Baixe em PDF
Baixe em PDF
Quando se trata de armazenar pão, a refrigeração é a pior opção. Na verdade, o pão envelhece mais rápido na geladeira do que à temperatura ambiente. A melhor maneira de conservá-lo é mantê-lo por até dois dias em temperatura ambiente e, em seguida, embalá-lo e congelá-lo para armazenamento em longo prazo. Dessa forma, quando for descongelado e aquecido, ele vai parecer fresquinho novamente.
Passos
-
Embrulhe o pão em plástico filme ou papel-alumínio. Esses tipos de embalagens reterão a umidade natural do pão, evitando que ele seque e endureça. Se o pão estiver em um pacote de papel, descarte o pacote e embrulhe-o em plástico filme ou papel-alumínio.
- Se o pão estiver cortado e processado, é possível mantê-lo na embalagem de plástico original. Os fabricantes desse tipo de pão recomendam deixá-lo nessa embalagem para reter a umidade.
- Algumas pessoas deixam o pão caseiro inteiro embrulhado em papel, ou até mesmo desembrulhado sobre a mesa com o lado do corte virado para baixo. Isso mantém a crocância da casca exterior, mas exposto ao ar, o pão envelhecerá em algumas horas. [1] X Fonte de pesquisa
-
Mantenha o pão à temperatura ambiente por até dois dias. Ele deverá ser mantido a uma temperatura em torno de 20 °C, longe da luz direta do sol e em local fresco e seco, como em uma despensa ou caixa de pão.
- Se a sua casa tiver muita umidade, o pão poderá mofar rapidamente à temperatura ambiente. Se for esse o caso, talvez seja interessante refrigerá-lo diretamente depois de se alimentar, enquanto ele ainda estiver fresco.
-
Congele o excesso de pão. Se houver mais pão do que o necessário, antes que ele estrague em poucos dias, a melhor maneira de conservá-lo é congelando-o. Dessa forma, a temperatura cai o suficiente para evitar que o amido no pão recristalize e estrague.
- Procure armazenar o pão em sacos plásticos para freezer ou papel-alumínio grosso, pois o papel-alumínio comum não é adequado para congelar.
- Etiquete e anote a data para evitar que o pão se torne um pacote misterioso.
- Considere fatiar o pão antes de congelá-lo. Dessa forma, você não terá de fatiá-lo enquanto ele ainda estiver congelado; além disso, normalmente é difícil fatiá-lo depois de descongelá-lo.
-
Não coloque o pão na geladeira. Estudos científicos demonstram que isso tira a umidade e envelhece o pão três vezes mais rápido do que seria em temperatura ambiente. Isso acontece devido a um processo conhecido como "retrogradação", onde as moléculas de amido simplesmente cristalizam e o pão endurece.
-
Descongele o pão. Se ele estiver congelado, deixe-o descongelar em temperatura ambiente, retirando a embalagem e reservando-o. Se desejar, é possível torrá-lo no forno ou na torradeira por alguns minutos (não mais do que cinco) para restaurar a crocância. Saiba que para devolver a crocância é bom reaquecê-lo apenas uma vez, depois disso, você estará simplesmente reaquecendo pão velho.Publicidade
Dicas
- Algumas pessoas acreditam que é importante manter a tampa da casca do pão para ajudar a reter a umidade.
- Se você tiver comprado pão recém-assado, ou assou o seu próprio, e optou por colocá-lo em um saco plástico, aguarde até ele esfriar. Se o pão retiver qualquer calor, ele ficará encharcado. Não tem problema em deixá-lo esfriando sobre a mesa por algumas horas antes de embalá-lo.
- Pães com óleo ou gordura na composição podem ser conservados por mais tempo; por exemplo, aqueles feitos com óleo de oliva, ovos, manteiga, etc.. [2] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Avisos
- Resista à tentação de aquecer pão de sanduíche congelado no micro-ondas. Ele ficará muito molhado e a textura será intragável (às vezes, dura ou emborrachada). No entanto, se o pão caseiro esfriar completamente sobre a mesa antes de ser cortado e conservado no congelador, aquecer uma fatia no micro-ondas poderá restaurar rapidamente a textura e o sabor original, sem deixá-la encharcada, dura ou emborrachada. Teste até descobrir o tempo de reaquecimento; talvez isso leve apenas alguns segundos, dependendo da espessura do pão e da potência do forno de micro-ondas.
Publicidade
Referências
Publicidade