Baixe em PDF
Baixe em PDF
Os ratos são roedores desagradáveis e persistentes, além de ser difícil livrar-se deles. O artigo a seguir mostra vários métodos de como capturar os ratos e mantê-los longe da sua casa.
Passos
-
Saiba onde os ratos estão na sua casa. Antes de instalar armadilhas, um dos segredos é identificar as "zonas de roedores," ou seja, as áreas entre o ninho e a fonte de alimento. Caso tenha achado dejetos ou sinais de mordidas em uma área em especial na sua casa, comece bem ali e prossiga para os seguintes destinos preferidos dos ratos:
- Cantos isolados
- Embaixo de armários
- Entre móveis
- Nos espaços vazios de tetos e paredes, principalmente perto de fontes de calor
- Em cima do porão
- Áreas abaixo do piso ou teto, reservados para a fiação e o encanamento
- Escritório ou gavetas bagunçados
- Garagens
-
Verifique a possibilidade de haver ratos em locais do lado de fora da casa ou no sótão. O ninho pode não estar dentro da sua casa; ele pode estar fora, mas bem próximo. Confira se há também:
- Árvores frutíferas mortas
- Vãos em paredes
- Embaixo de arbustos
- Dentro de vãos de paredes feitas de tijolos
- Encanamento
- Logo embaixo de passagens ou varandas feitas de laje
-
Depois de identificar as áreas-alvo, você está pronto para instalar as ratoeiras. Elas devem ser colocadas acompanhando as paredes ou rodapés. Os ratos não costumam se aventurar pelo meio dos ambientes. Eles preferem se locomover próximos às paredes. Colocar as ratoeiras nesses lugares aumenta as chances de pegar mais ratos.
- Mantenha as armadilhas longe de onde as pessoas costumam passar para evitar acidentes.
Publicidade
-
Escolha uma armadilha que esteja dentro do seu orçamento. Há tipos de ratoeiras que não matam o rato, apenas o prendem. Pode ser um que venha com uma tira adesiva ou uma gaiola. Elas atraem o rato com a comida que você deixar lá e prendem o bicho no lugar até que você decida o que fazer com ele.
-
Instale a armadilha na área escolhida.
-
Deixe a comida na armadilha. Geralmente se coloca pedaços de maçã, manteiga ou queijo.
-
Confira se está tudo certo com a ratoeira de vez em quando. Caso queira pegar os ratos vivos, é melhor verificar periodicamente se um não está preso na armadilha.
- Ratos presos juntos tendem a se devorar.
-
Solte os ratos presos na armadilha em um local isolado.
- Não os solte no quintal ou perto de casas que eles possam infestar.
- Procure um parque ou área verde para soltar os ratos.
Publicidade
-
Você pode escolher entre armadilhas descartáveis ou reutilizáveis. Se você não tem problema em lidar com uma armadilha que tenha um rato morto ela, escolha uma de boa qualidade. Elas são confiáveis, mas exigem que você fique frente-a-frente com o defunto.
- Ratoeiras descartáveis geralmente vem em pacotes com 3 ou 5 unidades e são uma opção econômica caso esteja lidando com uma infestação séria de ratos.
-
Instale a ratoeira na área escolhida. Lembre-se: quanto mais ratoeiras você usar nas áreas infestadas, mais ratos serão mortos.
-
Primeiro, coloque a isca na placa da mola com uma pequena porção de manteiga ou queijo. Colocar a isca é importante para não ser preciso manusear a ratoeira depois de deixá-la pronta para agir.
-
Deixe o espeto longe da mola.
-
Puxe a parte que vai estalar em direção ao espeto. Segure firmemente para que a armadilha não pegue o seu dedo.
-
Segure para baixo o pedaço se metal que prende o rato e passe o espeto por cima com a outra mão. Continue segurando a parte que estala até que ela esteja na posição certa.
-
Coloque o espeto dentro do buraco de metal na placa que fica do outro lado. Isso vai segurar a parte que estala no lugar, mas é bem sensível. Manuseie com cuidado.
-
Segure a placa com cuidado para cima e solte a parte que estala.Publicidade
-
Experimente fazer uma por conta própria. Aqui vai o material necessário:
- Um balde com capacidade de 20 litros
- Uma vara curta e cilíndrica de madeira ou metal com um cordão passando pelo meio (ela terá que ficar suspensa na altura da boca do balde para que o rato tente passar por cima e escorregue e caia dentro do balde)
- Uma lata de alumínio ou latão
- Isca de sua preferência
- Uma tábua pequena de madeira comprida o suficiente para fazer uma rampa do chão até o balde
-
Faça furos em cada lado da boca do balde. Tome cuidado com as pontas que ficarem do processo de perfuração.
-
Faça furos nos dois lados planos da lata. Tome cuidado com as pontas que ficarem do processo de perfuração.
-
Passe o cordão da vara pelos buracos feitos no balde. Confira se a vara está firme no lugar. O rato vai tentar passar por cima dela para chegar até a isca.
-
Passe algo doce e melado na vara toda e coloque a rampa para o rato poder subir. Ele vai cair e ficar preso dentro do balde. Você pode encher o balde de água se quiser matar o bicho afogado ou deixar o balde vazio se quiser soltar o bicho depois.Publicidade
Dicas
- Experimente iscas diferentes como bacon, salame ou chocolate.
Publicidade
Avisos
- Mantenha a ratoeira fora do alcance de bebês, crianças e animais domésticos.
Publicidade
Publicidade