Baixe em PDF
Baixe em PDF
Quando bem armazenado, o óleo de cozinha pode durar bastante tempo. Porém, se malcuidado, o produto pode estragar antes mesmo de passar a data de validade. Este artigo mostra dicas de armazenamento, como os tipos certos de recipientes, locais e períodos específicos, além de explicar como detectar se o óleo está estragado.
Passos
-
Deixe a garrafa do óleo tampada quando não o estiver usando. A exposição a oxigênio é um dos principais fatores que estragam o produto.
-
Armazene o óleo em uma garrafa de vidro escuro e com uma tampa firme. Se ele vier em um recipiente de vidro transparente, por exemplo, use um funil para transferir o conteúdo e não derramar. A luz do sol degrada a qualidade do óleo e usar garrafas de tons mais escuros, como azul e verde, evita que isso aconteça.
- Garrafas de cor marrom não são recomendadas porque permitem uma alta incidência de luz.
- Se tiver mais de um tipo de óleo na cozinha, não se esqueça de marcar suas especificações nas garrafas.
- Se quiser, reutilize garrafas escuras de vinho e vinagre. [1] X Fonte de pesquisa
- Vá a lojas de equipamentos de cozinha para comprar garrafas escuras. [1] X Fonte de pesquisa
-
Evite usar garrafas plásticas. Esse material filtra produtos químicos gradualmente, o que afeta o sabor do óleo. Se ele vier em um recipiente do tipo, transfira-o a vidro ou uma jarra com uma tampa firme.
-
Evite armazenar óleo de cozinha em recipientes de ferro ou cobre. Esses metais geram uma reação química quando entram em contato com o óleo, tornando-o impróprio para consumo. [2] X Fonte de pesquisa
-
Considere transferir parte do óleo a um recipiente escuro menor para vertê-lo com mais facilidade (leia as sugestões acima). Alguns óleos de cozinha são vendidos em garrafas ou latas grandes, e tais são pesadas e de difícil manuseio.Publicidade
-
Familiarize-se com os tipos de óleos que podem ser armazenados em temperatura ambiente. Eis alguns exemplos: [3] X Fonte de pesquisa
- Ghi (manteiga clarificada) pode durar vários meses.
- Azeite de dendê pode durar vários meses.
- Óleo de amendoim (refinado) dura dois anos.
- Óleo vegetal pode durar um ano ou mais, desde que seja bem armazenado.
- Azeite de oliva pode ficar no armário (entre 14 e 21 °C) por até 15 meses.
-
Armazene o óleo em um armário fresco e escuro ou na despensa. Não o deixe próximo ao fogão, pois a variação constante de temperatura no local vai deteriorar a sua qualidade.
-
Saiba que tipos de óleo são adequados para a geladeira. Por mais que sua consistência fique turva e espessa, alguns produtos estragam se não forem guardados em um local gelado. Tire-o dali uma ou duas horas antes de usá-lo para que ele volte ao estado normal. Eis alguns exemplos: [3] X Fonte de pesquisa [4] X Fonte de pesquisa
- Óleo de abacate dura de nove a 12 meses.
- Óleo de milho dura até seis meses.
- Óleo de mostarda dura de cinco a seis meses.
- Óleo de açafrão dura seis meses.
- Óleo de gergelim dura seis meses.
- Azeite de trufas dura seis meses.
-
Saiba que tipos de óleo podem ficar tanto em temperatura ambiente quanto na geladeira. Cada produto tem sua especificidade; porém, de modo geral, recorrer à refrigeração pode prologar a vida útil do óleo. Como dito antes, isso pode deixá-lo espesso e turvo (nesse caso, tire-o do equipamento uma ou duas horas antes do uso para que ele volte à consistência normal). O óleo de coco é uma exceção a essa regra, pois é sólido em temperatura ambiente. Eis alguns exemplos que podem ser armazenados de ambas as maneiras: [3] X Fonte de pesquisa [4] X Fonte de pesquisa
- Óleo de canola pode ficar no armário por quatro a seis meses ou na geladeira por nove meses.
- Óleo de pimenta pode ficar no armário por seis meses, mas dura mais tempo na geladeira.
- Óleo de coco pode ficar no armário por meses a fio. Além disso, pode durar mais tempo na geladeira, apesar de não poder ser usado de imediato nessas condições.
- Óleo de uva pode ficar no armário por três meses (em até 21 °C) ou na geladeira por seis meses.
- Óleo de avelã pode ficar no armário por três meses e na geladeira por seis meses.
- Dependendo do tipo, banha também pode ser armazenada no armário ou na geladeira. Leia o rótulo para saber qual técnica deve usar.
- Óleo de macadâmia pode ficar no armário por até dois anos, mas dura ainda mais na geladeira.
- Óleo de palmiste pode ficar no armário por até um ano, mas dura ainda mais na geladeira.
- Óleo de noz pode ficar no armário por três meses e na geladeira por até seis meses.
-
Evite armazenar óleo de cozinha em locais que possam danificá-lo. Infelizmente, alguns dos lugares de armazenamento mais populares, como peitoris de janelas e balcões de cozinha, são os piores — pois sujeitam o produto à luz do sol e a variações constantes de temperatura, que podem deteriorá-lo e até estragá-lo. Evite os exemplos abaixo, mesmo que o óleo em questão possa ficar em temperatura ambiente: [2] X Fonte de pesquisa [5] X Fonte de pesquisa
- Peitoris de janelas
- Superfícies próximas ao fogão
- Armários abaixo ou acima do fogão
- A proximidade do fogão ou forno de modo geral
- Balcões
- Locais próximos à geladeira (o lado externo do equipamento pode ficar muito quente se estiver perto de um armário)
- Locais próximos a equipamentos de cozinha, como assadeiras de pão, torradeiras ou afins
Publicidade
-
Lembre-se que óleos de cozinha ficam frescos por pouco tempo. O produto tem dois tipos: refinado e não refinado. Aqueles são processados e costumam ter um valor nutritivo ou sabor leve, enquanto estes tendem a ser mais puros e carregam mais nutrientes. O rótulo da garrafa ou jarra traz essas informações. Eis alguns exemplos de óleos com suas respectivas durações: [3] X Fonte de pesquisa
- Óleos refinados costumam durar entre seis e 12 meses quando armazenados em armários frescos e escuros (ou na geladeira, se necessário).
- Óleos não refinados costumam durar entre três e seis meses quando armazenados em armários frescos e escuros; porém, a geladeira é o local ideal para guardá-los.
-
Sinta o cheiro do óleo uma vez por mês. Se o odor for desagradável ou semelhante a vinho, o produto está estragado e deve ser descartado. [4] X Fonte de pesquisa
-
Preste atenção ao sabor do óleo. Se for algo metálico, semelhante a vinho ou ruim de modo geral, é provável que o produto esteja estragado ou tenha oxidado. [3] X Fonte de pesquisa
-
Pense em como o óleo estava armazenado antes para entender por que ele estragou. Assim, vai poder evitar cometer o mesmo erro com as próximas garrafas. Eis algumas dicas de pontos a examinar:
- Verifique a data de validade. Se o óleo estiver estragado porque você não o usou a tempo, compre uma garrafa menor da próxima vez.
- O óleo estava armazenado em uma garrafa de plástico? Alguns tipos desse material filtram o produto e o estragam.
- O óleo estava armazenado em uma garrafa de metal? Cobre, ferro e afins são reativos e geram uma reação química quando entram em contato com óleos — dando ao produto um sabor metálico. Nunca use recipientes do tipo.
- Pense no local de armazenamento. Alguns óleos devem ser levados à geladeira, enquanto outros devem ficar em armários frescos e escuros. De qualquer maneira, tente evitar a exposição à luz do sol ou a variações constantes de temperatura.
- Pense em como o óleo estava armazenado. O recipiente ficava destampado mesmo fora de uso? Isso pode provocar a oxidação.
-
Não jogue óleo fora pelo ralo da pia, principalmente se o produto ficar em estado sólido em temperatura ambiente. Por mais rápido e conveniente que isso pareça, só servirá para entupir a tubulação. A melhor maneira de descartar óleo usado é levá-lo a um recipiente hermético, como uma jarra ou um saco plástico com zíper, e jogar o objeto na lata de lixo. [5] X Fonte de pesquisaPublicidade
Dicas
- Feche a garrafa com a tampa depois de usar o óleo para que ele não estrague.
- Se tiver muito óleo, armazene-o na geladeira para evitar que o produto estrague rapidamente. Não se preocupe: ele vai voltar ao estado líquido quando for usado. A única exceção a essa regra é o óleo de coco, que é sólido em temperatura ambiente.
- Ao comprar óleo de cozinha, pegue uma das garrafas que fiquem no fundo da prateleira — pois essas serão as que tiveram menos contato com a luz. Mercados com alta rotatividade de estoque não têm esse problema, já que seus produtos são comprados rapidamente. Caso faça compras em um supermercado, a incidência de luz sobre os produtos é inevitável. Se isso incomodar, visite uma loja de produtos saudáveis (e entenda que a rotatividade pode não ser tão grande).
- Evite comprar óleos armazenados próximos a fontes de altas temperaturas. Caso veja isso acontecendo, fale sobre o assunto com o dono do local para que ele tome providências.
- Ao comprar óleo de cozinha, verifique a data de validade para saber quanto tempo tem para usá-lo antes que ele estrague.
Publicidade
Avisos
- Não deixe a garrafa destampada por muito tempo, pois o oxigênio pode estragar o óleo.
- Não armazene óleo em locais muito iluminados pela luz do sol ou que passem por mudanças constantes na temperatura. Como dito acima, eis alguns exemplos: peitoris de janelas, balcões e áreas e armários próximos ao fogão.
- Tenha cuidado ao adicionar ervas e alho a garrafas de óleo. Se possível, mergulhe esses itens em vinagre por 24 horas antes da adição para minimizar a transferência de patógenos que causam problemas como botulismo. Ademais, leve tudo à geladeira e consuma-os logo. No caso do óleo de alho caseiro, use-o em até uma semana.
Publicidade
Materiais Necessários
- Armário fresco e escuro ou geladeira
- Garrafa de vidro escura
- Óleo de cozinha
Referências
- ↑ 1,0 1,1 1,2 Serious Eats, Equipment: Why it's Worth Buying an Olive Oil Pourer
- ↑ 2,0 2,1 2,2 The Kitchn, The Best Way to Store Olive Oil
- ↑ 3,0 3,1 3,2 3,3 3,4 Recipe Tips, Oils and Fats Handling/Safety/Storage
- ↑ 4,0 4,1 4,2 Still Tasty, How to Keep Oils Fresh
- ↑ 5,0 5,1 Reader's Digest, How to Keep Oil Fresh
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 42 587 vezes.
Publicidade