Baixe em PDF
Baixe em PDF
Você está cercado de gente que toma as grandes decisões da vida baseadas no que o horóscopo lhes diz para fazer? A astrologia pode ser divertida para discutir, mas as pessoas adoram levá-la até longe demais, escolhendo carreiras, cônjuges e novas cidades depois de ler um parágrafo no jornal ou no Twitter. Argumentar que a astrologia é uma mentira pode ser uma maneira de lembrar às pessoas que não se deve levar essa corrente de pensamento tão a sério.
Passos
-
Finja que você é de outro signo perto de alguém que sabe muito sobre astrologia. Veja se eles adivinham o signo incorreto que você está fingindo ser.
-
Leia o horóscopo diário ou semanal. Compare outros signos ao seu. Observe quantos deles vão ter uma instrução geral que muito provavelmente será aplicável à sua situação individual. Quase todos os horóscopos diários do jornal não são confeccionados cuidadosamente ou são, na verdade, gerados aleatoriamente. [1] X Fonte de pesquisa
-
Observe as generalizações entre aqueles que praticam ou acreditam em astrologia. As pessoas interpretam o mesmo texto das maneiras que melhor lhes convêm.
- Os signos tendem a refletir generalizações sobre comportamentos humanos regulares. Estude as generalizações comuns dos signos e tente adivinhar os das pessoas que você conhece. Em seguida, compare os signos reais delas aos que você achou que tinham. Você acertou? [2] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Aprenda um pouco mais sobre a astrologia do signo solar. A forma mais popular da astrologia ocidental tradicional é a do signo solar, o tipo encontrado no horóscopo de muitos jornais diários. Se fosse realmente precisa, seu valor preditivo seria extremamente alto, mas historicamente esse não tem sido o caso, já que se fosse assim as sociedades que a seguem iriam usá-la de maneiras poderosas consistentemente.
-
Examine o seguinte: um horóscopo é uma previsão astrológica. O termo também é usado para descrever um mapa do zodíaco no momento do nascimento. O zodíaco é dividido em doze zonas do céu, cada uma com o nome da constelação que originalmente caiu dentro de sua zona (Touro, Leão etc.). Os caminhos aparentemente trilhados pelo sol, pela lua e pelos planetas principais caem dentro do zodíaco. Por causa da precessão dos equinócios, os pontos de equinócio e de solstício se moveram para o oeste cerca de 30 graus nos últimos 2.000 anos. Assim, as constelações zodiacais nomeadas em tempos antigos já não correspondem aos segmentos do Zodíaco representados por seus signos. Em suma, se você tivesse nascido no mesmo horário e no mesmo dia há 2.000 anos atrás, teria nascido sob um signo diferente. [3] X Fonte de pesquisa
- Na verdade, deveria haver 13 signos, não 12. É a precessão que alterou as próprias constelações das quais muitas pessoas "derivam" seus mapas.
- A precessão do equinócio é causada pelo fato de que o eixo de rotação da Terra (que faz com que haja dia e noite) e o eixo de revolução dela em torno do Sol (que marca a passagem de cada ano) não sejam paralelos. Eles estão a 23,5° de distância do alinhamento; ou seja, o eixo de rotação da Terra é inclinado. Esta inclinação também provoca nossas estações, um fato que Ptolomeu entendia, mas que muitas pessoas não entendem até hoje. Ptolomeu compreendeu que o eixo de rotação da Terra foi lentamente se movendo em um círculo, com um raio angular de 23,5° num período de cerca de 26.000 anos. Ele deduziu isso fazendo comparações de dados obtidos pelos antigos sumérios 2.000 anos antes de seu tempo. Ele não entendia o que estava levando à precessão, mas entendeu o movimento. Agora percebemos que as forças gravitacionais do Sol exercem pressão sobre o Equador da Terra, gerando um torque que vai mudando a direção do eixo de rotação. Há também uma pequena variação de 18,6 anos causada pela órbita da Lua em torno da Terra. A lua também afeta um pouco a precessão; no entanto, a força gravitacional do Sol é a principal causa da precessão do equinócio, e é por isso que seu signo listado no jornal na maioria dos casos é um a menos do que o da posição moderna e real do Sol no seu nascimento.
Publicidade
-
Observe os paradoxos. Os signos modernos como listados aqui são ainda mais complicados quando seus limites são aqueles das constelações atuais. Uma maneira mais exata de separá-los envolve dividir a eclíptica em fatias de 30 graus como Ptolomeu fez, mas mantendo-as centradas sobre os padrões das estrelas. Isso faria o intervalo de tempo para os signos aumentar em quase 30 dias para cada e eliminaria o [13º] signo de Ofiúco. Seu signo moderno ainda seria diferente daquele das designações tradicionais.
-
Faça um pouco de pesquisa sobre o efeito Forer. Ele foi nomeado em homenagem ao psicólogo Bertram R. Forer, que demonstrou a propensão das pessoas a acreditar que "perfis de personalidade" vagamente formulados (que não poderiam se aplicar a ninguém) eram sob medida e precisos. [4] X Fonte de pesquisa
-
Pense sobre as semelhanças entre a astrologia e o racismo. Ambos operam sobre o princípio de que o comportamento de uma pessoa é baseado em como eles nasceram, em vez de quem elas são. Embora a maioria das leituras astrológicas seja composta de truques baratos ressaltando as qualidades positivas mais gerais de uma pessoa, há procedência na ideia de que, se você acredita que uma pessoa é introspectiva porque nasceu em dezembro, também pode comprar a ideia tola de que uma pessoa é preguiçosa por causa da cor da sua pele.
-
Perceba que, na virada do século passado, a frenologia (estudo das características físicas do crânio) era bem aceita, na qual os caroços e os padrões de um crânio podiam ser interpretados de forma análoga à sua personalidade. De forma semelhante, a astrologia tenta se afirmar como ciência pelos seus métodos vagos inerentes. [5] X Fonte de pesquisaPublicidade
Dicas
- Embora recomenda-se ter uma mente aberta, não acredite em tudo o que lhe é dito. Pesquise as alegações por si mesmo.
- Tente pensar nas evidências logicamente antes de chegar a uma conclusão.
- Há mais de 6 bilhões de pessoas neste planeta. A população está aumentando em 3 pessoas por segundo, então o que você acha da ideia de que todos os nascidos em um mês, semana ou minuto têm o mesmo destino? A resposta é não. Muitas pessoas fizeram disso um negócio. Saiba que somente a data e a hora de nascimento não são suficientes para predizer o destino de alguém, porque a localização (longitude e latitude) também é necessária para se fazer um perfil astrológico.
- Pesquise o Relógio da População Mundial para ver como ele apoia a alegação acima.
- Web sites como o boatos.org e programas de televisão como "Mythbusters — caçadores de mitos" também são bons recursos para o pensamento crítico geral.
- Estude os fundamentos da astrologia.
Publicidade
Avisos
- A humanidade se esforça para dar significado a sua experiência existencial. A astrologia é uma tentativa de alguns para alcançar um mecanismo preditivo ao comportamento humano passado e futuro.
- Embora sugira-se não acreditar na astrologia, também é recomendável que você não se torne fechado para outros assuntos na vida. Tal como com todas as coisas, pese a evidência e tire suas próprias conclusões.
- Assim como a religião, algumas pessoas levam a astrologia muito a sério. Trate os outros com respeito para evitar ofender as crenças deles.
Publicidade
Referências
- ↑ https://inews.co.uk/news/science/barnum-effect-forer-horoscopes-accurate/
- ↑ https://www.telegraph.co.uk/news/uknews/1439101/Astrologers-fail-to-predict-proof-they-are-wrong.html
- ↑ https://spaceplace.nasa.gov/starfinder2/en/
- ↑ http://apsychoserver.psych.arizona.edu/JJBAReprints/PSYC621/Forer_The%20fallacy%20of%20personal%20validation_1949.pdf
- ↑ http://www.victorianweb.org/science/phrenology/intro.html
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 56 502 vezes.
Publicidade