PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

As pilhas e baterias têm vários formatos, tamanhos e aplicações, e ter tipos diferentes guardados em casa pode ser muito útil. O armazenamento correto amplia a vida útil das pilhas e baterias e evita que elas se tornem um perigo para a segurança, além de permitir que você as encontre facilmente quando precisar.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Guardando pilhas e baterias

PDF download Baixe em PDF
  1. Guardar as pilhas e baterias fechadas na embalagem garante que elas continuarão protegidas de fatores ambientais como a umidade e também vai evitar que você confunda unidades novas e cheias de carga com as mais velhas, além de impedir que os terminais entrem em contato com outros metais.
  2. Produtos de tipos ou fabricantes diferentes podem reagir entre si e causar vazamentos ou outros danos. Ao guardar pilhas e baterias descartáveis, ou seja, não recarregáveis, evite armazenar as novas com as velhas. [1] O ideal é usar recipientes diferentes. Se você pretende usar um só recipiente, coloque cada tipo de bateria em um saco plástico diferente.
  3. Muitos produtos recarregáveis soifrem danos permanentes se armazenados sem carga. O nível ideal de carga depende da tecnologia:
    Chumbo-ácido
    Guarde com carga completa para evitar a sulfatação, que diminui a capacidade.
    Íons de lítio (Li-ion)
    Para melhores resultados, guarde com carga máxima entre 30 e 50%. [2]
    Se você sabe que não vai poder recarregar esse tipo de pilha ou bateria por alguns meses, guarde-as com carga completa. [3]
    À base de níquel (NiMH, NiZn, NiCd)
    Podem ser armazenadas em qualquer nível de carga. [4]
  4. Na maioria dos casos, qualquer cômodo fresco e local fora da luz solar direta serve. Mesmo em temperaturas relativamente quentes, como 25 °C, as pilhas e baterias comuns perdem apenas alguns percentuais da capacidade de carga a cada ano. Armazenar esses objetos na geladeira ou em qualquer lugar cuja temperatura fique entre 1 e 15°C causa pequenas melhorias nesse quesito, mas não é necessário fazer isso a menos que você não tenha uma alternativa viável ou que seja essencial ter o máximo de desempenho. Para a maioria dos consumidores, a geladeira não vale o risco de danos causados pela água e a inconveniência de ter que esperar até que a pilha ou bateria esquente antes de poder usar. [5]
    • Não coloque pilhas e baterias no congelador, a menos que o fabricante recomende.
      As pilhas e baterias tradicionais à base de níquel perdem a carga rapidamente, mesmo em baixas temperaturas. Esses produtos carregam mais rapidamente na temperatura ambiente, mas não abaixo dos 10 °C com o uso de carregadores comuns.
      As pilhas e baterias LSD (da sigla em inglês para "baixa autodescarga") de NiMH foram projetadas para manter a carga na temperatura ambiente.
  5. Mantenha as pilhas e baterias em um recipiente a prova de vapor se elas estiverem em um ambiente de alta umidade ou se houver risco de condensação, o que inclui a geladeira. As unidades alcalinas podem ser guardadas com segurança em condições moderadamente úmidas, em que a umidade relativa do ar fica entre 35 e 65%. [6] Prefira ambientes mais secos para a maioria dos outros tipos.
  6. As pilhas e baterias podem começar a conduzir eletricidade se entrarem em contato com metais. Essa condução vai gastar a carga delas rapidamente e causar calor. Tome medidas para evitar esse problema e diminuir o risco de incêndio: [7] [8]
    • Não guarde as baterias em recipientes de metal. Use um recipiente plástico com tampa ou uma caixa de armazenamento especializada.
    • Não guarde moedas e outros objetos metálicos no mesmo recipiente.
    • Alinhe as pilhas e baterias de modo que os terminais positivos não entrem em contato com os terminais negativos de outras unidades. Cubra os terminais com fita isolante ou capas de plástico se não puder garantir que eles não vão entrar em contato.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Manutenção de pilhas e baterias recarregáveis

PDF download Baixe em PDF
  1. Armazenar uma pilha ou bateria de chumbo-ácido com muito pouca carga pode causar a formação permanente de cristais, conhecida como sulfatação, que diminui a capacidade. [9] As pilhas e baterias de íons de lítio com carga baixa podem desenvolver estruturas de cobre que reduzem a vida útil delas e tornam o uso perigoso. As instruções exatas para a recarga dependem do design da pilha ou bateria. Siga as orientações abaixo se você não tiver acesso às instruções do fabricante:
    Chumbo-ácido
    Recarregue até a carga completa sempre que a voltagem estiver abaixo de 2,07 Volts/célula (12,42 V para uma pilha ou bateria de 12 V).
    O normal é uma recarga a cada seis meses.
    Íons de lítio (Li-ion)
    Recarregue até 30 a 50% da capacidade sempre que a voltagem ficar abaixo de 2,5 V/célula. Não recarregue se a voltagem cair para 1,5 V/célula. [10]
    O normal é uma recarga a cada poucos meses.
  2. Se as unidades recarregáveis ficarem com baixos níveis de carga por mais do que alguns dias, elas provavelmente vão precisar de um tratamento especial antes que você possa usá-las outra vez:
    Chumbo-ácido
    A bateria normalmente vai recarregar, mas com a capacidade reduzida permanentemente. Se você não conseguir recarregar uma pilha ou bateria desse tipo, aplique uma quantidade bem baixa de corrente em alta voltagem (~5 V) por duas horas.
    Não é recomendado usar dispositivos antisulfatação sem a presença de um operador experiente.
    Íons de lítio (Li-ion)
    A bateria pode entrar em modo de descanso e não recarregar. Use um carregador com recurso "boost" e aplique a voltagem com a polaridade correta.
    Nunca faça isso com uma pilha ou bateria cuja voltagem ficar a menos de 1,5 V/célula por uma semana ou mais. Ela foi danificada permanentemente, e será perigoso usá-la.
    À base de níquel (NiMH, NiZn, NiCd)
    Não apresenta grandes problemas. Alguns tipos podem precisar ser carregados e totalmente descarregados algumas vezes para voltarem à capacidade total. [11]
    Para uso em larga escala, compre um analisador de bateria capaz de recondicionar o item.
    Publicidade

Dicas

  • Tire as pilhas e baterias dos eletrônicos pouco usados entre os usos. Quando elas são deixadas nos dispositivos, descarregam bem mais rápido do que se estivessem guardadas.
Publicidade

Avisos

  • Não é recomendado armazenar pilhas e baterias de chumbo-ácido de células úmidas a longo prazo. Elas precisam de manutenção constante para completar os níveis de água e evitar a corrosão.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Pilhas e baterias;
  • Saco plástico (opcional);
  • Caixa própria para armazenamento (opcional).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 46 145 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade