Baixe em PDF
Baixe em PDF
Os seus heróis são psicopatas, bárbaros ou qualquer outro tipo durão que adora empunhar uma faca? Bom, agora você também poderá atirar facas como esses ases das lâminas. Tome todos os cuidados durante a prática. Para atirar uma faca de forma adequada, siga estas instruções.
Passos
-
Escolha uma faca. Existem três tipos diferentes de facas boas para atirar: com lâmina pesada, com cabo pesado e as facas balanceadas. Facas com lâmina ou cabo pesado são geralmente mais indicadas para iniciantes, pois giram mais facilmente quando atiradas.
- Lembre-se de que a parte mais pesada deve ser atirada primeiro. Quando atirar uma faca de lâmina pesada, o melhor é a parte da lâmina ir adiante primeiro. Segure a faca pelo cabo e atire-a. A mesma coisa vale para o oposto. Se você for atirar uma faca de cabo pesado, é melhor atirá-la pela lâmina.
-
Segure a faca com sua mão dominante. Apesar de os lançadores de faca, com tempo e experiência, desenvolverem seus próprios estilos, há três métodos convencionais que os novatos costumam escolher (dependendo do estilo da faca e/ou das preferências pessoais). A pegada deve ser firme, mas delicada, independente do estilo; o arremesso não ficará bom se sua pegada for muito firme; se for muito frouxa, porém, a faca pode escapar da sua mão e machucar alguém. Os principais tipos de pegada são:
- Pegada Martelo
: segure o cabo da faca como se fosse o cabo de um martelo. Coloque o cabo na palma da mão aberta perto dos dedos; depois, dobre os quatro dedos por baixo e ao redor do cabo e coloque o polegar por cima. Esta pegada é muito útil se você está aprendendo a lançar facas de dois gumes.
- Pegada Pinçada Para Lâmina de um Gume
: coloque a palma da mão à sua frente e faça um vinco entre a superfície do polegar e o resto da palma da mão. Com o cabo apontado para longe de você, coloque a ponta não afiada da lâmina no vinco, de forma que a ponta se alinhe à parte inferior dele. Encoste o polegar em um lado da lâmina e deixe todos os outros dedos, exceto o mindinho, ao longo do outro lado. Você quer pinçar a lâmina sem pressionar a ponta ou a borda afiada.
- Pegada Pinçada Para Lâmina de Dois Gumes
: encoste o polegar ao longo de um lado da lâmina e deixe todos os outros dedos, exceto o mindinho, ao longo do outro lado, pinçando assim a lâmina sem pressionar a ponta ou a borda afiada. Note que essa pegada não permite um lançamento forte; se você ainda estiver aprendendo a usar uma faca de dois gumes, terá mais sorte com a pegada martelo.
- Pegada Martelo
: segure o cabo da faca como se fosse o cabo de um martelo. Coloque o cabo na palma da mão aberta perto dos dedos; depois, dobre os quatro dedos por baixo e ao redor do cabo e coloque o polegar por cima. Esta pegada é muito útil se você está aprendendo a lançar facas de dois gumes.
-
Ajuste o ângulo da faca. As variações de ângulo mudam a velocidade de giro da faca e devem ser ajustadas de acordo com a distância entre você e o alvo. Note que as distâncias são um pouco subjetivas: uma faca segurada pelo cabo deverá girar pelo menos uma vez no ar para atingir o alvo com a ponta. Já uma faca segurada pela ponta terá que girar pelo menos uma vez e meia. Portanto, ajuste o ângulo da sua pegada de acordo com a maneira como você a segura e com a distância do alvo.
- Curto alcance
: dobre o pulso para trás em direção ao antebraço. Isso permite que a faca gire mais rapidamente no ar, o que é necessário dada a pouca distância entre você e o alvo.
- Médio alcance
: dobre levemente o pulso para trás em direção ao antebraço. Isso aumenta a velocidade com que a faca gira no ar, o que é necessário, pois não há muita distância entre você e o alvo.
- Longo alcance
: mantenha o pulso esticado. Isso impede a faca de girar rápido demais no ar, o que é necessário, pois há muita distância entre você e o alvo.
- Curto alcance
: dobre o pulso para trás em direção ao antebraço. Isso permite que a faca gire mais rapidamente no ar, o que é necessário dada a pouca distância entre você e o alvo.
-
Escolha um alvo. É importante usar alvos com espessura suficiente para que a faca não os atravesse. Ao mesmo tempo, o alvo deve ser macio o bastante para a faca ficar nele. Para a prática de lançamento ao alvo, use papelão ou caixa de cereal; eles são ótimos para determinar a precisão. Atiradores de facas mais experientes preferem madeira macia, como de salgueiro, bétula ou pinheiro. Também ajuda contar os passos de distância do alvo (supondo que ele esteja parado) para ter uma noção de quanta força deve colocar no braço ao atirar a faca.
- Os alvos podem ficar pendurados, montados ou livres.
Publicidade
-
Fique na postura adequada. Coloque seu peso sobre a perna dominante, posicione o pé não dominante à sua frente (não coloque nenhum peso nele), levante o braço dominante à sua frente de forma que fique perpendicular ao chão, e dobre o cotovelo para que a faca fique levantada ao lado da cabeça. Mantenha a faca a uma distância confortável da cabeça, de forma que você não se corte quando balançá-la para arremessar.
-
Balance a faca para frente. Transfira o peso da sua perna dominante para a não-dominante de forma a tomar impulso para frente. Ao mesmo tempo, balance o braço para frente com o cotovelo, de forma que o braço fique à sua frente; esse é o ponto em que você deve lançar a faca. Pratique esse movimento várias vezes até pegar o jeito.
- Resista ao impulso de jogar a faca como uma bola de beisebol. Quando você faz isso, seu braço balança perpendicularmente ao corpo, enquanto que, no arremesso de faca, o objetivo é balançar o braço para cima e para baixo, de modo que a faca atinja o alvo num ângulo reto. Para conter essa tendência de balançar diagonalmente, tente fingir que você está cortando lenha.
- Se você tiver inclinado a faca para cima, deixe o pulso reto quando terminar de balançar.
-
Solte a faca e siga adiante. Permita que a faca simplesmente escorregue da mão quando o braço apontar em direção ao alvo e o pulso estiver perfeitamente em linha reta. Todo o corpo deve terminar num ângulo ligeiramente para frente (devido à mudança de peso) e o braço deve continuar balançando para baixo. Um lançamento bem-cronometrado fará com que a faca voe em linha reta e atinja o alvo horizontalmente, como um dardo.
- Arremesso de faca requer mais jeito do que força. É muito importante manter todo o movimento fluido e só aplicar a força necessária. Assim que pegar o jeito, você se surpreenderá com o fato de que não precisa usar muita força para arremessar a faca.
-
Avalie o que precisa ser corrigido para atirar a faca perfeitamente. Se você acertar o alvo com o cabo da faca em vez da lâmina e mudar o ângulo do pulso não for suficiente para compensar, então dê um passo para a frente ou para trás. Não altere o nível de força aplicada no arremesso; basta tentar mais ou menos rotações com a faca. Uma regra de ouro é que um passo mede meia-rotação da faca.
- Como sempre, objetos mais pesados exigem mais força para impulsioná-los na velocidade desejada pela distância necessária. Em vez de aumentar a força do lançamento e arriscar perder fluidez e controle, considere mirar num ponto ligeiramente acima do alvo pretendido quando usar facas maiores ou mais pesadas.
-
Limpe a lâmina após o lançamento. Após a sessão de treino, sempre limpe a lâmina da faca. A oleosidade da mão pode degradar o metal da lâmina e causar ferrugem.
- Também é importante limpar a faca se o alvo for um objeto como pedaço de carne, que possui substâncias que danificam a lâmina.
Publicidade
Dicas
- Diferentes facas terão diferentes proporções de peso entre a lâmina e o cabo. Assim, a localização dos pontos de apoio (por exemplo, o centro de equilíbrio) será diferente. Apesar de algumas pessoas dizerem que as facas com ponto de apoio perfeitamente centralizado são mais adequadas para se arremessarem, outras argumentam que a falta de equilíbrio é exatamente o que dará à faca o peso necessário para que ela gire em direção ao alvo. Experimente com ambos os tipos e veja qual lhe dá uma melhor sensação de controle.
- Use o bom senso para determinar se a faca é ou não eficaz contra determinados alvos. Facas comuns podem penetrar vidro, por exemplo, mas a ponta da faca ficará cega com o impacto.
Publicidade
Avisos
- Não pratique com facas desnecessariamente afiadas. Tudo de que você precisa no arremesso de faca é de uma ponta, e não uma faca Ginsu!
- A faca pode ricochetear se você errar; por isso, mantenha distância e não tire os olhos dela até que ela esteja seguramente em repouso.
- Não use facas de cozinha da sua mãe — elas podem estragar ou no mínimo ficarem cegas se você as arremessar.
- Facas, mesmo as cegas, são extremamente perigosas . Use o bom senso: nunca mire uma pessoa e nem pratique onde alguém ou algo pode ser danificado. É necessária a supervisão de um adulto.
- Nunca use faca dobrável. Iniciantes devem praticar apenas com facas de lâmina fixa.
- Ao arremessar, não segure a lâmina com muita força; você poderá se cortar.
- Pratique apenas em espaços descobertos . Mesmo se a rotação for lenta e a força for mínima, a faca tem força suficiente para perfurar janelas e outros objetos de vidro com precisão mortal. Para minimizar danos familiares, pratique ao ar livre e longe de janelas.
Publicidade
Materiais Necessários
- Uma faca de lâmina fixa; não use canivetes.
- Bloco de madeira ou outro alvo adequado: deve ser suficientemente macio para que a lâmina o fure, mas suficientemente resistente para impedir que a lâmina o ultrapasse completamente.
- Um kit de primeiros socorros; sempre uma boa ideia quando se pratica com facas.
Referências
Publicidade