, mas também fique bastante animado.
  4. Ninguém precisa de álcool para dançar, mas há pessoas que são muito tímidas e precisam de alguma forma de encorajamento. Se for o seu caso, envolva-se com a música sem ter que entrar na pista: assuma a função de DJ por um tempo. Pegue as indicações dos amigos e do pessoal em volta, mostre todo o seu conhecimento musical e crie uma playlist divertida e animada!
  5. Caso você tenha um aparelho de karaokê ou conheça alguém que o empreste, pergunte se pode levar. O karaokê é ótimo para alegrar uma festa, criar novos laços de amizade e fortalecer as relações interpessoais. Alguns estudos explicam a popularidade dessa atividade: o ato de cantar junto com outras pessoas produz um efeito poderoso na mente, deixando todo mundo mais solto e animado. [4] Qualquer que seja o motivo, o karaokê é muito divertido, melhora o humor e aproxima as pessoas.
    • Tome cuidado para não fazer barulho demais. Confira sempre o horário e interrompa a atividade antes das dez da noite para que a polícia ou um vizinho irritado não venham bater na porta.
  6. Você não é tímido? Dance! É muito divertido, ajuda a passar o tempo e ainda queima as calorias dos doces e salgadinhos que você comeu durante a festa. [5] Além disso, você será bem visto pelo dono da festa por melhorar o clima e incentivar os demais a também chacoalharem o esqueleto.
    • Não está com vontade de dançar? Sem problemas! Dá para participar apenas vendo os seus amigos, batendo palma, cantando a música ou balançando o corpo no ritmo.
    • O mais importante de tudo é estar sempre sorrindo. É um gesto simples que demonstra que você está se sentindo bem e animado com a festa, mesmo sem beber.
  7. As pessoas pensam que é mais difícil conversar com um estranho quando você está sóbrio, mas não é necessariamente verdade. O álcool realmente facilita as interações e faz as pessoas falarem mais. O excesso pode causar um vexame, mas as pessoas que bebem moderadamente costumam ser divertidas e boas de conversa.
    • Essa situação é muito boa para quem está com dificuldade de se enturmar, porque você pode esperar que as outras pessoas tomem a iniciativa da conversa. Incentive-as a falar dizendo algo como: “Eu não sabia que isso era possível. O que é necessário? Como você começou?”
  8. Em alguns casos, o dono da festa acaba ficando muito sobrecarregado por causa das pessoas bêbadas, do barulho e da reposição das comidas e bebidas. Ao dar uma mãozinha, você fica ocupado e se envolve com as coisas sem ter que beber uma gota. Ofereça a ajuda de um modo direto e sincero porque algumas pessoas têm como primeira reação dizer que não precisa. [6]
    • Você pode ajudar na limpeza, pegar mais bebidas, verificar do nível de ruído e pedir para o pessoal maneirar ou ser o motorista da vez.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Tomando bebidas não alcoólicas e se alimentando

PDF download Baixe em PDF
  1. Geralmente, há vários tipos de bebidas nas festas e você provavelmente poderá escolher entre refrigerantes, sucos, água e chás. [7]
    • Fique com um copo na mão mesmo que não esteja com sede porque é bom ter o que beber quando houver um silêncio constrangedor ou uma pessoa intrometida perguntar sobre a sua abstinência.
    • Se você acha que não haverá opções não alcoólicas, leve uma bebida! Compre uma boa quantidade de suco ou refrigerante para você tomar e compartilhar com as outras pessoas.
  2. Você não precisa de álcool para se divertir com os outros, mas ele realmente deixa as pessoas mais ativas e animadas à noite. Um efeito semelhante pode ser conseguido com a ingestão de cafeína. É claro que você não deve depender dessa substância, mas não faz mal tomar um pouquinho. Limite o consumo a 400 mg por dia, o que equivale a quatro xícaras de café ou duas latinhas de energéticos. [8]
    • Muitos bares e restaurantes oferecem um cafezinho ao final da refeição, mas é pouco provável que tenha uma cafeteira na festa. Deste modo, leve algumas latinhas de energético e não incomode ninguém com pedidos especiais.
  3. Não é porque você não bebe que precisa se privar do que a festa tem a oferecer. Muitas pessoas só tomam algo para manter a boca ocupada e se distrair enquanto não estão falando. Os salgadinhos podem ter a mesma utilidade!
    • Geralmente as festas têm vários docinhos deliciosos, mas tome cuidado para não exagerar no açúcar. Equilibre essas bombas de carboidrato com opções ricas em proteína, como legumes e carnes. [9]
  4. A sua abstinência não o impede de saborear uma bebida elaborada e muito gostosa. A maioria dos coquetéis pode ser feita sem álcool, ficando ainda mais deliciosos! Procure as receitas e experimente. Assuma a função de bartender e faça drinks criativos e diferentes para todo o pessoal.
    • As versões não alcoólicas de Bloody Mary, daiquiri e mimosa (feita com água com gás ou refrigerante, em vez de champanhe) são ótimas para festas à tarde e churrascos. Já marguerita, mojito, cidra e ponche são mais indicados para um evento à noite. [10]
    Publicidade

Dicas

  • Se alguém ficar enchendo o saco para você beber, diga “não” educadamente. A maioria das pessoas para de agir assim quando você dá uma resposta firme e serena.
  • As pessoas o pressionam muito a beber? Dê o fora da festa. Não tem como se divertir em uma situação assim.
  • Você não quer explicar a sua abstinência e sabe que alguém vai falar sobre o assunto? Prepare uma desculpa para cortar as perguntas. Por exemplo, diga: “Eu estou de carro” ou “Estou tomando um antibiótico, então não posso misturar com o álcool.” É claro que você não precisa de um motivo para não beber, mas é melhor já ter uma frase na ponta da língua para afastar os questionamentos.
  • Vá embora depois de um horário definido previamente para não ficar entediado. Por exemplo, planeje deixar a festa depois de três horas.
  • Se puder, leve um amigo para ter com quem conversar não importa o que aconteça.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 43 782 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade