PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Na maioria dos casos, o melhor lugar para armazenar tangerinas (ou bergamotas, ou ainda mexericas) é na gaveta mais baixa da sua geladeira. Dito isso, há momentos em que você pode querer conservar a fruta em temperatura ambiente ou no seu congelador. Há algumas maneiras de resolver essa questão

Método 1
Método 1 de 3:

Deixando em temperatura ambiente

PDF download Baixe em PDF
  1. Uma cesta ou recipiente de malha de arame funciona melhor, mas qualquer coisa com uma parte superior aberta servirá. Caixas de madeira com fendas abertas (como as "caixas de maçã") também funcionam muito bem. [1]
    • Não coloque a fruta em um recipiente fechado. Cortar a circulação de ar pode acelerar o processo de deterioração, fazendo com que as tangerinas fiquem com bolor e apodreçam mais rapidamente. Armazenar a fruta em um recipiente que permita maior fluxo de ar irá minimizar este efeito.
  2. Coloque as tangerinas num balcão ou mesa que não receba muita ou qualquer luz solar direta. Temperaturas mais baixas e baixa umidade também são condições preferidas. [2]
    • A luz solar, calor e umidade são fatores que ajudam a amadurecer as tangerinas. Com frutos já maduros, no entanto, essas condições fazem a tangerina apodrecer.
  3. Quando armazenada em temperatura ambiente, a maioria das tangerinas durará até dois ou três dias. [3] Se a fruta estava em excelente estado quando foi armazenada e as condições do local forem ideais, você pode conseguir guardá-las dessa maneira por uma semana inteira.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Guardando na geladeira

PDF download Baixe em PDF
  1. Se possível, coloque todas as tangerinas dentro de um saco plástico de tela. Feche a boca do saco sem muita firmeza, só para evitar que as frutas caiam.
    • Embora muita gente recomende guardar as tangerinas em sacos plásticos fechados ou recipientes com tampa, a fruta poderia mofar, estragando bem rápido. Sacos de malha permitem a circulação de ar por todos os lados da fruta, minimizando assim o risco de mofo se desenvolver.
    • Na prática, você não precisa colocar as frutas em um saco de tela quando for armazená-las, desde que as mantenha na parte correta da geladeira. A bolsa mantém as frutas organizadas e evita que batam e estraguem pelo atrito, mas você não precisa se preocupar muito caso não encontre um saco de tela para usar.
  2. Independentemente de ter utilizado o saco de tela ou não, coloque as tangerinas na gaveta de vegetais ou frutas da sua geladeira. [4]
    • O nível de umidade dentro desta gaveta é diferente do restante da geladeira. Provavelmente você não poderá controlar a umidade, mas se houver um botão de controle na gaveta, deixe-o em "baixo" para ajudar a prevenir que o fruto mofe.
  3. Analise as frutas a cada um ou dois dias e remova qualquer uma que pareça estar começando a estragar.
    • Se a fruta estiver começando a amolecer, utilize-a no mesmo dia. Aquelas que amoleceram demais e já parecem estragadas devem ser descartadas.
    • Separe as frutas que passaram do ponto daquelas ainda frescas. As frutas passadas liberam um gás que acelera a maturação das demais. Portanto, as tangerinas boas vão passar do ponto rapidamente se ficarem juntas delas.
  4. Você pode até conseguir manter as tangerinas em bom estado por um pouco mais de tempo se tudo estiver em condições ideais. Como isso é pouco comum, tome cuidado extra ao consumir uma tangerina com mais de duas semanas. [5]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Usando o freezer

PDF download Baixe em PDF
  1. [6] Retire a casca de cada fruta e separe seus gomos. [7] Retire o máximo do bagaço e fibras que encontrar, bem como as sementes que estiverem visíveis.
    • Antes de descascar as tangerinas, lave-as em água corrente e seque com papel toalha. Ainda que a casca não vá ser congelada com a fruta, a sujeira ali presente pode ser transferida aos gomos pelas suas mãos.
    • Note que este é o único método de congelar tangerinas. Não é possível congelar frutas cítricas inteiras sem alterar significativamente sua textura e sabor.
  2. Coloque os pedaços de tangerina em um recipiente plástico resistente ao freezer ou em um saco apropriado. Não ultrapasse mais que 3/4 da capacidade do recipiente.
  3. Misture 3 xícaras de açúcar com 4 xícaras de água em uma panela grande. Aqueça a mistura em fogo médio alto, mexendo constantemente até que o açúcar tenha dissolvido e o líquido esteja transparente. Deixe a calda atingir um ponto de fervura constante antes de retirá-la do fogo. [8]
    • Após fazer a calda, deixe-a descansando em temperatura ambiente até esfriar. A calda precisa ficar em temperatura ambiente.
  4. Despeje a calda já fria sobre os pedaços de tangerina nos recipientes. Adicione calda suficiente para cobrir todos os cubos, deixando cerca de 2,5 cm de espaço na parte superior de cada recipiente.
    • Este espaço é necessário porque o volume da mistura pode se expandir ao congelar. Se o recipiente estiver completamente cheio, ele pode estourar ou quebrar com esta expansão, bagunçando todo o seu freezer.
    • Sele adequadamente os frascos, retirando o máximo de ar possível.
  5. Coloque as embalagens com os gomos de tangerina na parte de trás do freezer. Elas poderão ser mantidas por ali com segurança por cerca de um ano. [9]
    • Para descongelar, coloque o recipiente no refrigerador e deixe-o baixar naturalmente de temperatura por algumas horas.
    • Se guardada a uma temperatura inferior aos -18 graus C, a tangerina ficará boa por um bom tempo. Contundo, ela poderá perder uma quantia considerável de nutrientes após os 12 primeiros meses, além de ter sua textura e sabores modificados.
    Publicidade

Materiais Necessários

Temperatura ambiente

  • Recipiente aberto (certo de frutas, caixa, etc.).

Geladeira

  • Saco plástico de tela/malha.

Freezer

  • Panela.
  • Calda simples (açúcar e água).
  • Colher ou utensílio para mexer.
  • Recipiente hermético resistente ao freezer.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 31 152 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade